Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:59:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 74971 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 04 de Março de 2011, as 09:21:44 »

Oi Markb

3 horas?!?!?! Que beleza! Foi bem melhor que o resultado que eu obtive! Que marca de vinagre você usou? Qual a acidez? Qual a temperatura ambiente aí?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #16 : 07 de Março de 2011, as 11:41:05 »

ola Senhores.

bom como havia comentado eduardo, o vinagre foi o lord com limão, acidez 4% temperatura ambiente acho que entre 28 e 32 graus (tipico aqui de Fortaleza). quando cheguei em casa que procurei o vinagre, a patroa havia colocado o restante no jantar...

mas fui no mercantil e comprei outro lord "sem limão" dessa vez e coloquei a placa do meu ibanez wh-10 pra corroer exatamento as 20:20 da sexta (04/03) e as 23:15 a mesma estava pronta para ser perfurada.

eu pensei que os segredo poderia estar no limão mas me enganei. (ainda bem)

resumindo: bye bye percloreto de ferro, como eu não tenho muita pressa  e a reção mais lenta e mais facil de se manipular vou ficar usando esse metodo.

so mais uma duvida:


depois da segunda corrosão no mesmo vinagre oxigenado ( Afro ) a cor passou para marron, o que isso pode ocasionar?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #17 : 09 de Março de 2011, as 08:33:12 »

Oi Markb

Ao que parece a difença foi por conta da temperatura. Aqui estava a 23C por conta do ar condicionado. Os outros parâmetros são os mesmos para o vinagre Castelo.

Essa de ficar marrom é novidade para mim. O meu ficou marrom por causa da palha de aço que eu joguei dentro para transformar em acetato férrico.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #18 : 09 de Março de 2011, as 12:51:50 »

mais ainda serve não e?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #19 : 09 de Março de 2011, as 14:20:20 »

Oi Markb

Realmente não sei dizer, pois depois que terminei de usar o meu, transformei imediatamente em acetato férrico. Não cheguei a guardar a mistura de vinagre e água oxigenada. Imagino que ainda funcione, mas você vei ter que testar e depois contar aqui!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
saul britto
Visitante
« Responder #20 : 09 de Março de 2011, as 19:36:49 »

Olá a todos! t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou testando esse método e estou nesse momento com uma plaquinha mergulhada na solução percebi uma reação rápida,pelo jeito demorará pouco,tenho a impressão que usando agua oxigenada a 30% irá acelerar drasticamente o processo! Parabens a vc pelo feito rapaz!Daqui a uns minutos estarei postando o resultado!Estou usando vinagre muriongo!!

Mensagem Mesclada
Placa corroida em menos de duas horas!

Sucesso! Acho que vinagre 100ml e agua oxigenada 100ml no caso de 10%,seria mais rápido na corrosão.

Mensagem Mesclada
Placa corroida em menos de duas horas!

« Última modificação: 09 de Março de 2011, as 22:22:27 por saul britto » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #21 : 14 de Março de 2011, as 08:36:50 »

bom, quanto ai liquido marrom não serve mais...

tentei corroer um placa na madrugada de sabado para domingo e não surtil nenhum efeito, la vou eu comprar mais agua oxigenada... Wink
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
saul britto
Visitante
« Responder #22 : 20 de Março de 2011, as 03:54:32 »

Cra no meu caso ficou uma solução azul,e serviu mais de uma vez,ta guardada num frasco e se brincar ainda funciona!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 20 de Março de 2011, as 11:09:36 »

Oi Saul

Este foi o mesmo resultado que eu obtive. Um liquido azul que corroi até melhor que o original.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
saul britto
Visitante
« Responder #24 : 23 de Março de 2011, as 03:04:06 »

Eduardo,tudo bem?

No teu caso,quando  placa começa ser corrida,o cobre fica enegrecido?

Aqui fica uma coisa bem preta,borbulhante!!
Rapaz essa solução tem futuro!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #25 : 23 de Março de 2011, as 08:54:40 »

Oi Saul

Essa técnica tem produzido resultados muito variados. Acredito que seja por falta de padrão entre as diversas marcas de vinagre e água oxigenada. O cobre fica preto quando coloco na água oxigenada sem vinagre. Com o vinagre ele fica vermelho escuro, mais ou menos da mesma cor que fica com percloreto de ferro.

Poste os dados da sua solução para a gente poder comparar. Que água usou, 10vol ou 40vol, qual a marca do vinagre e sua acidez. Qual a proporção de vinagre e água oxigenada... Enfim, faça um relatório!

Preciso fazer um teste controlado marcando tempo e comparando com outros corrosivos para dar uma ideia melhor. Mas o que eu acho muito legal nessa técnica é poder fazer circuito com coisas que todo mundo tem em casa!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 07 de Abril de 2011, as 11:26:47 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
saul britto
Visitante
« Responder #26 : 07 de Abril de 2011, as 11:23:34 »

Eu usei 10 vol,e vinagre de alcool comum!

So que no meu caso a placa ta ficando preta,mas corroi.
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #27 : 07 de Abril de 2011, as 11:41:52 »

Bem eu uso a de 20 ,30 e 40 volumes. A placa fica com uma camada espumosa preta ( na verdade um tom de verde bem escuro ) . As minhas trilhas não saem tão perfeitas , algumas  a corrosão danifica. o que faz ter de estanha-las para uso.
O que sei e  40 volumes perdem a eficacia muito rapido . Amanha informo as marcas que uso.
uso na proporção de 70 ml ( o vasilhame comum ) para 100 ml de vinagre.
Registrado
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #28 : 07 de Abril de 2011, as 12:32:05 »

Eu não fiz o teste do vinagre ainda, mais acredito que quanto mais rápido corroer melhor, pois percebo isso com o pecloreto de ferro, quando coloco minha placa ao fogo e vou mexendo a placa dentro do liquido corroe bem mais rápido e as trilhas ficam perfeitas. Agora quando deixo o pecloreto em temperatura ambiente, com certeza demora bem mais tempo para corroer e sempre corroe um pouco mais da trilha por baixo do toner deixando a trilha meio falhada.
Registrado
marcelosaguiar
Visitante
« Responder #29 : 06 de Junho de 2011, as 11:48:57 »

Fiz o teste do Eduardo e deu certo, mas usei 100ml agua oxigenada, e 100ml de vinagre de limão, porque ele contém cerca de 6% de ácido cítrico assim tornando a corrosão mais rápida duas horas em média.Sempre usei acido muriatico, e agua oxigenada porem o acido muriatico mesmo com luva e mascara o cheiro forte continua no ambiente por muito tempo! assim trazendo consequencias como: dores de cabeça, e outros sintomas desagradaveis.Já a corrosão por vinagre foi bastante positiva se tratando de fortes odores, só falta ser um pouco mais rápida a corrosão, o resto está de parabéns!!!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal