Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:29:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Eight Hundred  (Lida 29071 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 04 de Dezembro de 2010, as 22:42:24 »

Pessoal resolvi "abandonar" o tópico do evileudo e criar o meu próprio para que seja dada uma maior atenção. Seguinte estou a ponto de ligar meu segundo valvulado fiz a medições nos pinos das válvulas e gostaria que algum entendido checasse e me dissesse se tem alguma tensão anormal ok? V1 V2 e V3 são as válvulas pequenas 12ax7 e V4 e V5 são as EL34 seguem as medições:

V1 - 1 - 290v                
        2- 80v
        3- 0v
        4&5- 2,7v
        6-294v
        7-90
        8-0
        9-2,7v

V2 -  1- 297
         2- 27
         3- 0
         4&5- 2,7
         6- 328
         7- 298    
         8- 0
         9- 2,7

V3 - 1 -288
        2- 0
        3- 0
         4&5- 2,7
         6- 292
         7- 2
         8- 0
         9- 2,7

V4 - 1 - 0
        2- 2,7
        3- 0
        4- 342
        5- 45
        6- 343
        7- 2,7
        8- 0

V5 - 1- 0
        2- 2,7
        3- 0
        4- 343
        5- 30
        6- 344
        7- 2,7
        8- 0    

PS.: Estou achando as tensões de filamento um tanto quanto baixas, 5,4volts isso pode a vir ser danoso pras válvulas?


« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, as 10:19:02 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2010, as 08:10:29 »

Parece que você não ligou os resistores de 1 ohm no catodo. Fica mais difícil dizer assim quais são as correntes de catodo! Estas resistências são bem úteis e não causam problemas se as deixarmos lá.

Na verdade, sem o esquema fica também bem mais difícil dizer alguma coisa, ou temos que adivinhar qual é o tópico do evileudo e etc? Claro que, com a quantidade de usuários que o forum tem, a probabilidade de algum sensitivo aqui te dizer alguma coisa é grande...

Puxa bossman, "você tem que nos ajudar a te ajudar!" Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2010, as 10:17:04 »

Então Haroldo... só não postei o esquema porque achei que saberiam de que amplificador se trata, e sobre o tópico do evileudo é esse: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=772.0
E eu realmente não pus o resistor de catódo. E eu não ousei por as válvulas ainda também por medo de dar alguma coisa errada e ferrar com alguma delas.


Esquema que eu segui pra montar anexado.

Outro detalhe que estou achando estranhíssimo é que a tensão de bias que teria que ser negativa tá dando positiva, e já chequei polaridade dos diodos e dos capacitores.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, as 10:50:47 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rafammbass
Visitante
« Responder #3 : 05 de Dezembro de 2010, as 11:00:15 »

Verifique se você colocou o diodo que retifica o bias na posição correta.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 05 de Dezembro de 2010, as 11:06:36 »

Para a tensão de BIAS dar positiva, você teria que inverter o diodo de BIAS. Neste caso, se você apenas tivesse invertido o diodo e não os capacitores, normalmente is capacitores, que são eletrolíticos e polarizados, explodiriam.

Veja o circuito anexo. Inverta D1 e o problema acontece.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 05 de Dezembro de 2010, as 12:02:32 »

rafa e Haroldo

Caras o diodo e os capacitores estavam corretos o problema é que os capacitores de 22nF que pegam nos pinos 1 e 6 da inversora estão em curto deixando vazar tensão positiva pro bias e é claro que por essa tensão ser maior ela prevalece. Estou caçando outros pra por no lugar, mas ainda assim tem coisa errada porque minha tensão de bias tá dando coisa de 3~4 volts negativos só...

Se ajuda em alguma coisa meu transformador tem um enrolamento separado pra bias que está dando 50VAC será que é pouca tensão?

Ah e lembrem-se ! Se quizerem ser vitanges ao extremo não usem capacitores à óleo da marca Cherry. haha
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, as 12:22:26 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 05 de Dezembro de 2010, as 13:58:29 »

Oi Pessoal

Não importa a marca, nuca usem capacitores a óleo. Dão muito problema.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 05 de Dezembro de 2010, as 15:41:38 »

Oi Pessoal

Não importa a marca, nuca usem capacitores a óleo. Dão muito problema.

Abraços

Eduardo

Fato comprovado. Um lote de capacitores com defeito.

Mensagem Mesclada
Alguém sabe me dizer poque minha chave de stand by está saindo fogo quando a desaciono? O que as chaves dos Marshall originais tem de diferente da minha?

Descobri que minha chave não aguenta chavear 330 volts alternado sem entrar em curto por que ela é pra até 250 volts.

Mensagem Mesclada
Pessoal pergunto novamente... Uma tensão mais baixa de filamento pode ferrar com minhas válvulas? Estou medindo 5.4VAC nos filamentos.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, as 20:45:02 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 06 de Dezembro de 2010, as 23:16:17 »

Pessoal pergunto novamente... Uma tensão mais baixa de filamento pode ferrar com minhas válvulas? Estou medindo 5.4VAC nos filamentos.

Não. Na verdade, é até melhor usar uma tensão um pouco menor que a recomendada.
Assim, o desgaste gerado ao filamento e também ao catodo com o passar do tempo, pelo aquecimento e resfriamento dos mesmos, diminui, o que aumenta a vida útil da válvula.

O que ocorre é uma pequena diminuição da emissão de elétrons dentro da válvula, já que menos calor = menos elétrons.
Mas desde que o bias seja ajustado corretamente, a diferença entre usar-se filamento em 6,3v ou em 5,4v se torna imperceptível.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, as 23:20:26 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 07 de Dezembro de 2010, as 00:28:07 »

Pessoal pergunto novamente... Uma tensão mais baixa de filamento pode ferrar com minhas válvulas? Estou medindo 5.4VAC nos filamentos.

Não. Na verdade, é até melhor usar uma tensão um pouco menor que a recomendada.
Assim, o desgaste gerado ao filamento e também ao catodo com o passar do tempo, pelo aquecimento e resfriamento dos mesmos, diminui, o que aumenta a vida útil da válvula.

O que ocorre é uma pequena diminuição da emissão de elétrons dentro da válvula, já que menos calor = menos elétrons.
Mas desde que o bias seja ajustado corretamente, a diferença entre usar-se filamento em 6,3v ou em 5,4v se torna imperceptível.

Ok então corvo ! E pretendo re-enrolar o transformador pra tensão correta mas acho que pra efeitos de teste dá pra fazer com 5,4 mesmo, só queria ter algum "respaldo".
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rafammbass
Visitante
« Responder #10 : 07 de Dezembro de 2010, as 22:49:45 »

Putz, não é totalmente OFF, mas existe alguma coisa que, se alimentada com uma tensão menor do que a ideal/projetada/etc queima?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 07 de Dezembro de 2010, as 23:44:04 »

Então caras finalmente liguei o amp. com válvulas e tudo mais só que como já era de se esperar... Não funcionou tá com um som de como se eu estivesse com o dedo no "vivo' da entrada o tempo todo e a tensão dos pinos 3 das válvulas de saída está totalmente doida, oscilante. A boa notícia é que parece que pelo menos o pré está funcionando já que todos os controles de tom e volume estão atuando, incluso o "presence". Alguém pode me ajudar com essa?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 08 de Dezembro de 2010, as 07:00:03 »

Então caras finalmente liguei o amp. com válvulas e tudo mais só que como já era de se esperar... Não funcionou tá com um som de como se eu estivesse com o dedo no "vivo' da entrada o tempo todo e a tensão dos pinos 3 das válvulas de saída está totalmente doida, oscilante. A boa notícia é que parece que pelo menos o pré está funcionando já que todos os controles de tom e volume estão atuando, incluso o "presence". Alguém pode me ajudar com essa?

Verifique se o transformador de saída não está invertido.  Para verificar se é o caso, desligue a realimentação que sai do secundário transformador de saída e retorna ao circuito, próximo ao circuito de presence. Se o transformador estiver invertido, fazendo o amplificador oscilar, basta inverter os terminais do transformador de saída que são ligados nos anodos das EL34.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 08 de Dezembro de 2010, as 21:19:43 »

Então caras finalmente liguei o amp. com válvulas e tudo mais só que como já era de se esperar... Não funcionou tá com um som de como se eu estivesse com o dedo no "vivo' da entrada o tempo todo e a tensão dos pinos 3 das válvulas de saída está totalmente doida, oscilante. A boa notícia é que parece que pelo menos o pré está funcionando já que todos os controles de tom e volume estão atuando, incluso o "presence". Alguém pode me ajudar com essa?

Verifique se o transformador de saída não está invertido.  Para verificar se é o caso, desligue a realimentação que sai do secundário transformador de saída e retorna ao circuito, próximo ao circuito de presence. Se o transformador estiver invertido, fazendo o amplificador oscilar, basta inverter os terminais do transformador de saída que são ligados nos anodos das EL34.

Ok Haroldo troquei os taps do transformador e a oscilação parou mas o som continuou a mesma coisa...

To pensando em retirar sinal do pré pra verificar se ele realmente está funcionando so que o sinal de um pré valvulado pode muito bem queimar a entrada de amps transistor e ai como faria pra testar? resistor?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, as 23:28:24 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 09 de Dezembro de 2010, as 06:46:52 »

...

To pensando em retirar sinal do pré pra verificar se ele realmente está funcionando so que o sinal de um pré valvulado pode muito bem queimar a entrada de amps transistor e ai como faria pra testar? resistor?

O melhor era se você arrumasse um osciloscópio e um emissor de sinais.

Para atenuar, use um capacitor para desacoplar (se já não tem) e dois resistores, formando em divisor de tensão.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal