Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:45:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Me ajudem a montar a parte eletrica de um onerr CB01  (Lida 36520 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #30 : 04 de Agosto de 2012, as 20:05:47 »

Saudações,

O esquema do CB-01 segue o esquema da dunlop. No esquema que postei os valores estão diferentes mas o nome dos componentes é o mesmo. No CB-01 lembro que havia um jumper e alguns espaços para componentes não utilizados nesse projeto muito provavelmente por possuir uma placa para todos os wah da sua linha. Enfim segundo o layout que você postou, os valores pelo menos do CB-01 são praticamente iguais.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
basque
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 211

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 45



« Responder #31 : 05 de Agosto de 2012, as 21:05:51 »

mesmo mudando os resistores e colocando os mesmos que estao na placa original o pedal nao funcionou com certeza os valores dos capacitores tambem devem estar errados
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #32 : 13 de Janeiro de 2013, as 17:40:13 »

Saudações,

Amigos, recebi um outro onerr por aqui igual ao primeiro só que esse para conserto. Bom nesse acertei as modificações e consegui um excelente timbre bem orgânico e pronunciado (se quiserem posso postar as modificações que fiz). O único problema é qie ao reduzir o valor do resistor no emissor de Q1, o wah começou a sintonizar uma rádio (com programação muito irritante por sinal Cheesy ). Falando sério, realmente resolve acrescentar capacitores cerâmicos entre a base e o coletor dos transistores?

Depois de pronto vou ver se gravo uns samples.

Abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #33 : 13 de Janeiro de 2013, as 17:56:19 »

Sim, o capacitor cerâmico costuma resolver esse tipo de radio interferência. Já fiz uma vez aqui, e deu certo, só não posso afirmar que resolverá todos os casos.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #34 : 13 de Janeiro de 2013, as 21:19:14 »

Amigos, recebi um outro onerr por aqui igual ao primeiro só que esse para conserto. Bom nesse acertei as modificações e consegui um excelente timbre bem orgânico e pronunciado (se quiserem posso postar as modificações que fiz)
Coloca aí as modificações.  Eu gostaria de saber!

...O único problema é que ao reduzir o valor do resistor no emissor de Q1, o wah começou a sintonizar uma rádio (com programação muito irritante por sinal Cheesy ).
Se sintonizou uma rádio, pode ser que esteja oscilando.

...Falando sério, realmente resolve acrescentar capacitores cerâmicos entre a base e o coletor dos transistores?
Tenta colocar um capacitior de 33pF entre a entrada e o GND....  MAs também pode ser loop de terra, daí é estudo pra resolver.

Abraços T+
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #35 : 13 de Janeiro de 2013, as 23:43:14 »

Saudações,

Seguindo o esquema que postei na página 2, R9-100k, R2-8k2, R11-100k, R4-4k7, R6-100k, R16-1k, R7-390r, C5-4u7, C1-1u, Q1/Q2-BC550C (Hfe 580). No esquema que postei havia alterado no esquema o valor dos componentes para o wilde wah. No entanto fica fácil compreender o que modifiquei pois os componentes não citados, seguem valores padrão (os mesmos que estão no esquema).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Já ouvi relatos de wahs onerr mesmo sem modificações sintonizarem rádios no entanto o que possuí, modifiquei os componentes para os do wilde wah e acabei com o som do pedal... mas não consegui fazer a modificação para AM. Cheesy

Essas modificações que citei, fizeram o pedal soar melhor que muitos wah famosos que ouvi por aí.

Detalhe importante: Nesses Onerr, o cursor do potenciômetro pode ter sobra (giro) para ambos os lados ou ficar no extremo em um dos lados. Desparafusem (não retirem completamente) o tension clutch e ajustem o potenciômetro numa posição onde será o máximo agudo, ou máximo grave, ou ainda um meio termo. Essa é uma das partes mais importantes para fazer o pedal soar bem.

Do mais, vou terminar esse domingo ouvindo rádio e amanhã me despeço dela.

Abraço
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 23:54:15 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #36 : 14 de Janeiro de 2013, as 14:19:21 »

Eu até li a resposta, mas como fui explicitamente convidado, falo algo no tópico.

Sobre capacitância eliminar uma oscilação: Todos os transistores tem um certo parâmetros de capacitãncia parasita entre seus terminais.  Quanto maior a capacitância parasita entre coletor e base, menor é a frequência que este transistor pode trabalhar.  Acontece que estas capacitâncias não tem muita importância em baixas frequências, mas em altas frequências podem ter muita importância, causando desvios de fase no circuito, que quando realimentado(é o caso do circuito de Wha) pode vir a oscilar.  Obviamente, acrescentando um capacitor entre base e coletor, o circuito pode oscilar em outra frequencia. OU parar de oscilar

Eu acho que o circuito pode estar oscilando porque o resistor em paralelo com o indutor está em um valor muito alto=100k.  Oscilando, dá um batimento em uma frequencia qualquer e pode pegar uma rádio por perto.  Inclusive, o resistor que está no coletor do transistor de realimentação é colocado, segundo a patente do Wha Wha, para evitar oscilações, assim como o resistor de 1k5 que vai para a base do transistor de entrada.  Evidentemente mencionado na patente, é a tendencia deste circuito a oscilar.

Também acho que um resistor de 100k no coletor do primeiro transistor pode alterar tanto a polarização que leva de arrasto outros parâmetros do circuito, quanto o ganho.  com o aumento de ganho, aumenta a margem na qual o circuito pode entrar em oscilação.

Colocando um capacitor de 15pF no coletor do transistor, não fiz cálculos, mas creio que não altere o funcionamento do circuito como pedal, porque um transistor de germânio, tipo o AC128 usado em áudio tem uma capacitância entre coletor e base na ordem dos 100pF.

Existem cálculos que podem determinar se oscila ou não, e uma maneira de compensar, mas exigem conhecimento que são inclusive caso de um trabalho (do total de 4) em uma matéria de engenharia elétrica que leva 6 meses a 6horas por semana para ser ministrada.  Nada que autodidatas bem motivados não possam alcaçar, mas exige no mínimo boa desenvoltura com cálculos com números complexos e conhecimento de transformada de Laplace além de conhecer e fazer ensaios com transistor.

 Grin Parada estratégica  feita..  agora vou la fazer forma de concreto antes que caia um toró!

Abraços, T+
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, as 14:50:49 por Patines » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #37 : 14 de Janeiro de 2013, as 22:55:31 »

Saudações,

Bom, coloquei os capacitores cerâmicos 15pf entre o coletor e a base dos transistores e daí mudei a estação Cheesy como havia falado para o Patines (obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos).

Aumentei o valor dos capacitores para 47pf e eliminei quase por completo a rádio (ainda dá pra escutar mas bem baixinho mesmo). Há um detalhe que esqueci de mencionar; estou efetuando os testes sem a tampa do wah. Creio que agora quando eu colocar a tampa, a rádio desaparecerá por completo.

Bom, ficam as sugestões para quem quiser dar um upgrade no som dos seus wahs. O som se torna mais encorpado, mais pronunciado e há aumento de ganho. Ajustei o potenciômetro para ter um pouco de sobra com o pé todo em baixo; isso equilibrou mais a transição entre graves e agudos. Mantive o resistor de 220r ligado do potenciômetro ao terra (original do onerr). Não fiz testes sem esse resistor mas talvez sem ele pudesse utilizar o ponto máximo de agudos do potenciômetro. Como o resultado me agradou como ficou, deixei como estava.

Uma modificação interessante (conhecida por “Q“) é por um potenciômetro de 50k em série com R11 para se ter um ajuste variável.

Como última modificação, irei instalar o circuito de contour do Bad Horsie 2 nesse pedal. Vamos ver como fica...

Abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #38 : 25 de Janeiro de 2013, as 01:32:56 »

Saudações,

Segue um SAMPLE que fiz do onerr que modifiquei. O áudio não ficou legal pois gravei com o celular mas dá para ter uma ideia de como ficou. Espero que curtam.

Abraço a todos
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2013, as 01:34:29 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #39 : 28 de Fevereiro de 2013, as 09:13:59 »

Falai galera, estou com um coonner fat boy aqui que esta apresentando o seguinte defeito: quando o efeito esta ligado o volume é inferior a huquando esta bypassado, eu substitui os 3904 por 5088 pois quando eu peguei no pedal os otransistores estavam danificados, alguem pode me dar uma luz? e victor o esquema que você postou e similar ao fatboy?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #40 : 28 de Fevereiro de 2013, as 14:05:28 »

Saudações,

...e Victor o esquema que você postou e similar ao fatboy?

Se você se refere a este aqui que postei, não. Ele é o esquema do Onerr Cryin' CB01 mas dái modifiquei oos valores dos componentes no esquema; o que permanece é a nomenclatura que é a mesma na placa dos Onerr.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Parece que a placa do Fat Boy é a mesma usada nos Onerr Crying (não tenho certeza) mas daí se você puder tirar fotos da placa (os dois lados se possível) fica bem mais tranquilo ajudar.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #41 : 28 de Fevereiro de 2013, as 22:27:40 »

segue





bom as trilhas descascadas estavam com a mascara chamuscada entao raspei para ver a integridade do cobre, os defeitos do bixinho são: radio pirata e efeito pouco pronuncidado, notem que soldei 2 2N5088 no lugar doa 3904 tvez por isso a radio, antes disso o efeito estava mais baixo do que quando bypassado.
« Última modificação: 01 de Março de 2013, as 07:25:13 por markb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #42 : 01 de Março de 2013, as 08:01:59 »

Tenho um pedal desse e fiz a melhor coisa....tirei o circuito, que é bem fraquinho, e coloquei um IBANEZ WH-10 com Millenium PLus 1 para ter um led no bypass e não quero mais saber de outra coisa.
Como já dizia um amigo meio sumido aqui do site (GUERO 2.0)....o WH-10 CHUTA BUNDAS! _
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #43 : 01 de Março de 2013, as 08:32:00 »

Ja montei um wah-10 e concordo xandão, mas esse e de um amigo, embora ele nem goste muito do efeito, quer recupeta-lo por ter sido presente. A dificuldade que ha bo wah-10 e o pot rev log
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #44 : 01 de Março de 2013, as 09:02:08 »

Saudações,

os defeitos do bixinho são: radio pirata e efeito pouco pronuncidado

Coloca capacitores cerâmicos entre o coletor e base dos transistores, comece com valores a partir de 10pf; no meu caso resolveu.

Só um detalhe; os capacitores eu soldei no lado das trilhas.

...e efeito pouco pronuncidado

Tenta essas modificações: R9-100k, R2-8k2, R11-100k, R4-4k7, R6-100k, R16-1k, R7-390r, C5-4u7, C1-1u, Q1/Q2-BC550C (Hfe 580) esses transistores são low noise.

Vou analisar aqui o layout junto com essa chave e ver o que ela muda. O layout como suspeitei é exatamente igual ao do Cryin'.

Abraço
« Última modificação: 01 de Março de 2013, as 09:04:45 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal