Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:53:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testador de valvulas com ênfase nas de aúdio  (Lida 23978 vezes)
prjmas
Visitante
« : 29 de Março de 2011, as 14:43:43 »

Econômico Testador de valvulas para aúdio continuação, fase de testes...
Conclui hoje a montagem do protótipo final, o acabamento vai ficar parecido com este das fotos abaixos, o painel será melhorado, pois o deste aparelho especificamente, foi feito com uma transparência, apenas para ver se as numerações e furações estavam corretas.
 Os testes tambem revelaram que além de testar valvulas dedicadas ao aúdio e retificadoras, este aparelho também testa valvulas de uso em rf e tv, desde que possuam a pinagem dos soquetes selecionados e as voltagens de filamento entre 5 a 16 volts. Em breve vou produzir o manual com o datatube e posto por aqui.

JÁ ACEITAMOS ENCOMENDAS DESTE MODELO, QUANTO AO PREÇO, FICA EM R$ 350,00. ( Veja postagens anteriores).

Caracteristicas:

Tensão de filamento: 5 ~ 6V - 12 ~ 16V.
Tipo de teste: Teste de Emissão de Catodo.
Número de soquetes: 3, sendo 2 octais e um 9 pinos miniatura.
Teste de curto circuito entre elementos
Leve, compacto e preciso.
.
Lista de Valvulas testadas com êxito:

Pré.
12ax7/ecc83, rca 5751, 12at7/ecc81, 12au7/ecc82, 12av7, 12ay7, sovtek 7025, 6bl8, ef86, 6au7.

Saída.
6dq6, 6l6, 5881, 6550, kt66, kt77, kt88, el34, 6ac7, el84, 6v6, 6bw6, 6bk5, 6f6, 6005, 6bm8, ecl82, 6k6, pcl82, 16a8, 6973, 7189, 7408

Retificadoras.
5y3, 5u4, gz34, 5ar4, 5v4

Nota: aos poucos outras valvulas serão acrescentadas ao datatube do aparelho.
Nota 2: se você sentiu falta de alguma valvula na lista de teste, envie o código dela para mim que, se possivel, ela faça parte do teste deste aparelho.

Este aparelho será vendido apenas por encomenda, ao custo de R$350,00 , montado em: caixa feita em Abs (tipo patola), painel adesivado ou serigrafado com funções dos controles e graduaçoes das chaves e potenciômetro, chave 6 - 12v, chave de teste de curto, led´s ou neon, etc...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 29 de Março de 2011, as 15:35:44 »

prjmas

Você vai disponibilizar o esquema/layout deste equipamento?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
prjmas
Visitante
« Responder #2 : 29 de Março de 2011, as 20:58:38 »

O basico vou sim, coloco o link abaixo, depois vou abrir um outro tópico, em Lançamento de Novos Projetos, e então vou postar todo ele.
Por enquanto, estou sem tempo, pois tenho muitas encomendas para fazer, quase não tenho tempo para postar, e ainda não scaneei os esquemas.
É só aguardar.

Att Manuel

Link: http://mzentertainment.com/pics/test_equipment/acurate_instrument_257_tube_tester/dr_zee_workshop_accurate_instrument_257_tube_tester_principle_diagram.gif
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 29 de Março de 2011, as 22:41:16 »

Oi Pessoal

Este circuito apenas testa emictância e checar por curto entre eletrodos. Não vi o teste de integridade do isolamento entre filamento e catodo.

Outro problema é que o equipamento, se montado conforme seus esquemas, não tem isolamento da rede.

A emictância é bem eficiente para separar o grosso dos defeitos, mas para um uso eficaz com válvulas de áudio, um testador deve ser capaz de medir transdutância. Uma vez que se está propondo fabricar um teste para poucas válvulas, acrescentar um oscilador e por a peça em teste para operar não seria algo assim tão complicado.

Por R$350,00 eu esperaria algo mais sofisticado que o esquema que apresentado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
prjmas
Visitante
« Responder #4 : 30 de Março de 2011, as 11:16:09 »

Olá, como disse no post anterior, postei um link com o basicão ficando o restante para um futuro próximo em um espaço mais adequado, que não é aqui.
Meu aparelho não é uma cópia deste circuito, mas uma seleção entre várias marcas, como descrevo no meu blog.
Quanto ao transformador, o do link é um alto transformador, que realmente não isola o circuito da rede, mas no meu projeto  não uso este tipo no meu aparelho.
O aparelho, como disse na abertura do post, não pretende testar transcondutância, por ser um circuito complicado e aumentaria em muito o custo do aparelho. se vc conhecer um aparelho que faz isso com um custo razoavel, me indique por favor.
Um exemplo é este aparelhinho aqui: Usd 2.675,00, sem os acessórios, muito completo e de boa qualidade, por sinal,  http://www.amplitrex.com/at1000.html
Quanto ao preço, se vc somar o custo de enrolar um transformador, o medidor, os soquetes, o circuito, chaves , knobs, gabinete, painel, confecção de um manual, frete das peças e etc... vera que o custo é bem razoavel ( o custo gira em torno dos R$200,00 )
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 30 de Março de 2011, as 13:32:33 »

prjmas,

Pera um pouco. O aparelho do link é ligado a USB e faz inclusive levantamente de curvas da válvula. É sim uma outra classe de equipamento.

Eu em minha opinião, não acredito que a medida de transcodutancia irá aumentar muito o custo do seu projeto. O seguinte projeto tem sido montado por ai com bons resultados:

http://www.triodeel.com/tester.htm

Mas é bom dizer também que não acho que 350 reais um preço exorbitante para um equipamento handmades, talvez não seja barato, mas certamente não exorbitante.

O problema, que eu acho que o Eduardo mencionou, é que medidores de emissão não são muito eficientes. Eu que sou um pequeno montador, e possuo um velho medidor de emissão, tenho válvulas que passam no teste de emissão, mas mesmo assim sofrem de outros problemas que impedem o seu uso. Claro que quando a válvula não passa nem pelo teste de emissão não serve realmente para muita coisa.

Quanto ao espaço aqui não ser adequado, duvido um pouco. Se o espaço aqui não é adequado, não conheço nenhum espaço no brasil seja mais. O nível técnico do forum é bastante bom, bem como o número de usuários.

Obrigado por trazer ao forum seu produto, mas por favor não fique ressentido com a opinião dos demais, nem com as demandas mais elevadas de nossos usuários. Poucas coisas aqui são unanimidades.
« Última modificação: 30 de Março de 2011, as 13:34:12 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
prjmas
Visitante
« Responder #6 : 30 de Março de 2011, as 16:01:21 »

Não querido, não fiquei resentido não, as opiniões são sempre bem vindas, quando digo que o espaço não é adequado, me refiro ao fato de estar numa seção de VENDAS de EQUIPAMENTOS, depois, quando tiver mais tempo, vamos discutir, no bom sentido, em outra seção aqui mesmo no handmades mais apropriada, em outro tópico, entendeu?
Quanto a este aparelho da triodel, já tinha visto e gostaria de saber se vc conheçe alguem que já montou um, gostaria muito de conversar com ele sobre isso, tirar minhas dúvidas, para saber se é viável montar um destes, pois tentei um que media trancoduntância com medidor analógico e o preço do medidor com a escala ficava em USD 300,00, fora impostos e frete, por isso disse que seria um preço alto demais para um projeto que se destina a quem não tem esse recurso financeiro todo.
É claro que a medição de emissão não é a melhor forma 100% eficiênte de testar a valvula, mas elimina muitas dúvidas sobre a mesma, além do custo beneficio ser , na minha opinião, baixo.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 30 de Março de 2011, as 17:12:19 »

http://www.audioasylum.com/forums/tubediy/messages/18/186583.html

http://www.euphonia-audioforum.se/forums/index.php?showtopic=8284&st=0
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
prjmas
Visitante
« Responder #8 : 30 de Março de 2011, as 17:43:36 »

hgamal ,

Mandei um email para o site que vc me enviou, entrei em contato com a pessoa que montou o aparelho e perguntei sobre o custo da montagem, estou esperando a resposta, assim que tiver, coloco aqui.

att Manuel.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 30 de Março de 2011, as 18:20:43 »

Oi Prjmas

De fato, se seu aparelho atende o que você disse, concordo que o preço está compatível. O que não vale R$350,00 são os circuitos que você postou. Recomendo que não tente explicar seu produto com circuitos simplificados que não correspondem ao que está montando. Só irá denegrir o aparelho.

Tenho uma loja virtual especializada em válvulas e posso até distribuir o testador para você, se realmente ficar bom e robusto.

O teste de transdutância é muito simples e eu costumo montar e desmonta-lo sempre com uma matriz de contatos e minha fonte de HT ajustável. Além das partes necessárias para medir emictância, você iria precisar de um indutor, um oscilador que pode ser transistorizado e um medidor de corrente AC.

Os circuitos para testes de válvulas podem ser encontrados na página 100 do manual da RCA RC30, que você pode baixar no meu site:

www.nartlof.com

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 30 de Março de 2011, as 20:00:39 »

Eduardo, parabens pelo site.
Livros interessante.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 30 de Março de 2011, as 21:00:13 »

Oi Amorin

Obrigado! O site está muito cru ainda. Tenho bastante material para por nele, mas o tempo é pouco. Sempre tem algo mais importante para resolver para ontem!

Preciso arranjar um escravo para montar o site para mim!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
plautz
Visitante
« Responder #12 : 30 de Março de 2011, as 21:08:50 »

Oi Amorin

Obrigado! O site está muito cru ainda. Tenho bastante material para por nele, mas o tempo é pouco. Sempre tem algo mais importante para resolver para ontem!

Preciso arranjar um escravo para montar o site para mim!  Cheesy

Abraços

Eduardo

Joke On

Se pagar em peças e cervejas....

Joke Off
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 30 de Março de 2011, as 21:27:20 »

Outra montagem:

http://www.vintage-radio.net/forum/showthread.php?t=3486

É bem mais tosco, mas é a variação do mesmo tema.



Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
flaviobei
Visitante
« Responder #14 : 30 de Março de 2011, as 22:14:07 »

Oi Amorin

Obrigado! O site está muito cru ainda. Tenho bastante material para por nele, mas o tempo é pouco. Sempre tem algo mais importante para resolver para ontem!

Preciso arranjar um escravo para montar o site para mim!  Cheesy

Abraços

Eduardo

hahaha, se precisar de um programador dá um toque... sou escravo a anos...hahaha
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal