Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 04:45:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 76278 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 09 de Fevereiro de 2011, as 08:22:23 »

Oi Pessoal

Hoje eu conclui um experimento bem sucedido. Eu já achava que seria possível usar vinagre para fazer placas faz um tempo e agora estou convencido que é uma solução viável, não toxica e barata. Funciona assim:

1- 25ml de água oxigenada 10 volumes
2- 75ml de vinagre de álcool (vende no supermercado!)
3- muita, mas muita paciência!

A reação é bem lenta no início, mas conforme a solução vai ficando azulada, o caldo fica mais corrosivo. Para falar a verdade, eu perdi a primeira placa, pois deixei corroendo a noite e quando peguei pela manhã algumas trilhas haviam sido corroídas por baixo do toner.

A receita é experimental e não sei qual a proporção ideal para a mistura. Até agora só testei esta proporção. Após o uso, a solução pode ser guardada e recuperada pelo processo que já descrevi aqui. A diferença é que no final teremos peracetato de ferro em lugar de percloreto de ferro.

Uma vez recuperada, é bom deixar no sol para concentrar. O vinagre é uma solução ácida muito diluída e os reagentes resultantes serão diluídos também.

Abraços

Eduardo


Nota: em 29/08/2013 eu calculei a estequiometria e cheguei na proporção ideal de uma parte de água oxigenada para três partes de vinagre. Com 100ml dessa solução dá para corroer 53cm2 de cobre.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, as 11:32:21 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 09 de Fevereiro de 2011, as 08:28:02 »

muito legal eduardo, mas o custo compensa o do percloreto?
quanto sai pra fazer sei lá, meio litro de solução? estimo que com percloreto o custo fique em 12, 13 reais
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #2 : 09 de Fevereiro de 2011, as 08:45:03 »

Para mim, só de ser mais ecológico vale a pena. Não vou mais usar percloreto.
Muito obrigado pela dica Eduardo! Bravo
Registrado

Guitar Craft
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 09 de Fevereiro de 2011, as 08:51:11 »

Muilto legal!

A agua oxigenada que eu acreditava ser o caro da solução, custa por volta de 1 real.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #4 : 09 de Fevereiro de 2011, as 08:51:44 »

O legal deste método é a facilidade de se achar os componentes...

Num final de semana, se quiser fazer um projetinho, e descobrir que sua empregada/esposa/mãe jogou "aquela água marrom nojenta" fora, é só ir no mercado...  Wink

Parabéns mais uma vez meu amigo!!!  Bravo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 09 de Fevereiro de 2011, as 10:42:00 »

Oi Pessoal

Eu comprei os itens para fazer a solução aqui perto de casa. Pela água oxigenada paguei R$1,50 e pelo frasco com 750ml de vinagre paguei R$1,80. Usei um copo e ainda tem muito para temperar salada!

Estou fazendo mais umas placas agora para testar a solução. O que deu para notar é que quanto mais azul ela fica, mas rápido corrói. Ontem quando era nova, joguei a placa e fiquei olhando. Nada! Nem mancha. Depois de uma ora começou a ficar com aquela cor avermelhada de corrosão. Deixei passar a noite e perdi a placa! Corroeu demais. Agora cedo quando joguei uma nova placa na solução usada, em cinco minutos já deu para ver que estava corroendo. O custo da solução é baixo, mas eu vejo as seguintes vantagens:

1- Não mancha aquela roupa velha que você usa para fazer placas.
2- Não mancha a roupa nova que você estava usando quando foi dar uma olhadinha na corrosão.
3- Não mancha a roupa da sua esposa!
4- Não mancha o chão.
5- Ingredientes baratos, fáceis de conseguir e seguros.
6- Você não vai chegar em casa e ver sua esposa com cara feia porque pegou o “moleque” mexendo na garrafa de ácido muriático.
7- Idem para a garrafa de caldo preto!
8- A solução pode ser recuperada com bombril e virar acetato férrrico, que é tão bom quanto percloreto de ferro.
9- A cor que fica é muito bonita! Grin

Tem a seguinte desvantagem:

1- É muito lento. (ao menos no começo)

Eu acho que por uma pitada de sal pode ajudar a tornar a corrosão inicial mais rápida, mas preciso testar comparativamente. Por hora estou curtindo muito o corrosivo que eu mesmo fiz em casa com menos de 5 reais!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
plautz
Visitante
« Responder #6 : 09 de Fevereiro de 2011, as 11:16:49 »

Eduardo,

Interessante o método que você está estudando.

Se acha a corrosão lenta no início, tente usar água oxigenada com maior concentração.

Infelizmente você só encontrará em lojas de produtos químicos. E é um pouco mais cara, e só vende em litro.

Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 09 de Fevereiro de 2011, as 11:31:22 »

Oi Plautz

Eu vou tentar usar aquela cremosa de 40 volumes. Quem sabe deretendo no vinagre o troço ela perde a consistencia!

Em todo caso, depois de recuperada com bombril, com certeza vai ficar tão bom quando percloreto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #8 : 09 de Fevereiro de 2011, as 12:03:09 »

Se a pessoa preparar a solução no dia anterior, pode ser melhor pra não esperar tanto tempo pela plaquinha? Ou ela só começa a ficar azulada depois que começa a corroer?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #9 : 09 de Fevereiro de 2011, as 12:31:39 »

Oi Plautz

Eu vou tentar usar aquela cremosa de 40 volumes. Quem sabe deretendo no vinagre o troço ela perde a consistencia!
Não sei se vai funcionar, pois a composição química, pelo que me lembro, é bem diferente.

Mas esperarei seus resultados.

Citar
Em todo caso, depois de recuperada com bombril, com certeza vai ficar tão bom quando percloreto.
Será?

Vou testar a recuperação com a solução que uso (100ml de H2O2 10% e 100ml de HCL 5%) e depois te falo.

Em minhas corrosões também é assim: lento a princípio e depois fica "acelerada"... Acredito que seja pela concentração dos produtos.

Quando uso H2O2 130% e HCL 40% fica parecendo um vulcão, e em 2 ou 3 minutos tá corroída.

Se a pessoa preparar a solução no dia anterior, pode ser melhor pra não esperar tanto tempo pela plaquinha? Ou ela só começa a ficar azulada depois que começa a corroer?
Quanto à preparar no dia anterior, não acredito, pois a água oxigenada iria peder lentamente o oxigênio presente na composição. Mas aqui, mais uma vez, pode-se fazer um teste.

E só começa a ficar azulada quando a corrosão começa efetivamente.

Sim, e o azul é bonito mesmo. Só fica feio quando começa a esverdear.

Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 09 de Fevereiro de 2011, as 15:11:29 »

Oi Plautz

Talvez o problema da lentidão seja a concentração de H2O2. O vinagre tem 4% de CH3COOH, então a concentração do ácido está perto do seu 5% HCl. A quantidade de H+ ionizáveis se mantem mais ou menos a mesma embora a diferença de Ph.

Eu acredito que a recuperação da solução com bombril seja boa, pois o que ataca o cobre no percloreto é o ion Fe+++ e não o Cl-. Se você recuperar a sua gosma verde, vai terminar com FeCl3, que é o percloreto legítimo. Recuperando o acetato de cobre vai dar Fe(CH3COOH)3, que tem o mesmo ion Fe+++

Hoje não tive tempo de fazer muitos testes. Passei o dia instalando um servidor SQL Server 2008 para eu poder testar o novo software que estou fazendo para minha loja. Tá andando a passo de tartaruga!

No próximo teste vou tentar usar a H2O2 cremosa e por um pouco de NaCl junto. Pode ser que acelere o processo porque forma HCl na reação com o CH3COOH.

Abraços

Eduardo

Mensagem Mesclada
Relatório do final do dia:

A recuperação do acetato de cobre é possivel. Como ainda devia haver H2O2 na solução, houve a formação de peracetado quase imediata! Vou deixar o bombril na bandeja a noite para ver no que dá!

Abraços

Eduardo

Mensagem Mesclada
A recuperação da solução foi bem sucedida! Tornou-se "peracetato de ferro" ou "acetado férrico" segundo a nomenclatura IUPAC. Agora vou deixar a bandeja em local aberto e quente (em cima do micro) para evaporar a água e concentrar.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, as 10:21:24 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
norverto
Visitante
« Responder #11 : 03 de Março de 2011, as 14:23:51 »

Eduardo
1º:Este metodo de corrosão de placas com vinagre e agua oxigenada resulta mesmo?
2º:Se a solução é lenta ao inicio então a forma mais facil de a tornar mais rapida e colocar a corroer um prego ou um fio de cobre não é?
3º:O que é bombril?

Abraços
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #12 : 03 de Março de 2011, as 15:46:09 »

 Huh? Oque e bombril  Huh? Huh? Huh? Huh? Huh? Huh? Huh?

palha de aço.
Registrado
matheusek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 2



« Responder #13 : 03 de Março de 2011, as 18:44:41 »

Cara, como é demorado o processo, seria legal tu tentar esquentar a solução em agua maria, e colocar a placa la dentro. O aumento da temperatura vai diminuir o tempo do processo.
Registrado

Att,
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #14 : 04 de Março de 2011, as 08:42:02 »

Eduardo, não sei o que aconteceu...
mas eu coloquei uma plaquina 3 x 3 na solução. e foi totalmente corroida em 3 horas(era uma placa limpa).

eu achei ate bem eficaz
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal