Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 15:03:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Adaptações em pre amps para uso em powers diferentes  (Lida 7761 vezes)
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« : 09 de Março de 2011, as 15:10:41 »

amigos e mestres,

to com uma dúvida e acho que é meio boba mas eu de fato ainda não sei, é o seguinte:

Analisando um esquema de uma válvulado, quais os principais fatores que devemos considerar ao pensar em adaptar um pré qualquer para o uso em power a parte.
Exemplo: Quero pegar um power de uma marca qualquer, Fender, marshall, hiwatt etc. E adaptá-lo ao uso em power, podendo ser um 18w marshall ou mesmo no Iall 10.5.
O que devo avaliar ao tentar essa adaptação?

abraços.
Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 09 de Março de 2011, as 15:19:58 »

acho que o importante é, analisar se o pré atende às suas necessidades (guitarra, voz, audio hifi, etc) e dai ver se a saída dele tem condição de excitar o power, se sim, não vejo mais detalhes....
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #2 : 09 de Março de 2011, as 15:25:57 »

E ai Flávio,

então, no caso considerando amps de guitarra e também cada um sabendo o seus aspectos relativos ao som. Claro que o casamento dará diferenças no som e tal, mas essa curiosidade é bacana. =]

Eu temo um pouco é pela complexidade técnica (se há) desse casamento.

obrigado pela resposta.

Abraço

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
flaviobei
Visitante
« Responder #3 : 09 de Março de 2011, as 15:33:00 »

então jorge, mas qual seria a complexidade desse casamento?

o pré pega o sinal da fonte (microfone, guitarra, dvd player, etc) faz os ajustes de tom e aumenta o ganho pra que um power consiga usar.

os powers em geral precisam de um sinal com mais milivolts que o original que saiu da guitarra, pra isso funciona o pré amp..

basicamente o caminho é esse

fonte >> pré amp >>> power

se você está citando a parte técnica de ligações, geralmente é bem simples, pois um pré amp pra guitarra por exemplo é mono e tem uma saída e um terra, isso você liga na entrada do power e temos som..

realmente deve ser bem curioso fazer várias combinações de pré e power... com certeza o som vai mudar muito de um pré para outro e não sei te dizer como os power reagem a prés diferentes, eu acho que só mudaria o volume, visto que o "timbre" deve vir do pré
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #4 : 09 de Março de 2011, as 15:41:31 »

Flávio,

valeu demais pela explicação.

A parte técnica a qual eu me referia não é exatamente a ligação mas sim o casamento, por exemplo acontecer como você citou mais acima de o pré, mandar um sinal maior do que o que o power está preparado para receber e esse ser excitado exageradamente, entende?
Nesses casos não há necessidade de trabalho nas impendâncias, certo?
Exemplo: Imagino que um pré da Marshall ligado a um power fender irá excitar mais o power do que um pré fender, certo?

abraços.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
flaviobei
Visitante
« Responder #5 : 09 de Março de 2011, as 15:47:08 »

pra falar com certeza só com os esquemas...
um excesso de amplificação no pré vai distorcer muito no power, mas não sei se chega a ser perigoso, a ponto de detonar sua potência.. vou pesquisar algo e já posto aqui
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #6 : 09 de Março de 2011, as 17:01:41 »

Então Flávio, de acordo com o meu pouco conhecimento de válvulados também não teriamos muito problema mas não custa nada ver com quem tem mais experiência.

Pelo que to lendo aqui, o que mais afetaria é no caso que citei acima de excitar excessivamente a ponto de vc conseguir som limpo apenas a m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) baixo volume, entretanto isso não parece ser danoso ao circuito. Pode ser que encurte a vida útil das válvulas do power mas ai eu já não sei dizer.

Pensando aqui, me deu vontade de ter a montagem de um pré do bassman usando o power iall 10.5, acho que daria uma coisinha m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) boa em termos de som.

O que acham a respeito?

abraço.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 09 de Março de 2011, as 18:09:50 »

Jorge,

O IALL precisa de algo em torno de 1V RMS para dar máxima potência. A sensibilidade varia um pouco, em alguns IALLs 700mV já chega lá, em outros 1.1V.

Assim, o pré tem que fornecer no máximo 1 V de saída. Valores acima destes irá causar ruídos e outros bichos.

Alguns acham que podem saturar a entrada, entregando 15V na entrada do IALL, o resultado, pelo menos para mim, é horrível, uma distorção pouco usável, captação de muito ruído e muitas vezes oscilação.

Limite a saída do pré a 1V, fique de olho nos loops de terra e vai dar tudo certo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #8 : 09 de Março de 2011, as 18:26:15 »

Hgamal,

obrigado por essa aula em poucas linhas. Smiley

Outras perguntas: Eu posso simplesmente diminuir essa saída do pré, caso ela esteja saindo muito alta, antes de mandar pro power?

Outra dúvida é: Quais os parâmetros no caso do Iall que definem qual a tensão ideal que o power deve receber? As tensões de trabalho das válvulas dele?

To aqui dando uma pesquisada usando o The Tube Amp Book e nele o que o autor diz é que a função do pré é simplesmente elevar a entrada ao nível em que o power trabalha, casando exatamente com o que todos disseram acima.

(Outra coisa, se eu tiver enchendo o saco é só avisar. Smiley )
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 09 de Março de 2011, as 19:56:49 »

Hgamal,

obrigado por essa aula em poucas linhas. Smiley

Outras perguntas: Eu posso simplesmente diminuir essa saída do pré, caso ela esteja saindo muito alta, antes de mandar pro power?
Em princípio sim. O problema é fazer isto sem alterar as características do pré

Citar
Outra dúvida é: Quais os parâmetros no caso do Iall que definem qual a tensão ideal que o power deve receber? As tensões de trabalho das válvulas dele?
O IALL tem um documento que chamo de labnotes, lá tem algumas destas informações.

Citar
To aqui dando uma pesquisada usando o The Tube Amp Book e nele o que o autor diz é que a função do pré é simplesmente elevar a entrada ao nível em que o power trabalha, casando exatamente com o que todos disseram acima.
Nada mais certo. Apenas lembre que alguns destes prés excitavam powers muito pouco sensíveis. Alguns com necessidades de 5 VRMs ou mais!

Citar
(Outra coisa, se eu tiver enchendo o saco é só avisar. Smiley )
Quando começar eu falo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #10 : 09 de Março de 2011, as 21:19:20 »

Hgamal,

Quanto a diminuir a saída ficou claro.

por hora, você poderia me dar alguns exemplos desses prés pouco sensíveis?

Já tinha o documento do iall com a última atualização e agora deu pra dar uma estudada melhor nele.
O Iall pode ser considerado um Power sensível, então?

obrigado pela paciência.

abraço.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
marcelosaguiar
Visitante
« Responder #11 : 25 de Maio de 2011, as 18:19:25 »

Qual power eu posso usar no pré JCM 800?? alguma dica??
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 25 de Maio de 2011, as 19:46:46 »

Qual power eu posso usar no pré JCM 800?? alguma dica??

o do próprio JCM 800 ?? Undecided
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcelosaguiar
Visitante
« Responder #13 : 25 de Maio de 2011, as 23:32:03 »

Opa, eu quis dizer do pré em formato de pedal do jcm 800.Se eu colocar um power nele que casa certinho será que fica bom? e qual colocar?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 26 de Maio de 2011, as 01:09:52 »

...quais os principais fatores que devemos considerar ao pensar em adaptar um pré qualquer para o uso em power a parte.
Exemplo: Quero pegar um power de uma marca qualquer, Fender, marshall, hiwatt etc. E adaptá-lo ao uso em power, podendo ser um 18w marshall ou mesmo no Iall 10.5.
O que devo avaliar ao tentar essa adaptação?

abraços.
Jorge

Completando o primeiro post do Flavio, e os posts do Haroldo (HGamal), se o que voce se refere é utilizar o send de um pre e ligar no return de um outro power, (em alguns amps tem o preout e poweramp in, é praticamente a mesma coisa de send/return), o que se deve analisar no "casamento" sao ops niveis de sinal, geralmente expressos em dB.

Alguns amps tem uma chave de seleçao de nivel, outros nao tem tal chave...

O ideal é saber qual a sensibilidade do power, e qual a intensidade emitida pelo pre.
Pode variar muito de um amp a outro.
Tem amp com as opcoes -16dB, -7dB, 0dB, +4dB.

Cada uma dessas "intensidades" pode ser para um uso especifico.
-20dB e -16dB sao a intensidade de saida de um pedal ou guitarra, 0dB e +4dB sao intensidades de "linha" um é americano e o outro é europeu, nao lembro se nesta sequancia...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal