Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:44:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão fonte para power  (Lida 63879 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #15 : 28 de Junho de 2011, as 11:07:04 »

Cara, esse circuito daria para chegar até quantos watts? Vamos falar de número. Com margem de segurança, você acha que ele daria quantos volts a quantos ampers (no máximo de tudo sem forçar o sistema)?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 29 de Junho de 2011, as 11:46:20 »

Olha acredito que uns 250v a pelo menos uns 100ma é possível, seria em torno de 25w. O suficiente para um power como o iall 10.5. Logo acredito ter tudo em mãos para começar um primeiro protótipo.

Um abraço!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #17 : 30 de Junho de 2011, as 17:14:00 »

Ouvi dizer que em alguns fornos de microondas possuem uma etapa auto transformação de corrente sem transformador do tipo comum..com apenas uns transístores de potência em contrafase, um pequeno transformador toroidal e um punhado de capacitores/diodos/resistores se obtém cerca de 4.500 Volts @ 0,5 A.

Isso é verdade? Se for, como funciona?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 30 de Junho de 2011, as 19:01:16 »

Isso se chama "fonte chaveada".
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #19 : 02 de Julho de 2011, as 14:28:46 »

Hum... mas pelo jeito não deve ser nada seguro.  Bom, hoje terminei minha placa de quadriplicador de tensão de onda completa fiz ela com duas placas de 6cm x 5cm (projeto inicial, mas modificarei depois de terminar e testar). Pretendo montar um sistema para testes apenas. Como tenho alguns transformadores aqui, quero ver o que pode ser possível fazer. Pelas minhas contas, a eficiência fica entre 60 e 70%.  No soldafria, temos transformadores de 24-0-24 a 5A por 60 conto e de 30 - 0 - 30 a 10A (não dá para montar valvulados com isso, é apenas para ter noção de custos). Não vou comprar um transformador agora, claro, mas vou tentar montar um champ da vida com o material que tenho aqui (transformador de saída do amp que montei e que ficou sobrando aqui quando achei que ele estava com faiscamento). Com um material funcional, acho que precisaremos de fontes com 110v. Se alguém quiser o material, fiz no eagle (ainda estou aprendendo a usar). Mas acho que está legal para uma segunda vez que tento usar ele.

Não sei se isso vai realmente baratear. Acho que não tanto, já que teremos uma fonte de 120v a 1.5A (grande também) contra uma convencional de seus 200-0-200 a 300ma. Pode ser que no final das contas dê na mesma ou ainda pior, mas ai só testando

Fiz a placa e realmente funciona. A tensão de pico ficou um pouco mais alta que minhas contas e o valor final pode ser visto com essa fórmula que tirei depois de testes práticos Vo={[(Vi x 1.4142)x4]x0.55}, Essa foi a conclusão das fontes até onde testei. Sei que tem vários fatores a considerar, mas houve uma perda aceitável.

O 0.55 que coloquei ali foi com relação ao pico para o real. Isso é para se ter uma idéia de quanto vai ficar o valor final.Podemos adicionar alguns capacitores, modificar a amperagem e mudar tudo, mas aí só com estudos, testes e paciência.

Testei com mais alguns outros valores e o valor final sempre girou em torno dos 77.038% do valor desejado, ou seja. Se colocar 10v, teremos uma fonte de mesma potência com aproximadamente 30.8v no final da conta (depois da carga).O quadriplicador vira na vera um triplicador.

Testei e a voltagem de um transformador de 12v a 2.5A ficou com 37.7v

Acho que dá sim para agente reduzir um pouco o custo do transformador e principalmente (o melhor de tudo) o peso.

Pelas minhas contas, meu "sistema" , da forma que foi montada só pode receber um transformador de até 80v de até 2A (usando os 1n4007 em paralelo), mas podemos colocar uns 1n54xx e subir isso o suficiente



 
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, as 19:09:28 por designermx2 » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #20 : 21 de Julho de 2011, as 13:43:56 »

 Bem só para constar realizei um teste preliminar com o mc34063 e o coitado foi pro espaço hahaha ! Chegou a trincar o encapsulamento do ci.
 Sobre isso tenho alguns comentários:

- Um dos problemas é que utilizei uma fonte ajustável para 30v dc, só que quando liguei a tensão subiu para 40 e tantos volts (sendo que o máximo da fonte é 35v) e os 40 e tantos volts podem ter queimado o ci (não entendi o que aconteceu, pode ser que a tensão tenha "voltado" pelo indutor, ou o diodo não é rápido o suficiente - usei um UF5404).

- A marca do ci é uma tal de UTC, sendo que era o último ci da loja... Não sei porque mas não confio nessa marca, o datasheet usa figuras copiadas dos datasheets da ST... Vai saber...

- Pretendo utilizar novamente o ci, mas com o uso de um mosfet para deixar o ci mais folgado! E usar marcas melhores de componentes.


 Mais notícias eu aviso!


Um abraço!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #21 : 21 de Julho de 2011, as 14:03:40 »

É meu velho, estes testes dão dor de cabeça, mas tenho esperança em reduzir o tamanho desses transformadores. Com esses seus projetos, acha que é possível chegar a uns 80w?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #22 : 21 de Julho de 2011, as 14:36:58 »

 Não, 80w é muito!! Muita coisa entra em jogo, como as correntes absurdas na entrada, o indutor gigante, mosfets de alta tensão, diodos de alta capacidade de corrente e ao mesmo tempo rápidos, fora o ruído do chaveamento. O que estou procurando é um meio de conseguir uns 250v para alimentar um power simples (de no máximo uns 10w de saída) com componentes mais comuns e fáceis de serem adquiridos.

 Para os 80w que pretende só com outras topologias de fonte chaveada, transformadores especiais para alta frequência... Fica mais fácil mandar enrolar o transformador que precisa de uma vez !!!  Smiley
 
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #23 : 21 de Julho de 2011, as 16:41:10 »

Imaginei que seria essa a resposta, _. O que eu queria, era reduzir bastante as fontes. É um trambolho muito pesado e grande esses transformadores!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 23 de Julho de 2011, as 13:00:27 »

 Bem ! Testei aqui uma forma de conseguir alta tensão, agora utilizando um mosfet IRF840 para ajudar o pobre mc34063 no chaveamento.

Deixei a saída ajustada para cerca de 220v (resistor de 180k em série com um de 1k, para a referência de 1,25v do mc)

Coloquei um capacitor de 100uF 350v para a filtragem em paralelo com um cap de 100nF e um resistor de 22k x 10w de carga.

-Com 15v na entrada um total de 203vdc à 9,3ma ou seja algo como 1,88w na saída.
-Com 30v na entrada consegui uma tensão mais próxima a que calculei pelos resistores 223vdc à 10.2ma ou seja 2,27w de saída.

 Por curiosidade, medi a corrente com a entrada em 30v e em consumo nominal ficou em cerca de 700ma a 800ma (no carregamento do capacitor subia para mais de 1A) Ou seja a potência de entrada ficava em cerca de 21w !!!!! Todo o calor estava sendo dissipado no mosfet (que esquentava muito, apesar do dissipador). Depois disso fui tentar melhorar a eficiencia do negócio e descobri que fiz algumas ligações erradas no transistor de driver do mosfet, o problema é que eu esbarrei em um fio que estava ligado ao terra e queimou mais um MC hahaha (protoboard precisa ter muito cuidado).

Tenho mais um mc aqui, mas é smd, então teria que soldar ele em um soquete de 8 pinos comum e minha paciência tinha acabado !! Espero, quando fizer mais testes que melhore o desempenho disso, se não, é inviável mesmo, 10% de eficiência é trágico... (O engraçado é que no datasheet algumas aplicações tem eficiência tão grande que chega a 70, 80%) Vamos ver o que está errado - se é que tem coisa errada...
 Mais novidades eu posto.

 Um abraço!
« Última modificação: 23 de Julho de 2011, as 13:04:55 por Ledod » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #25 : 23 de Julho de 2011, as 13:50:20 »

Poxa meu caro. Pena que queimou, mas eu estava (e ainda estou) torcendo para que o projeto dê certo! Precisamos de uma alternativa nem que seja para os pequenos amps para que tenhamos um sistema menor, mais leve e que seja funcional (sem ruídos ou o menor possível).

Desenha o esquema e coloca aqui para a galera ajudar também...
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 23 de Julho de 2011, as 14:32:14 »

 Estava inconformado com esse rendimento de 10% e achei mesmo que tinha coisa errada... Pois bem, soldei mais um mc smd no soquete de 8 pinos, liguei corretamente o transistor de driver e o que acontece?

 Com dois multímetros coloquei um para medir a queda de tensão em um resistor de 0,1r na entrada de alimentação do circuito e o outro para medir a tensão em cima do resistor de carga de 22k.

 Em um multímetro consegui 18mV e no outro 222v. Fazendo umas continhas temos que a corrente na entrada é de 180mA (bemm menor que antes!!) a 30v.Potência de entrada de 5,4w, potência de saída de 2,24w. Rendimento de 41,5%, e como era de se esperar, o mosfet esquentou muito menos neste último teste. O que aconteceu é que com o transistor ligado invertido (que é um pnp, bc327) o pwm do mc ficava com o ciclo ativo maior, mosfet ficava mais tempo ligado, esquentava mais e o mc ficava lutando pra conseguir manter a tensão. Existia um ruído de fundo perceptível no primeiro teste, agora nas mesmas condições o ruído foi muito menor.

 Ainda não tive tempo de desenhar nada, estou utilizando vários esquema que peguei na net e fazendo um fusão de todos eles haha. Ainda quero testar mais esse circuito, diminuir o resistor de carga e ver como ele se comporta... Vou deixar uns esquemas que estou me baseando.

-----
Sobre o driver, não use a saída do mc direto para o gate do mosfet, utilize com o transistor pnp, configuração essa que está até no datahsheet do mc34063.

Um abraço!
« Última modificação: 23 de Julho de 2011, as 14:33:52 por Ledod » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #27 : 23 de Julho de 2011, as 16:18:06 »

ó por curiosidade.... como aqueles conversores de carro de 100w ou 120w conseguem manter a voltagem (240v) com uma amperagem aceitável sem aquecer tanto (parâmetro de achômetro, já que imaginei que o seu está esquentando muito). As baterias de carro dão uns 40A, mas o bicho aguenta sem torrar o local onde esteja, mesmo que ele seja de alumínio, o calor externo não é absurdo. Você já viu algum aberto?

http://www.dealextreme.com/p/100w-car-12v-to-220v-power-inverter-w-usb-power-port-black-90439 (de plástico)

http://www.dealextreme.com/p/100w-dc-12v-to-ac-220v-power-inverter-6322  (alumínio)

Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #28 : 24 de Julho de 2011, as 00:18:14 »

 Não ! Agora está aceitável o aquecimento do mosfet, no teste anterior tinha ligado ERRADO o transistor, causando o sobre aquecimento (por sorte que não o queimei).
 Sobre esse conversor ai eu tenho sérias dúvidas... Ainda mais com esse de plástico. Você ligaria alguma coisa que consome 100w em um treco desses? A resposta de um comprador é interessante: "The output isn't even bad Sine wave. instead there are just 2 power bursts for each half wave. That means that many switching power supplys near the 100W limit(like the one used for laptops) wont work with it." Ou seja é uma fonte que não tem uma saída senoidal, tem pulsos de tensão, dependendo do que você vai fazer pode até queimar o aparelho...
 



-----
Ahh e nunca vi nenhum não... Mas acredito que seja um gerador de onda quadrada (ou algo assim) de alta potência e um transformador elevador de tensão, não sei dizer!
« Última modificação: 24 de Julho de 2011, as 00:20:13 por Ledod » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #29 : 24 de Julho de 2011, as 01:27:51 »

Jamé... Nunca usaria, apenas fiquei curioso sobre o funcionamento e porque não aqueciam como o seu estava aquecendo. Mas agora que corrigiu o problema sei que não tem mais aquecimento. eheh..
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal