Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:00:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: solda de estanho  (Lida 37457 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #45 : 13 de Fevereiro de 2018, as 00:14:26 »

Indica que a liga não é 60/40.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #46 : 14 de Fevereiro de 2018, as 00:50:51 »

Eu já usei Solda dessa marca e odiei , volte a usar a Best, e seja feliz...

At daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Guilherme
Visitante
« Responder #47 : 14 de Fevereiro de 2018, as 18:02:09 »

Saudades da CESBRA (Companhia EStanifera BRAsileira), solda trinucleo 60/40 com fluxo RO. Solda para ninguém colocar defeito (nenhum defeito)...

Até pelo menos meados da década de 1980, era a solda, em fio e em barras para cadinho, Normatizada pela Telebras  para todos os fabricantes fornecedores do Sistema Nacional de Telecomunicações: Siemens, GTE, Telletra, Philips, NEC, ELEBRA etc. etc. etc.

A ultima vez que a encontrei no varejo foi no Rei das Válvulas - RJ,  entre 2002...3 e custou uma grana. Depois não mais. Hoje uso a WBT com 4% de prata, que, sem pagar frete e impostos, custa mais ou menos R$ 170,00/250g.

A Cobix é solda de baixissima qualidade, mais por causa do fluxo do que por causa da liga. A BEST melhorou muito se comparada com o que era há 30...40 anos atrás e hoje pode ser considerada uma ótima opção de solda para todas as finalidades.

Caso o administrator Adiel ainda possua em seu estoque alguns rolos de 500g CESBRA (qualquer espessura, mas idealmente 1mm) e se disponha a vender apenas um deles, pago até R$ 150,00.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #48 : 14 de Fevereiro de 2018, as 18:11:30 »

Obrigado pelas informações.

Sobre soldas antigas, um tio meu morreu e encontraram num quarto da casa dele uma caixa com inúmeros rolos de solda, sem marcas e de diversos tamanhos. Como sabiam que eu soldava algumas coisas me deram como herança, elas devem ter seguramente mais de 10 anos. Não sei a procedência, mas foram as melhores soldas que já utilizei. O que posso dizer é que elas sempre ficavam brilhantes, derretiam com extrema facilidade e tinham um cheiro doce quando entravam em contato com o soldador.

Agora que peguei a Cobix, a diferença da qualidade é muito grande.

 Melhor pagar um pouco mais e pegar solda Best.

Vocês indicam algum lugar para comprar aqueles rolos de solda ao invés daqueles tubinhos de ~25g ?

Abraço
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #49 : 14 de Fevereiro de 2018, as 18:16:32 »

Aproveitando o post, alguém por aqui tem usado Solda Lead Free ? (Solda sem chumbo) Elas tem um preço bem elevado, queria saber se alguém já usou e se realmente tem qualidade!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #50 : 14 de Fevereiro de 2018, as 18:34:04 »

...e tinham um cheiro doce quando entravam em contato com o soldador.

O doce cheiro do chumbo entrando no seu organismo e nunca mais saindo dai.. Cuidado! Chumbo tem efeito cumulativo no organismo

Há quem diga que o ferro de solda não aquece o chumbo o suficiente pra que ele entre no nosso organismo mas é aquela história: Seguro morreu de velho !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #51 : 14 de Fevereiro de 2018, as 19:46:25 »

Saudades da CESBRA (Companhia EStanifera BRAsileira), solda trinucleo 60/40 com fluxo RO. Solda para ninguém colocar defeito (nenhum defeito)...

Até pelo menos meados da década de 1980, era a solda, em fio e em barras para cadinho, Normatizada pela Telebras  para todos os fabricantes fornecedores do Sistema Nacional de Telecomunicações: Siemens, GTE, Telletra, Philips, NEC, ELEBRA etc. etc. etc.

A ultima vez que a encontrei no varejo foi no Rei das Válvulas - RJ,  entre 2002...3 e custou uma grana. Depois não mais. Hoje uso a WBT com 4% de prata, que, sem pagar frete e impostos, custa mais ou menos R$ 170,00/250g.

A Cobix é solda de baixissima qualidade, mais por causa do fluxo do que por causa da liga. A BEST melhorou muito se comparada com o que era há 30...40 anos atrás e hoje pode ser considerada uma ótima opção de solda para todas as finalidades.

Caso o administrator Adiel ainda possua em seu estoque alguns rolos de 500g CESBRA (qualquer espessura, mas idealmente 1mm) e se disponha a vender apenas um deles, pago até R$ 150,00.

Mercado Livre vendendo por R$ 70,00.

Abraço
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #52 : 14 de Fevereiro de 2018, as 21:22:46 »

Mercado Livre vendendo por R$ 70,00.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-908446999-rolo-solda-estanho-trifluxo-cesbra-1mm-sn-6040-rolo-500grs-_JM
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #53 : 14 de Fevereiro de 2018, as 22:22:19 »

Pois agora fiquei na dúvida entre a CESBRA e a BEST... Ambas tem o preço parecido...
A Cobix infelizmente está muito ruim...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Guilherme
Visitante
« Responder #54 : 15 de Fevereiro de 2018, as 00:10:03 »

Muito agradecido MARFU  Legal!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #55 : 17 de Fevereiro de 2018, as 01:33:06 »

Em 2008 eu comprei um rolo de solda Cobix (validade de 2 anos) que já está quase no final e até hoje, passados 10 anos, eu ainda consigo soldas bem brilhantes com ele.
Mas, pelo que os colegas do fórum afirmam, pelo jeito, a qualidade da Cobix baixou bastante ao longo dos anos.
A solda Best eu já usei e nunca gostei, mas, pode ser que com o passar dos anos a qualidade tenha melhorado, mas, pra se saber, só pagando pra ver.

Já a solda Cesbra tri-núcleo 60/40 de 1mm pra mim sempre foi "Hors Concurs" e eu sempre usei, não só em rolo como em caixinhas que eram vendidas com alguns metros cada.

O fato é que hoje, usando o link do ML postado aqui no tópico, eu boletei a compra de um rolo de 500 gramas da Cesbra, mas, confesso que estou meio cabreiro.
Será que esses rolos de solda são mesmo da Cesbra ou o cara enrolou em tubos+caixas da Cesbra, solda de qualidade inferior??


Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #56 : 17 de Fevereiro de 2018, as 03:13:09 »

Poisé, fiquei com esta dúvida também...
Até tem outros carretéis cesbra pra vender, mas na embalagem diz TIN Quimica e Soldas, dai já viu né?!
Quando tua solda chegar, tu avisa a galera se é original (pelo menos se ela é boa)
Segue o endereço da solda que penso ser fake (ou que trocou de nome):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948705740-solda-estanho-cesbra-100mm-60x40-embalagem-com-0500-gramas-_JM



Uma pergunta aos entendidos:
Qual a melhor composição? 60/40 ou 63/37?
 (estanho/chumbo)
Estou olhando a best 0.8mm e tem dos dois tipos e é praricamente o mesmo preço.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, as 03:34:49 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #57 : 17 de Fevereiro de 2018, as 17:04:38 »

O mito da solda ruim e o mito da solda 63/37.

Não existe solda ruim. Solda "eletrônica" é uma liga de estanho e chumbo. Claro, existem as lead-free, as com prata, ouro, paládio ( estanho e chumbo também, de vez em quando ...), etc, mas essas não são representativas do nosso cotidiano.

Desde a Criação, Estanho Sn é um metal de cor prata, com número atômico 50, ponto de fusão 232 ºC e densidade 7,3 g/cm³ e Chumbo Pb, também de cor prata e número atômico 82, tem ponto de fusão 327 ºC e densidade 11,3 g/cm³ ( Wiki ). Ao que me consta, só existem esses dois tipos de estanho e chumbo ( sim, tem os isótopos, mas...), pois o Criador não alterou nem a composição química, nem as propriedades desses elementos nos últimos milênios...

Esses dois metais, na forma líquida, se misturam em qualquer proporção, desde 100%Sn + 0% Pb ( 100/0 ) até 0% Sn + 100% Pb ( 0/100 ), passando por proporções interessantes como 63/37, 60/40, 40/60, 50/50 e muitas outras https://en.wikipedia.org/wiki/Solder.

Cada uma das ligas tem uma aplicação principal e um preço diferente, pois o estanho é relativamente mais caro do que o chumbo. Assim, quanto mais rica em estanho for a liga, mais cara ela se torna. Como esses metais têm preço internacional ( são commodities ) não há como variar o preço do kg de uma dada liga, de um fabricante para outro.

Quando dois metais formam uma liga, o ponto de fusão da liga dependerá da proporção entre os metais. Assim, ao se adicionar estanho ao chumbo, o ponto de fusão não será mais 327 ºC, mas um valor abaixo disso. Acontece que, para todas as proporções, exceto uma, a liga não tem um ponto de fusão definido, mas sim, uma faixa de temperaturas chamada região ou fase plástica, onde a liga fica mole mas não exatamente líquida. Isso pode ser atribuído de forma simplista ao fato do metal de ponto de fusão mais baixo ( Sn ) fundir primeiro do que o metal de ponto de fusão mais alto ( Pb ). Isso só não acontece em uma única proporção ( liga eutética ), que proporciona a menor temperatura de fusão e na qual a mudança de estado ocorre sem fase plástica. Para a solda Sn-PB, essa proporção é 63/37 e a temperatura de fusão é 183 ºC.

A liga 50/50 é própria para soldar canos de cobre e a 40/60 é usada para soldar calhas. Devido ao alto ponto de fusão e à extensa região plástica, não são próprias para uso em Eletrônica, mas extremamente práticas para os usos a que se destinam, pois o soldador pode dar acabamento à junção enquanto a solda ainda está plástica. Legal, não ? Uma solda tipo massa de modelar...

Em Eletrônica, antes do advento da solda lead-free ( mais um passo da indústria no sentido de tornar os equipamentos eletrônicos mais descartáveis ainda ), utilizava-se a solda 60/40. Entretanto, de uns 25 anos para cá, a liga 63/37 ganhou expressão e passou a ser considerada a " melhor solda " existente para uso em Eletrônica. Melhor ? Por quê ? O que é "melhor " ? Sacanagem das fábricas; economizando na solda, usando a 60/40...

A solda 63/37 proporciona a menor temperatura de fusão de todas as ligas. Isso já seria uma vantagem, pois como sabemos, os componentes eletrônicos são delicados com relação à temperatura. O fato da liga eutética não ter fase plástica também é uma " vantagem ", pois o ponto de solda solidifica abruptamente e isso minimiza o risco de se ter uma junta mal feita, caso os elementos soldados fossem perturbados durante o resfriamento da solda. Acontece que a liga 63/73 não é a melhor...

A liga 60/40 é a " melhor "... ela é a liga que proporciona a melhor " molhabilidade " de todas as ligas ( apesar da Wiki dizer o contrário ). Isso pode ser comprovado facilmente ( e eu demonstro isso nas minhas aulas ) bastando estanhar uma área de placa de circuito impresso com as duas soldas. Ao se fazer uma " bola " de solda sobre uma superfície de cobre limpa, a solda 60/40 se espalha sozinha com facilidade, enquanto que a 63/37 tende a ficar formando a " bola ". Com uma região plástica desprezível e um ponto de fusão apenas alguns graus acima da liga eutética, a solda 60/40 é a preferida para uso em máquinas de solda automática. Há muitos anos, quando apareceu a solda eutética nos mercados aqui da vila, eu comprei um rolo para usar na oficina. Acabei dando de presente para um colega, pois não me acostumei com a deficiência dela em molhar as superfícies tão facilmente como a 60/40 faz.




-----
E o mito da solda ruim ?

Ora, se estanho é estanho e chumbo é chumbo ( pelos últimos milênios, ao que me consta ), como é que existem duas soldas de mesma liga, uma pior do que a outra ?

Não existem. É que a) a liga não é a mesma b) a liga contém impurezas c) o fluxo é ruim.

Eu comecei usando solda BEST na oficina, há uns 30 anos, por que era " a que tinha " nas quitandas e " todo mundo usava ". Às vezes aparecia a tal de Cesbra, que era igualmente boa. Por boa, entenda-se, permitia fazer-se com facilidade, soldas limpas e brilhantes. Isso é o que qualquer montador quer nas suas montagens. Depois a marca Best desapareceu e apareceu uma tal de Alpha Metais ( Best com outro nome, ao que disseram ) e, depois, voltou a marca Best, que é a que uso hoje. Eu sou um profissional chato, rigoroso e exigente; se a solda não fosse " boa ", eu já a teria abandonado há tempos. Como o desempenho dessas soldas se manteve estável ao longo do tempo, é de se supor que a liga sempre se manteve em "60/40".

Num determinado momento ( numa dessas transições Best / Alpha / Best ) as quitandas daqui só tiveram uma tal solda Cobix, que apareceu no mercado. Eu fui obrigado a levar um rolo para casa - e não cheguei a terminá-lo. A fumaça gerada pelo fluxo era tão tóxica e irritante que era insuportável utilizá-la. Comprei o primeiro rolo de Best/Alpha que encontrei e, novamente, dei o que sobrou do rolo para um colega.  Esse foi um caso flagrante de fluxo " ruim ".

O que os colegas podem estar experimentando, conforme os relatos dados, são soldas contendo impurezas ou ligas que não são as apregoadas. Se a solda é 60/40, ela vai se comportar como 60/40 independentemente do fabricante. A solda Cobix funcionava bem; o fluxo é que era impróprio.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, as 20:50:17 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #58 : 17 de Fevereiro de 2018, as 18:07:39 »

A.Sim, pode me explicar a relação em equipamento descartável e solda Lead Free ? Pois estou bem afim de experimentar elas.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #59 : 17 de Fevereiro de 2018, as 18:23:19 »

Para quem quiser uma explicação simples sobre o diagrama de fases da liga Sn- Pb, eu achei essa https://www.chemguide.co.uk/physical/phaseeqia/snpb.html

A solda lead-free é uma solda sem chumbo. Não tendo chumbo, os pontos de solda ficam opacos e a molhabilidade da solda é precária. Os fabricantes tentam melhorar o desempenho adicionando outros metais, mas o "bom mesmo " é o chumbo.

Pontos soldados com lead-free são propensos a apresentarem o crescimento dos bigodes de estanho ( tin whiskers ); faça uma procura e vais encontrar muita coisa interessante, inclusive o processo de falha dos transistores de germânio AF116 https://nepp.nasa.gov/whisker/anecdote/af114-transistor/index.html. Da mesma forma, são propensos à ocorrência da peste do estanho https://en.wikipedia.org/wiki/Tin_pest . Não use lead-free.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, as 18:27:31 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal