Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 14:55:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de um captador Noiseless  (Lida 21498 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 27 de Abril de 2011, as 22:31:04 »

Stack Humbucking
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
samuelluthier
Visitante
« Responder #16 : 28 de Abril de 2011, as 10:55:33 »

Sim alex é um stack, mas o noiseless t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é stack, ou seja a construção é igual.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #17 : 28 de Abril de 2011, as 11:26:05 »

Sim alex é um stack, mas o noiseless t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é stack, ou seja a construção é igual.

Acho que é diferente:
           todo stack humbuking é noiseless, mas nem todo noiseless é stack humbucking


Não gosto muito desta designação "stack humbucking". Ela foi criada como uma forma de depreciar os captadores construídos desta forma. Na minha concepção, se não tem dois conjuntos magnéticos, não se pode chamar de humbucking.

Além disso, corrobora a minha tese:

     - A configuração "stack humbucking" pode ser considerada como uma forma de enrolamento alternativo (no caso em várias sessões);
     - Assim, se tal concepção ("stack humbucking") existisse, qualquer maneira de enrolar o captador que não fosse "direta" (um enrolamento em uma só direção), deveria ser considerada "stack humbucking".

Sou fã da ciência e da arte e não da maledicência de certos fabricantes. (bonito! isso vai para minha assinatura)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #18 : 28 de Abril de 2011, as 12:07:26 »

Haroldo... Agora eu que vou pentelhar... Smiley
Humbuckers não tem 2 conjuntos magneticos... Eles tem apenas 1 imã... Os pinos/parafusos são apenas encostados em cada lado do imã, assim temos uma bobina com campo magnetico norte e outra sul. Mas o imã mesmo é um só...
Os noiseless são isso mesmo... stacked humbuckers. Se você pegar um captador ponte e um do meio reverso (ambos com pinos de alnico) e junta-los pela parte de baixo, os imãs vão se atrair, se "transformando" em um só... Um noiseless é isso reduzido ao tamanho de um captador só (a grosso modo claro).

Nas minhas mirabolancias tive uma ideia mas fiquei com uma duvida, vamos ver se alguém pode me ajudar.
Se eu ligar um humbucker em paralelo, vou te eliminação do hum... mas e se eu ligar um single em serie a esse humbucker em paralelo? Vai continuar eliminando o hum ou o hum vai aparecer???

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #19 : 28 de Abril de 2011, as 13:41:48 »

O ruído estará de volta e feliz!!! Grin
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #20 : 28 de Abril de 2011, as 14:17:35 »

Haroldo... Agora eu que vou pentelhar... Smiley

Continue tentando, mas vai ter que ser melhor que isso Wink

Humbuckers não tem 2 conjuntos magneticos... Eles tem apenas 1 imã... Os pinos/parafusos são apenas encostados em cada lado do imã, assim temos uma bobina com campo magnetico norte e outra sul. Mas o imã mesmo é um só...

O fato do MAGNETISMO de cada conjunto ser fornecido por um ímã apenas, não muda o fato do circuito ter dois conjuntos magnéticos. Os pinos e parafusos agem como ímãs e tem seus campos magnéticos perturbados independentemente. Ou seja, acabam por agir como se fossem fornecidos como ímãs separados.

Sua afirmação é equivalente a dizer que a luz que está acesa aqui é a mesma que na do Bello em Salto, uma vez que  a energia elétrica fornecida para as ambas vem de Itaipu.

Citar
Os noiseless são isso mesmo... stacked humbuckers. Se você pegar um captador ponte e um do meio reverso (ambos com pinos de alnico) e junta-los pela parte de baixo, os imãs vão se atrair, se "transformando" em um só... Um noiseless é isso reduzido ao tamanho de um captador só (a grosso modo claro).

Noiseless indica uma classe de captadores que usam alguma técnica de redução de ruído, seja ela magnética, elétrica ou paranormal.


Citar
Nas minhas mirabolancias tive uma ideia mas fiquei com uma duvida, vamos ver se alguém pode me ajudar.
Se eu ligar um humbucker em paralelo, vou te eliminação do hum... mas e se eu ligar um single em serie a esse humbucker em paralelo? Vai continuar eliminando o hum ou o hum vai aparecer???

O ruído do single se somará ao sinal. A relação sinal ruído vai ser mais baixa (uma vez que o sinal estará maior), mas o ruído vai aparecer novamente.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 28 de Abril de 2011, as 14:25:55 »


Se eu ligar um humbucker em paralelo, vou te eliminação do hum... mas e se eu ligar um single em serie a esse humbucker em paralelo? Vai continuar eliminando o hum ou o hum vai aparecer???


Vai depender da fase do single.  Nas minhas guitarras, ligo os dois (ou três) sem ruído algum.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #22 : 28 de Abril de 2011, as 15:10:13 »

Haroldo... não fui tão mal assim vai...
q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) falei em noiseless, tava falando dos Fender (não sei se tem outro com nome comercial de noiseless). Eles são 2 singles empilhados ao contrario, e tentam usar sim 2 campos magneticos... Era isso q tentei explicar no exemplo dos noiseless...
se vc cortar um noiseless (Fender) ao meio, vai ter 2 singles, com campos magneticos distintos... É isso que eles tentam fazer... Usar o polo norte do imã, por exemplo, para o topo de uma das bobinas, e o sul para o topo da outra...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #23 : 28 de Abril de 2011, as 15:17:58 »

Se eu ligar um humbucker em paralelo, vou te eliminação do hum... mas e se eu ligar um single em serie a esse humbucker em paralelo? Vai continuar eliminando o hum ou o hum vai aparecer???
Vai depender da fase do single.  Nas minhas guitarras, ligo os dois (ou três) sem ruído algum.

Tres singles em paralelo sem ruído? Poderia explicar?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 28 de Abril de 2011, as 15:27:37 »

Dois humbuckers e um single, sem ruídos.  Com três single coils, aparece um pequeno ruído de fundo, e um deles tem que estar fora de fase com relação aos outros.  Minha Super Sonic tem 3 chaves de liga/desliga/fase.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #25 : 28 de Abril de 2011, as 15:31:27 »

Alex... então... Fiquei matutando sobre novas ideias de como fazer esse noiseless... Mas não seriam as 3 bobinas em paralelo como vc citou... e sim 2 delas em paralelo e esse conjunto em serie com a outra....
Ai surgiu uma ideia diferente... enrolar 2 bobinas bem pequenas e bem separadas (bem na extremidade do espaço da bobina - para que fiquem bem localizadas no campo magnetico) de uns 500OHMS a 1K cada uma e ligar essas 2 mini-bobinas em paralelo... fio 44AWG nessas
Depois enrolar em cima dessas uma bobina de uns 5~6K com fio 42AWG, e ligar essa ultima em serie com as outras 2 (que ja vão estar em paralelo).
A duvida era se o HUM seria eliminado nesse caso...
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, as 15:33:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 28 de Abril de 2011, as 15:43:56 »

Tenho uma Guitarra com captaçao HSS, chave de 5 posicoes, só o Humbuck acionado, nao tem ruido, humbuck + single do meio, da ruido, single do meio e single do braço, sem ruido. O single do meio tem fase invertida. No potenciometro tem um push-pull, que liga o humbuck com o single do braço, e quando acionado, adivinha? ruido...
Aconte que quando um single esta ligado a um humbuck, o ruido é bem menor que quando esta só o single.
O ruido parece estar ligado a numeros impar de bobina.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #27 : 28 de Abril de 2011, as 15:45:50 »

Kem, me enrolei (sem trocadilhos, please!) todo nesse pensamento, pois nào enxerguei a lógica dele...

Adiel, mas voce troca a fase elétrica nas chaves, o que ocasiona uma sonoridade diferente, né? Pois normalmente se tem o captador do meio com a polaridade magnética invertida em relação aos outros (há quem prefira usar esse truque entre o do braço e o da ponte nas SS ou nas Tele).

Eu ainda tenho a curiosidade de colocar umas chaves na onda da Red Special do Brian May, que na verdade parece o que o Adiel fez, só que a combinação de captadores me parece ser em série na do BM.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #28 : 28 de Abril de 2011, as 15:50:49 »

Eu faço o inverso . o do braço e ponte invertidos .Fica um pouco mais "macio". Peguei numa Guitar Player antiga.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #29 : 28 de Abril de 2011, as 16:09:04 »

Anaksun, se você inverteu os captadores da ponte e do braço, você agora tem os três em fase, com um som mais encorpado, mas sem a possibilidade de inversão de fase para cancelar o ruído com distorção.  A não ser que você tenha invertido o do meio também, o que seria trocar "seis por meia dúzia".

Alex, vou pesquisar a ligação da Red Special, mas acho que os pups são ligados em paralelo, mesmo, de modo convencional.  Eu ainda vou instalar uma chave rotativa de série e paralelo na minha SS, dizem que o som fica ao estilo honky-tonk.  Você já fez essa experiência?

Mensagem Mesclada
É, Alex, são ligados em série, mesmo, mas existem modificações e sugestões, no mínimo, divertidas, nesse site:

http://www.treblebooster.com/brian_may_pickup_mod.htm
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, as 16:13:57 por Adiel » Registrado

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal