Corrosão de placas com vinagre

Started by Eduardo, 09 de February de 2011, as 09:22:23

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Markb

3 horas?!?!?! Que beleza! Foi bem melhor que o resultado que eu obtive! Que marca de vinagre você usou? Qual a acidez? Qual a temperatura ambiente aí?

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

markb

Guest
ola Senhores.

bom como havia comentado eduardo, o vinagre foi o lord com limão, acidez 4% temperatura ambiente acho que entre 28 e 32 graus (tipico aqui de Fortaleza). quando cheguei em casa que procurei o vinagre, a patroa havia colocado o restante no jantar...

mas fui no mercantil e comprei outro lord "sem limão" dessa vez e coloquei a placa do meu ibanez wh-10 pra corroer exatamento as 20:20 da sexta (04/03) e as 23:15 a mesma estava pronta para ser perfurada.

eu pensei que os segredo poderia estar no limão mas me enganei. (ainda bem)

resumindo: bye bye percloreto de ferro, como eu não tenho muita pressa  e a reção mais lenta e mais facil de se manipular vou ficar usando esse metodo.

so mais uma duvida:

depois da segunda corrosão no mesmo vinagre oxigenado ( O0 ) a cor passou para marron, o que isso pode ocasionar?

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Markb

Ao que parece a difença foi por conta da temperatura. Aqui estava a 23C por conta do ar condicionado. Os outros parâmetros são os mesmos para o vinagre Castelo.

Essa de ficar marrom é novidade para mim. O meu ficou marrom por causa da palha de aço que eu joguei dentro para transformar em acetato férrico.

Abraços

Eduardo

markb

Guest

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Markb

Realmente não sei dizer, pois depois que terminei de usar o meu, transformei imediatamente em acetato férrico. Não cheguei a guardar a mistura de vinagre e água oxigenada. Imagino que ainda funcione, mas você vei ter que testar e depois contar aqui!

Abraços

Eduardo

saul britto

Guest
Olá a todos! t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou testando esse método e estou nesse momento com uma plaquinha mergulhada na solução percebi uma reação rápida,pelo jeito demorará pouco,tenho a impressão que usando agua oxigenada a 30% irá acelerar drasticamente o processo! Parabens a vc pelo feito rapaz!Daqui a uns minutos estarei postando o resultado!Estou usando vinagre muriongo!!

Mensagem Mesclada

Placa corroida em menos de duas horas!

Sucesso! Acho que vinagre 100ml e agua oxigenada 100ml no caso de 10%,seria mais rápido na corrosão.

Mensagem Mesclada

Placa corroida em menos de duas horas!

markb

Guest
bom, quanto ai liquido marrom não serve mais...

tentei corroer um placa na madrugada de sabado para domingo e não surtil nenhum efeito, la vou eu comprar mais agua oxigenada... ;)

saul britto

Guest
Cra no meu caso ficou uma solução azul,e serviu mais de uma vez,ta guardada num frasco e se brincar ainda funciona!

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Saul

Este foi o mesmo resultado que eu obtive. Um liquido azul que corroi até melhor que o original.

Abraços

Eduardo

saul britto

Guest
Eduardo,tudo bem?

No teu caso,quando  placa começa ser corrida,o cobre fica enegrecido?

Aqui fica uma coisa bem preta,borbulhante!!
Rapaz essa solução tem futuro!!

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Saul

Essa técnica tem produzido resultados muito variados. Acredito que seja por falta de padrão entre as diversas marcas de vinagre e água oxigenada. O cobre fica preto quando coloco na água oxigenada sem vinagre. Com o vinagre ele fica vermelho escuro, mais ou menos da mesma cor que fica com percloreto de ferro.

Poste os dados da sua solução para a gente poder comparar. Que água usou, 10vol ou 40vol, qual a marca do vinagre e sua acidez. Qual a proporção de vinagre e água oxigenada... Enfim, faça um relatório!

Preciso fazer um teste controlado marcando tempo e comparando com outros corrosivos para dar uma ideia melhor. Mas o que eu acho muito legal nessa técnica é poder fazer circuito com coisas que todo mundo tem em casa!

Abraços

Eduardo

saul britto

Guest
Eu usei 10 vol,e vinagre de alcool comum!

So que no meu caso a placa ta ficando preta,mas corroi.

anaksun

Guest
Bem eu uso a de 20 ,30 e 40 volumes. A placa fica com uma camada espumosa preta ( na verdade um tom de verde bem escuro ) . As minhas trilhas não saem tão perfeitas , algumas  a corrosão danifica. o que faz ter de estanha-las para uso.
O que sei e  40 volumes perdem a eficacia muito rapido . Amanha informo as marcas que uso.
uso na proporção de 70 ml ( o vasilhame comum ) para 100 ml de vinagre.

rogerio3d

**
Freqüente
Eu não fiz o teste do vinagre ainda, mais acredito que quanto mais rápido corroer melhor, pois percebo isso com o pecloreto de ferro, quando coloco minha placa ao fogo e vou mexendo a placa dentro do liquido corroe bem mais rápido e as trilhas ficam perfeitas. Agora quando deixo o pecloreto em temperatura ambiente, com certeza demora bem mais tempo para corroer e sempre corroe um pouco mais da trilha por baixo do toner deixando a trilha meio falhada.

marcelosaguiar

Guest
Fiz o teste do Eduardo e deu certo, mas usei 100ml agua oxigenada, e 100ml de vinagre de limão, porque ele contém cerca de 6% de ácido cítrico assim tornando a corrosão mais rápida duas horas em média.Sempre usei acido muriatico, e agua oxigenada porem o acido muriatico mesmo com luva e mascara o cheiro forte continua no ambiente por muito tempo! assim trazendo consequencias como: dores de cabeça, e outros sintomas desagradaveis.Já a corrosão por vinagre foi bastante positiva se tratando de fortes odores, só falta ser um pouco mais rápida a corrosão, o resto está de parabéns!!!