Pedal Fade In/out projeto?

Started by Cogumelo, 18 de January de 2011, as 23:12:08

Previous topic - Next topic

Cogumelo

Guest
Olá mais uma vez handmakers!

Estou aqui dessa vez querendo saber se vocês conhecem algum pedal de fade in/out? Tipo um pedal de volume mais que faça isso sozinho. Não sei de nada sobre o assunto.

Se alguém souber e se tiver o diagrama elétrico dele fico muito grato.

Abraços!

Audrec

Guest
Olá cara.
Tem sim, é o Slow Gear, dá uma procurada ai, o nosso colega Viagem Mental postou um layout para ele.
Não coloco o layout aqui por não estar conseguindo upar aqui e também para não poluir o site rs.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, o Slow Gear é um bom exemplo de pedal com "fade in" automático, disparado de acordo com o ataque da palhetada nas cordas da guitarra. Agora "fade-out" a guitarra já faz sozinha...rs

Aliás, muitos de nós brigamos para adiar esse "fading out", com compressões, distorções, e-bows e suatainiacs da vida...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Audrec

Guest
Verdade, uma das coisas que mais gosto na guitarra é o sustain, queroestarcadavez mais longe do "fade-out" :D
Boa sorte ai Cogumelo.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Eu montei aquele noise gate da MXR que está no Tonepad, e vou testar as mods de attack e decay em breve.  Alguém já fez isso?

Cogumelo

Guest
Vo procurar o slow gear então. Claro que fade out a guitarra faz sozinha  )>| nem me liguei quando escrevi isso  :P

Valeu caras!

Abraços!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Uma coisa interessante de se fazer é usar um compressor antes do slow gear e um delay depois, o resultado é bem legal.
Pagão e feliz!!

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Alex, como voce usa o slow gear, dá para fazer efeito de violino e de tape reverso (a la Robert Fripp no King Crimson)?
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Atropelando o Alex, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Efeito de violino eu faço com o volume da guitarra, ou com o pedal de volume da pedaleira. Para se ter um som bem parecido, depende muito dos dedos e técnicas do guitarrista.

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
É porque uma das funções do pedal original é simular isso, e eu queria saber, do ponto de vista de um usuário experiente dele, se a simulação é eficiente.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, até dá sim, com compressào ou um drive antes, mas, como disse o Marcos, tem que se apurar isso com a técnica de tocar a guitarra de usar o pedal. Também uso pedal de volume e/ou pot de volume da guitarra para tal. O bom do slow gear é que ele pode ser mais rápido que os movimentos dos dedos ou do pé e assim cortar apenas parte do ataque. Outra coisa importante é que as notas sejam sempre sempre em estacatto, para que o pedal possa distinguir bem o ataque de cada nota ou acorde. Atualmente tenho usado masi o slow gear embutido na ZOOM G2, funciona bem.

quanto ao "tape reverso" até rola uma enganaçàozinha, mas realista mesmo é se usando um delay que faça "reverse", como o Behringer EchoMachine, os da LIne6, Danelectro Reverse Echo, etc. Uma curiosidade: o ZOOM G2 nào tem esse efeito entre seus delays, mas o ZOMM A2, que é basicamente pra instrumentos acústicos de cordas, tem. Vá entender...rs
Pagão e feliz!!

guii_music

Guest
Eu gosto de fazer esse efeito com o volume da guitarra, ligo um overdrive e um delay, zero o volume do captador,  e toco oa nota ou riff com força, vou fazendo tipo um vibrato no nota ou riff e vou aumentando o volume do captador lentamente.
Mas num pedal fica bem mais prático!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Antes de ter esse slow gear sempre fiz isso com o dedo mínimo no volume da guitarra (Stratocaster, claro, pot de volume em lugar estratégico!), e com o tempo conseguia fazer com certa rapidez algumas frases. Com o efeito automático dá pra fazer mais rápido ainda, apenas evitando ligar as notas, bem destacadas mesmo, quase em pizzicato.

Agora, pra fazer "pads" enormes, um bom compressor, chorus ou flanger e baldes de delay. Acordes bem escolhidos e voce tem um bom chào harmônico. Agora com o FREEZ da EHX entào estou bem de "pads".
Pagão e feliz!!