Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:27:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 5 volts pode desmagnetizar um captador de alnico???  (Lida 11532 vezes)
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« : 10 de Maio de 2011, as 12:15:26 »

Um tempo atrás eu baixei o guitar rig e o amplitube pra testar o som, mas como só estava olhando nao comprei interface usb, eu colocava a guitarra direto na entrada de linha do PC, usei por umas 2 semanas todo dia.

Eu tenho uma epiphone les paul standard com captadores de alnico ano 2001, esses dias reparei q o captador da ponte estava com uns 30% menos volume q o captador do braço. Medi a voltagem da entrada de som do pc e deu 5 Volts.

Aí vem a dúvida cruel: Essa voltagem pode desmagnetizar um captador ou meu captador sofreu desmagnetização natural do alnico pelos 10 anos de uso??

uma interface usb tambem emitiria essa voltagem para a guitarra?

Esse assunto é meio estranho então não sabia onde postar, se coloquei no lugar errado por favor arrumem pra mim.

abraço!


Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 10 de Maio de 2011, as 12:45:37 »

Se os captadores forem iguais, o que é comum com as Gibson e Epiphone, tal diferença de volume é normal, devido ao fato de que as vibrações das cordas são mais vigorosas perto da região do braço do que perto da ponte.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 10 de Maio de 2011, as 13:08:17 »

Oi Nader

Para alterar o vetor magnético de qualquer coisa, seja AlNiCo, Ferro, Ferrite, etc, é preciso um campo extremamente forte. Não há a menor chance de você conseguir desmagnetizar algo com os 5V do PC.

Além disso, a perda do vetor magnético é algo que ocorre ao longo de décadas. No caso de materiais como a magnetita, o vetor dura milhões de anos. A perda de vetor magnético do seu AlNiCo em 10 anos não é apreciável, se é que houve.

A explicação do Adiel é a mais provável para a diferença que você encontrou.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 10 de Maio de 2011, as 13:11:04 »

Meça as resistências DC de seus captadores e as exponha aqui! Talvez possamos ajudar...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #4 : 10 de Maio de 2011, as 14:35:16 »

Nader
queda de volume também acontece quando uma bobina rompe e fica funcionando como single.
eu já peguei uns 3 humbuckers assim, dai é só desmontar encontrar o fio partido
tirar umas duas voltas e soldar de novo.
é meio delicado mas com paciencia da pra fazer!
também acontece queda de volume quando o potenciometro ta meio gasto.

Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 10 de Maio de 2011, as 14:46:43 »

A voltagem liberada pelo PC, passa por uma resistencia (resistor), entao nao ha corrente suficiente para causar danos ao captador.
Essa voltagem é usada para alimentar o microfone de eletreto do PC, que precisa de uma voltagem para funcionar.
O eletreto é sensivel, e nao queima com esta voltagem e corrente liberada do PC, entao, os captadores tambem nao devem sofrer danos.

De uma resoldada nos cabos e fios internos.
Registrado

nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #6 : 10 de Maio de 2011, as 18:17:29 »

Vixi Huh? Huh? não esperava tanta resposta em uma tarde ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  Grin Grin  brigadão!

Eduardo,
Não sei se é correto mas já vi em muitos foruns falando q a meia vida do captador de alnico é de 10 anos , eu até li uma citação de um livro isso:

"segundo os fabricantes, uma outra caracteristica interessante desses imãns o alnico, a cada 10 anos, perde por volta de 50% de sua capacidade magnética, enquanto o cerâmico, a cada 70 anos, perde apenas 1% de sua capacidade. è por essa razão que muitos "vintagers" apreciam magnetos de alnico, pois tal propriedade, após determinado tempo, assume uma identidade caracteristica de uma época especifica. Alguns imãns precisam ser regarregados após muitos anos."

edit: ahh, outra coisa, vc já leu sobre se colocar um captador de alnico e um ceramico na mesma guitarra o de alnico desmagnetiza muito rápido?? tem um aviso no site de venda "www.captadores.com.br"

por isso da minha dúvida sobre a desmagnetização do meu.


Alex,

O captador da ponte (suposto problematico) está com 14 ohms e do braço está com 10ohms, a minha guitarra é made in korea mesmo com o volume pouco mais baixo ainda tem um timbre excelente, muito melhor  as chinesas, comprei uma epiphone les paul custom black made in china 2008 q em qualidade sonora nao chega aos pés da koreana.

Adiel,

A princípio tambem achei q fosse só pela posição, mas tenho t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) uma ESP MH100 cujos 2 captadores humbucker não apresentam diferença de volume e ambos tem a mesma impedância. E a epiphone les paul custom black t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não há diferença de volume mesmo os captadores tendo impedâncias diferentes. Isso q tá me deixando doido ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Chris,

Creio q nao seja fio quebrado pois o captador não ta dando nenhum ruido com ou sem distoção, se estivesse funcionando como single acho q o volume seria bem menor e com chiados.


Alguem mais ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Cry Cry Cry
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, as 18:23:11 por nader » Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #7 : 10 de Maio de 2011, as 18:26:18 »

e a altura deles em relação as cordas com é que esta???quanto a um captador de alnico perder sua força em 10 anos,deve ser bem pouco p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho uma ibanez prestige que veio com um dimarzio tonezone,tenho ela a 11 anos e continua esmagando geral...
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 10 de Maio de 2011, as 18:46:32 »

Nader, as novas guitarras devem estar sendo preparadas para manter o nível dos dois captadores equiparados, talvez pelo uso de outro ímã, ou algo assim.  Eu já peguei uma Gibson Les Paul 1984 original com esse mesmo problema, e verificamos que os captadores eram idênticos, daí a diferença de volume entre eles.  Dá um pouco de trabalho, mas você pode medir a intensidade de cada um agora, inverter suas posições (trocar o da ponte pelo do braço e vice-versa), e ver se o problema persiste.
Registrado

cobalto777
Visitante
« Responder #9 : 10 de Maio de 2011, as 19:27:03 »

Nader, as novas guitarras devem estar sendo preparadas para manter o nível dos dois captadores equiparados, talvez pelo uso de outro ímã, ou algo assim.  Eu já peguei uma Gibson Les Paul 1984 original com esse mesmo problema, e verificamos que os captadores eram idênticos, daí a diferença de volume entre eles.  Dá um pouco de trabalho, mas você pode medir a intensidade de cada um agora, inverter suas posições (trocar o da ponte pelo do braço e vice-versa), e ver se o problema persiste.
acho que piora... o captador do braço geralmente tem menos saida que o da ponte...
pode ser que acentue o problema.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 10 de Maio de 2011, as 19:35:55 »

Como voce fez as leituras de resistência? Pois os valores deveriam ser de 8K pra cima!

Se não estiverem desconectados dos potenciômetros, verifique se os mesmos estão nas posições máximas de volume antes de medir as resistências os pickups. Como eles tem valor alto, entre 250 e 500 k, não vão perturnar muito a leitura.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 10 de Maio de 2011, as 20:13:18 »

Nader, para ver as resistencias dos captadores voce usou um multimetro analogico ou digital.

Sobre a diferença de volume, nao pode estar sendo a distancia do captador para a corda?
Registrado

nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #12 : 10 de Maio de 2011, as 20:26:48 »

Como voce fez as leituras de resistência? Pois os valores deveriam ser de 8K pra cima!

Se não estiverem desconectados dos potenciômetros, verifique se os mesmos estão nas posições máximas de volume antes de medir as resistências os pickups. Como eles tem valor alto, entre 250 e 500 k, não vão perturnar muito a leitura.

Desculllllpe Sad Sad Sad

Eu tentei dizer 14k e 10k, pensei uma coisa q escrevi outra ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Os potenciometros são de 500k, medi com todos no máximo. multimetro digital



Cobalto777,

A altura é a mesma nos 2 captadores, estão bem colados nas cordas, mas com folga para não encostarem durante a execução.


Adiel,

minha esperaça é q vc esteja certo rsrsr, eu nunca havia reparado essa diferença de volume entre esses captadores, eu até poderia comprar um set novo de captadores, tem uns da sound muito bons, mas é q o som destes originais da minha les paul são mesmo excelente, gosto muito do timbre deles.


Mas então na opinião de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) a corrente q sai da entrada do pc não danifica os captadores?? posso usar essa e outras guitarras no guitar rig q nao vou desmagnetizar os captadores???
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 10 de Maio de 2011, as 20:39:54 »

Conselhinho: Não cole tanto os pups nas cordas, se eles tiverem uma barrinha de Alnico 5, ou pior, um cerâmico poderoso, vai acabar borrando o timbre e tirando um pouco do foco do timbre do seu instrumento e pode até, em extrema proximidade, mesmo sem encostar nas cordas quando tocadas nos últimos trastes, tirar um pouco do sustain final das cordas e até desafinar um cadinho as próprias.

4K de diferença pode ser um bocado, viu? Isso pode ser proposital ou não, vai da intenção ao se escolher os pups na montagem do instrumento. Eu prefiro diferenças de no máximo 1K entre ponte e braço.

Na verdade normalmente gosto mais de HB's com menos ganho que esses, mesmo assim acabei de colocar um 498T na minha SG Faded: 14K!!! Com um 490R original no braço. Parece equilibrada, mas com o da ponte mais alto. Sou guitarrista, não tem muita lógica isso mesmo...rs

Se gostou, valeu!
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, as 20:46:04 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #14 : 10 de Maio de 2011, as 21:00:39 »

Se a sua ENTRADA para microfone está com 5V, algo está muito errado aí...
No mais as explicações sobre improváveis desmagnetizações são por aí mesmo, não vai ser com 5V que vai desmagnetizar.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal