Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Júnior

Sim, serve. É um triodo duplo bem interessante. Só resta saber se está boa!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Júnior_01

*
Iniciante
Tenho duas delas, são antigas e estão "crivadas" de poeira. Com sorte ainda devem funcionar  :-[

O geito é testar.

Um abraço

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Pessoal

Esta é só para fazer suspense. A criança ainda não nasceu, mas já tem nome. Conheçam o que será "Otávio", o petal oitavador valvulado!

Abraços

Eduardo

Júnior_01

*
Iniciante
Lindo nome, e quero ser o padrinho  :D

Muito legal a montagem Eduardo, parabéns!!!!

Ficarei ansioso para o nascimento do Otávio!

Um forte abraço!

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Pessoal

Otávio está quase pronto! Hoje eu testei o circuito para ver se dobra a frequência e deu certo. Na primeira foto tem Otávio todo aceso. Na segunda está de pernas para o ar enquanto eu faço umas medidas. Na terceira a foto do osciloscópio mostrando a frequência de entrada azul de 1kHz e de saída amarela de 2kHz.

Deu certo! Agora preciso terminar de ligar uns fios e achar uma vítima para testar!

Abraços

Eduardo

Júnior_01

*
Iniciante
Fantástico, parabéns por mais um filho que nasce Eduardo!  (aplaus2)

Abraços

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Muito legal, Eduardo!  Funciona com retificação ou modulação do sinal de áudio?  Uma vez eu consegui dobra de frequência sem distorção com um modulador balanceado, mas não levei o projeto adiante, pois era sensível e temperamental demais.    :tup

bossman

Administrator
DIY Freak
Gostei do osciloscópio com linguagem em português  hein!  (brav)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Pessoal

Quote from: Adiel on 03 de August de 2011, as 18:46:28
Muito legal, Eduardo!  Funciona com retificação ou modulação do sinal de áudio?  Uma vez eu consegui dobra de frequência sem distorção com um modulador balanceado, mas não levei o projeto adiante, pois era sensível e temperamental demais.    :tup

Funciona com retificação de onda completa por ponte de diodos. Dois estão na 6SQ7 e dois na 6H6. O segredo está nos diodos. Diodos de silício tem uma queda de tensão de 0,7V. Usar este tipo de componente dá uma distorção terrível e de sonoridade desagradável. Com os de germânio o pedágio da junção é de 0,3V. Melhora, mas a 6H6 não tem junção! A queda de tensão varia com a corrente! Ela dá uma compressão no sinal, mas não tem cross-over!

Ainda tem uns ajustes para fazer para tornar a onda mais simétrica, mas o conceito funcionou, o sinal é estável e rico em harmônicos.

Quote from: bossman on 03 de August de 2011, as 19:30:01
Gostei do osciloscópio com linguagem em português  hein!

Também gostei! Vendi os meus dois analógicos e comprei este na China. O manual veio em chinês, mas o display é multi-lingüe! Ainda estou apanhando um pouco. Ele comunica com o PC, mas tirar a foto é mais rápido!

Abraços

Eduardo

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Eduardo on 03 de August de 2011, as 20:14:02
... mas a 6H6 não tem junção! A queda de tensão varia com a corrente! Ela dá uma compressão no sinal, mas não tem cross-over!

Ainda tem uns ajustes para fazer para tornar a onda mais simétrica, mas o conceito funcionou, o sinal é estável e rico em harmônicos.

Ahh o maravilhoso mundo das válvulas!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
E eu que estava até achando que o Schottky ia funcionar melhor, com 0,25V de queda...

Excelente ideia, Eduardo!   (brav) (brav)

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: Adiel on 03 de August de 2011, as 21:55:00
E eu que estava até achando que o Schottky ia funcionar melhor, com 0,25V de queda...

Fora a vantagem de Vd->0 quando Id->0, existe outro ponto a ser considerado que é a velocidade do diodo. No caso dos Schottky, não há tempo de recuperação, então a velocidade não é um problema, só a queda mesmo que seria uma preocupação. Diodos de germânio são muito rápidos, podendo operar fácil na faixa dos 300MHz. Os de silício, em sua vasta maioria, são muito lentos e até geram ruído de chaveamento. Os rápidos como os 1N4148 pedem água acima dos 200MHz, fora a capacitância de 4pF.

A 6H6 tem uma capacitância de 3pF e não tem que chavear. O tempo de chaveamento é simplesmenta o tempo dado pela constante ZC da impedância da fonte com a capacitância intereletródica. Existem outras válvulas próprias para isso, mas se quiser dá para chegar nos GHz com ela.

Para quem tiver curiosidade, segue a ficha da 6H6. Comparem a curva de resposta dela com a de um diodo semicondutor.

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/6/6H6.pdf

Tudo conspira a favor do Otávio. Vamos ver que som ele faz! Afinal, a idéia não é apenas ver figuras no osciloscópio, não é? :D

Grande abraço

Eduardo

rafammbass

Guest
Que beleza, Eduardo! Que beleza!!!

Mas agora falta o tremolo, hein?

jboufelli

Guest
Quando eu Crescer quero ser igual a vc Eduardo  :D :D

Grande Abraço

João Américo

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: rafammbass on 04 de August de 2011, as 09:38:16
Mas agora falta o tremolo, hein?
Pode deixar que eu vou desenvolver um. Primeiro veja o video do Otávio!