Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 02:57:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Miniamp adaptado de caixas de som para PC  (Lida 10476 vezes)
FRED
Visitante
« : 23 de Janeiro de 2011, as 01:58:28 »

 Falaí galera!
 Há um certo tempo, adquiri um par de caixas de som de PC (Compaq bonsai - JBL), e resolvi testar uma adptação para usar como um miniamp de guitarra.
 Utilizei um alto-falante de 5 polegadas, retirado de um rádio transistorizado antigo (Standard Electric Sonistor), e tive que utilizar um pré-amplificador adicional, baseado num LM386 (esquema básico do datasheet, com uma chave para alternar entre os dois canais, que estão no sample - clean e distorcido).
 Estou utilizando, no momento, alimentação de 9V, mas a bateria "morre" muito rapidamente.
 Seguem fotos e sample:

 
By fredcomponentes at 2011-01-22

 
By fredcomponentes at 2011-01-22

 
By fredcomponentes at 2011-01-22

 
By fredcomponentes at 2011-01-22

  O sample eu irei postar daqui a pouco:

Mensagem Mesclada
Segue o link do sample:

 http://www.4shared.com/audio/jucmaXWi/SAM_0411.html

 Espero que gostem.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, as 02:03:33 por FRED » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 23 de Janeiro de 2011, as 02:30:54 »

Bom, pelo que eu vi ali, tem um CI parecido com o LM383 - que lembra um transistor de potência, mas com 5 pinos -, e se for mesmo esse CI, ele dá 7w de potência máxima, o que come uma bateria de 9v rapidinho.

Pega o nome desse CI, olha o datasheet dele e vê a corrente que ele consome.
Uma bateria de 9v comum num deve conseguir fornecer mais do que 250mAH. A menos que seja uma recarregável de alta corrente (tenho uma da sony de 300mAH aqui, mas já vi de 1500mAH).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #2 : 23 de Janeiro de 2011, as 10:05:58 »

Bem legal!
Registrado
DARKSEK
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 398

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 3


Eduardo


« Responder #3 : 23 de Janeiro de 2011, as 10:12:06 »

Eu até fiz um projeto desse, montei em uma carcaça de fonte de computador, assim ele ficou com a ventilação e coloquei os auto falantes internos(3), acabei montando apenas para tocar musicas de celular, mp3 etc...
Mas ficou legal quem sabe no futuro coloque um pré amp para ligar a guitarra.
Registrado

Nunca é demais insistir que a complexidade cumpre um papel essencial na formulação das forma de ação, pois a prática mostra que a análise dos diversos resultados prejudica a percepção, uma vez que é fundamental a importância dos índices pretendidos.
FRED
Visitante
« Responder #4 : 23 de Janeiro de 2011, as 10:47:48 »

 Não cara, não parece ser um LM383, é um CI DIP de 14 ou 16 pinos... pode ser um tea2025, lm380. Porém ele tem um dissipador que vai soldado na placa, junto com o CI, e estou com medo de destruí-lo.
  a guitarra é uma Strimberg flying V, com um dimarzio (acho que é um super distortion), que não parece estar bom, na ponte. O áudio do vídeo está bem fiel à gravação original.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, as 10:50:21 por FRED » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #5 : 23 de Janeiro de 2011, as 12:58:31 »

Sinceramente Fred?

Penso que você fez uma tremenda burrada, principamente se as caixas estavam funcionando.

Uso essas mesmas caixas ha mais de 10 anos sem problemas, e as considero as melhores para pc na sua faixa de potência.

Essa história de adaptar amplificador de PC para guitarra é perda de tempo, em minha opinião.

Mais fácil e rápido montar quaisquer um dos já conhecidos, como o mini ruby, litlle gem, o mini amp que tem no site, e, se você não estiver satisfeito com a baixa potência, montar um em torno de um LM380.

Abraços.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #6 : 23 de Janeiro de 2011, as 14:33:25 »

não conheço as caixas
mais sendo JBL, devem ser ótimas

concordo com o Plautz
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #7 : 23 de Janeiro de 2011, as 17:24:51 »

 Eu sei disso, e pensei durante um tempo se iria desmontar as caixas. Porém, utilizo um microsystem para amplificar o áudio do PC, e falantes maiores. Além disso, pretendo utilizar o miniamp também como amplificador para MP3, portátil. Tentei vendê-las no ML, mas o anúncio ficou um mês parado, ninguém se interessou. Além disso, as caixas em si estavam muito ferradas, eum do falantes não funcionava. Teria que fazer uma fonte também. Acreditem, eu pensei bem no assunto, e os resultados me agradaram bastante. Agradeço a preocupação.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 23 de Janeiro de 2011, as 17:35:29 »

Eu sei disso, e pensei durante um tempo se iria desmontar as caixas. Porém, utilizo um microsystem para amplificar o áudio do PC, e falantes maiores. Além disso, pretendo utilizar o miniamp também como amplificador para MP3, portátil. Tentei vendê-las no ML, mas o anúncio ficou um mês parado, ninguém se interessou. Além disso, as caixas em si estavam muito ferradas, eum do falantes não funcionava. Teria que fazer uma fonte também. Acreditem, eu pensei bem no assunto, e os resultados me agradaram bastante. Agradeço a preocupação.
Se tivesse postado por aqui, te diria que tenho o inverso de você: as duas caixas com seus falantes parados....

Abraços.
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #9 : 23 de Janeiro de 2011, as 17:41:55 »

 Cara, o meu modelo é das caixas do compaq bonsai, se te servir, posso tentar clonar a placa (com ajuda, é claro), e te dou a original, que tenho aqui. Se te interessar, tiro umas fotos legais da placa e posto aqui.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #10 : 23 de Janeiro de 2011, as 17:47:22 »

Cara, o meu modelo é das caixas do compaq bonsai, se te servir, posso tentar clonar a placa (com ajuda, é claro), e te dou a original, que tenho aqui. Se te interessar, tiro umas fotos legais da placa e posto aqui.
As caixas são aquelas compridas, brancas, que ficam em pé em um suporte de metal?
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #11 : 23 de Janeiro de 2011, as 17:50:53 »

 Sim, e têm um furo embaixo.
 Vê se as suas são essas daqui:

 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ambry.com/hosted_images/176849-001.jpg&imgrefurl=http://www.ambry.com/176849-001.html&h=480&w=640&sz=14&tbnid=u-QzKKMTE6Q5eM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Djbl%2Bplatinum&zoom=1&q=jbl+platinum&usg=__n02wjeRbrNDT712wU-EZM_CI4F8=&sa=X&ei=a5Q8TYeAIoS0lQfIroSfBQ&ved=0CEgQ9QEwBA
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #12 : 23 de Janeiro de 2011, as 18:29:38 »


Essas mesmo!
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #13 : 23 de Janeiro de 2011, as 23:37:48 »

 Maravilha, posso postar as fotos aqui mesmo? É que eu acho que vão ficar muito grandes. Pensei em tirar duas (lado dos componentes e lado das trilhas de cobre). Minha câmera é boa, acho que não vamos ter problemas. Outra coisa: moro no Rio de Janeiro também (Próximo a Realengo), poderíamos marcar um lugar e você pegava a placa, beleza? É que sou meio "bruto" e tenho medo de estragar o CI na dessoldagem, ainda mais com o dissipador que vem junto, que também vai soldado na placa, e também sabendo que você precisa da mesma inteira. Aí, quando você terminar, é só me passar o esquema da placa. Não precisa de layout, até porque, se ficar legal modificações serão feitas. Talvez se torne mais um projeto do site (ou não). Beleza?
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #14 : 24 de Janeiro de 2011, as 08:41:56 »

Fred.
Sem querer abusar; além da distorção, o datasheet apresenta também um oscilador... por acaso, você já montou esse oscilador?
A distorção é bem legal, mesmo.

Abraços.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal