Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 02:19:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 21   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tube Screamer TS-808 Clone  (Lida 148946 vezes)
plautz
Visitante
« : 13 de Março de 2011, as 16:56:15 »

Senhores(as),

Há muito tempo havia o desejo de clonar esse pedal clássico, e quem mais me perturbava lembrava sobre isso era o Roberto Alves, em seu desejo incontrolável de ter um TS-808 100% clone.

As dificuldades foram muitas, pois não haviam muitas fotos, que fossem boas, das quais eu pudesse clonar a placa. Ainda, com as fotos postadas pelo usuário Tunning Handmade, no fórum antigo, algumas peças não puderam ser identificadas, e esquemas que rolam na internet todo mundo sabe a caca que é (mais abaixo faço um comentário sobre isso).

Pois bem, com as fotos postadas pelo Tunning, eu havia começado o processo de clonagem, mas esbarrei em algumas dificuldades: algumas trilhas não apareciam bem, o tamanho da placa não ficou bem claro, e era impossível saber o valor de algumas peças.

Os arquivos que foram usados no processo de clonagem ficaram guardados durante muito tempo, até que São Gamal (sempre ele), me presenteou com uma cópia do service manual original do TS-808. É tão velho, mas tão velho, que onde era para se branco está amarelo. E um amarelo forte, nada de amarelo pálido, que em alguns momentos prejudicou o entendimento, senão não haveria graça....

De posse do service manual, as dificuldades foram iniciais foram superadas. Clonei uma primeira versão da placa, montei e.... não funcionou.

Não chaveava mas nem com reza braba. Haroldo levou a montagem para casa e também não conseguiu resolver o problema. Então deixamos o pedal de lado e trabalhamos em outras coisas.

No carnaval, sem nada para fazer, decidi montar na protoboard a parte de bypass do circuito para verificar o porque de não funcionar. Assim fiz, mas continuava não chaveando.

Então montei o circuito de chaveamento da Boss, que funcionou perfeitamente. Fiquei encucado, pois os circuitos são muito parecidos, com uma ou duas diferenças.

Desenhei os esquemas no eagle, o da Boss retirado do DS-1 Clone e o da Ibanez que teimava em não funcionar.

Só haviam duas pequenas diferenças: o sinal do transistor que comanda o led é retirado em transistores diferentes, e o aterramento desse transistor também é feito de forma diferente.

Excetuando isso, que considerei apenas como diferença estrutural, somente o valor dos capacitores em paralelo com os resistores (marcados no esquema como CR1 e CR2) diferiam. No da Boss estavam como 470pF e no da Ibanez como 100pF.

Troquei os capacitores de 100pF pelos de 470pF e bingo! Passou a chavear.

De posse dessa informação, saí à cata de uma foto que me permitisse ler o valor do capacitor. Achei uma, e nele estava marcado 102 (1nF). Aqui estava o problema inicial. Nos esquemas ditos completos que tem na internet, esse capacitor está assinalado como 100pF, e eu assumi que estava correto, até porque tem pedal da Boss que usa capacitores de 220pF. Por essas e outras que não confio em esquemas de internet. Não pelo menos sem antes pesquisar muito.

O próximo passo era montá-lo corretamente. A placa que tinha feito já estava completamente baleada. E já que iria fazer uma placa nova, resolvi verificar a questão de tamanho. Tinha achado-a muito pequena (5,96 x 5,67 cm) e os componentes ficavam muito espremidos.

Assim, importei a imagem da placa no eagle e coloquei os componentes nas posições. Após finalizar isso, terminei com uma placa de 7,75 x 7,74 cm. A montagem ficou melhor, mas ainda fiquei com a pulga atrás da orelha.

Montei assim mesmo, e após um pequeno problema com o jack de saída, o pedal passou a funcionar corretamente.

Mas ainda estava encucado com a questão do tamanho da placa. A primeira me parecia muito pequena. A segunda, muito grande.

Então fez-se a luz: A caixa do TS-808 original tem as medidas internas parecidas com os da Boss. Ficou fácil: abri o arquivo do DS-1 clone e ví que a largura era de 6 cm. Peguei a imagem do service manual, redimensionei para que ficasse com esse tamanho em sua largura, acompanhando para ver se batia com o padrão do CI de 8 pinos e vetorizei a placa novamente. Usei o mesmo tamanho (6cm) pois as placas clone da Boss que fiz encaixam perfeitamente nas caixas da Boss. Assim, terminei com uma placa de 6 x 6,07 cm.

O resultado está em anexo. O pdf contém instruções para montagem do clone 100% deste pedal que é chamado de clássico e que alguns chegam a cobrar mil reais.

Agora não há mais motivo para não ter um legítimo TS-808.

Na foto, a placa (com o tamanho errado, maior), a montagem realizada, e Roberto Alves, Haroldo Gamal e Alex Frias testando o pedal no conjunto pré fender e IALL 10.5.

Até tentei fazer um vídeo, mas a qualidade ficou tão podre que não me atrevo a publicá-lo.

O resultado não podia ser outro senão satisfação total. Mesmo com a cara de espanto do Gamal.

Alguns avisos:

1) A montagem não é para quem não tem experiência anterior com eletrônica;
2) A placa é extremamente espremida. Ao fazer a placa, na hora de furar, no máximo usem broca de 0.9mm (de preferência de 0.8mm). Caso contrário corre-se o risco da broca comer o cobre onde não deve;
3) Cuidado ao corroer a placa. Como ela é muito densa (trilhas muito perto) é fácil ter um curto por uma área não corroída. Assim, usem percloreto novo, de preferência;
4) De igual forma, atenção especial deve ser dispensada na hora da soldagem: qualquer descuido e haverá um curto.
5) O som do pedal é completamente diferente ao ser usado em amplificador valvulado e transistorizado. Aos meus podres ouvidos, no valvulado mudou da água pro vinho em relação ao transistorizado (ou com CI, como queiram).

Agradecimentos:

Tunning Handmade, pelas fotos que permitiram iniciar o processo;
Alex Frias, pelo ouvido apurado e por comparar o clone com o original;
Roberto Alves, por não me deixar esquecer o pedal, nunca;
Haroldo Gamal, por sempre me fazer superar limites, e também por depurar minhas montagens mal feitas.

Documento do projeto.

Abraços.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, as 03:28:35 por Plautz » Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #1 : 13 de Março de 2011, as 17:00:24 »

Parabens Plautz, òtima contribução!

vou fazer um pra mim já!
Registrado

Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #2 : 13 de Março de 2011, as 17:15:26 »

Plautz,

parabéns mesmo cara!
Fantástica a dedicação! Muito muito bom.

Uma pergunta: Quando você diz que o pedal mudou da água pro vinho, você quer dizer que mudou pra melhor? Como foi a mudança?

abraço.

Jorge
« Última modificação: 13 de Março de 2011, as 17:17:30 por Jorge Lopes » Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
plautz
Visitante
« Responder #3 : 13 de Março de 2011, as 17:29:00 »

Plautz,

parabéns mesmo cara!
Fantástica a dedicação! Muito muito bom.

Uma pergunta: Quando você diz que o pedal mudou da água pro vinho, você quer dizer que mudou pra melhor? Como foi a mudança?

abraço.

Jorge

Você prefere água ou vinho?

Eu prefiro vinho. É bem melhor... Smiley

Quanto à Como foi a mudança?, não dá pra falar. Só ouvindo.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Março de 2011, as 17:46:11 por Plautz » Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #4 : 13 de Março de 2011, as 17:54:15 »

parabens galera!!
fico d++++
onde acho essa ligação para usar o push button ?
« Última modificação: 13 de Março de 2011, as 17:57:41 por t2guitarra » Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #5 : 13 de Março de 2011, as 17:58:06 »

Parabéns Plautz, cara você é (sem palavras) ! Eu também procurava esse pedal há algum tempo, grande contribuição para nós aqui dos handmades!
Parabéns novamente, grande contribuição!
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #6 : 13 de Março de 2011, as 18:20:38 »

Incrível!

Muito obrigado!
Registrado
Jorge R
Visitante
« Responder #7 : 13 de Março de 2011, as 19:03:27 »

Obrigado Plautz

Vou realizar um sonho antigo!  Grin
Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #8 : 13 de Março de 2011, as 19:08:52 »

SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns ao carioca fake, ou melhor o grande Plautz!!!
Espero que tenha sido uma surpresa para o Roberto, afinal o projeto era inicialmente para ele.
Você é o cara e TODOS da foto me devem cervejas.
Vocês terão a chance muito em breve.

Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
filhipi
Visitante
« Responder #9 : 13 de Março de 2011, as 19:19:38 »

Excelente pdf. Excelente layout. Excelente tudo! Já montei 2 tubescreamer e assim q possível, montarei essa versao. Só uma dúvida. O resistor misterioso (R119), qual valor foi usado?
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #10 : 13 de Março de 2011, as 20:35:52 »

parabens a todos envolvidos!!!

com certeza montarei um!
uma pergunta: visualizando o pdf,, as trilhas ficam com alguns repuchos,,, como se fosse pontas saindo das trilhas,,, será que é só aqui no meu pc?

e mais uma vez parabens!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #11 : 13 de Março de 2011, as 22:41:38 »

SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns ao carioca fake, ou melhor o grande Plautz!!!
Espero que tenha sido uma surpresa para o Roberto, afinal o projeto era inicialmente para ele.
Você é o cara e TODOS da foto me devem cervejas.
Vocês terão a chance muito em breve.

A diretoria já sabia né Sapo.

E por este, você vai pagar umas cervas para mim. Smiley

Excelente pdf. Excelente layout. Excelente tudo! Já montei 2 tubescreamer e assim q possível, montarei essa versao. Só uma dúvida. O resistor misterioso (R119), qual valor foi usado?

Leia o documento inteiro. Se você olhar o esquema, irá ver que está escrito "partes em vermelho são mostradas no esquema mas não usadas na placa".

Como eu disse no início, as instruções estão completas.

parabens a todos envolvidos!!!

com certeza montarei um!
uma pergunta: visualizando o pdf,, as trilhas ficam com alguns repuchos,,, como se fosse pontas saindo das trilhas,,, será que é só aqui no meu pc?

e mais uma vez parabens!

É do seu pc.

Deixe-me adivinhar: está usando o foxit pdf reader? Se sim, troque. Não tem nada repuxado.

Abraços e obrigado à todos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 13 de Março de 2011, as 22:53:19 »

Até onde lembro do meu antigo TS-808, esse está na cola mesmo.  Impressionou!!!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #13 : 14 de Março de 2011, as 00:03:45 »

Parabéns Plautz ficou show !! Bravo
Registrado
Victorblues
Visitante
« Responder #14 : 14 de Março de 2011, as 09:35:30 »

Plautz,

Sou musico a muitos anos mas amador em eletronica e calouro (cabaço) aqui no Handmades, site o qual acompanho a muito tempo, lendo e aprendendo sobre o universo DIY voltado à musica. Porém sem participar, só que senti necessidade de agradecer e o parabenizar.
Realmente seu projeto ts808 está em um nível profissional... um trabalho de mestre que esse pedal histórico e fundamental a tantos guitarristas mereceria ter a anos. Tenho um 808 tonepad feito no meu inicio em eletronica que tem timbre anos luz atras do verdadeiro Ibanez.

Agora senti que vou poder chegar perto do timbre tão desejado por bluesman espalhados pelo mundo afora...

Parabens e abraço
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 21   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal