Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 04:42:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Eight Hundred  (Lida 29074 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #60 : 13 de Janeiro de 2011, as 23:43:54 »

Pessoal,

Sobre a potencia dissipada pelo catodo e potencia de saída.

Todo componente eletrônico está sujeito a lei de ohm. A lei de ohm estabelece que se há uma resistência e  uma queda de potencial sobre um componente, a potência dissipada sobre ele é dada pela fórmula:

P = V * I

Se as tensões variarem com o tempo, a potência pode ser calculada pela:

Integral de V(t) * I(t) / período onde a potência é calculada.

Como o objetivo é apenas explicar porque há valores diferentes para as potências dissipadas em cada componente, podemos pular os cálculos de potência mais exatos.

O objetivo do amplificador é aplicar uma tensão de saída sobre a carga, de modo que toda potência seja despejada sobre a mesma. No caso dos valvulados, a amplificação do sinal é realizada pelas válvulas de saída. A tensão e corrente, saindo pelo anodo das válvulas de saída, são aplicadas sobre o transformador de saída. O transformador faz o casamento de impedância entre o anodo e o altofalante.

Entendido isso (sugiro olhar para um esquema de power), simplificamos a análise observando um amp classe B. A tensão da fonte (que é fixa) é aplicada a um dos lados do transformador de saída. Os outros lados do transformador são ligados aos anodos das válvulas de saída.

Como funciona a coisa, conforme aumentamos a tensão na grade da válvula, a corrente fluindo nela, entre o catodo e anodo aumenta também. Assim sendo, a tensão sobre entre os braços do transformador (V = I * R) aumenta também. Como a fonte é fixa, não há saída, a tensão entre catodo e anodo irá diminuir.

Ou seja, quando a tensão aumenta na válvula, cai no transformador e vice-versa.

Percebe-se assim que cada um dos componentes envolvidos irá dissipar de forma diferente. Embora cada um deles (válvula e transformador) estejam sempre sujeitos a mesma corrente (estão ligados em série), há tensão  em cada um é diferente.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #61 : 14 de Janeiro de 2011, as 16:10:42 »

Muito bom Hgamal!:)

Vocês lembram que eu tinha feito 3 medidas pro bias e acabei deixando a 3° né?!
Pra vocÊs lembrarem:

3°medição
Tensão negativa = -29,5V
Valvula 1 ) Tensão pino 3 = 395V e no resistor de 1 ohm = 40,2mV, Fazendo a continha da 15,7W
Valvula 2) idem valvula 1

Então, fui fazer o que o bossman falou e passar para 17.5W, o que aconteceu? Fui variar no trimpot só que ele já estava no limite, pra eu chegar próximo dos 17.5W a tensão negativa teria que ser -28V, -27V, .... Abaixo de -29V! Será que o trimpot pode estar defeituoso, usei trimpot de 25K!
Outra coisa, essa me deixa mais PREUCUPADO! Fui ligar o jcm pra brincar um pouco e dai senti um leve formigamento na mão esquerda ao tocar(sou destro), estranhei, coloquei a pontinha do dedo no chão e naturalmente o formigamento aumentou, não chega a doer mas incomoda! Foi a primeira vez que isso aconteceu!! Coloquei a mão no chassis pra ver se também estava tendo comportamentos inesperados mas felizmente não!! Algum doutor handmade pode dar o diagnóstico ao estilo dr. House?!?! Hsuhasuhuas!!

Grande abraço amigos!!

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #62 : 16 de Janeiro de 2011, as 19:13:46 »

Que aula hein Haroldo! Obrigado!

É com prazer que venho aqui dizer que finalmente depois de 3 anos consegui finalizar a parte mecânica/eletrônica do aparelho. Meus agradecimentos em especial ao Haroldo e ao Eduardo não sei qual destino teria esse amplificador se não fosse ajuda de vocês.

Só uma última coisa está me deixando intrigadíssimo. As válvulas de power estão perdendo aquela tinta prata que elas recebem no topo isso pode ser indício de algum problema?  Chequei as tensões e estão normais ao meu ver.

Força ai névio que vc também vai conseguir deixar o seu nos trinks!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #63 : 16 de Janeiro de 2011, as 19:57:01 »

As válvulas perdem esta parte prata quando vazam. A "tinta" é conhecida como "getter" e existe para eliminar eventuais vazamentos. O "getter" oxida rapidamente, consumindo o oxigênio do ar.

Se o "getter" está desaparecendo muito rapidamente, pode ser indício de vazamento. Se está tudo dentro da normalidade, som, bias, etc. Vai curtir o som até o dia de trocar as válvulas!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #64 : 16 de Janeiro de 2011, as 23:50:18 »

As válvulas perdem esta parte prata quando vazam. A "tinta" é conhecida como "getter" e existe para eliminar eventuais vazamentos. O "getter" oxida rapidamente, consumindo o oxigênio do ar.

Se o "getter" está desaparecendo muito rapidamente, pode ser indício de vazamento. Se está tudo dentro da normalidade, som, bias, etc. Vai curtir o som até o dia de trocar as válvulas!
Okay então Haroldo ! Oque não tem solução solucionado está.  Guitarrista

Mensagem Mesclada


Mensagem Mesclada


Mensagem Mesclada
A última foto é da bagunça organizada. Destaque pros Orange Drops que  sei que estão dando um up no som do amp.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, as 09:32:45 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #65 : 22 de Janeiro de 2011, as 10:14:10 »

Então, fui fazer o que o bossman falou e passar para 17.5W, o que aconteceu? Fui variar no trimpot só que ele já estava no limite, pra eu chegar próximo dos 17.5W a tensão negativa teria que ser -28V, -27V, .... Abaixo de -29V! Será que o trimpot pode estar defeituoso, usei trimpot de 25K!
Outra coisa, essa me deixa mais PREUCUPADO! Fui ligar o jcm pra brincar um pouco e dai senti um leve formigamento na mão esquerda ao tocar(sou destro), estranhei, coloquei a pontinha do dedo no chão e naturalmente o formigamento aumentou, não chega a doer mas incomoda! Foi a primeira vez que isso aconteceu!! Coloquei a mão no chassis pra ver se também estava tendo comportamentos inesperados mas felizmente não!! Algum doutor handmade pode dar o diagnóstico ao estilo dr. House?!?! Hsuhasuhuas!!

Grande abraço amigos!!



Cara já que seu trimpot já chegou no limite você tera que mudar o resistor que vai no pino do trimpot pra um valor imediatamente menor, mas não sem antes voltar o trimpot pro máximo de tensão negativa que você tinha antes. Ou seja trocando esse resitor terá de regular o BIAS de novo. Sobre esse formigamento ai, veja se não existe nenhum fio encostando no chassis.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, as 15:25:28 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #66 : 24 de Janeiro de 2011, as 12:39:11 »

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee /o////////////////////////!!
Consegui a bendita distorção no jcm!! O cabeção aqui tinha esquecido de ligar o fio que vai do pot de pré(pino 1 do layout) ao resistor R11!

Bom, se for como vocês disseram que é um drive bonito porém não higain, então eu consegui!! Iupiiiiii!! Hsuhaushuah!!

Só algumas observações:

Nunca tive um jcm 800 e nunca tinha tocado no mesmo(só toquei no jcm 900), não sei se é normal mas assim, quando o pot de pré volume(Ganho?) esta zerado, o amp fica bem limpo mesmo porém o som não tão alto! Quando eu coloco o pot de pré vol no 1 por exemplo e pot de master no talo o volume aumenta, e conforme eu vou aumentando o pot de pré, o volume vai aumentando mais ainda e o ganho vem junto! Só que vocês não tão entendendo, ta aumentado muito mesmo, acho que até estourei o meu falante de 15W!

Agora ao contrario, quando coloco o master no 1 e o pré volume no talo, fica um drivezinho porém bem fraco, na hora que vou aumentando o pot do master(no 3 por exemplo) o volume aumenta muito e ganho também!! Não testei o ganho do drive com o pot de master a meio dia pois acho que meu falante pifou!! Hsuhasuhauhs!!

Em relação ao choque ao tocar a guitarra, ainda não achei oque pode ser, eu to colocando meu dedo em todos os pontos de terra do circuito e não ta dando choque, já testei em todo chassi e nada!! Eu fiz um star ground legal, a única coisa que fiz diferente foi o aterramento dos pots, ao invés de manda-los pro star ground eu liguei eles no negativo de um cap de 50uf/500V aterrado no chassi!!
Vou depois tentar solucionar isso!!
GRande abraço a todos!!

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #67 : 24 de Janeiro de 2011, as 13:55:22 »

Não li com calma seu comentário névio mas JCM 800 não é hi gain mesmo não rola um AC/DC e olhe lá. Agora com um boost as coisas mudam de figura.


Névio quanto ao choque... Será que não tem nenhum fio do transformador sendo cortado pela chapa do chassis? Você está usando passa fio ou simplesmente fez um furo e passou os fios dos transformadores?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, as 16:55:23 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #68 : 25 de Janeiro de 2011, as 16:33:17 »

Então bossman, eu to usando passa fio!! Eu mexi no star ground dele ontem e o choque parou, os pots estavam aterrados junto com os capacitores de 500V, tirei e joguei os pots no star ground! Tomara que tenha resolvido!! Smiley
Abração!!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #69 : 25 de Janeiro de 2011, as 18:49:42 »

Aeeee  Palmas agora posta um som dá mais pura distorção à válvulas pra gente aqui do HM que te ajudou poder apreciar, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)??

Abração
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #70 : 25 de Janeiro de 2011, as 19:51:57 »

Olá Névio! Cuidado heim! Testar um amp que tá dando choque com o dedo não é a coisa mais segura do mundo.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #71 : 02 de Fevereiro de 2011, as 15:30:53 »

Opa, massa bossman, vou ver com meu amigo pra ir na casa dele gravar ai ja passo pra vocês imediatamente!!

Espanhol, ctz, eu nem tava ligando ele quando tava rolando os choques, mas agora acho que resolvi!!


Dando sequência a finalização do jcm, comecei a contruir o gabinete!! Saquem só como esta ficando!!



Mensagem Mesclada
Continuação!
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 15:39:05 por nevio » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #72 : 03 de Junho de 2011, as 12:47:39 »

Eu tardo mas não falho! No meu conceito consegui fazer uma coisa bem parecida com um JCM 800. De longe dá até pra enganar  Cheesy

« Última modificação: 03 de Junho de 2011, as 12:59:26 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fovb
Visitante
« Responder #73 : 03 de Junho de 2011, as 13:15:50 »

Caramba Boss, show de bola. Acabamento top!!! Parabéns!!!  Bravo
Registrado
dartagnan
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 42



« Responder #74 : 03 de Junho de 2011, as 13:18:20 »

bossman

Acho que tá enganando até de perto.

Parabéns!
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal