Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 04:28:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Eight Hundred  (Lida 29073 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 09 de Dezembro de 2010, as 22:51:45 »

Descobri dá pior maneira oque estava fazendo cair a tensão de +B e o motivo do ronco do amp. emfim o transformador de saída foi pras "cucuias" e estava fechando um curto dos enrolamentos primários para o chassis. Já estou providenciando outro pra por no lugar.

Mensagem Mesclada
Eu estava usando o transformador invertido e sem realimentação negativa.Será que foi isso que causou a queima dele?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, as 23:06:32 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #16 : 14 de Dezembro de 2010, as 15:57:06 »

Bom depois de queimar uma EL34 e o transformador de saída arrumei reposições e o amplificador está funcionando (mal mas está!). Está com um som baixo e distorcido que acredito ser bias negativo demais.Agora é pegar o tutorial do Fernando Bello ensinando a regular e aplicá-lo. Abraços.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #17 : 14 de Dezembro de 2010, as 16:07:27 »

Opa, boa sorte! Depois posta mais notícias!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 02 de Janeiro de 2011, as 02:00:11 »

Achei o tutorial do Fernando mas achei que ele é simples demais, não que eu queira algo complicado mas alguém (Haroldo, Eduardo, Maioli, etc.) poderia fazer um passo a passo aqui de como se regula o BIAS por favor? Sei que há um método muito bom em que se usam as próprias resistências de enrolamento do transformador de saída pra fazer um ajuste mais perfeito. Algum de vocês o conhece?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #19 : 03 de Janeiro de 2011, as 11:11:00 »

Achei o tutorial do Fernando mas achei que ele é simples demais, não que eu queira algo complicado mas alguém (Haroldo, Eduardo, Maioli, etc.) poderia fazer um passo a passo aqui de como se regula o BIAS por favor? Sei que há um método muito bom em que se usam as próprias resistências de enrolamento do transformador de saída pra fazer um ajuste mais perfeito. Algum de vocês o conhece?

Já vi isto em algum lugar, o sujeito mede a resistência DC do transformador e usa para cálculo da dissipação. Como a resistência é baixa, você vai depender muito da precisão do instrumento de medida que, cá para nós, nos instrumentos ching-lings que usamos, é bem ruim, principalmente nos valores muito baixos.

Ainda prefiro o método das resistências de catodo.

Use resistência de 1 ohm nos catodos do pentodo. Com a entrada aterrada, meça a tensão em mV nestas resistências. O valor medido reflete (indiretamente) o mesmo valor da corrente em mA fluindo pelos catodos. Em seguida multiplique esta corrente pela diferença de potencial entre anodo e catodo.

Assim, você terá o valor da potência dissipada no anodo da válvula.

PS: para falar a verdade, o método acima irá calcular uma potência dissipada um pouco maior que a verdadeira. O mais correto seria descontar da corrente de catodo, a corrente que sai pela segunda grade. Mas o erro será uma percentagem do valor total. O lado bom é que você terá uma cota superior para a potência dissipada.

PS2: há outros métodos. O acima é um dons bons.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 03 de Janeiro de 2011, as 11:21:35 »

Nossa! não esperava que fosse tão rápido! Haroldo isso que ia citar estive batendo um papo com o Acedo e ele me disse exatamente isso que ajustar o bias por resistor de catodo é errado por que com esse método estaria medindo não apenas a corrente de placa que é o interressante aqui, mas a de placa e a de grade auxiliar e que ajustando assim estaria um pouco abaixo dos 70% ideais de dissipação de placa.


PS.
VocÊ conhece esse método de ajuste pelas resistências dos enrolamentos do transformador de saída? Poderia explicá-lo? Meu multímetro é um ICEL sei que não é um Fluke True RMS da vida mas acho que já é melhorzinho dos que os ching ling.

Obrigado
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, as 11:24:11 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #21 : 03 de Janeiro de 2011, as 12:12:59 »

ICEL = CHING LING

Desprezando a corrente da segunda grade, a medida será maior que a real. Mas se você ajustar desta forma, e ficar bom, você te certeza que estará abaixo do valor máximo, portando mais seguro.

Se você quiser precisão, então meça a corrente da grade e a desconte da corrente de catodo.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, as 12:15:14 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #22 : 03 de Janeiro de 2011, as 12:37:12 »

ICEL = CHING LING

Desprezando a corrente da segunda grade, a medida será maior que a real. Mas se você ajustar desta forma, e ficar bom, você te certeza que estará abaixo do valor máximo, portando mais seguro.

Se você quiser precisão, então meça a corrente da grade e a desconte da corrente de catodo.

Eita! Não sabia dessa da icel...

e pra eu medir a corrente de grade uso o mesmo processo das resistências de 1 ohm ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #23 : 03 de Janeiro de 2011, as 12:43:35 »

e pra eu medir a corrente de grade uso o mesmo processo das resistências de 1 ohm ?

existe uma resistência ligada a grade. Meça a queda de tensão nesta resistência, divida o resultado pelo valor da mesma. O resultado é a corrente. Subtraia este valor do valor medido para a corrente de catodo.

O resultado da subtração deve ser multiplicado pela diferença de potencial entre o anodo e o catodo.

Assim:

Wa = (Va - Vk) * (Ik - Ig2)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 03 de Janeiro de 2011, as 23:29:23 »

e pra eu medir a corrente de grade uso o mesmo processo das resistências de 1 ohm ?

existe uma resistência ligada a grade. Meça a queda de tensão nesta resistência, divida o resultado pelo valor da mesma. O resultado é a corrente. Subtraia este valor do valor medido para a corrente de catodo.

O resultado da subtração deve ser multiplicado pela diferença de potencial entre o anodo e o catodo.

Assim:

Wa = (Va - Vk) * (Ik - Ig2)



Perfeito Haroldo hoje estive terminando de enrolar outro transformador de saída e agora irei fazer o ajuste de bias. Assim que o fizer posto aqui os resultados.

Só pra tirar dúvidas:

Va - tensão de anodo
Vk - tensão de catodo
Ik - corrente de catodo
Ig2 - corrente de grade auxiliar

correto?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 04 de Janeiro de 2011, as 06:35:37 »


Só pra tirar dúvidas:

Va - tensão de anodo
Vk - tensão de catodo
Ik - corrente de catodo
Ig2 - corrente de grade auxiliar

correto?

Isso. Ik sai da medida da tensão do resistor de catodo (1 ohm). Ig2 sai da medida da queda de tensão do resistor da segunda grade.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #26 : 04 de Janeiro de 2011, as 15:45:42 »

Olá pessoal!!
Aproveitando o tópico do Bossman queria perguntar aos grandes mestres:

Testei meu jcm 800 num stack da hiwatt de 4x12!

Sem regular o bias, o som saiu alto pra caramba, controles funcionando perfeitamente o único que não funciona é a distorção, o pot de pré e o master, os dois estão atuando como volume, se eu zerar qualquer um dos dois o volume some!!

Mas o problema maior é o seguinte, quando aumento muito o volume, fica uma chiadera horrivel, mas ela só aprece quando paro de tocar, enquanto estou tocando fica normal!!

Será que esse problema deve ser por falta da regulagem de bias?? O amp ta falando alto, só que meu amigo falou que ele poderia estar falando mais!! Ele disse que o timbre ta lindo!!

Bom, vou tentar regular o bias, comprar um multimetro novo, até lá nem vou mais ligar ele pra não ficar forçando as valvulas sem regular!!

Grande abraço aos amigos handmakers!! Smiley
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #27 : 04 de Janeiro de 2011, as 16:12:39 »

Mas o problema maior é o seguinte, quando aumento muito o volume, fica uma chiadera horrivel, mas ela só aprece quando paro de tocar, enquanto estou tocando fica normal!!
Fico impressionado com a qualidade dos reports de erro deste site. Impressionante! Puxa nevio, sem gravar ou descrever melhor o ruido fica IMPOSSÍVEL dizer qualquer coisa!

Outro fato são as perguntas genéricas sem a exibição ou referência aos esquemas, sei que muito acham que alguns aqui tem poderes mágicos ou clarividência, mas já adianto: por minha parte, não possuo tais capacidades, talvez o Eduardo ou o Platz tenham.

Citar
Será que esse problema deve ser por falta da regulagem de bias?? O amp ta falando alto, só que meu amigo falou que ele poderia estar falando mais!! Ele disse que o timbre ta lindo!!

Bom, vou tentar regular o bias, comprar um multimetro novo, até lá nem vou mais ligar ele pra não ficar forçando as valvulas sem regular!!

Usar um amplificador valvulado, sem que o BIAS seja aferido é parecido com dar uma navalha para um bebê usar! (desculpa Eduardo, sei que o campo das metáforas é seu, nas não me contive).

Nevio: REGULA ESSA &!%@%#*$ de BIAS antes de queimar esta &!&@&#_$&$)!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #28 : 04 de Janeiro de 2011, as 16:17:18 »

Hsuhuahsuhausha!! Anos e anos e não aprendo!! Hsuahus!!

Desculpa, vou gravar um videozinho pra mostrar os problemas, mas primeiro, vou regular a #@$#%$$%$% do Bias!!

Hsuhaushuahsuhasuhuas!!

Abração Hgamal!!

Mensagem Mesclada
Olá pessoal!! Estou postando o link de dois videos mostrando os problemas com o meu jcm!


http://www.youtube.com/watch?v=fgzpClDyQRo


http://www.youtube.com/watch?v=qXwLuObk10A


Grande abraço a todos!



« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, as 01:25:23 por nevio » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #29 : 05 de Janeiro de 2011, as 08:38:30 »

Nevio de onde vc é? To precisando de uma chave dessas de stand by será que vc não arruma ai pra mim não?

E sobre o problema da distorção, Você tem que aumentar o gain e dosar o volume veja se fazendo isso continua com o mesmo problema.

Ah! e a ENTRADA low (e não canal) realmente é mais baixo não tem muito oque fazer.

PS. Belo amp!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, as 08:41:42 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal