Phase 90, reabrindo

Started by emersoneler, 21 de November de 2009, as 17:05:19

Previous topic - Next topic

Basoni

*
Iniciante
Quote from: guhjurisato on 31 de January de 2013, as 15:52:50
não, o problema nao era como fazer, o problema era se valia apena fazer  :D
mas segundo o Marcos não muda quase nada. Então, acho melhor nem mexer nisso. Obrigado pelas explicações, foram muito uteis.

Olá Guhjurisato,

Realmente a mudança é sutil, mas para mim foi uma diferença super agradável, na verdade retirei o resistor e não coloquei uma chave, mas eu utilizo ele mais com som limpo. Talvez com pedais de Drive realmente não faça tenta diferença e eu senti também que quando retira ou recoloca o resistor parece necessitar de uma nova regulagem (muito pouco) no trimpot do pedal para chegar no melhor ajuste possível.
Você pode fazer essa modificação para ver o que você mesmo acha, já que é uma mod muito simples e reversível!!!

Obs: Utilizo o layout do Tonepad.

T+

-----

Ops... Enquanto escrevia o Alex respondeu... Concordo com ele.

T+

guhjurisato

**
Freqüente
  1. guhjurisato@hotmail.com
entendi, muito obrigado aos três por suas opiniões. Estou achando melhor testar eu mesmo também e então utilizar o que mais me agradar. Vou procurar por algum tipo de soquete para colocar na posição do resistor 22k.
"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
No meu eu retirei esse resistor.  Prefiro assim.

Blum

Guest
QuoteVoce pode fazer uma modificação nesse pedal trocando o resistor de 1m que fica junto com o trimpot, por um potenciômetro. Assim você consegue um controle de depth.

Qual pot seria o mais indicado para esta mod ?

Outra duvida, o capacitor 0.05uf (50nf) não consta na tabela de valores de capacitores, pelo menos na tabela que normalmente utilizo. Qual valor seria o mais proximo do ideal 47nf ou 56nf (os unicos valores proximos do 50nf) ?

Oque significa "matched" nos 2N5952 ?

QuoteNader, já é normal do Phase 90 distorcer um pouco. Mas a retirada do resistor de 22k (em vermelho no esquema) ajuda a amenizar o problema.
Marcos camara, devo colocar um jumper no lugar do 22k ?

Abraço

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Usando uma chave spdt center off dá para levar a brincadeira mais adiante e usar um resistir de 22k, nenhum resistir e um resistir de 47k. Na minha opinião há uma diferença no som, sim. O resistir de 47k deixa o efeito lembrando um chorus. e maldito seja o corretor automático do tablet...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Blum,

ou você usa uma SPDT para comutar entre o resistor ou nada como disse o Jairo, ou apenas retire o resistor. Não coloque jumper.

Blum

Guest
Entendi pessoal. Vou testar essa mod.
E quanto ao capacitor de 50nf ? Como mostra nesta tabela, o valor 50nf não consta:
https://sites.google.com/site/cienciacompartilhada/Eletronica/tabelas-de-Eletronica/tabela-de-capacitores

Viniratm

Guest
Quote from: Blum on 08 de February de 2013, as 13:31:50
Entendi pessoal. Vou testar essa mod.
E quanto ao capacitor de 50nf ? Como mostra nesta tabela, o valor 50nf não consta:
https://sites.google.com/site/cienciacompartilhada/Eletronica/tabelas-de-Eletronica/tabela-de-capacitores

Pode colocar de 47nf ou de 56nf , funciona perfeitamente.

Abraço.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Alguem poderia me dizer se  é possivel usar um trimpot de 200k ou outro valor nolugar do de 250k ?
Att daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Quote from: daniel_tubes on 08 de February de 2013, as 15:10:00Alguem poderia me dizer se  é possivel usar um trimpot de 200k ou outro valor nolugar do de 250k?

Esse trimpot funciona como divisor de tensão... acredito que seja complicado usar algum outro valor sem comprometer o ajuste do pedal. Voê pode tentar colocar um resistor de 51k em série com o trimpot de 200k  ou usar um trimpot de 500k com um resistor de 510k entre os pinos 1 e 3...

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Viniratm

Guest
Estava pensando aqui.

Ja que os capacitores de 50nf são dificeis de se achar qual seria melhor 47nf ou 56nf.

Ja montei varios com 47nf de poliester e gostei. Agora vou montar com 56nf CERAMICOS. com a tolerancia deve dar uns 52, 53nf creio eu.

Ja com os de 47nf de polyester deve dar uns 45nf.

Vou testar pra ver no que da.

Abraço a todos.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
A tolerância se refere a diferenças de valor pra cima e pra baixo. Nos cerâmicos comuns podem ser encontradas diferenças bem absurdas.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Viniratm

Guest
Quote from: Alex Frias on 08 de February de 2013, as 16:07:28
A tolerância se refere a diferenças de valor pra cima e pra baixo. Nos cerâmicos comuns podem ser encontradas diferenças bem absurdas.

Caro Alex.

se eu colocar todos de 56nf ceramicos sera que ficaria melhor do que com os 47nf de polyester? Devido a tolerancia?

Abraço.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Os primeiros usavam 50nf cerâmicos... Se quer algo tão "exato" por que não usa dois de 100nf cerâmico ou poliéster em série?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Viniratm

Guest
Quote from: victor nery on 08 de February de 2013, as 16:28:49
Saudações,

Os primeiros usavam 50nf cerâmicos... Se quer algo tão "exato" por que não usa dois de 100nf cerâmico ou poliéster em paralelo?

Abraço

Boa ideia Victor! Valeu.

Mas peguei alguns capacitores de 56nf ceramico e medi aqui no meu capacímetro e alguns estão marcando 51,52 nf..

Abraço.