Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:54:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro para fonte AC  (Lida 23071 vezes)
guii_music
Visitante
« : 15 de Abril de 2011, as 16:40:44 »

Olá galera
Pois bem, recentemente montei um fonte, usando dois transformadores 12V+12V por 2A,
Com um dos transformadores eu alimento dois modelers da line 6(DM4 e DL4). Com o outro, tenho um circuito de regulagem e filtro, para 12V e 9V.
Ontem testei o essa fonte e liguei no meu setup. Tudo funcionou de boa, liguei o DL4 depois dos pedais, um pouco de ruído por causa da caixa que é plástico e do cooler, mas tudo normal até aquele momento.
Hoje fui testei alguns pedais e os dois modelers. Primeiro liguei os modelers, tudo certo, funcionando normalmente, só aquele ruidozinho básico de captador. Quando liguei o compressor o ruído veio à tona , um TUUUUUM bem alto, tipo fonte de pedal sem filtro. Quando eu tirava um dos modelers da fonte o ruído parava. Indepentente de qual era. Esses modelers são true bypass. Fora isso todos os pedais funcionam. Gostaria de saber se alguém tem idéia como filtrar esse ruído. Experimentei um capacitor de poliéster 100nF no + e no -VAC, mas não deu jeito.
Estou usando para alimentá-los um dos  fios de fase do transformador e o center tap. O outro eu deixei guardado.
Os dois transformadores estão aterrados no - da fonte regulada.
Agradeço se aguém puder me ajudar.
Abraços!
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, as 16:56:37 por guii_music » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 15 de Abril de 2011, as 17:39:00 »

Oi Guii

Será que você não excedeu a amperagem do regulador?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
darin.veris
Visitante
« Responder #2 : 15 de Abril de 2011, as 17:48:55 »

Aproveitando a duvida do amigo eu queria saber como, se não for muito trabalho, montar uma fonte de !12V e 9V com capacidade para uns 3 ou 4 pedais!
Tem como fazer uma fonte só com saidas de tensões diferentes sem que o muita corrente se perca no circuito modificador de tensão?
Registrado
arthurfinotti
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 155

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 5



« Responder #3 : 15 de Abril de 2011, as 18:08:57 »

Olá darin.veris, antes de qualquer coisa, procure pelo forum. Existem excelentes materiais aqui. O que você precisa ta bem aqui ! é um projeto do proprio guii_music.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=784.0

Boas Soldas !!!

Aproveitando o tópico, queria montar esse mesmo projeto do link mas não consegui, em um mesmo site de compras claro, achar um transformador de 1A. Achei um de 1,5A, mas pelo que eu pude perceber o Lm7809 só suporta 1A. Então qual o integrado usar para 1,5A ??
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, as 18:11:57 por arthurfinotti » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 15 de Abril de 2011, as 18:38:59 »

Guii, um amigo meu teve um problema parecido.
Ele usava dois pedais (TS9 e DS1) e uma Zoom.
O ruido no caso dele foi pelos pedais estarem ligados em serie.
Ele solucionou o problema usando um "loop".

Voce ja fez um teste parecido?
De uma olhada se nao faltou algum aterramento entre os pedais ou cabo quebrado.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #5 : 15 de Abril de 2011, as 22:06:19 »

Oi Guii

Será que você não excedeu a amperagem do regulador?

Abraços

Eduardo
Acho que não cara, estou ligando os Line 6 direto no transformador, em corrente alternada, não uso regulador neles pois é AC.
No outro transformador ligo os pedais, nesses sim uso regulador de tensão.

Olá darin.veris, antes de qualquer coisa, procure pelo forum. Existem excelentes materiais aqui. O que você precisa ta bem aqui ! é um projeto do proprio guii_music.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=784.0

Boas Soldas !!!

Aproveitando o tópico, queria montar esse mesmo projeto do link mas não consegui, em um mesmo site de compras claro, achar um transformador de 1A. Achei um de 1,5A, mas pelo que eu pude perceber o Lm7809 só suporta 1A. Então qual o integrado usar para 1,5A ??
Use o LM317

Guii, um amigo meu teve um problema parecido.
Ele usava dois pedais (TS9 e DS1) e uma Zoom.
O ruido no caso dele foi pelos pedais estarem ligados em serie.
Ele solucionou o problema usando um "loop".

Voce ja fez um teste parecido?
De uma olhada se nao faltou algum aterramento entre os pedais ou cabo quebrado.
Olha, testei todos os aterramentos, eles conferem tanto na fonte quanto nos plugs dos pedais.
Não experimentei um loop, acredito que seja outra coisa, pois o ruído aparece mais quando eu ligo o compressor e um line 6.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 15 de Abril de 2011, as 23:22:51 »

Sempre tive esse problema de "hum" com pedais digitais, modeladores da Line6 e Digitais da EHX, compartilhando a mesma fonte com outros analógicos, handmades ou nào, e só consegui me livrar dele usando fontes isoladas. Sei que nào ajudei muito, mas apenas é meu testemunho como usuário... Aqui no fórum quando menciono loop de terra normalmente me colocam pra correr. Já no DIYstompboxes compartilham da mesma idéia. E a soluçào apresentada foi a mesma: fontes isoladas.

Um dado interessante: os digitais da BOSS nunca me deram esse tipo de problema...

Tenho um DL4 e um Tonecore Rotomachine da Line6. Os da EHX são um Ring Thing, um FREEZER, um IRON LUNG e um MicroPOG. O DL4 usa sua própria fonte, ok. Já o Rotomachine, além de rolar o "hum" mete o ruído do LFO na cadeia de sinal. No que usei uma fonte para os analógicos e outra para os digitais, acabou o tal ruído.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 15 de Abril de 2011, as 23:37:06 »

Meu setup é extremamente mais humilde que o de vocês, mas tive um problema de ruído de oscilador quando usei a minha G2 junto com pedais analógicos.  Fontes separadas também resolveram a parada.  Hoje uso 4 fontes distintas.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #8 : 15 de Abril de 2011, as 23:56:48 »

Mas técnicamente são duas fontes separadas, digo, um transforamados para os digitais e outro para os analógicos!
Caras, deve ter uma solução pois a Guitartech fabrica uma fonte dessas e provavelmente não deve ter ruido.
Abraços
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 16 de Abril de 2011, as 00:23:21 »

Sendo os transformadorestotalmente separados, realmente não saberia como ajudar, infelizmente. Pois isso solucionou totalmente o problema no meu caso.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guii_music
Visitante
« Responder #10 : 16 de Abril de 2011, as 00:37:57 »

Uma imagem vale mais do que 1000 palavras
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 16 de Abril de 2011, as 01:26:34 »

Anos atras, no setor de perguntas de uma revista de guitarra (se nao me engano Cover Guitarra ou Guitar Player, depois confiro) teve uma pergunta com cunho semelhante.
Uma pedaleira (no caso, me parece que era uma 505 da Zoom) e alguns pedais, usando fontes separadas, mas ligados entre si.
O autor da pergunta se quiexou de um certo ruido com os pedais depois da pedaleira, e se colocasse os pedais antes da pedaleira o som ficava muito ruim.

A resposta foi que a Zoom tem um sistema de reduçao de ruido (ZNR) por isso os pedais ficavam com som ruim.
E quando o pedal era ligado depois da pedaleira ele pegava um tal ruido e amplificava.

A revista ja é velha, tem muito tempo, nao me lembro com exatidao a resposta, mas é mais ou menos isso que escrevi, depois procuro ela e posto na integra.

Como eu contei, um amigo teve problema semelhante e resolvel com loop.

Atualmente, faz um bom tempo que nao uso mais pedaleira, só uso pedais.
Mas quando eu usava pedaleira e uns pedais dava mesmo ruido, que nao saia de jeito nenhum.
O unico jeito que tive para resolver o problema foi usar um AB box (loop).

Tenho pedais analogicos e digitais interligados entre si, e alguns usando a mesma fonte, e nao ocorre interferencia nenhuma.
Ao meu "ver" e "reparar" me parece que isto é uma coisa muito comum quando se usa pedais e pedaleiras (digitais).

Parece que os aterramentos entre si nao "casam" direito.

Tenho um afiador, que mesmo ligado em fonte separada ou fonte compartilhada, ele joga um ruido nos pedais, quando bate uma nota ele adiciona sobre o som um ruido tipo areia ou pedra (cascalho) sendo despejado no chao.
Quase parece um som distorcido, mas nao tem distorçao.
Cheguei a pensar que fosse problema no amplificador, mas percebi que o problema sumia se desligasse os pedais, depois testei pedal por pedal, separados um do outro, nenhum deu tal ruido.
Liguei todos pedais em corrente, nada do ruido. Depois quando liguei o afinador, voltou o ruido.
O engraçado, é que o sinal nao passa pelo afinador e sai, simplesmente so vai um cabo na entrada dele.

Analisando ele, vi que o terra do circuito dele nao faz ligacao entre o terra da fonte e terra dos cabos.

Uma coisa que ate ja reparei em alguns amplificadores, é que no circuito de loop de efeitos um dos terras sao isolados com um resistor de valor baixo e alguns casos com capacitores tambem.

Tem um amplificador da Fender, que usa uma fonte chaveada, e o terra da entrada nao é ligado diretamente ao terra do circuito.
O terra do jack de entrada é isolado por um resistor e um capacitor em paralelo.

Experimente fazer o loop, e veja se resolve.

Ou entao solde um resistor de 10R em paralelo com um capacitor de 1N, entre os terras da Line 6 e os pedais.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 16 de Abril de 2011, as 09:09:18 »

No meu caso o loop só resolvia quando jogava o pedal digital pra fora da cadeia de sinal, com ele de volta, voltava o ruído.

Quanto à ZOOM 505 já existem outros problemas... É um pedal multi-efeitos de qualidade muito ruim com vários outros problemas e feito para ser o único efeito a ser utilizado pois seu preço reduzido e quantidade de efeitos por vez era direcionado para iniciantes. Mas de qualquer forma a ZOOM parece padecer do mesmo problema que os Line6 e EHX em relaçào a compartilhar a fonte com outros pedais analógicos, ou mesmo digitais, como o DD3 da BOSS.

Assim como o Adiel, eu tenho uma ZOOM G2, que é o maior quebra galhos para levar em "roubadas" ou pra dar aquela "canja" rápida em shows de amigos. Nào é tão "ladra de timbre" como suas antecessoras, mas tem seus probleminhas. Ela está fora do meu set principal agora, mas a levo com um pedalzinho de fuzz/distortion/drive para essas ocasiões onde a rapidez em montar e ajustar o set é fundamental. A solução foi usar o pedal com bateria e ela com pilhas. Como vou tocar pouco tempo, ok.

Amorin, poderia mencionar os pedais digitais que usa? Pois, como disse antes, os BOSS digitais nunca deram esse tipo de problema. Nem os handmades com PT-2399, que não deixam de ser digitais. Lembro que em alguns projetos de efeitos digitais para áudio, havia uma separação entre terra analógio e terra digital. Corrijam-me se estiver enganado, por favor.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guii_music
Visitante
« Responder #13 : 16 de Abril de 2011, as 11:27:51 »

Então fazendo uma ligação entre os terras dos pedais e os dos line 6 poderá haver a redução do ruído? Vou tentar isso hoje.
Esse lance de afinador... Meu afinador da giannini quando está ligado e eu afinando, emiti um "toc" cada vez que eu mudo de nota... Eu acho normal, visto que os digitais inserem algum tipo de interferência no sistema.
Tomara que nesse caso o loop resolva, pois se funcionar vai ficar muito show o pedalboard!
Abraços e obrigado pela ajuda pessoal!



Mensagem Mesclada
Então galera, aconteceu uma parada esquisita porém muito interessante agora.
Experimentei fazer o loop de terram mas não adiantou, pelo contrário, só aumentou o ruído.
Encucado com isso, entrei em contato com o dono desses pedais para perguntar com ele vem ligando eles todo esse tempo (2 anos).
A respota: Liguei usando as fontes que eu mandei para você ( eu já tinha visto, uma era uma dessas vagabundas de 1200mA de várias tensões; e outra uma fuhrman vermelhinha), eu falei cara, acho que você se enganou pois esses pedais são AC e as fontes DC. Ele disse, não eu ligo assim.
Pois bem, fui fazer um teste, liguei tudo na fonte que eu fiz, mas ao invés de ligar o DM4 nessa fonte liguei na da Fuhrman. FUNCIONOU!
Nossa, não entendo o que acontece ali para uma fonte DC alimentar um pedal AC... Sei que o DM4 funcionou, e o compressor da boss parou com o TUUUUM... O que eu fiz foiu ligar o DL4 no AC e o DM4 na própria fonte dos pedais, em 9VDC (center +). Coisas da eletrônica, ás vezes fico sem palavras... Se alguém puder me ajudar a desvendar o que acontece nesse sistema, e porque não é possível ligar 2 digitais num enrolamento de trasformador, pode ser uma boa informação para nós.
A minha primeira teoria é a seguinte:
" Os pedais DM4 e DL4 da Line 6 possuemn circuitos para retificação e filtro de tensão AC, transformando-a em DC para alimentação do mesmo. Internamente ele possue uma ponte retificadora, fato que se comprova pelo transformador ser de 2 fios, ou 2 polaridades. A entrada da ponte retificadora não tem polaridade em corrente alternada, mas em corrente contínua é possivel fazer com que a corrente passe por ela, chegando as outras etapas do circuito, dispondo a polaridade de maneira correta (center +).
Assim, seria possível esse pedal funcionar em DC."
É mais ou menos isso que eu acho que acontece, digo, se alguém puder ajudar
Agradeço a todos
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, as 13:39:09 por guii_music » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #14 : 16 de Abril de 2011, as 13:51:51 »

 Não entendi muito bem o que fez com os transformadores, mas sobre o pedal funcionar em dc é isso mesmo! A corrente alternada em um momento do ciclo tem a mesma polaridade que uma fonte dc (se pudéssemos parar o tempo bem quando o valor chega no pico positivo). Assim, se você deixar em dc o que terá são dois diodos sempre conduzindo e dois diodos sempre cortados (pensando em um retificador de onda completa).
 Para mim essa questão dos ruídos deve ser alguma falta de referência no terra ou algo do tipo... Difícil falar sem o esquemático das fontes!

De qualquer forma, se funcionou, então está funcionando!


Um abraço!
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, as 13:53:36 por Ledod » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal