Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:31:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Fuzz Tone  (Lida 14135 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 02 de Dezembro de 2009, as 17:27:03 »

 Olá amigos  Smiley

Trago ao forum não um pedal DIY mas o que considero um "vintage". Trata-se do pedal Fuzz Tone da Giannini de 1968.

Para entenderem o porque deste tópico conto-lhes uma breve história. Há uns 10 anos atrás eu ganhei esse pedal de um amigo meu que tocava guitarra nos idos de 67-68 aqui em Joinville-SC. Ele me disse: "Olha, esse pedal só faz barulho (na concepção dele, lógico Cheesy), se você quiser brincar com ele pode levar". Quando vi aquela carcaça de ferro fundido pesando pelo menos um quilo não titubeei, levei pra casa e fui logo plugando.
O som lembrava muito os tons de fuzz utilizados pelos Mutantes no disco de 1968 (apesar de eu ter perguntado por email ao Sérgio Dias se ele algum dia usou algo que não tivesse sido criado pelo Claudio Baptista, o que me respondeu de pronto que não).
Outra referência do som desta belezinha é que parece muito com o da guitarra da introdução de "Revolution" dos Beatles. Fiquei encantado.

Apresento agora as minhas dúvidas e exponho todos os detalhes que possam me ajudar a revitalizá-lo e, sendo aparentemente um projeto simples, possa ser executado por algum amigo do forum.  Roll Eyes

Ele não tinha jack para plugar fonte externa, somente tinha um porta-bateria. Eu liguei a saída para a bateria diretamente numa fonte 9 V, o que resultou no funcionamento.
Acontece que desde aquele tempo pra cá soltaram dois cabos internos e, como não dominava as ligações acabei perdendo a referência dos terminais deles. Resumindo: não consigo ligá-lo.

Um deles, cor verde (suspeito), se soltou e acabei soldando (há muito tempo atrás) onde supostamente minha vaga memória acreditava ser o local correto, interligando o terminal do capacitor 25 uF e um dos terminais do potenciometro de "ataque".


O outro cabo (preto) está preso a placa e solto na outra extremidade. Na placa ele está ligado a um terminal do trim e em paralelo com um terminal do resistor de 470 Ohm (R3 na foto).

Este eu acreditava ser o positivo 9v, mas efetuei diversos testes ligando ele a fonte (+) e o negativo à massa do jack out, sem sucesso.  Batendo Cabeça

Resta-me perguntar respeitosamente aos mestres do forum se efetuei algum procedimento errado ou quais são as tentativas para obter êxito.

Agradeço a todos que dispuseram sua atenção.

Grande abraço! 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #1 : 02 de Dezembro de 2009, as 17:44:48 »

Cara parece ser bem simples a coisa toda..
Os grandes mestres do fórum poderiam até clonar esta relíquia, o que acham?
Abraço à todos!
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #2 : 02 de Dezembro de 2009, as 18:39:23 »

Jesuizzzz ,

Vc achou este cara perto do esqueleto de que brontossauro !? rsrsrss

Brincadeira, eu que não sou chegado em fuzz fiquei afins de montar esta belezinha ou seria vóvózinha hehhehhee.

Uma coisa que vc pode fazer tambem é mandar um e-mail para o pessoal da giannini e pedir o esquema eletrico, se eles ainda tiverem, pois acredito eu que eles não fabriquem mais estes pedais ai, logo não existiria um problema quanto a questão de "clonagem".

Abrasss
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 02 de Dezembro de 2009, as 19:20:16 »

Provavelmente é algum colorsound ou ehx... o Alex Frias com certeza mataria na hora esse problema...

Agora, se você saiu ligando o fio solto em todo canto pra ver onde era o lugar dele, é possível que tenha estragado algo... tomara que não tenha acontecido...

Tente tirar umas fotos com boa resolução dos 2 lados da placa...
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #4 : 02 de Dezembro de 2009, as 21:18:35 »

hehehe, de fato é bem antigo mesmo. Cheesy
Eu mesmo fiz inúmeras pesquisas no google e não encontrei nada a respeito dele.

Não pensei em enviar um email à Giannini mas seria uma, apesar deles estarem fora desse segmento há algum tempo. Não custa nada tentar.

Acredito, e espero, que não tenha danificado nenhum componente porque a única ligação que fiz foi com uma fonte com baixa corrente (180 mA).

Desculpem, deve ter zoado o link das fotos...
Seguem as fotos da placa em melhor resolução:


Onde está Alex Frias?!?! Cry

E vamo que vamo!
[]´s
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2009, as 21:59:22 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #5 : 02 de Dezembro de 2009, as 21:35:13 »

cade as fotos em alta resolução?
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2009, as 21:41:19 »

Como o Big disse... talvez seja até um Fuzz Face! A Giannini era mestre em clonagem, décadas antes de nós pensarmos nisso, huahushua
Registrado

Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 03 de Dezembro de 2009, as 11:06:00 »

Bem, o mais provável é que esse pedal seja um clone adaptado do fuzz face. Olhando o datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/169506/ETC/2SB175.html
dá para perceber que a carcaça é positiva (o que era muito comum na época). George Harrison era fã do fuzz face, por isso o timbre lembra a intro de "revolution". Eu tenho ums esquemas oficiais da Giannini, mas acho que não tem esse pedal. Vou procurar no meu arquivo morto e posto alguma coisa.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #8 : 03 de Dezembro de 2009, as 11:09:18 »

Valeu Jairo!

Toda a ajuda é bem vida pra fazer esse meu precioso pulsar novamente.

Um abraço sulista!
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #9 : 03 de Dezembro de 2009, as 11:33:56 »

Dá uma olhada no tonepad e no general guitar gadgets, pois ambos possuem projetos de fuzz face que são muito parecidos com teu pedal. As ligações devem ser bem parecidas, pois a lista de componentes são quase as mesmas. Como os transistores são "positive grounds", teste-os para ver se não foram danificados.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 03 de Dezembro de 2009, as 19:47:28 »

Quem falou Fuzz Face, acertou!!! Grin

Pelos valores, nem rolou versào, sào os valores caretas do original mesmo. Lógico que os transistores foram substituídos por o que se tinha mais à mào no Brasil àquela época. Acho até q tenho algum 2SB175 por aqui... Sào PNP, o que em princípio sugere "positive ground". Mas só p constar: nào existe transistor "positive ground", sào PNP, apenas isso, e um bom exemplo de se ver é o Fuzz Factory que utilizaterra negativo e usa dois trannies de Ge PNP nessa nossa conhecida configuraçào de Fuzz Face. O próprio Francisco da Tonepad sugere uma versào "negative ground" do Fuzz Face com transistores PNP, que eu acho complicada de funcionar sem alguns ajustes de "bias".
Como nào era comum o uso de fontes para alimentar pedais, (e nem havia tantos pedais assim, né?) nào há necessidade de se pensar em padronizaçào. os valores todos batem com a versào original q Mr Hendrix usava, fora o trimpot de 100K, que pode estar lá para fazer a polarizaçào do transistor 1, no lugar do famoso 33K, mas é tudo chute, nào conferi a PCB com o lado das peças.  Mas cá pra nós... Roll Eyes

Nào está de fora a possibilidade de se ter danificado um ou mesmo os dois transistores com ligaçào inversa... espero q vc tenha a sorte de nào ter acontecido tal coisa... Cry

Eu sugiro o uso de uma bateria, nada de fontes, principalmente nào reguladas e livre de ripple e ruídos, esse pedal já lhe dará ruídos suficientes, pode crer!

Quanto aos dados históricos fornecidos pela empresa fabricante Giannini, nào confio muito. Os outros pedais de caixas padronizadas nào podem ser dos anos 60, como vi há algum tempo em seu site. Pode ser que tenham mudado. Seria um pouco difícil clonar pedais antes de serem inventados, ou ao menos comercializados...
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2009, as 19:56:09 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #11 : 03 de Dezembro de 2009, as 19:53:19 »

E eis que surge o mestre... hehehe
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #12 : 03 de Dezembro de 2009, as 21:39:30 »

num vo nem comentar mais nada, nao ha a necessidade Smiley
Registrado
Zur
Visitante
« Responder #13 : 03 de Dezembro de 2009, as 21:47:34 »

Assim Seja!
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #14 : 04 de Dezembro de 2009, as 00:28:07 »

Como eu disse, :B
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal