Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Maio de 2024, as 15:32:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Primeiro Valvulado.  (Lida 44701 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #75 : 26 de Junho de 2011, as 08:24:40 »

Oi Coguelo

O seu ruído é do tipo Bzzz, que tem origem em captação por cabos e válvulas sem blindagem. Para saber qual o estágio que está captando o ruído, basta aterrar a grade de dada seção da 12AX7. Aproximando sua mão do cabo responsável pelo ruído, este aumenta, assim fica fácil saber quem culpar.

O volume pode estar baixo, porque não há um estágio de ganho antes da 6L6. Recomendo que você coloque um triodo como meia 12AU7, uma 6C4 ou mesmo uma EF94 com loop de realimentação negativa. Esta última alternativa consiste em montar o estágio de potência como era no projeto original. O que dá o som característico do amplificador é o pré.

Parabéns pelo amplificador e bem vindo ao mundo do Estado Etéreo!

Abraços
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #76 : 26 de Junho de 2011, as 10:23:16 »

Citar
Parabéns pelo amplificador e bem vindo ao mundo do Estado Etéreo!

Obrigado Eduardo!

Vou aterrar os estagios para ver se eu acho. Obrigado pelas dicas!

Citar
O volume pode estar baixo, porque não há um estágio de ganho antes da 6L6. Recomendo que você coloque um triodo como meia 12AU7, uma 6C4 ou mesmo uma EF94 com loop de realimentação negativa. Esta última alternativa consiste em montar o estágio de potência como era no projeto original. O que dá o som característico do amplificador é o pré.

Como posso fazer isso?

Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #77 : 26 de Junho de 2011, as 11:57:02 »

É só montar o circuito original! A saída do seu pré, liga na válvula de entrada!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #78 : 26 de Junho de 2011, as 12:25:21 »

Citar
É só montar o circuito original! A saída do seu pré, liga na válvula de entrada!
Ah sim!
Mas vou ter que arrumar uma 6SJ7.
Se fosse fazer com uma 12au7, como ficaria? (só incomodo...) É por que eu tenho 2 12au7 dando sopa aqui.

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #79 : 26 de Junho de 2011, as 16:52:58 »

Oi Cogumelo

Fica um estágio amplificador típico. Coloque um resistor de 2K2 no catodo até o terra com um capacitor de 100uF em paralelo. Coloque um resistor de 100K na placa até +B e ligue um capacitor de 100nF entre a placa e o pino 5 da 6L6. Na grade coloque um resistor de 470K até o terra e ligue no pré. Use só um estágio da 12AU7 ou ponha os dois em paralelo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #80 : 26 de Junho de 2011, as 21:07:09 »

Vou tentar isso então Eduardo.

Agora, surgiu mais uma dúvida  Tongue

Qual seria a diferença em usar um ou dois triodos da 12AU7? Visto que vai ter um triodo sobrando mesmo.

Essas duas imagens em anexo são dos schematic do estágio amplificador, veja se é isso mesmo ou se eu "comi bola".

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #81 : 27 de Junho de 2011, as 09:47:19 »

Oi Cogumelo

Os dois triodos da 12AU7 são idênticos. Usando a opção de dois em paralelo você consegue menor impedância de daída, o que é bom!

Também é possível usar o segundo estágio como driver para a 6L6 e conseguir empurra-la para classe A2. Teste primeiro a opção sem o paralelo. Depois te ensino a fazer o driver!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #82 : 27 de Junho de 2011, as 21:09:41 »

Ola Eduardo!

Agora sim saiu som!  Grin

Ficou bem mais alto mesmo. Só que o ruído de ganho aumentou bastante, você disse pra aterrar cada estágio, mais quer dizer retirar o fio do pino da valvular e colocar ele no terra ou colocar um terra paralelo? Com isso é pra ficar mudo correto? Percebi que conforme mudo a válvula de lugar o ruído diminui, aumenta, etc...
Na verdade não estou muito preocupado com o ruído por enquanto, a montagem está "solta" ainda. Logo acaba meu contrato, dai terei tempo e vou fazer um chassi e fazer a montagem correta.

Citar
Também é possível usar o segundo estágio como driver para a 6L6 e conseguir empurra-la para classe A2. Teste primeiro a opção sem o paralelo. Depois te ensino a fazer o driver!
O que seria classe A2?

Fico no aguardo das instruções.


Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #83 : 27 de Junho de 2011, as 22:29:50 »

Oi Cogumelo

Quando eu faço esta pesquisa de aterramento de grade, uso um fio com duas garras jacaré e vou ligando cada grade ao terra. Não precisa soltar nem soldar nada. É só aterrar. O resuldado deve ser o emudecimento da saída. Se sair algum ruído, você achou o causador! Ele está entre o último estágio mudo e o primeiro ruidoso!

Se trocando as válvulas de posição o ruído muda, então existe uma boa chance de ser uma válvula ruim!

Vamos entender o que é o estágio A2.

Em amplificadores convencionais, costumamos trabalhar com a grade de controle em um potencial inferior ao do catodo. Com isso os elétrons são repelidos pela grade com maior ou menor intensidade, modulando a corrente de placa e produzindo amplificação. Estes são os amplificadores classe A1, AB1, B1 e assim por diante, pois a válvula opera no primeiro tramo da curva, ou seja, no tramo negativo. Normalmente o 1 é omitido e fica só A, AB ou B.

Se a grade de controle atingir um potencial positivo, no entanto, envés de repelir os elétrons ela irá acelerá-los em direção a placa. Neste estágio a válvula irá operar no tramo positivo da curva e haverá uma corrente circulando na grade de controle. Daí temos os estágios A2, AB2, B2...

Não é toda válvula que pode operar neste estágio. Quando existe corrente na grade de controle esta ira aquecer e se a válvula não for preparada para suportar esta condição, pode haver dano ao eletrodo. Também ocorre uma deflexão abrupta da curva ao passar do tramo 1 para o 2 na maioria das válvulas, e isso causa uma distorção muito forte. Por isso se coloca um resistor de parada (stoper) na grade de válvulas como a EL84, que não tolera operação no segundo tramo. O resistor tem por função limitar a corrente de grade num eventual surto de sinal, protegendo a válvula.

Existe, porém, toda uma série de válvulas construídas para operar no segundo tramo. Exemplos são a 811A, 6N7, 6F6, 6L6GC, EL36 entre outras.

O problema maior é como drenar a corrente da grade de controle. Um acoplamento capacitivo não é possível, pois a corrente a ser drenada é contínua. Até a década de 1950 usavam-se transformadores driver para este fim. A partir de 1950 passaram a ser usadas as válvulas driver, que nada mais é que um seguidor de catodo.

Faça o seguinte: no estágio que sobrou da 12AU7, ligue a placa direto no +B; no catodo coloque um resistor de 18K; ligue o pino 5 da 6L6 direto no catodo da 12AU7, sem resistor ou capacitor. Na grade de controle da 12AU7, ligue o capacitor que vem da placa do outro estágio e o resistor de 470K; aumente o resistor de catodo da 6L6 para 680R. Isto é importante!!! Não esqueça de aumentar o resistor de catodo da 6L6 para 680R!!! Precisa ser mais alto para corrigir o bias!!!

O capacitor de catodo da 6L6 deverá ser mudado para um de 470uF por 70V ou 100V. A tensão no catodo irá subir para algo como 35V ou 40V, o que é normal e seguro com um reistor de 680R. A tensão no catodo do estágio driver da 12AU7 será perto de 20V. O estágio driver da 12AU7 não tem capacitor de desacoplamento. A 12AU7 vai esquentar bastante! Cuidado com os dedos!!!

Esta é uma modificação bastante avançada! Nunca vi no fórum alguém entrar no tramo positivo de uma válvula! Quer ser o primeiro? O amplificador deve gritar alto!

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, as 22:39:22 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cogumelo
Visitante
« Responder #84 : 28 de Junho de 2011, as 22:10:51 »

 Grin

Que aula Edu!

Citar
Esta é uma modificação bastante avançada! Nunca vi no fórum alguém entrar no tramo positivo de uma válvula! Quer ser o primeiro? O amplificador deve gritar alto!
Com certeza topo!

Só vou demorar um pouco pois tenho de comprar uns componentes e vou esperar terminar meu contrato, está chiando muito, acho que deve-se ao fato de ter um "macarrão' de fios pois troquei a 12Ax7 e mesmo assim continuou o chio do ganho, e quando aterro os estágios fica em silêncio. Acho melhor esperar um pouco e fazer tudo certinho já.

Você acha que agora já está na hora de começar a pensar num pré ou devo terminar tudo mesmo assim? Tenho um em vista, só preciso saber se da certo.

Outra coisa, você recomenda que eu faça uma PCI para esse projeto ou fica melhor na montagem "aranha"(acho que é assim que se chama).

Por fim, confere se é isso que mandei antes de mim testar, pra não dar "zica".

Muito obrigado pela atenção e paciência Eduardo.

Abração!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #85 : 28 de Junho de 2011, as 22:25:30 »

Oi Cogumelo

O esquema está correto. É isso mesmo!

Sobre o pré, acho melhor primeiro você fazer este funcionar 100%. Sempre se aprende muito quando se consegue chegar no final do projeto. Quando você descobrir a causa do ruído, aprenderá como não fazer algo que fez!

Grande abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FMDUTRAKIM
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #86 : 29 de Julho de 2011, as 16:44:21 »

Havia relatado alguns problemas do meu primeiro amp. Agora estou postando algumas fotos do amp concluído. Agradeço o apoio e atenção de todos do forum.
Abraços!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #87 : 29 de Julho de 2011, as 22:33:00 »

Havia relatado alguns problemas do meu primeiro amp. Agora estou postando algumas fotos do amp concluído. Agradeço o apoio e atenção de todos do forum.
Abraços!

Posta aqui pra gente se puder qual foi a solução, irá servir de base pra outras pessoas usarem depois.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
FMDUTRAKIM
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #88 : 31 de Julho de 2011, as 23:18:10 »

Havia relatado alguns problemas do meu primeiro amp. Agora estou postando algumas fotos do amp concluído. Agradeço o apoio e atenção de todos do forum.
Abraços!

Posta aqui pra gente se puder qual foi a solução, irá servir de base pra outras pessoas usarem depois.

Já havia postado neste tópico meus problemas e a solução (pag. 4). Havia colocado dois resistores de 1Ohms nos catodos das EL34, resolvi tirá-los e soldar os catodos direto no terra. Sumiram todos os ruídos.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #89 : 01 de Agosto de 2011, as 01:34:30 »

Valeu!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal