duvida blindagem guitarra???

Started by ledfuzzi, 05 de December de 2009, as 15:40:04

Previous topic - Next topic

guitar_luthier

Guest
Boa noite pessoal, sobre blindagem de guitarra aqui vai a minha dica que eu uso e o resultado á simplesmente perfeito!!!

http://www.bertolottiindustrial.com.br/ecommerce_site/produto_12750_9989_-Fita-Aluminio-3M-50mm-X-30-M

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Eu tenho usado a fita de cobre e o resultado tem sido muito bom. Mas também já usei folhas finas de alumínio, dessas usadas na cozinha e, apesar de dar mais trabalho, o resultado gerado também foi satisfatório.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

bossman

Administrator
DIY Freak
Também usei dessas folhas de cobre na tele que fiz recentemente e recomendo!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Guilherme

Guest
Turma...

Eu não entendo nada de luthieria mas entendo alguma coisa sobre blindagem, muito embora gostaria de entender bem mais.

Sobre blindagem de guitarras eu não consigo entender basicamente duas coisas:

1. Porque as grandes marcas, sabendo que problemas de interferencia/ruido afligem indiscriminadamente tanto músicos quanto luthiers, não instala blindagens em suas guitarras como componente standard ?
Acredito que, para uma Fender, instalar, no final da produção, uma blindagem esperta em uma Strato seja a coisa mais facil do mundo.
Já para o músico ou mesmo um luthier, nem tanto.

2.Quando se reveste com cobre ou aluminio a superficie interna do escudo e todas as superficies internas do corpo de uma Strato, a intenção é blindar captadores + pots + condutores + jacks contra o que ?

abração

Guilherme

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Guilherme on 01 de March de 2013, as 19:00:30
2.Quando se reveste com cobre ou aluminio a superficie interna do escudo e todas as superficies internas do corpo de uma Strato, a intenção é blindar captadores + pots + condutores + jacks contra o que ?

Acho que contra rádio interferência e contra interferência eletromagnética como por exemplo se chegar perto de um monitor de computador com uma strato com singles perceberá notavelmente o aumento do ruído.

kem

DIY Freak
...1. Porque as grandes marcas, sabendo que problemas de interferencia/ruido afligem indiscriminadamente tanto músicos quanto luthiers, não instala blindagens em suas guitarras como componente standard ?...
Eles fazem, com tinta condutiva.
A maioria das Fenders mais novas que abri vem inclusive com um fio saindo do corpo do potenciometro e parafusado no corpo da guitarra (em cima da tinta condutiva - pelo que percebi a tinta condutiva é aplicada antes da pintura - ficam expostas apenas em alguns lugares).
As mais baratas já não tem...
Gibson não costumam ter porque em sua maioria vem com humbuckers, que são "imunes" a ruidos por natureza, e além do que eles ja são blindados (principalmente os que vem com capa de metal).
I don't want to die young...
I want to diode!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
As blindagens com tinta condutiva que vi até hoje não me convenceram.  Eu acabei por blindar novamente (com folhas metálicas) para acabar com o humming.

kem

DIY Freak
Adiel... não disse que a blindagem era boa... só que eles a fazem...  :D
I want to diode!

felixmeirelles

Guest
O F. Zappa usou um escudo de metal na strato reformada que era do J. Hendrix, acho que mais blindado que isso impossível.  O0
http://www.dweezilzappaworld.com/articles/10-the-jimi-hendrix-frank-zappa-strat  

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Guilherme

É blindagem eletrostática pura e simples. A nossa velha, ridícula e eficiente gaiola de Faradey.

A intensão é apenas que a coisa toda não comece a rocar cada vez que o músico solta das cordas. Aquela blindagem que você descreveu é para "guitarra de uso militar", que vem com mira laser!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Adiel

DIY Freak
Quote from: kem on 02 de March de 2013, as 00:47:00
Adiel... não disse que a blindagem era boa... só que eles a fazem...  :D

Perdão, Kem.  Eu só estava comentando, também me pareceu que você não acha essa tinta grande coisa, a partir do seu discurso.   :)

Quote from: Eduardo on 02 de March de 2013, as 07:34:16
É blindagem eletrostática pura e simples. A nossa velha, ridícula e eficiente gaiola de Faraday.

Pôxa, Eduardo, ridícula por quê?   :D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
As Gibson também usam singles, os P-90. As que usam apenas humbuckers tem cabo blindado ao longo de toda a fiação. Há modelos que vem com um escudo de metal aterrado prendendo os pots na parte interior da cavidade.

Guilherme, qualquer trabalho a mais numa produção em série significa custo. Mesmo as guitarras ching-ling feitas com mais cuidados e recursos custam bem mais, assim como as PRS SE.

Adiel, a minha Fender AmStd veio com essa pintura e também não acreditei nesse "truque". Refiz a blindagem com fita de cobre e a diferença foi ZERO. A blindagem estava ótima só com a tinta e a parte de alumínio que reveste o escudo. O que quebra o elo são s singles apenas.

Eu sou fã de dummy coils e alguns captadores sem ruído que tentam reter o som dos singles. E blindagem, sempre!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Quote from: Alex Frias on 02 de March de 2013, as 09:43:54
Adiel, a minha Fender AmStd veio com essa pintura e também não acreditei nesse "truque". Refiz a blindagem com fita de cobre e a diferença foi ZERO. A blindagem estava ótima só com a tinta e a parte de alumínio que reveste o escudo. O que quebra o elo são s singles apenas.

Muito bom saber!  Vou abrir minha Squier para ver se fizeram coisa parecida na blindagem por lá, mas não acredito.  A minha Ibanez GRG (barata) também veio com a tinta condutiva, mas a blindagem metálica fez muita diferença, muito embora seja equipada com humbuckers. 

A JC-160, por sua vez, não dispõe de blindagem alguma, apenas os fios e os captadores são blindados, e não é ruidosa, de forma alguma, mesmo sem a gaiola de Faraday (que nunca tinha visto como ridícula... :D).

kem

DIY Freak
Quote from: Adiel on 02 de March de 2013, as 08:05:31
Quote from: kem on 02 de March de 2013, as 00:47:00
Adiel... não disse que a blindagem era boa... só que eles a fazem...  :D

Perdão, Kem.  Eu só estava comentando, também me pareceu que você não acha essa tinta grande coisa, a partir do seu discurso.   :)
Perdão pra que?!?
Eu sei que você estava só comentando... por isso o :D no final do meu post... ;)
A blindagem com tinta quebra um galhão... a Fender não ia perder tempo com ela se não fosse satisfatoria.
Ele aplicam a tinta condutiva antes da pintura da guitarra. Assim a tinta do acabamento fica por cima da tinta condutiva, protegendo essa. Só deixam algumas partes expostas pra poder fazer o aterramento...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Pronto galera pode blindar suas guitarras até contra radiação UV agora:

http://www.ebay.com/itm/Ultraperm-80-Metal-Shield-MuMetal-Mu-Metal-Sheet-Audio-/160613440162?pt=US_Amplifier_Parts_Components&hash=item25654e9aa2

[spoiler]tá bom, tá bom... eu sei que exagerei um pouco hehehe[/spoiler]