Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 08:41:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: FootSwitch Meteoro Simulator Chorus  (Lida 2643 vezes)
Diego Costa
Visitante
« : 29 de Janeiro de 2011, as 20:04:34 »

Olá à todos.

Pesquisei pelo forum e não encontrei nada relacionado a isso. Nesse topico vou falar um pouco sobre como funciona o footswitch do Meteoro Simulator Chorus, e mostrar como é facil montar um footswitch handmade pra esse amplificador.

PS: Para quem se interessar, esse texto e os diagramas encontram-se em anexo.


De inicio, vou falar sobre o funcionamento do foot.


ATENÇÃO: O que será tratado aqui refere-se unica e exclusivamente ao amplificador Meteoro Simulator Chorus. Sei que há outros amplis que funcionam da mesma forma, porém não serão citados nesse topico.


Estranhamente, ele conta com um sistema que até então eu não tinha conhecimento: O footswitch tem 2 botões, 1 para acionar a distorção e 1 para acionar o chorus, porem com um unico cabo MONO, e não estéreo como na maioria dos foots semelhantes. Pelo que li em algum lugar na net, não lembro ao certo onde, há um CI responsável pelo "chaveamento" através de corrente, e quem comanda a "direção" da corrente nesse caso são 2 diodos (ou LED's, tanto faz). Como não encontrei novamente a informação sobre isso, não vou me aprofundar nesse detalhe, vou focar somente no funcionamento do foot.

Então vamos lá:

O footswitch é ligado ao amplificador por um cabo P10 MONO, onde temos o negativo (Sleeve) e o Positivo (Tip):




Como poderemos utilizar a polarização dos diodos e/ou led's para comandar qual efeito será ligado? Se ligarmos diretamente os polos Positivo  e Negativo do footswitch, os 2 efeitos (Distorção e Chorus) serão igados simultaneamente. Na situação em questão, é como se 2 correntes distintas caminhassem em sentidos opostos, no mesmo circuito.

Sendo assim:

1- Polarizando diretamente o diodo, com Catodo no negativo do cabo (sleeve), e o Anodo no positivo (tip), o diodo boqueia a corrente inversa (do Chorus), então será acionada somente a Distorção do amplificador.

2- Polarizando inversamente o diodo, com catodo no positivo do cabo (tip), e o anodo no negativo (sleeve), o diodo boqueia a corrente inversa (da Distorção), então será acionado somente o Chorus.

Com base nisso, criei o esquematico de um footswitch de 3 botões para o Simulator Chorus, onde 1 botão acionará a Distorção, outro acionará o Chorus, e o último acionará os 2 efeitos simultaneamente. A "base" do projeto é a polarização, então desenvolvi o diagrama utilizando LED's, para ter a polarização necessaria e também confirmação visual de qual efeito está ligado.

Esquemático:




Layout:



Componentes utilizados:

Jack P10 Femea (J1)

3 LED's (D1, D2 e D3)

1 Diodo (D4)

3 chaves DPDT (SW1, SW2 e SW3)

1 Caixa de metal ou plastico, para montagem dos componentes. Para montar as chaves de acionamento há uma distancia "confortável", recomendo que a caixa tenha entre 20 e 30cm de comprimento.


Observações:

1- Primeiramente, peço desculpas pelas imagens acima, fiz pelo Eagle mas ainda não estou familiarizado com ele (mesmo depois de ler o tutorial aqui no Handmade), então fiz o que foi possivel com os recusros que aprendi até agora Tongue

2- Só pra constar, no diagrama o GND é o negativo e o SIGNAL é o positivo.

3- Montei o layout como se todos os componentes fossem ficar na placa, mas recomendo a montagem "ponto a ponto", com os componentes presos diretamente à carcaça onde será montado o footswitch.

4- Origatoriamente o switch para acionamento do efeito deve ter retenção, a exemplo da DPDT, ou alguma outra "similar".

5- O diodo (D4) deverá ser ligado em paralelo com o LED (D3), mas polarizado inversamente a ele, de modo a proporcionar a confirmação visual de "Efeito Ligado" através do LED, e ligar os 2 efeitos simultaneamente, ja que a corrente passará em ambos os sentidos (conforme expliquei anteriormente).

6- Estou tentando montar 2 variações desse foot: uma delas com 3 switches e 2 LED, e outra com 3 Switches e 1 LED Bicolor. Assim que tiver mais novidades sobre esse "projeto" eu atualizo aqui. Qualquer sugestão, informação ou correção será bem vinda.

Espero que esse topico seja util de alguma forma  Cool


Abraços.  Grin


« Última modificação: 29 de Janeiro de 2011, as 21:24:43 por Diego Costa » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal