Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 07:14:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novik WNXX 12c/v  (Lida 6793 vezes)
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« : 13 de Novembro de 2010, as 15:15:21 »

Pessoal estou postando para compartilhar com vocês a minha (ainda) breve experiência com esse falante.

Para quem não sabe a Novik antigamente, tinha sua linha especial para instrumentos musicais

A série Wnxx , de alto-falantes tinha 3 modelos identificados através de seus sufixos e seus prefixos indicando a medida em polegadas.

WN12XX-CV (coluna de voz) WN12XX-G (guitarra) WN12XX-C/B(contra-baixo).

Indo ao que interessa comprei um par dos WN12XX-CV, isso mesmo,para voz.
Em excelente estado de conservação, sem cone ressecado e esteticamente perfeito, inclusive com os terminais nunca soldados.
O pai do cara de quem eu comprei segundo ele, realizava manutenção em sistemas de som de cinema e os Novik ficaram parados por anos.

Como não me aguentei até montar a caixa testei em um power que no máximo deve dar uns 7w por canal,que montei para o som do PC,( TDA2003)
Liguei minha cadeia de pedais em um speaker simulator e daí para a entrada do power.

Resultado: fiquei impressionado com a altura que consegui com tão pouca potência! Coloquei ele em um canto do quarto de modo a fazer que ele ficasse parcialmente coberto por um rack onde guardo meus vinis. O som ficou melhor ainda! Não achei muito agudo pelo fato de ser especial para a voz. Ele não é um falante de construção comum. A proteção da bobina tem um cone menor junto dela, o que a primeira vista me sugeriu agudos irritantes...

Meu parâmetro de comparação são os Celestions que sempre toco, e em alguns casos ,quando muda o ampli noto um som mais abafado ou muito ardido, nunca um equilibrado.
Ouvi sons que nunca tinham saido das minhas guitarras.Testei ele com as minhas 3 e todas soram com harmonicos muito agradáveis e naturais nas distorções e drives, além de um aumento considerável na resposta à dinâmica.

É isso galera. E como alegria de pobre dura pouco, minha namorada deixou um falante pequeno que eu iria montar um smokey cair em cima do cone de um Novik.Rasgou feio...já comprei outro cone de papel para substituir.

Desculpem o longo post, mas é para quem não ta com muita grana, ficar atento porque sempre aparece alto falante dessa série a preços convidativos.

Abraço



Registrado

Long Live Rock N' Roll!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 13 de Novembro de 2010, as 15:36:31 »

Nem sempre substituir o cone é simples. Que tal um "aproach" alternativo antes?

http://www.regiscoyne.com/tech/speaker_repair/
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 13 de Novembro de 2010, as 18:58:07 »

Realmente quando um número indicador de potência é "pequeno", más real, ficamos impressionados. A prova disso é o IALL 3.5 do Gamal. Claro que temos que analizar o conjunto todo.

Será que anida são fabricados? Abraço!!!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 13 de Novembro de 2010, as 20:38:48 »

Hgamal.
Pensei que esse tipo de reparo era coisa de 'brasileiro'; mas pelo que vejo, gringos também economizam em material.
Gostei do link.

Hilton.
Além dos falantes Novik, tinhamos também os Bravox... eram dois bons produtos nacionais.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 14 de Novembro de 2010, as 07:51:12 »

Pensei que esse tipo de reparo era coisa de 'brasileiro'; mas pelo que vejo, gringos também economizam em material.

Boas idéias são universais!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #5 : 14 de Novembro de 2010, as 11:42:18 »

Primeiramente gostaria de agradecer ao hgamal pelo excelente link.

Utilizei a técnica do papel higiênico mas, não com adesivo de contato. O cone do falante é de um material mais fino do que o padrão que eu encontrei em cones para reformar falantes, inclusive aquele que eu comprei. Fato que me deu um certo receio de endurecer o cone, além de não ter o adesivo em mãos porque o meu acabou.

Lembrei de meus amigos divulgando show pela cidade colando cartazes em postes
com pincel e uma cola que basicamente era cola branca diuida na água fervendo até ficar uma mistura homogênea.

Fiz a tal mistura com cola de madeira.

Pincelei a área a ser reparada com a mistura, que não era tão extensa, e fui colando as folhas. A cada nova nova camada de folha, pinceladas para assentar o papel. Passando bem devagar e com cuidado preservei até o desenho das ranhuras do cone.

Sequei com secador de cabelo e depois dei uma mão de colorgin.


A prova de fogo:O ensaio na casa do batera. Liguei ele em paralelo com o falante do meteoro atomic drive. Fato que gerou reclamação e cara feia por parte do batera e do baixista pelo volume que a guitarra ficou.
Som perfeito sem nada de som de alto falante chiando ou outra anomalia.


Pesquisando na internet consegui os parâmetros do falante.

Impedância nominal: 8 ohm
Frequência de ressonância: 70hz
Potência nominal: 150W
Sensibilidade: 98dB/W
Gama de resposta: 60 a 9.000 Hz
Densidade do Fluxo: 14.500 Gauss
Fluxo total: 210.000 Maxwell
Diâmeto da bobina: 50,8 mm
Dimensão do magneto: 147/63
Peso: 3750 gramas

Realmente quando um número indicador de potência é "pequeno", mas real, ficamos impressionados. A prova disso é o IALL 3.5 do Gamal. Claro que temos que analizar o conjunto todo.

Fique imaginando o som que daria o IALL empurrando esses falantes...
Registrado

Long Live Rock N' Roll!
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #6 : 22 de Novembro de 2010, as 19:49:02 »

Bom pessoal, a correria está grande mas postei algumas fotos do resultado do reparo. Uma pena eu não ter fotografado o processo porque estava sem câmera, o que não muda em nada a simplicidade do mesmo. Basta seguir as dicas do link postado pelo hgamal.
O resultado vale muito a pena se analisarmos a dor de cabeça maior que seria a troca do cone inteiro.







Abraço a todos.

Registrado

Long Live Rock N' Roll!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal