Efeito Wah-wah

Started by Juninho, 06 de June de 2011, as 18:24:08

Previous topic - Next topic

Juninho

Guest
Esses dias estava pesquisando em algumas revistas antigas de eletrônica e encontrei um projeto de efeito de wah-wah. Aproveitei que eu tinha todos os componentes e resolvi monta-lo numa protoboard pra testar. Apesar de o projeto pedir um potenciometro de 150 ohm's, eu usei um de 5k que era o menor que eu tinha, enfim, funcionou legal e estou afim de monta-lo pra usar no meu set, porém preciso de algumas ajuda pois devera ser feito algumas modificações.

Bem, a modificação é a segunte: criar um circuito para funcionar como um wah automatico, substituindo o potenciometro pois eu nao quero usar um pedal em formato de pedal de expressao.  

bossman

Administrator
DIY Freak
Deu até uma nostalgia ao ver essa página, esse foi o segundo pedal de guitarra que montei funciona, mas nem chega perto de um convencional.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Juninho

Guest
Quote from: bossman on 06 de June de 2011, as 18:27:45
Deu até uma nostalgia ao ver essa página, esse foi o segundo pedal de guitarra que montei funciona, mas nem chega perto de um convencional.

A intenção é justamente melhorar o que já existe, e se for pra pensar em um convencional eu não montaria esse projeto, compraria um cry baby.

michelterres

**
Freqüente
bah, eu acho que eu tenho todas as peças aqui, vo montar pra dar uma brincada nele, alguem tem algum sample gravado?

Juninho

Guest
michelterres

eu nao cheguei a gravar nao, mas garanto que da um efeito legal, ainda mais por se tratar de um projeto muito simples. O único inconviniente que tive foi de usar um potenciometro de 5K pois passava muito rápido pela modulacao e que também meu pot ficou preso na protoboard, mas achei legal. Se der eu monto novamente e gravo um sample.

michelterres

**
Freqüente
Quote from: Juninho on 06 de June de 2011, as 21:57:23
michelterres

eu nao cheguei a gravar nao, mas garanto que da um efeito legal, ainda mais por se tratar de um projeto muito simples. O único inconviniente que tive foi de usar um potenciometro de 5K pois passava muito rápido pela modulacao e que também meu pot ficou preso na protoboard, mas achei legal. Se der eu monto novamente e gravo um sample.

problema é que o menor que eu tenho na mão é justo um de 5k tambem, e não tenho protoboard por hora, vou fazer na placa mesmo, acho que talvez eu compre umas peças e faça mais juz, me parece ser bem legal

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Esse circuito é similar ao Idiot Wah, só que de baixa impedância.  Pode roubar mais timbre do instrumento.

michelterres

**
Freqüente
Quote from: Adiel on 06 de June de 2011, as 22:19:28
Esse circuito é similar ao Idiot Wah, só que de baixa impedância.  Pode roubar mais timbre do instrumento.

roubar o timbre, pode ser considerado "modificar o timbre" ou só vai baixar o nivel do sinal? ou algo parecido, dependendo isso pode ser interessante, são possibilidades sonoras diferentes

Adiel

DIY Freak
Baixar o nível de sinal e perder agudos, basicamente.  Nada que não se resolva da minha maneira preferida, com um buffer.   ;D

Juninho

Guest
Adiel

Logo depois que eu despluguei a guitarra do circuito e pluguei direto no ampli, percebi que o volume estava mais baixo comparado ao ligado no circuito.  

Adiel

DIY Freak
Isso é pela amplificação que ele proporciona com os dois transistores.  Experimente usar um buffer de alta impedância de entrada antes do circuito e vai observar que o efeito ficará mais rico em harmônicos.

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Teria um jeito de deixar ele como volume e usar em wah só quando quiser ?
queria montar na casca do meu mv500...
"O essencial é invisível aos olhos"

Adiel

DIY Freak
Essa diferença pode não ficar evidente se você utilizá-lo depois de algum pedal sem bypass verdadeiro, ou depois de outro pedal, pois a impedância já vai estar baixa.

Mensagem Mesclada

Quote from: Jones on 06 de June de 2011, as 23:20:39
Teria um jeito de deixar ele como volume e usar em wah só quando quiser ?
queria montar na casca do meu mv500...

Jeito tem, mas talvez você tenha que usar mais um potenciômetro conjugado ao pedal, como os antigos Sound faziam.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Em relação ao pot, poderia associar um resistor em paralelo, algo assim...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Quote from: Alex Frias on 06 de June de 2011, as 23:26:46
Em relação ao pot, poderia associar um resistor em paralelo, algo assim...

Ou algo mais grotesco, assim: