Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:46:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 31 32 [33] 34 35 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 501972 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #480 : 28 de Outubro de 2011, as 07:24:17 »

Oi Roberto

Falta também umas fotos da montagem para a gente poder ajudar a conferir, mas conhecendo o Gilberto, acho que fez caca no transformador de novo!

Não me entendam mal! A Líder é uma fábrica muito boa, mas quem enrola as peças é um time de peões ignorantes que só sabem operar a máquina. Se o Gilberto escrever um número meio borrado na ficha, sai besteira no produto. Pior, o sistema dele de projeto não é informatizado. Ele tem umas fichas com os modelos arquivados. O cara é da antiga e não usa computador. Por isso leva tempo para chegar num acordo. As vezes fica bom de primeira, outras tem que voltar.

Hoje pego o transformador de saída do IALL novo. Esta é a segunda tentativa da Lider em fazer a peça certo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #481 : 28 de Outubro de 2011, as 12:14:05 »

Confirmado isso, ficamos novamente orfãos de alguém que nos faça transformadores decentes.
Aqui no Rio temos o Aluisio, em Cascadura, que fez alguns bons transformadores pro Haroldo e não lembro de mais alguém.
Seria bom abrirmos um lugar pra listar os bons produtores, fabricantes, de bons componentes, como os transformadores.
Uma 'lista amiga' seria bem vinda.
Mas mantida apenas pelos administradores, para evitar posts desnecessários.
Assim após várias confirmações de bons serviços prestados esta empresa ou pessoa seria adicionada à lista.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #482 : 28 de Outubro de 2011, as 14:03:44 »

Oi Roberto

Se não quer ter dor de cabeça com enrolador, tem que comprar da Harmond ou de algum revendedor que te dê garantia. Eu assumi o trabalho de encomendar as peças na Lider por isso! Se cada um fosse pedir o seu, ninguém teria conseguido montar um Baby Wonder.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #483 : 28 de Outubro de 2011, as 17:23:50 »

Moçada, antes de tudo, desculpem o desabafo. Se esta mensagem não for apropriada para o tópico, peço aos moderadores que a movam para o local correto.

Sou novo de Handmades, mas velho de DIY. E, pessoalmente, estou oficialmente "desistindo" da Lider. Vou retomar o Baby Wonder em breve, mas comprarei oS transformadorS da Altana (a esta altura, nem no transformador de saída eu estou confiando, não sei como testá-lo e me pergunto se não é ele o responsável pelo aquecimento), ao menos o Eduardo informa que pré-testa as peças que fornece (propaganda não intencional, se tiver problema, avisem).

Nunca fui mal atendido na Lider, ao contrário. Mas não é a primeira vez que fazem burrada.

Certa vez comprei com eles um trafinho de 12V que simplesmente veio com o começo do primário conectado ao secundário. Praticamente um "auto-transformador"... Se eu não tivesse percebido, talvez tivesse tomado um choque gostoso, ou mandado meu projeto para o céu dos eletrônicos...

Claro que se a gente volta para reclamar eles trocam a peça, consertam, enfim, honram a garantia.

Só que, se a gente parar para pensar, a brincadeira começa a sair cara e/ou chata. Ir para a Santa Ifigênia trocar um transformador implica em, no mínimo, pagar uns R$ 15 de estacionamento. De ônibus, metrô, etc, sai mais barato, mas perde-se tempo e anda-se que nem condenado. Sendo um transformador sob encomenda, o custo dobra (2 idas, para levar e buscar a peça...).

Eduardo, você que tem mais intimidade com o Gilberto, poderia dar um toque para ele em nome da comunidade. Não sei se o pequeno consumidor faz diferença no faturamento da Líder, mas imagino que sim, caso contrário ele não manteria a loja. E acho uma pena que uma das poucas empresas do ramo que se dispõem a nos atender caia em descrédito por falta de massa pensante dos funcionários...

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #484 : 29 de Outubro de 2011, as 07:46:11 »

Oi Finck

Pode ter certeza que o Gilberto vê no bolso o custo das peças que voltam. O problema dele é o mesmo do resto do Brasil. Depois de décadas de um ensino público que não ensina e uma política de empregos porca para os recém formados, estamos passando pela pior crise de mão de obra especializada que esse país já teve.

Nunca antes na história desse país teve tanto peão ignorante em posto de serviço, por falta de gente melhor que o faça!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #485 : 31 de Outubro de 2011, as 21:59:43 »

Sabem, eu concordo EM PARTES com as colocações do Eduardo... Claro que o ensino porco influencia (muito), mas acho que o que falta mesmo no povo é tesão de aprender e vontade de fazer acontecer... Mas isso a gente pode discutir no off-topic outra hora, pois o assunto é apaixonante...

Voltando ao Baby Wonder, aquí vai um "causo" para os mestres:

Resolví fazer umas experiências e cheguei a alguns resultados destrutivos, porém interessantes (desafiadores, na verdade, apesar de eu estar p...):

Peguei um transformador que eu tinha, de um velho carregador de baterias, com 4 fios no primário (110+110V) e secundário de 13,8+13,8V x 3A. Abrí o danado, reenrolei o secundário para dar 6,3V, e seguindo uma dica do Eduardo do começo do tópico, usei um dos "primários" como secundário de AT, deixando o outro para ligar à rede. Em teoria, o transformador teria capacidade de sobra para alimentar o Baby, mesmo alimentado por apenas um dos enrolamentos primários.

Em aberto, funcionou direitinho. Ligado à rede da minha casa (118V no multímetro), os secundários ficaram com 118V e 6,5V. À continuação, liguei os apenas os filamentos das válvulas, deixando o secundário AT aberto. Até aí tudo perfeito, as meninas acenderam direitinho, e o transformador ficou frio.

Aí liguei a fonte de AT (diodos e filtragem), mantendo os filamentos energizados. Deixei a fonte "em aberto", com todas as conexões "positivas" desligadas. O único ponto de ligação mantido entre a fonte e o resto do circuito era o terra (um dos terminais de cada filamento ligado ao terra da fonte). Em menos de 2 min o transformador esquentou excessivamente e torrou o primário.

Onde está Wally?

Os diodos estavam bons (eu os testei depois do incidente), e os capacitores da fonte eram novos e de boa procedência (na verdade eu já os havia trocado quando começou o problema com o transformador "da Lider"). A meu ver, a única coisa que poderia ter levado a uma circulação indevida de corrente e provocado a sobrecarga seria o fato dos filamentos estarem com um dos lados aterrados (e portanto conectados ao negativo da fonte).

Faz sentido? Se não, onde foi que eu errei?

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #486 : 01 de Novembro de 2011, as 07:38:37 »

Oi Finck

Terminais de filamento ligados ao terra? Você deve ligar apenas um dos fios do enrolamento de filamento ao terra! Pode ter certeza que você colocou alguma coisa em curto no seu circuito de filamento.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #487 : 01 de Novembro de 2011, as 07:42:59 »

Eduardo:

Apenas 1 dos terminais de filamento foi ligado ao terra, exatamente como você "mandou"...

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #488 : 01 de Novembro de 2011, as 07:44:56 »

Mesmo assim, tem um curto circuito no seu amplificador. Queimar três transformadores é demais.

Estou sentindo falta de fotos da montagem para ver o que você fez.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #489 : 01 de Novembro de 2011, as 10:05:57 »

Veja com um ohmimetro qual a resistencia entre os dois pontos de conexão do transformador ao circuito da fonte. Descarregue antes os capacitores.

Você colocou resistor bleeder na etapa de filtragem (capacitores eletrolíticos) dessa fonte de alta tensão ? 
Ele tá com o valor correto (pelo menos mais de 100k) ? 
Meça o valor dele (pode ser que esteja errado com o que está escrito nele). 

Os capacitores são novos ou velhos ?(normalmente tem um número de 4 dígitos indicando o ano e semana de fabricação, e.g   1019  = ano 2010 semana 19). Capacitores eletrolíticos começam a degradar com a idade, mesmo que não usados  (não usado é diferente de novo). Veja o comportamento deles ao medir a resistência (descarregue-os antes), devem ter baixa resistência que vai subindo pouco a pouco até ficar bem alta. 
Não estão com polaridade invertida ?

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #490 : 09 de Novembro de 2011, as 00:41:08 »

Poste as fotos!!!!
As vezes nos olhamos demais para um circuito, e acabamos incapazes de ver o erro!!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #491 : 11 de Novembro de 2011, as 16:19:38 »

Então, fotos não serão possíveis, pois a montagem original foi sucateada. Capacitores e diodos da fonte, como disse, estavam OK. Desistí de tentar achar o erro...

Em breve vou refazer o Baby em PCB, espero que tudo dê certo (bom, já deu certo com tanta gente, não é possível que justo eu saia "premiado"...).

Abraço e, mais uma vez, obrigado pela força!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
jpdiman
Visitante
« Responder #492 : 25 de Novembro de 2011, as 19:16:54 »

Me interessei em montar esse amplizinho, visto que esse não tem avisos de que eu posso morrer montando AUHAUHA além do custo, que pelo orçamento que fiz na altana tubes, sairia pouco mais de R$200,00.

1- Gostaria de saber se a montagem desse ampli é recomendada para iniciantes como eu, que só trago alguns pedais montados na bagagem?

2- Além disso, estou começando a entender o funcionamento de amp a não muito tempo, então me surgiu outra dúvida, o layout postado pelo Plautz (v1.80) a umas páginas atrás, é do amplificador completo? Incluindo power, pré e fonte?

3- São 2W em 8ohms?

4- E, é possível obter saturação somente no ampli?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, as 21:52:31 por jpdiman » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #493 : 25 de Novembro de 2011, as 21:53:58 »

Acho um projeto excelente para se montar como primeiro valvulado, assim como o IALL 3.5

O volume é mais alto do que você imagina, pode crer!

Ele tem uma saturaçào bem cremosa e comprimida. Mas se mandar um booster ou overdrivezinho antes, fica melhor ainda.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
jpdiman
Visitante
« Responder #494 : 25 de Novembro de 2011, as 22:02:31 »

Perfeito mestre!

Vou começar pelo Baby Wonder mesmo, os transformadores são mais baratos que o IALL, assim como as válvulas. E no IALL, se bem me lembro, tem aviso de risco de morte AUHAU
Registrado
Páginas:  1 ... 31 32 [33] 34 35 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal