Construção de um captador Noiseless

Started by kem, 26 de April de 2011, as 01:25:33

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Estou com um projeto de construção de captadores singles noiseless (não mini-humbuckers).
Mas informações na internet são muito raras, então quem tiver alguma por favor poste aqui.
Minha ideia inicial é fazer um singles com 2 bobinas sobrepostas. Vou utilizar flatworks (como na foto abaixo - mas com pinos de alnico5 estageados) com um top extra no meio da bobina, para dividir os enrolamentos...
Ainda não sei o fio que sera utilizado... Singles "normais" usam em geral 42AWG. Mas um noiseless tem em torno de 10K, e um divisor no meio dos enrolamentos... Não sei se com 42AWG é possivel.
Sugestões, ideias, criticas são bem vindas...

Algumas fotos de noiseless que achei na net... Legal esse com 2 bobinas lado a lado...

I don't want to die young...
I want to diode!

GrAmorin

Hand MasterMind
Como mencionei no outro topico, vou procurar o catalogo e ver, nao me lembro se tem algo ou nao, pois eu o vi pela ultima vez a 4 anos atras, esta figura eu tirei de la e guardei para um lembrete do sentido de enrolamento.

kem

DIY Freak
Amorin... Da uma olhada nesse captador de tele com 2 bobinas... Perceba que cada uma das bobinas é enrolada em um sentido (o fio final do enrolamento de cada bobina vem de lados diferentes). No noiseless é assim t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas fica uma bobina em cima da outra...
I want to diode!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Eu realmente achei esse com as duas bobinas lado a lado, bem interessante, em grupos de 3 pole pieces. Será necessário inverter o sentido dos imãs de um grupo em relação ao outro ou apenas mudar o sentido do enrolamento é suficiente?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

kem

DIY Freak
Alex, de acordo com o construtor, os polos são invertidos também...
I want to diode!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: kem on 26 de April de 2011, as 12:32:07
Alex, de acordo com o construtor, os polos são invertidos também...

Quem é o construtor?

Mensagem Mesclada

Olhem este site:

http://www.skguitar.com/SKGS/sk/pickup_specs.htm
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Haroldo... O site é esse aqui: http://www.sklarguitars.com/2010/08/hum-canceling-telecaster-bridge-pickup.html
QuoteOne coil is wound counter-clockwise and is charged North up and the other is wound clockwise and is charged South up...

Legal esse site que voce citou, mas pra variar... nada de noiseless... :(
I want to diode!

GrAmorin

Hand MasterMind
Achei legal o site postado pelo Haroldo, e com a busca do Kem estou me interessando a enrolar a bobina do captador que tenho aqui.
Sobre o captador de Telecaster que ta na foto, eu ja vi outros caps que tem sistemas parecidos.
A Seymour tem um cap. que usa 3 bobinas em um mesmo carretel de single, cada bobina envolve 2 pinos,  do mesmo jeito que esta nesta foto. Se nao me engano, tambem é da Seymour um outro cap. single que tem uma bobina em cada pino.
Se voce pedir um catalogo para a Seymour Duncan, eles te mandam, e no catalogo tem bastante informaçao, as vezes encontrara algo util.

samuelluthier

Guest
eu recomendaria o fio 43, eu ja usei fio 42 em uns noiseless de baxo que andei fazendo aqui, e fica dificil de se conseguir algo maior do que 6 ou 7k, num cap de guitarra vai ser mais dificil ainda pois o cap tem tamanho menor né.

pessoal se alguém souber onde conseguir o fio 43 esmaltado se puder me passar o contato.

kem

DIY Freak
Samuel... http://www.zincometal.com.br/fios_magneticos.asp
Voce sabe qual o melhor? 180º ou 150º?

E to achando melhor 44 ou mesmo 45. 43 não vai melhorar muito a coisa...
I want to diode!

samuelluthier

Guest
Kem obrigado pelo link, a quetão dos graus, não sei q diferença, o que tenho aqui é de 155º, mas isso é uma perguna boa vamos aguardar pra ver se alguém sabe nos responder.

cara com relação a usar o 44 ou 45, vc pode até usar, mas que mudando pro 43 ja da uma diferença enorme, isso dá, em apenas um fio você quase não vai ver a diferença, mas pense na bobina inteira, da bastante fio a mais, sem contar que a resistencia por km no 43 é maior t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), ou seja você tem mais resistencia com menos fio, mas agora não se engane, captador não é só resistencia, a quantidade de voltas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) faz muita diferença, como disse anteriormente, fiz dois captadores noiseless de baixo, e consegui dar 8000 voltas, 4k em cada bobina, e consegui uma resistencia de 6k ohms parece pouco mas o cap ja falou muito bonito cara, ficou muito bom o som.

Mensagem Mesclada

Pessoal entrei em contato com a zincometal e perguntei sobre a questão dos graus e essa foi a resposta que o cara me deu.

''Boa Tarde

155 graus - solda direto

180 graus - raspa para soldar

além de aguentarem temperaturas diferentes

Cordialmente,

Patrício
Zinco Metal Com. Ltda''

kem

DIY Freak
Samuel... O problema de noiseless é principalmente a falta de agudos... Acho que por isso ficou legal no baixo...
Ja enrolei com fio 44... numa bobina de humbucker coloquei 9.5K, mas mesmo assim é menos do que o noiseless tem (em torno de 10K)
I want to diode!

samuelluthier

Guest
É kem isso realmente procede, na maioria das vezes os noiseless tem pouco agudo m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas um cap que tem um som animal e é noiseless é o hs3 da dimarzio, tem um som muito equilibrado, bom seria se conseguissemos descobrir o segredo deles.

GrAmorin

Hand MasterMind
O HS3 é um Humbuck, em formato de single, to certo?

Mas parece que o Kem quer um single noiseless.

samuelluthier

Guest
Hs3 pode até ser chamado de humbucker mas é a m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) construção do noiseless, uma bobina sobreposta a outra.

abraço.