Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 22:01:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 26 27 [28] 29 30   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré Fender Twin Reverb  (Lida 121613 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #405 : 18 de Novembro de 2015, as 20:04:04 »

Entendi, Kem.

Seria viável então pedir um único transformador para power e pré, fazendo o secundário de acordo com o Power (190+190 120mA) e puxar a alimentação pro Twin á partir dele? Ou melhor pedir 2 transformadores independentes mesmo?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #406 : 18 de Novembro de 2015, as 20:14:52 »

Como eu disse, pra usar um transformador só, vai ser necessário alterar o layout do pré e adequar alguns componentes.
Se você não tem experiência para isso, ou nao quer ter esse trabalho, use 2 transformadores.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #407 : 18 de Novembro de 2015, as 20:18:22 »

Ok, Kem, farei o pedido de 2 transformadores, melhor eu não procurar chifre na cabeça de cavalo. Obrigado  Grin
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #408 : 26 de Novembro de 2015, as 23:44:19 »

Conforme prometido estou atualizando a documentação que o Plautz fez do layout, com as correções devidas. Espero que agora esteja tudo de acordo...
http://www.4shared.com/office/Zb7NkimQce/Pre_Fender_Twin_SergioDam_Plau.html 
Registrado
lazaronbh
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 10

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #409 : 30 de Novembro de 2015, as 10:51:26 »

To pra montar um pré desses pra usar com um Power TDA 7294..
Quais modificações seriam recomendadas? (Talvez trocar o pot de Master por um de 100KA?)

Pensei em usar um transformador separado pro pre, possivelmente nesse esquema:

https://www.youtube.com/watch?v=KMYCV7YEur0

Alguém ja testou esse pré com um transformador desses?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #410 : 30 de Novembro de 2015, as 11:09:27 »

To pra montar um pré desses pra usar com um Power TDA 7294..
Quais modificações seriam recomendadas? (Talvez trocar o pot de Master por um de 100KA?)
Eu montei o meu usando exatamente um power mono com TDA7294, sem pot nenhum. Funciona perfeitamente.
São 3 transformadores: um para o power e dois para o pre.
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #411 : 09 de Janeiro de 2016, as 16:04:48 »

Pessoal,
Montei hoje, ainda sem case, meu Pre Fender Twin com Power do 7293.
Funcionou de primeira! Fiquei umas duas horas brincando com guitarra curtindo o som dele.
O som é muito limpo e muito gostoso - curti muito!
Parabéns Sergiodam pelo layout e pela placa deste projeto.
Abraços
Antonio
 Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #412 : 10 de Janeiro de 2016, as 05:52:54 »

Meus amigos, perdão pela ignorância, mas o que seria o "power"? Seria a saída para os falantes? Lá no inicio do post, vi um esquema que precisa de um C.I, mas não entendi se ele fica entre a placa do preamp e os falantes? ou se só montar do jeito que está o layout do Plautz & Sergiodam já dá certo?

Entendi as ligações dos transformadores, mas para confirmar: "- o fusível fica no negativo entre a entrada e o primeiro transformador?"

Eu montei um mini twin que ainda não deu certo, mas estou me organizando para montar esse valvulado.
Obrigado!
bom domingo!

Desculpem por essas perguntas que "são tão bobas" mas não tenho experiência com amps, valvulados então, nem se fala, mas gostei tanto do som dele que não resisti, vou me aventurar.




« Última modificação: 10 de Janeiro de 2016, as 06:24:45 por Andshadows » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #413 : 10 de Janeiro de 2016, as 07:51:05 »

Olá Andshadows
Todo Amplificador é composto por, pelo menos, "Pré-Amplificador + Power".  O Pré é onde se trabalha o "timbre" e o "colorido" do som.  É lá que se tem o Tonestack, ou o controle de tons (grave, médio e agudo).  O Pré vai pegar o sinal de entrada, dar um pequeno ganho e trabalhar a filtragem das frequência de acordo com os ajustes definidos para o Tonestack.  O Power pega o sinal que sai do pré e dá um ganho absurdo neste sinal, enviando para a(s) caixa(s).
Entre o Pré e o Power podemos ter ou não um Send-Return, que é onde podemos inserir os Pedais de Efeito, é opcional. 
Existem muitos detalhes que diferenciam um Amplificador Valvulado de um Solid State (SS).  Este tópico trata apenas da placa do Pré do Fender Twin, que é valvulado, simples de fazer e que dá um resultado muito muito bom.  No caso do Power citado, com os Chips TDA 7293 ou 7294, este é um Power simples de montar, com uma placa pequena (grande fica a placa da Fonte para alimentá-lo) e que fornece até 100W RMS - muito potente para guitarras.  Você pode montar esta plaquinha também, porém existem fornecedores baratos no Mercado Livre, a preços em torno de 10 dilmas a placa - consulte lá.
Se você montou o Pré, vai precisar montar um Power para completar o Amplificador.
Espero ter ajudado nestas dúvidas.
Abraços,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #414 : 10 de Janeiro de 2016, as 11:50:08 »

Potência= do latim potens; do inglês power; do francês puissance; do grego ischýs; etc.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #415 : 10 de Janeiro de 2016, as 12:03:50 »

Obrigado, Antonio e bossman!
Ajudaram muito!
Vou me organizar para montar o meu.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #416 : 10 de Janeiro de 2016, as 14:02:14 »

Obrigado, Antonio e bossman!
Ajudaram muito!

Eu tinha escrito mais coisas explicando minuciosamente mas, não sei por que cargas d´água não saiu...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #417 : 10 de Janeiro de 2016, as 14:09:52 »

Só recapitulando:  O power é um outro circuito que fica entre o pré e os falantes, ele determina a potência que o pré terá. Isso mesmo?
Preciso necessariamente de um outro transformador para o power, ou posso usar de alguma forma os mesmos do pré?
Obrigado pela ajuda. Vocês são os caras!
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #418 : 10 de Janeiro de 2016, as 14:22:41 »

Só recapitulando:  O power é um outro circuito que fica entre o pré e os falantes, ele determina a potência que o pré terá. Isso mesmo?
O Power determina a potência do Amplificador.  Pré e Power são partes do Amplificador.

Preciso necessariamente de um outro transformador para o power, ou posso usar de alguma forma os mesmos do pré?
Normalmente se utiliza um transformador com dois secundários, sendo um utilizado para o Pré e o outro utilizado para o Power, podendo até ter mais secundários em se tratando de Valvulados.  Porém são saídas e amperagens diferentes do Pré e do Power.

Obrigado pela ajuda. Vocês são os caras!
Somos aprendizes exatamente iguais você, "os caras" são outros... Cheesy

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #419 : 10 de Janeiro de 2016, as 17:59:03 »

A coisa funciona mais ou menos assim: a fonte do sinal sonoro (microfone, captador de guitarra, cápsula de toca-discos, demodulador de rádio receptor, etc) só fornece um sinal muito fraco (de poucos mV), o que não é suficiente para a entrada de um amplificador de potência (o "power" - termo usado que no meu entender causa um monte de confusão e incompreensão - se pelo menos usassem "power amplifier"...) que precisa de pelo menos um sinal de algumas centenas de mV, além da impedância de saída da fonte de sinal não ser adequada para a impedância de entrada do amplificador de potência.

Pra isso, usamos um pré-amplificador, que como o nome indica é pra ser usado antes do amplificador de potência propriamente dito.

O pré-amplificador é também um amplificador, só que geralmente só amplifica a tensão do sinal, dessa forma elevando a tensão do sinal para um valor dezenas ou centenas de vezes maior. Aproveita-se para nesse estágio, fazer algumas modificações nas propriedades do sinal, seja equalizando, retirando ruído, separando frequências, etc. Ou seja, se faz um tratamento do sinal. Nessa etapa, a potência (tensão x corrente) do sinal é bem baixa, dessa forma, podemos usar componentes mais baratos e com menor potência para fazer esse tratamento (por ex. os potenciômetros, que não precisam dissipar muita potência, portanto mais baratos, transistores de sinal e cis amplificadores operacionais pequenos). Além disso o pré-amplificador ajusta a impedância de saída para um valor adequado para a etapa seguinte.

Depois que o sinal é amplificado em tensão, e atinge um valor adequado (sensibilidade de entrada, na casa das centenas de mV) para o amplificador de potência, este vai amplificar ainda mais a tensão vinda do pré-amplificador e ainda mais, vai fornecer corrente suficiente para os alto-falantes, que por terem baixíssima impedância requerem muita corrente (o que não era possível só com o pré-amplificador). Já no amplificador de potência, temos componentes bem maiores e de maior potência, para lidar justamente com essas maiores tensões e correntes. O amplificador de potência fornece potência (tensão x corrente) para os alto-falantes.  Imagine ter que controlar o volume enviado ao alto-falante através de um potenciômetro na saída, ele precisaria ser de boa potência - um reostato, potenciômetro de fio - bem mais caro.

Assim dividindo-se as funções em cada etapa de pré e potência, podemos otimizar tanto o uso dos componentes, como o desperdício de energia do sinal a ser reproduzido.

Se ligar o alto-falante diretamente na saída do pré-amplificador, você não vai ouvir praticamente nada. Se ligar a fonte de sinal diretamente na entrada do amplificador de potência e este ao alto-falante, provavelmente vai ouvir quase nada também. É tudo uma cadeia de amplificação, onde cada um tem seu papel.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 26 27 [28] 29 30   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal