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Autor Tópico: Tube Screamer TS-808 Clone  (Lida 149041 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #240 : 08 de Novembro de 2012, as 21:28:02 »

Será que o op-amp não torrou não?
Eu sou fera em torrar op-amp....

A sim, o problema é no flip-flop....  Talvez seus fets não estejam polarizados corretamente.

O Plautz descreveu problema parecido no primeiro post. Então eu tentaria como funcionou com ele, mudando os C114 e C115 para 470pf, assim como o flip-flop descrito inicialmente.

Outro ponto interessante é que o 2SK30A é bem temperamental, temos quatro versões dele a R, O, Y e a GR:
http://www.on-ele.org/up/2SK30A.pdf

A recomendada para este projeto é a Y nas duas posições.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 21:46:13 por felixmeirelles » Registrado
Thomas
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« Responder #241 : 08 de Novembro de 2012, as 21:41:23 »

Pois é, também tinha pensado nisso, mas estão polarizados corretamente, foi uma das primeiras coisas que conferi.
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felixmeirelles
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« Responder #242 : 08 de Novembro de 2012, as 21:47:05 »

Você testou mudar os C114 e C115 para 470pf?

Outra coisa, agora em relação aos 2SC1815, as vezes alguns fabricantes lançam clones com terminais invertidos deles(na verdade de todos eles), por isso é sempre bom dar uma olhada no HFE usando um multímetro conferindo se as "pernas" estão nos lugares certos olhando um datasheet do componente original:

http://www.laro.com.pl/pdf/2sc1815.pdf

No caso ele tem que ser E-C-B, mas existem muitos casos de gente que acaba encontrando de E-B-C (meu caso por exemplo), ai temos que "cruzar" umas pernas (e inverter o lado dele), se é que você me entende...   Cheesy

Veja uns transistores com pernas cruzadas nesse meu projeto, justamente no flip-flop (canto esquerdo em cima):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 21:58:23 por felixmeirelles » Registrado
Thomas
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« Responder #243 : 08 de Novembro de 2012, as 22:09:13 »

No meu caso eles são E-C-B mesmo. Os meus 2sx30A são da versão Y. Os capacitores aos quais o Plautz se referiu no primeiro post eu acho que são os dos CR's, não?
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felixmeirelles
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« Responder #244 : 08 de Novembro de 2012, as 22:39:10 »

Plautz no primeiro post:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)



Tenta 470pf depois 220pf no lugar dos 1nf.


Veja essa imagem do esquema do irmão do TS808 o SD-1 (no caso C15 e C16 os dois a 220pf):
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 23:11:08 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #245 : 08 de Novembro de 2012, as 23:02:00 »

Enquanto eu lia as ultimas respostas, o Felix respondeu o que eu iria responder...

O caso dos capacitores que estao citando, é que muito esqemas na rede indicam 100pF.
Na verdade, como ja dito, o valor correto do capacitor de CR é 1000pF (1nF) e nao 100pF.
Os demais capacitores deste trecho tambem sao de 1nF (C113, C114 e C115).
O proprio fabricante nao tinha para substituiçao o "CR", ter ate deveria ter, mas nao fornecia. Porem indicava "cunstrui-lo", e indicava o valor de 1nF, como tambem o fabricante recomendava a troca de C113 para 2n2, e a retirada de R129 e D106 e ligação direta dos emissores dos transistores deste setor, ao GND, em casos de instabilidades.

Mantenha em mente que CR nao é um capacitor e sim um capacitor em paralelo com um resistor, de 100K.
Por acaso nao é isso que aconteceu, faltor o resistor!?

Outra coisa, agora em relação aos 2SC1815, as vezes alguns fabricantes lançam clones com terminais invertidos deles(na verdade de todos eles), ...
No caso ele tem que ser E-C-B, mas existem muitos casos de gente que acaba encontrando de E-B-C (meu caso por exemplo...
É o que aconteceu comigo com os 2SC945 e 2SC2458.
Os C945 foi no flanger que montei, mas logo suspeitei porque o led ficava o tempo todo aceso, mesmo quando desilgava a suposta base do transistor, e nada funcionava, nem oscilador, nem flip, etc...

Faça este teste, retire R130, veja se o led apaga ou fica aceso.
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felixmeirelles
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« Responder #246 : 08 de Novembro de 2012, as 23:14:56 »

Em caso de instabilidades, a Ibanez avisava, copiem o flip-flop da boss,  Cheesy.

Brincadeira, mas se eu estivesse no seu caso, das duas uma, o eu tirava tudo e deixava True By Pass, ou copiava certinho o esquema da boss, fazendo o CR 470pf-100K, e jumpeando como o mestre GrAmorin disse.

Fazendo primeiro esta dica:
"Faça este teste, retire R130, veja se o led apaga ou fica aceso."
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 23:18:34 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #247 : 08 de Novembro de 2012, as 23:18:07 »

Todos os capacitores referidos estão com valor correto, 1n (102 no código do capacitor), bem como o CR está montado corretamente, um resistor de 100k em paralelo com um capacitor de 1n. Fiz o teste de retirar o resistor R130, o led fica apagado. Eu não tenho capacitor de 470pF aqui agora, mas farei o teste provavelmente amanhã.
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« Responder #248 : 08 de Novembro de 2012, as 23:19:03 »

Entao deve ter algum curto.
Da uma conferida com calma.
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felixmeirelles
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« Responder #249 : 08 de Novembro de 2012, as 23:24:02 »

Ou algum componente do flip-flop com valor errado...

Na minha ultima montagem debuguei por 3 dias até descobrir que tinha um 470k no lugar de um 47k...

Usei esses Metal-filme novos que são péssimos para identificar as cores, tudo para mim parece preto......
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« Responder #250 : 08 de Novembro de 2012, as 23:25:08 »

Essas placas quando sao mais compactas, debugar leva um bom tempo  Cheesy
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Thomas
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« Responder #251 : 08 de Novembro de 2012, as 23:25:52 »

Irei conferir novamente com calma. Mas não é natural que o led fique apagado,sendo que eu retirei o resistor que polarizava o Q107 (que fecha a conexão do led ao terra)?
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« Responder #252 : 08 de Novembro de 2012, as 23:29:16 »

Quando estva com o resistor, ficava aceso?
Mantenha o resistor em ligação com Q107.
A outra ponta do resistor toque no + da alimentação, depois toque no GND, o led acende, apaga?
Isto vai indicar que o transistor esta bom.

Se possivel poste foto da montagem.
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« Responder #253 : 09 de Novembro de 2012, as 12:19:54 »

O led permanece sempre ligado, os transistores estão na posição correta, e a principio são os corretos, o nome deles é C1815 (comprei como sendo o 2sc1815) Abaixo segue as medições dos pontos que me pediu:
c110 = 3,1V
c112 = 0,33V
Q106 coletor = 6,13V
Q105 coletor = 0,68V

Uma vez tentei colocar o 2SC1815 no flip-flop de um DS-1 e o que ocorreu foi que o efeito era acionado mas o led permanecia apagado.
Resolvi o problema colocando dois BC548.
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Thomas
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« Responder #254 : 10 de Novembro de 2012, as 00:42:17 »

Bem... fiz os testes com o Q107 e constatei que ele está bom, com o resistor noa alimentação, o led ficou aceso, com o resistor no terra o led ficou apagado. Troquei  os capacitores C110  e C112 para 470pF, troquei os transistores (2sc1815) de lugar um com o outro, troquei o capacitor C113 para o valor de 2,2nF, conferi as ligações da placa, se não havia algum curto e também os valores dos componentes, mas ainda nada...continua não funcionando o bypass. Não tenho como tirar foto da montagem. Se alguém souber, gostaria que explicasse o funcionamento do bypass, principalmente a parte dos capacitores C113, C114, C115 e os CR's.
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