Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 12:20:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto em desenvolvimento  (Lida 22211 vezes)
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #15 : 01 de Abril de 2011, as 23:40:36 »

Parabéns e que o "lado bom" da força esteja com você. Bravo
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 03 de Abril de 2011, as 16:41:23 »

Mais uma foto, com o arremedo de VCA e o de VCF funcionando.  Tenho que reduzir o número de controles para que possa caber em uma caixa padrão EHX Nano.  A contagem mínima está em 7 knobs, mais uma chave, pelo menos, fora a tradicional 3PDT e o LED.  Encomendei 10 potenciômetros miniatura, que devem caber em duas fileiras, contando com a chave.
Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #17 : 03 de Abril de 2011, as 16:51:39 »

oloko ...
Registrado

diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #18 : 03 de Abril de 2011, as 19:15:35 »

2 fontes?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #19 : 03 de Abril de 2011, as 20:33:33 »

Grande projeto!!! E que ginástica fantástica... Creio que o resultado final será impressionante! Se eu puder ajudar em algo, nem precisa gritar, ok?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #20 : 03 de Abril de 2011, as 22:18:23 »

2 fontes?

As duas fontes não são necessárias, na verdade.  Eu já havia montado um Idiot Wah separado para testar, e apenas interliguei os circuitos, usando o controle ótico comum aos circuitos.

Grande projeto!!! E que ginástica fantástica... Creio que o resultado final será impressionante! Se eu puder ajudar em algo, nem precisa gritar, ok?

Valeu pela oferta, Alex, pode deixar que não vou gritar, ok?   Cheesy

O som ficou muito interessante, bastante suave e "acompanhante", mas ainda tenho que trabalhar mais no controle de filtro (VCF), que está muito abrupto no final.  Vou ter que referenciar o led dele de forma diferente, para atuar antes do VCA.  Coisa simples, mas estou fazendo esse monstrinho devagar, e estou com obras em casa agora...     Toma na Cabeça

A próxima fase, agora, é a de equiparação de níveis de sinal, para que fique simples de se regular.  Uma coisa que ficou bem legal é a possibilidade de se obter na saída, além das oitavas monofônicas, o som direto e o mesmo som em onda quadrada, distorcido como um Ultra Fuzz sem o efeito gate violento que ele tem.  Vou disponibilizar uma chave de corte do gate e um potenciômetro para nível de atuação, também.  Com relação ao VCF, estou pensando em um potenciômetro para misturar o som direto (com todos os efeitos de oitava e afins) e o filtrado, com um potenciômetro ao estilo "panorama".  Aceito sugestões!    Wink
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 15 de Maio de 2011, as 23:05:50 »

Segue um esquema parcial do projeto, ainda sem os filtros.  Muito dele foi baseado no Slacktave CMOS, com um pouco do Donkey Kong e do Truth Table.

Opiniões e ideias são bem vindas.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #22 : 19 de Maio de 2011, as 22:57:10 »

Segue uma versão quase final do circuito.  Estou com dúvidas com relação ao misturador final do som processado pelo filtro.   Se alguém tiver outras ideias, por favor, sinta-se à vontade.
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, as 23:00:03 por Adiel » Registrado

Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #23 : 19 de Maio de 2011, as 23:18:42 »

São Paulo é uma terra árida em matéria de companheiros para desenvolvimento.
No Rio, por outro lado, temos as reuniões de Plautz, robertão, Frias e Gamal. Inveja!
E agora vem o Adiel com esse projetão. Parabéns aí Adiel pela paciência. E, vai ser maluco por oitavador lá longe.
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 19 de Maio de 2011, as 23:22:15 »

Tenho muito a agradecer a você por ele, Güero, que me passou o link para o projeto de Solderman, lembra?  Eu modifiquei algumas coisas nele, e já testei tudo junto, a não ser o controle "MIX", que estou com medo que aja como um controle de tom que vai roubar muito sinal da fonte.  Aí eu teria que colocar mais um buffer.  O que você acha?

Mensagem Mesclada
Antes que me esqueça, ainda falta um controle de tonalidade, que estou vendo como vou implementar, pois se eu colocar depois dos resistores do misturador principal, o som quase desaparece, daí a colocação do resistor de 100K em série com um capacitor de 100n, que amenizam o "ardido" das ondas quadradas.

Mensagem Mesclada
Talvez funcione melhor assim:
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, as 23:46:05 por Adiel » Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #25 : 22 de Maio de 2011, as 17:12:24 »

Resolvidos alguns problemas de nível, melhoria de tracking com a adição de C16, mudança no circuito do potenciômetro de mistura (Mix), adequação do controle de tonalidade.

O resistor R45, em paralelo com o LDR PH2, pode ser reduzido para enfatizar as frequências altas do filtro, ou pode ser substituído por um pedal de expressão.  Ainda não deu para gravar amostras de som, fica para a semana.   
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 24 de Maio de 2011, as 07:04:03 »

Putz!!  legal o circuito!!

Não me furtando das sugestões:
1) CRIAÇÃO DE HISTERESE: Quase fiquei louco procurando C16 no circuito errado!  Minha sugestão: retire(ou diminua) C16; coloque um resistor (ou potenciômetro) de 100k entre os pinos 8 e 10 do IC1C; diminua R8 para 10k.  daí tu criará um histerese, que irá melhorar o tracking.

2)RETIRE C31(coloque um fio no lugar), pois não está sendo útil.

3) (Sugestão perfeccionista teimosa) a polarização somente com um resistor ao Vcc dos transistores T1, T3, e T4 é muito precária e pode trazer chiadeiras e zumbidos, além de vazamento por fonte.  Melhor seria colocar um "terra virtual", parecido com VDD, mas com o resistor de cima de valor 10k, e de lá puchar resistores para polarizar os transistores.  sendo menos perfeccionista, poderia até puchar de VDD mesmo, diminuindo o valor resistor de polarização, que tá prá lá de grandão em valor.

4) O circuito de controle de volume, com o transistor T1, pode ser substituido por um circuito que não altere a tensão de polarização, e consequentemente a polarização do emissor.  Me lembro de ter enviado a sugestão de circuito.  Aqui mando dnov, parecido com antes...   desconsidere o capacitor de entrada(C2 na figura) desnecessário no teu circuito.  Os valores de R11 e C22 devem ser alterados conforme a conveniência do teu circuito.  No circuito original, caso a despolarização seja muito pronunciada, poderemos ter instantes sem som das oitavas, durante certos momentos de início de tracking.

Por fim, conselho se fosse bom, não se dava se vendia.  Por isso, o melhor mesmo sempre é o projetista que escolhe.

Abraços, T+
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #27 : 24 de Maio de 2011, as 07:33:53 »

Que gambiarra, nem me arrisco a fazer uma coisa dessas
kkkkkkkkkkkkkkk
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #28 : 24 de Maio de 2011, as 07:56:59 »

Patines, primeiramente, muito obrigado por sua atenção, pelos valiosos conselhos e pelas observações!  Vou experimentá-las por aqui, mas esses circuitos foram feitos assim por certos motivos:

1) CRIAÇÃO DE HISTERESE: Quase fiquei louco procurando C16 no circuito errado!  Minha sugestão: retire(ou diminua) C16; coloque um resistor (ou potenciômetro) de 100k entre os pinos 8 e 10 do IC1C; diminua R8 para 10k.  daí tu criará um histerese, que irá melhorar o tracking.

A rede RC formada por R8 e C16 atua como mais um filtro passa baixas, além do Butterworth do segundo opamp.  O tracking estava errático sem ela, e melhorou bastante após a sua inserção.  IC1C é um comparador, que visa a equalização do nível de sinal para alimentar os integrados CMOS, e temo que, caso ponha um controle de ganho conforme sua sugestão, esse sinal caia a níveis que possam prejudicar o funcionamento das portas e do contador.  Vou experimentar.

2)RETIRE C31(coloque um fio no lugar), pois não está sendo útil.

Parece que não está sendo útil, mesmo.  Meu receio era que o elo da junção base-emissor, junto com o resistor de 10K pudesse "roubar" o sinal de alta impedância na saída do mixer.  Bobagem minha, confesso...   Cheesy

3) (Sugestão perfeccionista teimosa) a polarização somente com um resistor ao Vcc dos transistores T1, T3, e T4 é muito precária e pode trazer chiadeiras e zumbidos, além de vazamento por fonte.  Melhor seria colocar um "terra virtual", parecido com VDD, mas com o resistor de cima de valor 10k, e de lá puchar resistores para polarizar os transistores.  sendo menos perfeccionista, poderia até puchar de VDD mesmo, diminuindo o valor resistor de polarização, que tá prá lá de grandão em valor.

Boa ideia, que usei já no transistor de saída. Güero já havia comentado sobre isso, com relação a FETs.  Vou usar o VDD e resistores de uns 470K, por razões de simplificação do circuito, o que norteou o projeto.

4) O circuito de controle de volume, com o transistor T1, pode ser substituido por um circuito que não altere a tensão de polarização, e consequentemente a polarização do emissor.  Me lembro de ter enviado a sugestão de circuito.  Aqui mando dnov, parecido com antes...   desconsidere o capacitor de entrada(C2 na figura) desnecessário no teu circuito.  Os valores de R11 e C22 devem ser alterados conforme a conveniência do teu circuito.  No circuito original, caso a despolarização seja muito pronunciada, poderemos ter instantes sem som das oitavas, durante certos momentos de início de tracking.

Esse circuito de controle de nível foi elaborado justamente com a intenção de alterar a polarização do emissor do transistor, para que ele trabalhe de ganho zero a próximo de unitário, funcionando quase como um noise gate (ou sound gate).  O circuito proposto talvez não tenha esse comportamento, vou testá-lo. 

Eu ia usar um opamp para essa tarefa, mas teria que usar mais um integrado, o que faria o projeto crescer ainda mais.  Existe, realmente, um pequeno retardo no início do sinal das oitavas, como eu queria que acontecesse, suavizando o efeito final, mais por causa do retardo na retificação do sinal, pois o circuito original de um transistor com o LDR é bem "rápido no gatilho".

Logo que fizer os testes, talvez mais para o final da semana, posto os resultados.

Que gambiarra, nem me arrisco a fazer uma coisa dessas
kkkkkkkkkkkkkkk

Aproveitando a deixa de Patines, um conselho: arrisque-se, é bem divertido!   Cheesy
Registrado

Barech
Visitante
« Responder #29 : 24 de Maio de 2011, as 08:10:49 »

Valeu a força Adiel!!!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal