Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 12:24:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Compressão de Valvulados  (Lida 11822 vezes)
007
Visitante
« : 12 de Outubro de 2009, as 20:12:14 »

Em primeiro lugar parabens pela reforma no site, casa nova-vida nova.
Agora as dúvidas:
Alaguem poderia me infromar se a compressão que ocorre em amps push-pull Classe AB tambem ocorre em amps SE de mesma classe?
Registrado
emaniox
Visitante
« Responder #1 : 20 de Outubro de 2009, as 23:28:29 »

Voce poderia mostrar  um circuito que seja single ended e que opere em classe AB? É que eu nunca vi.
Flw.
Registrado
007
Visitante
« Responder #2 : 23 de Outubro de 2009, as 22:58:01 »

Foi uma questão levantada em uma conversa com um amigo. Esatamos cogitando as possibilidades de amps valvulados e como obtelas com baixas potências.
Registrado
emaniox
Visitante
« Responder #3 : 23 de Outubro de 2009, as 23:04:32 »

Do fundo da minha imaginação, eu acaredito que nao, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a compressao nao seria simetrica como eu esperaria de um amplificador AB.
Registrado
007
Visitante
« Responder #4 : 25 de Outubro de 2009, as 19:18:19 »

Então nesse caso para obter a compreção seria  melhor usar um par de valvulas de baixa potência como ecl82, certo? É claro que há outros fatores, mas com essas valvulas dá para tirar uns 10w a 12w?
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #5 : 28 de Outubro de 2009, as 15:13:37 »

Não rola.

SE funciona em classe A. Isso significa que a corrente quiescente dele é MAIOR que a corrente em plena carga, ou seja, a fonte é menos exigida no máximo volume que quando o ampli está parado.

Como a compressão de valvulado tipo "sag" é um efeito que decorre da deficiência ou "fraqueza" das fontes com retificação valvulada, isso certamente não é observado em SE pelas razões acima.

Em um classe AB de alta potência, leia-se 50W ou mais, a corrente quiescente é MENOR que a corrente em plena carga. Isso significa que se vc exigir o ampli ao máximo, a fonte valvulada "não dá conta", ela "acoca" e sofre uma queda de tensão, diminuindo o ganho e headroom do ampli; resultando em perda de ataque. Com a diminuição do sinal na entrada, pelo decay natural que vem depois do ataque, a fonte reage, a tensão sobe e o ampli retorna às características originais. Isso faz com que a nota receba uma certa "sustentação".

E NÃO, isso não acontece em amplis: classe A em push-pull ou SE; AB de baixa potência; ou com fonte retificada a diodos semicondutores de qualquer potência.
Registrado
BigBlues
Visitante
« Responder #6 : 28 de Março de 2010, as 18:08:19 »

Pelo que li no site da Serrano Amps, isso que o Miaoli escreveu está correto. E mais, a compressão ocorre em amps de média potência como Fender Deluxe e Blues Junior. Segundo um ótimo técnico amigo meu, válvulas retificadoras menos "potentes" facilitam esse efeito. Como pretendo ter 18watts com duas 6v6, usar 5y3 em ves de 5u4 seria uma boa idéia.
Registrado
BigBlues
Visitante
« Responder #7 : 28 de Maio de 2010, as 15:25:41 »

Me surgiu uma dúvida, no caso de usar uma rertificadora 5y3 em um amp de 12watts (ecl82 push-pull power) enão der compressão o suficiente, pode-se usar um resistor auciliar, como se faz nas fontes com diodos?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 28 de Maio de 2010, as 18:20:07 »

Maioli, excelente explanação!

Porém não se falou que tipo de compressão se pode obter num power valvulado de baixa potência com retificação solid-state...

O assim chamado efeito SAG não será possível, já que ele é bem conhecido pela compressão limpa e de ataque lento.

O que se pode conseguir é uma compressão já com algum achatamento da forma de onda e ataque mais rápido, mas que nào chega a soar como o que se conhece como sinal "overdrivado", apesar da distõrção harmônica estar lá. De qulaquer forma o som é interessante e contribui para a nota "cantar".
« Última modificação: 30 de Maio de 2010, as 12:08:09 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
BigBlues
Visitante
« Responder #9 : 30 de Maio de 2010, as 19:26:15 »

Não sabia que a simulação do "sag" com diodos soava diferente da conseguida com válvulas. A "compressão valvulada", pelo que lí no comentário do Alex, é oque procuro. É o último detalhe que falta no meu projeto com 2 ecl82 em push-pull. como disse o  HGamal em outro tópico, isso vai dar um trabalho...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 30 de Maio de 2010, as 20:12:13 »

Um bom projeto pra se sentir a diferença é o Mesa Dual Rectifier, corrijam-me se estiver enganado.

Achei a explicaçào do Maioli bem clara e objetiva.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
BigBlues
Visitante
« Responder #11 : 31 de Maio de 2010, as 02:04:46 »

Sim a explicaçaõ d Miaoli foi 10. Porem com já lí no Blog do Serrano e perguntei a ele no orkut, essa compressão pode ser conseguida com amps de baixa potencia, desde que o circuito tenho as características nessessárias.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #12 : 31 de Maio de 2010, as 12:46:22 »

Na minha modesta opinião, vc está querendo demais de um ampli pequeno. Cada coisa com sua finalidade e suas características, que quando desrespeitadas geralmente não dão em boa coisa. Veja que os modelos IALL, por exemplo, foram feitos em um processo de desenvolvimento bem canalizado que deu em um resultado específico e comprovadamente interessante. Um modelo de 12W pode ser canalizado para incluir o SAG no desenvolvimento, mas não creio que realmente vá fazer diferença.

E o mais importante: o SAG é um defeito, e não um efeito. Isso significa uma vida curta para a válvula retificadora.

Já tive um ampli duovox 120 que tinha o sag bem pronunciado. Me encheu o saco por dois motivos: 1 - só rolava bem perto do máximo. Falo de um ampli de 4 x 6l6... por uma caixa de 4x12. De que adianta, se eu precisava usar protetor auricular pra não ficar surdo com o som do ampli e louco com a reclamação dos vizinhos da quadra inteira? 2 - Quando queria ataque, que é algo que todo mundo quer, não dava pra tocar no volume que provoca o sag. Resultado: o ampli passou a ser usado em volumes compatíveis com o conforto meu e da vizinhança e bem longe da região de sag.

O primeiro problema acho que não é o seu caso, mas o segundo certamente. O ampli pequeno tende a ser tocado no máximo, que é onde ele dá o seu melhor som, o que vai te deixar sem uma opção de bom ataque.

Uma solução seria usar o resistor simulador de sag com uma chave de bypass. Até pra saber se vale a pena ou não, qual o valor que provoca a melhor emulação, etc., pois fica o comparativo feito no mesmo ampli e setup. Taí uma experiência que pode desmistificar muitos preconceitos e certezas prontas, inclusive as minhas.
Registrado
BigBlues
Visitante
« Responder #13 : 31 de Maio de 2010, as 20:22:36 »

Concordo com você, o fato de montarmos nosso próprios equipamentos nospermitem fazer experiências que não seriam possívei comprando nas lojas. Meu objetivo é usar um válvula retificadora trabalhando perto da "áreado sag", gerando esse efeito (ou defeito) de forma que não detone tanto a válvula. E usar um resistor auxiliar para completar a compressão. Sei que parece loucura, mas quem aqui no Handmades consegue ser normal?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 31 de Maio de 2010, as 21:04:10 »

Senhores e BigBlues,

acho que a discussão chegou ao seu limite. Acho que só resta agora o BigBlues testar teoria. Embora não acredite muito, desejo que o BigBlues alcance o "timbre perdido" e obtenha sucesso.

Rapaz, vai fundo e boa sorte.
« Última modificação: 31 de Maio de 2010, as 21:25:04 por Plautz » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal