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Autor Tópico: Controle de Tone - para pedal que não tem!  (Lida 23233 vezes)
xandaum
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« : 27 de Março de 2011, as 16:01:36 »


Já há algum tempo venho usando um controle de TONALIDADE disponível pelo pessoal da MUSIQUE (AMZ) e SEMPRE dá certo!
Já usei no Way Huge Red Llama, mini-mixers, THOR e etc.
O resultado é ótimo.
Mas as ligações são na especialidade do Adiel...ou seja, aracno-montoagem aérea.

Para quem está com o Eagle aí na mão, faz um layout (bem pequenino) para a galera usar dentro dos pedais.
Vai ser de grande ajuda! Wink
Olha o desenho aí:

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Jairo
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« Responder #1 : 27 de Março de 2011, as 16:28:18 »

Que os mais experts respondam, mas acho que eese circuito corresponde ao controle de tom do big muff
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biglouis
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« Responder #2 : 27 de Março de 2011, as 18:08:20 »

eu acho que nem compensa muito fazer um layout pra esse negocio ai, da pra montar direto no pot...

Mas, de qualquer forma, pra routear isso não precisa ser nenhum genio... inclusive, é excelente pra quem quiser se aventurar no eagle agora...
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GrAmorin
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« Responder #3 : 27 de Março de 2011, as 18:17:55 »

Me parece  que este controle se assemelha um pouco com o do DS-1 da Boss, salvo os valoores que sao diferentes.
Tentarei fazer um layout a tempo, caso alguem ja nao tenha feito antes de eu  posta-lo.
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Adiel
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« Responder #4 : 27 de Março de 2011, as 18:28:38 »

Eu não precisava nem comentar isso, mas concordo com Big Louis.  O circuito que eu uso só tem duas peças...   Cheesy
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xandaum
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« Responder #5 : 27 de Março de 2011, as 19:02:04 »

Eu monto..como disse o "ILUSTRE" BIGLOUIS..."esse negocio ai" e funciona muito bem deixando o controle bem suave e gradual.
E realmente sempre montei, como já disse no início do tópico, no próprio pot.

Mas se a galera acha que "não compensa" Undecided, deixa quieto.
Se bem que a opinião de um apenas, não afeta.
Caso alguém queira fazer...tá, aí.

Me lembro quando surgiu a DECENIUM, era nessa mesma linha...bem pequeno e aéreo Lips Sealed
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Jairo
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« Responder #6 : 27 de Março de 2011, as 19:06:10 »

A página da amz que tem esse circuito é essa?:

http://www.muzique.com/news/tone-control-patent/

É interessante ver a data do circuito original
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Adiel
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« Responder #7 : 27 de Março de 2011, as 21:07:57 »

Xandaum, não fique chateado, minha proposta original da Decennium também era de montagem aérea.  O pessoal achou interessante montar a placa no estilo da Millennium, que já tinha várias versões de layouts.  Talvez a ideia geral seja a que a maioria dos projetos, quando necessário, já têm os controles de tom incorporados.  De repente, se você lançasse um projeto do esquema do Thunderchief (Runoffgroove) com esse tone stack, o pessoal ia gostar, pois é um excelente overdriver, com possibilidades de alto ganho com um booster (hint mode: ON), tipo Super Hard-On, antes dele...  Que tal?  (hint mode: OFF)    Wink
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Alex Frias
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« Responder #8 : 27 de Março de 2011, as 21:10:37 »

É um controle de tone comum e bem útil. Só para lembrar, dependendo do nível de saída do pedal em questão, talvez seja necessária uma etapa seguinte de amplificação para recuperar o nível do sinal depois de atenuado por esse mesmo controle.
« Última modificação: 27 de Março de 2011, as 21:12:14 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #9 : 27 de Março de 2011, as 21:13:01 »

É um controle de tone comum e bem útil. Só para lembrar, dependendo do nível de saída do pedal em questão, talvez seja necessária uma etapa seguinte de amplificação para recuperar o nível do sinal depois de atenuado por esse mesmo controle.

Então no caso é preciso haver outro pedal antes de ir para o amplificador?
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Adiel
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« Responder #10 : 27 de Março de 2011, as 21:14:28 »

Não, basta um pequeno estágio de pré amplificação, de um transistor ou de um operacional, para recuperar o nível de sinal perdido na rede de tonalidade.
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« Responder #11 : 27 de Março de 2011, as 21:16:20 »

Sim, Adiel complementou perfeitamente, assim como o último estágio do Big Muff, citado acima. Ainda serve de buffer out.
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« Responder #12 : 27 de Março de 2011, as 21:16:56 »

Caso seja um pedal de alto ganho e de saída elevada, isso não vai ser necessário, mas se for um Delay, Chorus, ou um pedal que entregue na sua saída pouco mais que o nível do sinal do instrumento direto, aí esse estágio de recuperação de sinal será imprescindível.

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Valeu, Alex, bem lembrado!  A função de buffer nunca deve ser desprezada.  Um dos mais famosos pedais de nossa época, o Tube Screamer, usa um  buffer de entrada e outro de saída, muito para minimizar quaisquer interações com outros circuitos.
« Última modificação: 27 de Março de 2011, as 21:19:31 por Adiel » Registrado

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« Responder #13 : 27 de Março de 2011, as 21:32:12 »

No caso do TS, Adiel, creio que tenha sido mais por conta do uso do chaveamento eletrônico por FET's. Mas acaba tendo essa funçào também, alguns outros circuitos de TS sem esses buffers funcionam bem.
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« Responder #14 : 27 de Março de 2011, as 21:38:12 »

xandaum

Apesar dos possíveis problemas bem citados pelo Alex e pelo Adiel, taí um layout simples:
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