Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 00:03:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 295254 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #165 : 26 de Outubro de 2011, as 16:54:38 »

Voce esta certo na observacao feita.
Se o nivel de sinal for muito alto, o proprio TDA que satura o sinal...

Que componentes eu poderia alterar (e que valores usar) para ter um bom nível de boost, porém tendo drive leve apenas no final do curso do ganho? Ou seja, ter o máximo de volume "clean"?

Para voce ter o maximo de som limpo, e distorcer apenas no final, o componente que tera que mudar sera o R18.
Ja qual valor usar, voce tera que experimentar qual atendera sua nescessidade.
Experimente os seguintes valores: 470K, 330K, 220K, 150K e 100K.
Creio eu que abaixo de 220K ja sera fraco, mas ainda assim tera mais ganho que no "modo normal".
Experimente ainda valores menores que esses que sugeri, e tambem  valores intermediarios.
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #166 : 26 de Outubro de 2011, as 17:39:49 »

Obrigado pela dica!

Vou trocar o R18 por um potenciometro provisoriamente, brincar até obter o resultado esperado, depois colocar um resistor fixo...

Depois eu conto o resultado.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #167 : 18 de Dezembro de 2011, as 17:57:38 »

Meu transformador esta ruim...

Será que posso usar um 15+15V 2A?

Só para antecipar... eu estou usando um TDA2050 no lugar do TDA2030... e pelo visto ele aguenta esta tensão e o TL072 também... mas antes de ligar gostaria de perguntar...

Abraço pessoal
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #168 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:04:29 »

O 15+15 para o TDA é tranquilo.
Mas 15V depois de retificados, ficam na faixa de 21V. Os TLs nao suportariam...
Tera que usar zener ou regulador 78xx e 79xx.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #169 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:17:13 »

Exatamente o que eu diria; para seguir a sugestão do GrAmorim sem muito trabalho, é só acrescentar 2 zener de 15V em paralelo com C12 e C13, e ser feliz!
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #170 : 18 de Dezembro de 2011, as 22:56:52 »

Meu medo era o TL072....

O TDA eu resolvi, mas esses zeners encontrar aqui será difícil.
Vou ter que esperar até o janeiro para comprar um transformador... vou em Araçatuba, já estou armando a lista de presentes..
Mas se eu conseguir os zeners eu vou tentar modificar!
Obrigado pelas dicas!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #171 : 19 de Dezembro de 2011, as 00:51:35 »

Voce nao tem algum regulador do tipo 78xx e 79xx?
Zeners podem ser de 12V a 16V.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #172 : 19 de Dezembro de 2011, as 18:03:52 »

Então... acho a solução com zeners mais simples, pois é só soldar paralelo aos capacitores mencionados.... mas me esbarro na questão comercial... pois onde moro é difícil de obter.

No caso de reguladores... Será que eles aguentam a corrente? Pois, se eu não estiver enganado, o circuito consome mais de 1A... e eles só trabalham com correntes abaixo disso.

Abraço!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #173 : 19 de Dezembro de 2011, as 18:52:54 »

Se a corrente for maior que 1A pode usar dois ou mais reguladores em paralelo. Já ví modelos comerciais usarem essa configuração. Nesse caso ficaria assim: entrada com entrada; terra com terra; e saída com saída. Tudo soldado como se fosse um regulador só. A grande bronca é a dissipação. Dependedo do espaço que voce dispõe, pode até mesmo colocar os reg. Um do lado do outro interligado por fios e estes fios ligados na placa. Ou até mesmo fazer uma placa a parte. É só ligar o 'mod' da imaginação.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #174 : 19 de Dezembro de 2011, as 18:55:39 »

No caso os 78XX e 79XX so alientarao a parte do TL, que  consome menos de 10mA.
NAo havera problema em usar estes reguladores.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #175 : 19 de Dezembro de 2011, as 19:04:08 »

Olha eu viajando de novo... desculpe aí GrAmorim...

Mas com 78xx e 79xx vou ter que fazer uma mod na placa... e ela está pronta... acho melhor os zeners... tem a opção de usar o verso da placa... não é correto... mas é viável.
Registrado
afdsd
Visitante
« Responder #176 : 30 de Dezembro de 2011, as 18:54:47 »

Olá irei começar no mundo da guitarra com uma guita que ganhei de um amigo meu, uma giannini stratosonic de 82 que esta atualmente em reforma. Eu precisaria também de um amplificador para começar a tocar, estudar etc. Eu sabia que existia o site handmades.com.br pois entrava a um tempo atras só por curiosidade pois sou apaixonado por coisas feitas a mão, até quero montar um set só de coisas personalizadas feitas por mim, como amplis e pedais. Enfim entrei no site e descobri que ele não esta mais funcionando, só o fórum e pesquisei nele algum ampli transistorizado para que eu pudesse usar para estudo e achei esse tópico sobre o Marshall 8001/8010 que me interessou muito, li o tópico inteiro e li todos os comentários de todas as paginas, baixei todos os arquivos que apareceram, mas por ser leigo em todos os assuntos que envolvem a construção de um ampli fico meio confuso em algumas coisas, essas discussões que vocês tem sobre componentes são melhorias no ampli, apenas modificações ou "consertos" no projeto? eu baixei o arquivo do colega Alfredo Padrao que pelo visto foi modificado, se eu pegar esse projeto e montar com um falante 12' ele funcionará (obviamente não contando com as besteiras que provavelmente farei ao construi-lo)?
Obrigado pela paciencia e me perdoem se desrespeitei alguma regra do fórum
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #177 : 30 de Dezembro de 2011, as 21:50:49 »

Bem vindo a comunidade. 
Inicialmente recomendo pegar alguma nocao em eletronica, isso é fundamental para se ter exito na execuçao do projeto, alguns componentes tem lado e posicao certa para se colocar na placa.

Sobre os componentes discutidos, sao uma melhoria, uma modificação feita.
Tanto esse quanto o amplificador do Alfredo, sao otimos, e de baixo custo para se fazer.
O som é excelente.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #178 : 31 de Dezembro de 2011, as 00:50:51 »

As recomendações do GrAmorin são bem básicas, mas muito valiosa.
Embora o layout deste amplificador esteja bem explicado... para leigos em eletrônica a construção do mesmo pode ser um tanto complexa... Na minha opinião, se você nunca montou um circuito eletrônico... monte um com LM386...
ele tem baixa potência.. porém têm poucos componentes... a assim você já vai se acostumando a soldar e confeccionar PCI.
O primeiro projeto que eu estou realmente finalizando é este amplificador... mas antes de montá-lo já montei muitos layout... isto me ajudou muito a conseguir montá-lo e ele funcionar "de primeira"
Abraço.. e bem vindo
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #179 : 31 de Dezembro de 2011, as 01:18:46 »

Apos pegar uma noçao em eletronica, monte um fuzz do Bertola, é um bom começo.
Como o Lamer disse, monte primeiro um amplificador baseado em LM386, caso seu interesse maior for em um amp.
De um passo por vez, para nao escorregar...
Comece com projetos pequenos e simples, e depois passe para um maior.
O projeto deste topico nao é complexo, mas é bom ter uma pequena experiencia, para nao cometer erros, e boas soldas é essencial para se ter um bom resultado.
Registrado

Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal