Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 01:18:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito Ativo  (Lida 151910 vezes)
Audrec
Visitante
« : 02 de Janeiro de 2011, as 01:49:25 »

Esses dias, pesquisando pela internet me deparo com isso, "Circuito Ativo".
Eu sempre achei que o captador tinha que ser ativo, mas li que dá pra colocar um circuito ativo em um captador passivo.  Huh?
É verdade isso, realmente dá pra colocar um circuito ativo em uma guitarra com captação passiva ??
Só por curiosidade mesmo, valeu  Roqueiro
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 02 de Janeiro de 2011, as 10:01:16 »

Existem captadores ativos, como os EMG, os seus mais famosos representantes, e os pré-amplificadores para captadores passivos.  Violões geralmente vêm de fábrica com circuitos ativos de pré, inclusive com afinadores inclusos, em muitos casos.

As fotos abaixo são de uma guitarra Giannini (não sei de que ano) que conta com um sistema muito bom de pré-amplificação baseado num TL072, usando captadores passivos.  Dessa forma, se a bateria acabar, você não fica sem som, basta desligar o sistema ativo.

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, as 10:28:05 por Adiel » Registrado

Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #2 : 02 de Janeiro de 2011, as 10:04:24 »

o que o pessoal costuma colocar é um buster ou pré amplificador, para dar um "up" nos caps passivos

eu fiz isso em um contrabaixo de um amigo,, e ficou muito bom,, deu vida nova ao instrumento
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 02 de Janeiro de 2011, as 10:29:26 »

o que o pessoal costuma colocar é um buster ou pré amplificador, para dar um "up" nos caps passivos

eu fiz isso em um contrabaixo de um amigo,, e ficou muito bom,, deu vida nova ao instrumento

Na verdade, até um buffer já dá um novo som para o instrumento.  Um booster do tipo Super Hard-On, então, arrebenta.  Parece que Jairo colocou um na guitarra dele.
Registrado

xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #4 : 02 de Janeiro de 2011, as 10:55:15 »

o que o pessoal costuma colocar é um buster ou pré amplificador, para dar um "up" nos caps passivos

eu fiz isso em um contrabaixo de um amigo,, e ficou muito bom,, deu vida nova ao instrumento

Acho que colocar um "pré-amplificador pra dar um up nos caps passivos" é colocar um circuito ativo, certo? Pois são a mesma coisa.  Grin
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 02 de Janeiro de 2011, as 11:57:25 »



Acho que colocar um "pré-amplificador pra dar um up nos caps passivos" é colocar um circuito ativo, certo? Pois são a mesma coisa.  Grin

É igual a dizer "seis" e "meia dúzia".  Mas há captadores ativos, também, aí a coisa fica diferente.
Registrado

mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #6 : 02 de Janeiro de 2011, as 12:19:14 »

Tenho uma strato com captadores Kent Armstrong Texas Vintage (3 singles) e estava pensando em usar esse esquema de ligação, pois assim teria a opção de "transforma-los" em humbucker e além disso colocar um boost conforme esquema abaixo (praticamente o fetzer valve)

O que acham?
Registrado

Americana-SP
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 02 de Janeiro de 2011, as 12:40:21 »

MrMagoo, essa é a ligação convencional das Strato.  Humbucker é um arranjo de captação que cancela o ronco de 60Hz ("hum").

Sua guitarra já deve estar com esse esquema de instalação.  O booster vai fazer diferença.
Registrado

mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #8 : 02 de Janeiro de 2011, as 12:58:42 »

MrMagoo, essa é a ligação convencional das Strato.
Sua guitarra já deve estar com esse esquema de instalação.  O booster vai fazer diferença.
Hum....Não sabia que a ligação padrão para o cap do meio era com polaridade invertida, na verdade e fiz a guita e toda parte elétrica, hoje possui um push pull para fazer mais combinações entre os captadores.
Quando ví esse esquema, na possibilidade de transforma-los em humbuker através do chaveamento, fiquei animado.

O captador single do meio já vem com a polaridade invertida (Norte/Sul)?

Basta sabe como identificar a polaridade, colocar o boost e fazer testes
Obrigado
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, as 13:14:02 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
Audrec
Visitante
« Responder #9 : 02 de Janeiro de 2011, as 16:31:32 »

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165111645-kit-pre-amplificador-circuito-ativo-para-capts-de-guitarra-_JM

Achei isso no ML, no anuncio diz que há dois modos em sua configuração, há algum circuito desse tipo por aqui ?
Há, entendi, em Baixo eu já havia visto, realmente dá uma vida nova no instrumento, porém eu pensava que só funcionava com captadores ativos.
Quer dizer então que dá pra colocar em passivos  Cool
Esses circuitos não distorcem o som, por curiosidade, possuo um captador com impedancia de 27k5, se utilizar um circuito desses nele, não iria ocorrer uma distorção indesejada ?

Mensagem Mesclada
Existem captadores ativos, como os EMG, os seus mais famosos representantes, e os pré-amplificadores para captadores passivos.  Violões geralmente vêm de fábrica com circuitos ativos de pré, inclusive com afinadores inclusos, em muitos casos.

As fotos abaixo são de uma guitarra Giannini (não sei de que ano) que conta com um sistema muito bom de pré-amplificação baseado num TL072, usando captadores passivos.  Dessa forma, se a bateria acabar, você não fica sem som, basta desligar o sistema ativo.




Os captadores dessa guitarra que você postou imagens são daqueles fechados, assim como os EMG, são passivos?
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, as 16:35:56 por Audrec » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #10 : 02 de Janeiro de 2011, as 17:26:19 »

Só ví agora...
Dê uma olhada nesses post (se já não o fez)
Pelo que entendi a única diferença entre captadores ativos e passivos é a amplificação.
Registrado

Americana-SP
Audrec
Visitante
« Responder #11 : 02 de Janeiro de 2011, as 17:32:27 »

Acho que não, pelo que entendi da explicação dos colegas, existem captadores ativos e passivos, o circuito ativo é outra história. Obrigado, vou dar uma olhada nos posts.... Head Banger
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #12 : 02 de Janeiro de 2011, as 17:34:52 »

Acho que não, pelo que entendi da explicação dos colegas, existem captadores ativos e passivos, o circuito ativo é outra história. Obrigado, vou dar uma olhada nos posts.... Head Banger

Grande garoto, é isso mesmo!  Aquela Giannini, apesar de ter os captadores fechados, tem captação passiva, com opção de ligar ou não o pré, com aquela chavinha cromada.
Registrado

mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #13 : 02 de Janeiro de 2011, as 17:40:57 »

Acho que não, pelo que entendi da explicação dos colegas, existem captadores ativos e passivos, o circuito ativo é outra história. Obrigado, vou dar uma olhada nos posts.... Head Banger

Achei Isso:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://music-electronics-forum.com/attachments/8931d1271359783-emg-81-schematic.jpg&imgrefurl=http://music-electronics-forum.com/t19182/&usg=__MDSuCbAoRtd6FOBPtXjN379cXvs=&h=589&w=1085&sz=102&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=nbdmEix4DnPYrM:&tbnh=92&tbnw=169&prev=/images%3Fq%3Demg%2B81%2Bactive%2Bpickup%2Bschematic%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DX%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1920%26bih%3D856%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=108&vpy=249&dur=406&hovh=139&hovw=257&tx=150&ty=85&ei=z98gTZ3qOI-q8AaV4sHPDQ&oei=z98gTZ3qOI-q8AaV4sHPDQ&esq=1&page=1&ndsp=55&ved=1t:429,r:11,s:0

Eu entendo que se remover o pré-amp. desses captadores eles trabalham passivamente e vice versa.
Registrado

Americana-SP
Audrec
Visitante
« Responder #14 : 02 de Janeiro de 2011, as 17:49:20 »

Que legal, nunca tinha visto um desses ......
Alguém ai tem um esquema desses por ai ?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal