Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 04:08:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de um captador Noiseless  (Lida 21648 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« : 26 de Abril de 2011, as 01:25:33 »

Estou com um projeto de construção de captadores singles noiseless (não mini-humbuckers).
Mas informações na internet são muito raras, então quem tiver alguma por favor poste aqui.
Minha ideia inicial é fazer um singles com 2 bobinas sobrepostas. Vou utilizar flatworks (como na foto abaixo - mas com pinos de alnico5 estageados) com um top extra no meio da bobina, para dividir os enrolamentos...
Ainda não sei o fio que sera utilizado... Singles "normais" usam em geral 42AWG. Mas um noiseless tem em torno de 10K, e um divisor no meio dos enrolamentos... Não sei se com 42AWG é possivel.
Sugestões, ideias, criticas são bem vindas...




Algumas fotos de noiseless que achei na net... Legal esse com 2 bobinas lado a lado...

 
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, as 01:32:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 26 de Abril de 2011, as 01:32:36 »

Como mencionei no outro topico, vou procurar o catalogo e ver, nao me lembro se tem algo ou nao, pois eu o vi pela ultima vez a 4 anos atras, esta figura eu tirei de la e guardei para um lembrete do sentido de enrolamento.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 26 de Abril de 2011, as 01:34:36 »

Amorin... Da uma olhada nesse captador de tele com 2 bobinas... Perceba que cada uma das bobinas é enrolada em um sentido (o fio final do enrolamento de cada bobina vem de lados diferentes). No noiseless é assim t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas fica uma bobina em cima da outra...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 26 de Abril de 2011, as 10:34:26 »

Eu realmente achei esse com as duas bobinas lado a lado, bem interessante, em grupos de 3 pole pieces. Será necessário inverter o sentido dos imãs de um grupo em relação ao outro ou apenas mudar o sentido do enrolamento é suficiente?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 26 de Abril de 2011, as 12:32:07 »

Alex, de acordo com o construtor, os polos são invertidos também...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 26 de Abril de 2011, as 13:47:18 »

Alex, de acordo com o construtor, os polos são invertidos também...

Quem é o construtor?

Mensagem Mesclada
Olhem este site:

http://www.skguitar.com/SKGS/sk/pickup_specs.htm
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, as 13:51:24 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 26 de Abril de 2011, as 14:08:25 »

Haroldo... O site é esse aqui: http://www.sklarguitars.com/2010/08/hum-canceling-telecaster-bridge-pickup.html
Citar
One coil is wound counter-clockwise and is charged North up and the other is wound clockwise and is charged South up...

Legal esse site que voce citou, mas pra variar... nada de noiseless... Sad
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 26 de Abril de 2011, as 14:45:29 »

Achei legal o site postado pelo Haroldo, e com a busca do Kem estou me interessando a enrolar a bobina do captador que tenho aqui.
Sobre o captador de Telecaster que ta na foto, eu ja vi outros caps que tem sistemas parecidos.
A Seymour tem um cap. que usa 3 bobinas em um mesmo carretel de single, cada bobina envolve 2 pinos,  do mesmo jeito que esta nesta foto. Se nao me engano, tambem é da Seymour um outro cap. single que tem uma bobina em cada pino.
Se voce pedir um catalogo para a Seymour Duncan, eles te mandam, e no catalogo tem bastante informaçao, as vezes encontrara algo util.
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #8 : 26 de Abril de 2011, as 16:04:50 »

eu recomendaria o fio 43, eu ja usei fio 42 em uns noiseless de baxo que andei fazendo aqui, e fica dificil de se conseguir algo maior do que 6 ou 7k, num cap de guitarra vai ser mais dificil ainda pois o cap tem tamanho menor né.

pessoal se alguém souber onde conseguir o fio 43 esmaltado se puder me passar o contato.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 26 de Abril de 2011, as 16:57:41 »

Samuel... http://www.zincometal.com.br/fios_magneticos.asp
Voce sabe qual o melhor? 180º ou 150º?

E to achando melhor 44 ou mesmo 45. 43 não vai melhorar muito a coisa...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
samuelluthier
Visitante
« Responder #10 : 27 de Abril de 2011, as 11:10:35 »

Kem obrigado pelo link, a quetão dos graus, não sei q diferença, o que tenho aqui é de 155º, mas isso é uma perguna boa vamos aguardar pra ver se alguém sabe nos responder.

cara com relação a usar o 44 ou 45, vc pode até usar, mas que mudando pro 43 ja da uma diferença enorme, isso dá, em apenas um fio você quase não vai ver a diferença, mas pense na bobina inteira, da bastante fio a mais, sem contar que a resistencia por km no 43 é maior t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), ou seja você tem mais resistencia com menos fio, mas agora não se engane, captador não é só resistencia, a quantidade de voltas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) faz muita diferença, como disse anteriormente, fiz dois captadores noiseless de baixo, e consegui dar 8000 voltas, 4k em cada bobina, e consegui uma resistencia de 6k ohms parece pouco mas o cap ja falou muito bonito cara, ficou muito bom o som.

Mensagem Mesclada
Pessoal entrei em contato com a zincometal e perguntei sobre a questão dos graus e essa foi a resposta que o cara me deu.

''Boa Tarde
 
155 graus - solda direto
 
180 graus - raspa para soldar
 
além de aguentarem temperaturas diferentes
 
 
Cordialmente,
 
Patrício
Zinco Metal Com. Ltda''
« Última modificação: 27 de Abril de 2011, as 14:29:01 por samuelluthier » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 27 de Abril de 2011, as 14:53:22 »

Samuel... O problema de noiseless é principalmente a falta de agudos... Acho que por isso ficou legal no baixo...
Ja enrolei com fio 44... numa bobina de humbucker coloquei 9.5K, mas mesmo assim é menos do que o noiseless tem (em torno de 10K)
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
samuelluthier
Visitante
« Responder #12 : 27 de Abril de 2011, as 15:50:40 »

É kem isso realmente procede, na maioria das vezes os noiseless tem pouco agudo m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas um cap que tem um som animal e é noiseless é o hs3 da dimarzio, tem um som muito equilibrado, bom seria se conseguissemos descobrir o segredo deles.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 27 de Abril de 2011, as 16:01:28 »

O HS3 é um Humbuck, em formato de single, to certo?

Mas parece que o Kem quer um single noiseless.
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #14 : 27 de Abril de 2011, as 18:24:46 »

Hs3 pode até ser chamado de humbucker mas é a m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) construção do noiseless, uma bobina sobreposta a outra.

abraço.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal