Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 21:08:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro para fonte AC  (Lida 23069 vezes)
guii_music
Visitante
« Responder #15 : 16 de Abril de 2011, as 14:17:48 »

Não entendi muito bem o que fez com os transformadores, mas sobre o pedal funcionar em dc é isso mesmo! A corrente alternada em um momento do ciclo tem a mesma polaridade que uma fonte dc (se pudéssemos parar o tempo bem quando o valor chega no pico positivo). Assim, se você deixar em dc o que terá são dois diodos sempre conduzindo e dois diodos sempre cortados (pensando em um retificador de onda completa).
 Para mim essa questão dos ruídos deve ser alguma falta de referência no terra ou algo do tipo... Difícil falar sem o esquemático das fontes!

De qualquer forma, se funcionou, então está funcionando!


Um abraço!
Sim, estou postando um esquema tosco de como a ligação foi feita.
O ruído eu não sei até agora, pode ser a corrente da fonte insuficiente para os dois?
Enquanto isso vou ligar eles assim, um em DC e outro em AC, foi a melhor solução mesmo que muito inapropriada.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 16 de Abril de 2011, as 14:32:34 »

o que posso te dizer é que o consumo de corrente desses modeladores grandões da Line6 é mesmo alto. Se com um deles de fora do transformador dá pra acabar com o ruído, fica parecendo que a fonte não consegue entregar a corrente solicitada. Talvez a especificação da mesma não seja muiro "real".
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, as 15:00:25 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guii_music
Visitante
« Responder #17 : 16 de Abril de 2011, as 14:35:36 »

O problema é que numa fonte DC de 1A com 7809 os dois pedais funcionam!
Esquisito não
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #18 : 16 de Abril de 2011, as 14:57:30 »

 Interessante... Bem, como o Eduardo falou no começo do tópico parece que um dos transformadores não está aguentando. Pelo que eu entendi os dois transformadores são de 12+12 Vac e que na alimentação das duas pedaleiras você retirou a alimentação de apenas um dos braços do transformador (deixando um dos lados desconectado) isso pode ser um dos problemas, como o Alex já disse!
 Assim, acredito que usando um transformador de 12Vac sem center tape, talvez melhore... Sinceramente não sei!

Além disso tem o problema do boss, que quando ligado causa ruído... Em algum lugar tem um problema de referência de tensão, fazendo o valor flutuar de acordo com a rede! Onde é dai é outro problema haha
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #19 : 16 de Abril de 2011, as 15:09:53 »

hahahaha, são tantas variáveis....
Bom, considerando que o transformador é de V+V, ele tem dois enrolamentos com um terra comum... Eu poderia ligar um enrolamento para cada line 6 certo? Tinha feito isso e não adiantou  Cheesy Cheesy Cheesy
É um problema sério!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #20 : 16 de Abril de 2011, as 21:01:45 »

No meu caso o loop só resolvia quando jogava o pedal digital pra fora da cadeia de sinal, com ele de volta, voltava o ruído.
No meu caso, se eu acionasse o loop que colocasse o pedal em serie tambem voltava o ruido, entao no loop ficava so o pedal ou so pedaleira.

Ja sobre a Zoom, o problema nao acontece só com a 505 ou modelos mais simples, ja vi o mesmo problema acontecer com a 3030 e outros modelos.
Tambem ja vi acontecer com outras marcas, como Digitech e Boss (pedalieiras).

Ao meu "ver" e "reparar" me parece que isto é uma coisa muito comum quando se usa pedais e pedaleiras (digitais).
Uma breve correçao: quando mencionei "quando se usa pedais e pedaleiras" me referi a usar pedais em pedaleiras multi-efeito.

Como mencionei em um post acima, ao meu ver isso acontece quando se liga pedais (sejam analogicos ou digitais) em pedaleiras.

Alex, os pedais digitais que tenho sao: Ibanez DL5 (delay), CF7 (chorus-flanger), Boss DD3 e RV3 (Delay, reverb).
Apenas o DL5 fica em um loop que joga ele fora do set, mas nao por causa de ruido e sim por que ele "mata" os graves do sinal, mesmo o efeito desativado.
Nunca tivevaram problema de ruido.

Lembro que em alguns projetos de efeitos digitais para áudio, havia uma separação entre terra analógio e terra digital. Corrijam-me se estiver enganado, por favor.

Pelo menos em todos pedais que eu vi, sao assim mesmo.
O terra do digital é um e terra do analogico é outro. As vezes chegam a passar um ao lado do outro, mas nao se unem. Em um unico ponto do circuito, é que se unem, as vezes de modo direto, trilha a trilha, ou isolados por um resistor de valor baixo.

Obseve no datasheet do PT2399, pino 3 e 4, sao A-GND e D-GND, no M50195 e M50198, tambem tem A-GND e D-GND.
O que confirma isto que foi dito pelo Alex.

Em um outro topico um membro mencionou sobre o loop (uniao do terra por mais de um caminho) de terra ser a causa de ruido.

Sei que muitos descartam sobre o loop de terra, ate eu mesmo descartava, ate me lembrar de algumas coisas.
Mas quero fazer lembrar algo, tem varias pedaleiras digitais que tem compressores e distorçoes analogicas, como as Digitech mais antigas, varias Boss como a ME-10 e outras.
A fonte entre os efeitos analogicos é a mesma fonte do digital.

É uma coisa complicada essa de resolver este tipo de interferencia de ruido.
Uma fonte separada em varios casos resolve, em outros nao.

Gui por um acaso, na sua fonte voce nao fez um aterramento da fonte AC com a fonte DC?
Vendo seu esquema de ligaçao, me parece o Compressor estar ligado no fim da corrente (de pedais) o mais indicado é usar o compressor no inicio.
Ja testou se ligar ele no inicio, antes ou depois do Wha?

Se a corrente (consumo) nao for sufuciente para alimentar os pedais, o ruido acontece, isso digo por experiencia.
Se cada line 6 consumir, por exemplo 1200mA, uma fonte de 2A (2000 mA) nao é suficiente, visto que seriam 2400 mA de consumo.
Entao seria nescessario no minimo uma fonte de 2500 mA só para as Line6.

Uma explicaçao bem curta sobre transformadores:
Um transformador de 12 + 12 x 2A, tem 2 saidas de 12V (obvio) mas cada saida tem 1A, e nao 2A em cada saida.
Quando se junta as duas saidas por meio de retificaçao, voce passa a ter 2A.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 16 de Abril de 2011, as 21:07:21 »

Perfeito, Amorin. Mas voce reforça minha pobre tese de que os pedais BOSS digitais nào criam esse problema.

De qualquer forma é bom sempre lembrar que todos esses equipos digitais citados tem sua parte analógica, nào sào conectados por uma cabo ótico e sim por suas saídas e entradas analógicas. Ou seja, dentro deles a questão está resolvida. Na hora de compartilharem a fonte com outros é que o bicho pega.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #22 : 16 de Abril de 2011, as 21:21:48 »

Como eu disse, o problema nao ocorre comumente quando se liga um pedal em outro pedal, seja analogico ou digital. Pode acontecer, mas sao um pouco raras essas excessoes.
O problema ja passa a ser mais comum quando se liga pedais em pedaleiras multi-efeito.

Creio que o caso seja o problema de casamento dos terras, ja que varios dos multi-efeitos usam fonte AC, e pedais usa DC.
Nao sei se isso é uma coisa logica, mas acontece.
Tenho uma pedaleira, nem se considera pedaleira, é um pedal com 3 efeitos, é um Aria Pro AME-1, os efeitos sao: overdriver/distortion, chorus (MN3207), e digital delay (M50195).
Este pedal usa fonte DC, e se ligar outros pedais em conjunto nao ocorre interferencia de ruido.

Isso faz reforçar que o problema seja mesmo o casamento dos terras.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #23 : 16 de Abril de 2011, as 21:28:13 »

GrAmorin
Na verdade eu não liguei as fases transformador do AC em mais nada. Só a caracaça dele que eu liguei no terra da fonte DC, para anular o campo magnético.
O compressor realmente está por último, mas não por minha causa, eu uso antes de todos os pedais, só que esse guirarrista que eu estou fazendo o set usa ele depois do drive. Fica interessante o som...
Exatamente, sobre os transformadores, percebi isso também, derepente isso ocasionou o ruído, a ausência de corrente para os dois, pois quando ligava mais de um aparecia o ruído. Você sabe dizer como faço para tirar 2 A de uma fonte 12v+12Vx 2A sem precisar retificar a corrente?

Alex
Por isso eles recomendam o uso de uma fonte específica para cada pedaleira
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, as 21:43:05 por guii_music » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #24 : 16 de Abril de 2011, as 21:53:58 »

Você sabe dizer como faço para tirar 2 A de uma fonte 12v+12Vx 2A sem precisar retificar a corrente?

Teoricamente, deveria unir as duas saidas de 12V.
Desta forma as bobinas ficam em paralelo, mas podera haver aquecimento e perda de rendimento no transformador.
Mas faça o teste.

Embora o que eu mencionava com o Alex é um caso um pouco diferente, no seu caso em particular parece o problema ser mesmo com a corrente da fonte.

Se nao me engano, essas 2 Line6 que voce citou, consomem cada uma 1200mA (1,2A), entao totalizaria 2400mA (2,4A) de consumo.

Usando o transformador de 2A ainda faltaria corrente para funcionar ambas.
O certo  é usar um transformador que forneça uma corrente pouco maior que a nescessaria, por isso sugeri usar um transformador com pelo menos 2,5A.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #25 : 16 de Abril de 2011, as 22:03:57 »

Entendo... Só não entendo porque funcionaram numa fonte de 9VDC por 800mA
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 16 de Abril de 2011, as 22:05:03 »

Meio esquisito mesmo.
Experimente usar o transformador de 12 + 12, com cada saida alimentando cada um dos Line6.
Talvez nao faça diferenca a diferença de corrente.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #27 : 16 de Abril de 2011, as 22:07:34 »

Eu já tentei fazer isso mporém não funcionou. Posso tentar fazer de novo. Logo posto o resultado

Mensagem Mesclada
Na mesma.
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, as 22:26:39 por guii_music » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 17 de Abril de 2011, as 11:32:57 »

Então o caso é falta de corrente mesmo.
Voce precisara de um transformador com mais corrente.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #29 : 17 de Abril de 2011, as 21:15:29 »

Então o caso é falta de corrente mesmo.
Voce precisara de um transformador com mais corrente.
Eu estava pensando em colocar uma placa dois 7809 que eu tenho aqui, e e alimentar eles em DC mesmo.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal