Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 08:40:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 76783 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #120 : 12 de Setembro de 2013, as 22:50:58 »

Valeu pelas dicas, Eduardo.  A água oxigenada é nova e estava lacrada, deve ser a procedência.  Amanhã voltarei a colocar as placas no banho, que já ficou azulado.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #121 : 13 de Setembro de 2013, as 07:50:44 »

Se ficou azulado, está corroendo. Quando terminar, deixe evaporar a água e guarde o pó azul do fundo. Junte na próxima utilização para ajudar no processo de corrosão. O acetato azul ajuda a corroer o cobre e quando tiver bastante, pode ser transformado em peracetato de ferro, que é tão bom quanto o percloreto de ferro.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #122 : 14 de Setembro de 2013, as 13:31:55 »

Primeiros resultados dos testes, com mais uma plaquinha indo para o banho na segunda-feira...

Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #123 : 14 de Setembro de 2013, as 13:49:49 »

Poxa! Você tem a mão firme para desenhar plaquinha assim na caneta! As minhas ficam uma caca.

E qual foi sua impressão sobre o processo com vinagre? É lento, mas bem divertido, não é?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #124 : 14 de Setembro de 2013, as 14:11:27 »

Isso sim é "handmade" heim Adiel!!! Eu tenho a mão firme pra desenhar com caneta, porém, não tenho paciência pra fazer Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #125 : 14 de Setembro de 2013, as 17:22:40 »

Pois é, processo tradicional.  Eu gosto de desenhar à mão livre, aí fica bem fácil.  Estou para receber um papel para transferência térmica, aí eu me aventuro nessa seara.  Por hora, me divirto desenhado mais um pouco.  Só para ter ideia, a placa de baixo vai para uma 1590A.

Eduardo, é realmente divertido, ainda mais quando a solução fica azul! Mas demorou pacas, mais de 6 horas...   Cheesy
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 17:28:52 por Adiel » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #126 : 15 de Setembro de 2013, as 07:10:18 »

Oi Adiel

De fato demora bastante no começo. O problema é que a concentração do vinagre e da água oxigenada disponíveis no mercado são muito baixas. O vinagre de álcool tem concentração variando entre 4% e 4,5% enquanto a água oxigenada é de 3% (10 vol). Coincidentemente essas concentrações equivalem a 1 mol/l aproximadamente para ambas as substâncias. Para ter um efeito mais rápido a concentração deveria ser de pelo menos 5 mol/l.

O que eu tenho feito é deixar a solução azul no sol para evaporar a água até ficar só o acetato de cobre sólido. Na próxima corrosão acrescento o vinagre com H2O2 junto ao acetato de cobre para aumentar a concentração iônica. Quando tiver bastante acetato de cobre, é só jogar ferro na solução para converter o acetato de cobre em acetato ferroso, que é praticamente transparente. Daí é só deixar exposto ao ar para oxidar a acetato férrico (peracetato de ferro) e deixar no sol para concentrar. A solução vai ficar marrom escuro e vai formar um depósito com cor de ferrugem no fundo. Vá acrescentando vinagre e deixando no sol até que não haja mais depósito no fundo.

Depois disso você terá um caldo corrosivo muito eficaz e 100% reciclável. Sempre que ficar fraco é só deixar exposto ao ar e acrescentar vinagre. A coisa nunca terá fim!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #127 : 15 de Setembro de 2013, as 13:21:18 »

Rapaz, essa eu vou imprimir e deixar na geladeira!!   Cheesy

O ferro na solução deve ser percloreto, ou pode ser Bombril?
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #128 : 23 de Setembro de 2013, as 09:32:12 »

O ferro na solução deve ser percloreto, ou pode ser Bombril?

Pode ser Bombril, pregos velhos, pedaços de ferro de construção, etc. Qualquer coisa que enferruje! O importante neste caso é coar a solução quando ficar transparente, para tirar todos os resíduos de cobre e ferro do fundo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #129 : 23 de Setembro de 2013, as 13:27:17 »

Adiel, pelo jeito sou seu parceiro nesta de desenhar placas Cheesy Cheesy Cheesy
Tambem desenho as minhas, acabo até achando mais divertido.
Os meus estão tão handmades que eu pinto a mão ou então faço as artes da caixa na caneta mesmo Cheesy
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #130 : 23 de Setembro de 2013, as 22:59:33 »

Eu acho relaxante desenhar as placas, mas algumas têm as trilhas finas demais, aí fica mais difícil, e vou tentar, finalmente, a transferência térmica.  Comprei o papel para isso, mas mandaram dobrado em 3 partes.  Ninguém merece...
Registrado

fagnermonteiro
Visitante
« Responder #131 : 21 de Novembro de 2013, as 22:30:56 »

Tenho ácido acético em casa, pois uso para interromper a revelação fotográfica. Estou em dúvida em qual proporção usar de ácido acético para a água oxigenada, já que o vinagre tem apenas ±5% de ácido acético. É vantagem usar o ácido acético substituindo o vinagre?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #132 : 22 de Novembro de 2013, as 13:42:34 »

Olá Fagner

Sim, é vantajoso por ser mais concentrado. O vinagre comum não chega a 5% de ácido acético. A água oxigenada vendida no mercado tem concentração de 3%. Usando um ácido mais concentrado, você consegue mais velocidade da reação.

Qual a concentração do seu ácido?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fagnermonteiro
Visitante
« Responder #133 : 22 de Novembro de 2013, as 14:46:21 »

Oi Eduardo,

Na fotografia nós compramos o ácido acético concentrado e temos que diluí-lo bastante, pois é muito forte. Fazemos uma primeira diluição que chamamos de solução de estoque, usando 3 partes de ácido para 8 partes de água (se não me engano isso gera uma solução a 28%). E depois fazemos outra diluição, que chamamos de solução de trabalho, usando 50ml da solução de estoque para 950ml de água.

Hoje tenho comigo somente a solução de estoque (que deve ser 28%), mas posso conseguir o ácido concentrado se for necessário. Penso que a solução a 28% já deve estar de bom tamanho, pois é muito forte o concentrado! O que você acha?

Só não sei se consigo a água oxigenada um pouco mais concentrada que a de mercado. Me informaram que em farmácias de manipulação ou em uma farmácia de estudantes em uma universidade eu posso conseguir. Sendo assim, na possibilidade de conseguir maiores concentrações dos químicos, qual seria uma mistura que vc consideraria ideal? Posso experimentar e repassar para o grupo a experiência  Smiley

Abraço.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #134 : 22 de Novembro de 2013, as 15:38:54 »

A proporção ideal é a estequiométrica! Eu fiz os cálculos com as soluções de vinagre e água oxigenada do mercado e deu a proporção em volume de 3 partes de vinagre para uma da H2O2. A reação é:

Cu + H2O2 + 2 CH3COOH -> Cu(CH3CO)2 + 2 H2O

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 23 de Novembro de 2013, as 09:14:58 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal