Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 00:21:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão fonte para power  (Lida 63877 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« : 30 de Maio de 2011, as 10:50:12 »

 Bom dia pessoal! Faz tempo que não posto nada no fórum, vida corrida, mas sempre que posso passo para dar uma olhada!

 Bem, faz tempo que comprei algumas válvulas ecl82 para montar um iall 10.5 mas me faltou tempo para por as idéias em prática...

 O que proponho aqui é mudar o transformador da fonte do power por um regulador/elevador de tensão chaveado do tipo DC-DC, tanto para a alta, quanto para os filamentos, usando dois mc34063. Os mais saudosistas devem estar de cabelos em pé agora! haha
 Mas listei algumas coisas interessantes a favor desta implementação:

1- É um CI muito barato, cerca de 2 reais.
2- Não requer uso de nenhum transformador, mesmo para a alta tensão.
3- Pode-se usar até 40 volts de entrada DC, reduzindo a corrente do circuito.
4- Frequência de chaveamento acima da audível.

 Gostaria de colocar tal projeto em discussão!

Um abraço!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 30 de Maio de 2011, as 11:28:50 »

Reduzir peso de amplificadores valvulados é sempre uma boa questão pra se discutir.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #2 : 30 de Maio de 2011, as 11:46:38 »

Reduzir peso de amplificadores valvulados é sempre uma boa questão pra se discutir.

sem falar do custo.

ledod, poderia explicar melhor o funcionamento deste ci?


Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 30 de Maio de 2011, as 14:54:51 »

Bom...
O que o google não encontra? Um bom costume que eu tenho adotado é ler os datasheets dos componentes, abaixo segue o DS do MC34063:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/2300/501448_DS.pdf

Parece ser uma boa alternativa para os MAX1044 e os ICL's, no datasheet tem até sugestão de layout...

Googando um pouco eu encontrei esse circuito:

http://www.franktechniek.nl/NixieClock/CD81-6-V3/CD81-6-V3-Files/CD81-6-V3-Driver.PDF

Ignore o circuito de cima... segundo o pdf o circuito gera a partir de 12v de 140v a 210v, muito interessante!
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #4 : 30 de Maio de 2011, as 15:08:44 »

ok.
mas a corrente de saida não e limitada???
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
maioli
Visitante
« Responder #5 : 30 de Maio de 2011, as 15:31:18 »

poderia fazer uma baita discussão, mas...

Não dá certo. A Ptot é de apenas 1.25W a 40V. Vc precisa de uma fonte de cerca de 20W para a alta, salvo engano...

Se quer tentar transformerless, experimente o velho regulador a transistor bipolar (TIP 54 p. ex.) + Zener ou mesmo sem regulagem, apenas com retificação. O risco é o mesmo dos velhos "rabo quente", de um transistor ou diodo entrar em curto e vc ficar ligado direto na rede. Creio que usando capacitores de entrada, como nos transistorizados, e muitos fusíveis em vários pontos, esse risco é até aceitável, se vc o conhecer bem e às possíveis consequencias.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 30 de Maio de 2011, as 16:19:31 »

Eu não havia feito esta análise, por isso que sugeri que pudesse ser usado em substituição ao circuito do MAX1044.
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, as 16:29:42 por EddieTavares » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #7 : 30 de Maio de 2011, as 17:03:38 »

 Essa é a dissipação máxima do encapsulamento, que realmente não pode exceder 1,25w, não é a potência de saída ou algo assim... O circuito funciona a partir do chaveamento do indutor.
 Em termos práticos, alguém já reparou o que acontece quando alimentamos uma bobina com tensão DC e depois a desconectamos da fonte de alimentação? Cria-se um pequeno arco voltaico certo? Ou já repararam que um circuito onde um relê é acionado por um transistor necessita de um diodo polarizado reversamente para proteção contra a "tensão reversa"?
 O circuito em si só chaveia de modo a carregar o indutor (resumindo a forma como ele trabalha) e este se descarrega pela carga... Portanto quem segura mesmo o "pesado" de alimentar um circuito seria o indutor, o elemento mais crítico do circuito que precisa trabalhar em alta frequência e corrente.
 No datasheet a página 6 tem um ex. de circuito elevador de tensão. Reparem que a carga está ligada à entrada apenas passando pelo indutor e um resistor shunt para o monitoramento da corrente (por isso o valor reduzido). O circuito só chaveia este indutor para gerar a tensão necessária que é dada apenas pelo divisor de tensão com dois resistores ligados na saída e ao pino 5.
 
 Usamos aqui na faculdade para um projeto esse ci que carrega um capacitor a 180 volts e depois é descarregado em um solenóide para impulsionar uma peça de metal. Mas o projeto é apenas para carregar o capacitor e não funciona como uma fonte de alimentação DC constante...

O max trabalha com outra topologia, ele chaveia os capacitores de forma que eles se carreguem em paralelo e se descarreguem em série, ou seja carregamos com 5 volts cada um e descarregamos com 10 em uma frequência elevada, mas isso o ci faz internamente.

A minha idéia não seria acabar com os transformadores, mas deixá-los mais amigáveis digamos assim. Construiria uma fonte de alimentação com saída de 30 a 35 Vdc por 2A (com um bom e velho transformador usual) e logo após utilizar os circuitos propostos. Ainda vou testar isso!

Ahh e encontrei uma calculadora justamente com as fórmulas do datasheet : http://dics.voicecontrol.ro/tutorials/mc34063/

A grande atenção mesmo é o indutor... Mas vamos discutindo!



Um abraço!



Mensagem Mesclada
OBS: Eu coloquei no começo do tópico que ele não necessita de um nenhum transformador no circuito dele ! Para alimentarmos o ci necessitamos é claro de uma fonte de tensão constante que pode ou ser de uma fonte com transformador...
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, as 17:08:59 por Ledod » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 30 de Maio de 2011, as 18:56:22 »

Pessoal,

Acho bem difícil eu colocar a mão em um treco destes SEM TRANSFORMDADOR DE ISOLAMENTO. Já discutimos isso no passado e nem vou perder tempo.

Já avaliar uma fonte alternativa, menor, isso podemos.

Olhem bem o application note do chip:

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=15&ved=0CD8QFjAEOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.intusoft.com%2Fonsemipdfs%2FAN920-D.pdf&ei=ihDkTebmMcPY0QGrnYS7Bw&usg=AFQjCNGTqGjRrY6gEcnvtaUb1FJPXQsiKA

Na página 27 temos um belo exemplo de aumento de tensão. Para uso em prés, acho bem, exequível.

O problema é a corrente a ser gerada para suprir um power. A página seguinte mostra outro projeto, onde se obtém 45 mA a 334V, ou seja 15 watts.

Quem vai se aventurar?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 31 de Maio de 2011, as 10:03:07 »

A minha idéia não seria acabar com os transformadores, mas deixá-los mais amigáveis digamos assim. Construiria uma fonte de alimentação com saída de 30 a 35 Vdc por 2A (com um bom e velho transformador usual) e logo após utilizar os circuitos propostos.

 Em termos energéticos, um amplificador em pp como o iall 10.5 consome no máximo 35w, contando a alimentação dos filamentos. Considerando a eficiência do regulador em 70% (li em algum lugar que era próximo disso) precisaremos para alimentar dois conversores cerca de 70w na entrada, um pouco alto até... Para isso precisaríamos de um transformador com cerca de 24Vac de entrada por 3A, retificando por onda completa mais capacitores de filtro teríamos cerca de 34 volts na saída...
 Logicamente não se cria energia! Estou só propondo um modo de diferente para a alimentação... E sim o circuito é ISOLADO da rede pelo transformador principal.

Vou testar isso brevemente!

Ahh e um transformador de 24 Vac por 3A sai no máximo uns 40 reais... Vamos ver o que acontece.


Um abraço!!
 
 

Mensagem Mesclada
Haha e eu viajando um pouquinho, temos esse CI da national http://www.national.com/ds/LM/LM2596.pdf que é um regulador chaveado de alta eficiência de corrente máxima de 3A com versões ajustáveis. Ou seja se quisermos diminuir ainda mais o transformador de entrada pode-se utilizar esse regulador ajustado para cravados 6,3Vdc para os filamentos. Custa mais ou menos 7 reais este regulador.

 Se duvidar o transformador de força pode ficar menor que o de saída!!

Um abraço
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, as 10:21:06 por Ledod » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 31 de Maio de 2011, as 11:12:15 »

Oi Pessoal

Hoje escrevo direto de Las Vegas! Estou de férias!

Faz tempo que eu pesquiso o uso de fontes chaveadas em valvulados. A topologia a ser empregada é a mesma das fontes para computadores, com um pequeno transformador isolador operando em 44kHz e com regulagem pela frequência.

Infelizmente os componentes para tal projeto só existem para baixar tensão, e não para subir ou manter.

Outrossim é possivel usar um dobrador de tensão de onda completa duplamente isolado por capacitores. Este é um circuito seguro e a prova de curto circiuto. Eu já testei com bons resultados, no entanto a tensão de saída será sempre de 350V e os filamentos vão continuar precisando de transformador.

Abraços

Eduado
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #11 : 27 de Junho de 2011, as 16:44:16 »

Então, ja que o esquema proposto, e valendo o que o colega "hgamal " disse que temos 15w..... juntando estas informações, eu posso montar um Hi-octane com este tipo de "transformador"?

-----
Mais uma coisa, posso estar sendo um sem noção, mas posso utilizar por exemplo um transformador para alimentar o power do hi-octane que tenha no secundario 220V, mas colocar uma resistencia para ter uma queda na tensão para 200V?

uahsuahuhuashs

não sei se isto é um absurdo, porem não me custa nada perguntar né? ASHAUSHAUASHAUH

XD
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, as 17:05:59 por FESTER » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 27 de Junho de 2011, as 20:28:30 »

Mais uma coisa, posso estar sendo um sem noção, mas posso utilizar por exemplo um transformador para alimentar o power do hi-octane que tenha no secundario 220V, mas colocar uma resistencia para ter uma queda na tensão para 200V?

Você costuma esquentar o sorvete no microondas? Costuma pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo? Quando a banheira encheu, você abre o ralo em vez de fechar a torneira?

Deu para pegar a idéia?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #13 : 28 de Junho de 2011, as 07:18:42 »

Mais uma coisa, posso estar sendo um sem noção, mas posso utilizar por exemplo um transformador para alimentar o power do hi-octane que tenha no secundario 220V, mas colocar uma resistencia para ter uma queda na tensão para 200V?

Você costuma esquentar o sorvete no microondas? Costuma pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo? Quando a banheira encheu, você abre o ralo em vez de fechar a torneira?

Deu para pegar a idéia?

Abraços

Eduardo

humm... hehe....

tapa na cara =/

Eu tinha perguntado, mas não descrevi meu pensamento completo, mas deixa para lá, pois se ninguém do conhecimento de vocês pensou ou colocou em prática o que eu pensei, é porque não é viável de alguma forma.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #14 : 28 de Junho de 2011, as 09:44:21 »

 Isso é uma idéia antiquada digamos assim... Ficar dissipando potência em um resistor é meio viagem! O problema é que o power tem um consumo de corrente que não é constante, assim teríamos uma flutuação na tensão de alimentação (já que a queda de tensão no resistor depende da corrente que passa através dele).

 Assim, seria mais interessante um circuito que o próprio Eduardo postou a tempos atrás que é um regulador para tensões mais altas. Você retificaria os 220Vac e depois regularia para a tensão desejada.




-----
Ahh ! Antes que me esqueça, ainda não tive tempo de testar o circuito que propus com o mc34063. Semana que vem, entro em férias e acho que irei conseguir montar alguma coisa !

Um abraço
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal