Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 09:04:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captor para violão com eletreto.  (Lida 11258 vezes)
Jupterra
Visitante
« : 12 de Junho de 2011, as 08:15:15 »

Pessoal... tenho vários eletretos retirados de telefones e aparelhos antigos e estou com intenção de adicionar um circuitinho com bateria de 9 volts, para violão.
Começo semana que vem e vou postando os resultados obtidos.
Só não sei como postar fotos... ainda não consegui entender como isso funciona "[colocar fotos]".

Té mais... abraços.
Registrado
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #1 : 12 de Junho de 2011, as 09:00:28 »

Fiz algo parecido um tempo atrás e obtive resultado digamos que satisfatórios.
Primeiro comecei com um circuito bem simples só para exitar a capsula de eletreto.
A posição onde a capsula de eletreto irá ficar no instrumento influencia muito no resultado final, por isso é bom já ir pensando em um circuito de equalização no seu projeto.
Quanto ao envio de imagens, no final da mensagem aparece um botão "Opções Adicionais" , click em selecionar arquivo, localize sua imagem no computador e depois click em enviar, pronto você postou uma imagem no forum.  Grin Grin Grin
Fique atento para o tamanho máximo do arquivo  a ser anexado.
Espero que as dicas sirvam!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 13 de Junho de 2011, as 11:38:55 »

Então...

Tem esse tópico no freestompboxes sobre o assunto, que deve ser de um brasileiro:

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=13&t=3254&p=34438&hilit=electret+guitar&sid=fb62b9eb1c87c96fd96f9a68da0cec4d#p34438

Tinha um artigo muito legal no Audiolist do saudoso Eduardo que mostrava como modificar a capsula de eletreto, pra que o transistor fet da capsula seja mais eficiente... funcionando como buffer, booster, inverter fase... entre outras coisas  mas as páginas foram removidas... uma pena!

Não é complicado alterar a capsula, necessário cortar três pequenas trilhas que existem na parte de traz da capsula, incluir 1 ou 2 resistores, capacitor de aclopamento também é bem vindo.

Um circuito simples de tonalidade pode ser adicionado, legal não?
« Última modificação: 20 de Junho de 2011, as 13:38:38 por EddieTavares » Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #3 : 13 de Junho de 2011, as 13:41:27 »

o Audiolist esta fora do ar . Espero que a esposa do Edu resolva passar o projeto adiante.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 20 de Junho de 2011, as 13:45:42 »

Viva!!!

O audiolist voltou, graças a Deus!

Juptera

Acesse esse link:

http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_eletr_diy_4.htm

O o tópico todo é muito bom e ilustrativo, mas eu diria que o "core" é a resposta do Edu em "27/08/03 20:43", la tem todo o procedimento para modificar a capsula de eletreto e melhorar o desempenho, e em "qua 21:18" ele sugere onde instalar no violão.



Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #5 : 20 de Junho de 2011, as 20:48:54 »

Eddie, muito legal esse artigo e agora que consegui entender como postar fotos, vou partir para os finalmentes.

Valeu.



-----

Eddie, muito legal esse artigo e agora que consegui entender como postar fotos, vou partir para os finalmentes.

Valeu.
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, as 10:38:37 por Jupterra » Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #6 : 21 de Junho de 2011, as 07:07:52 »

Viva!!!

O audiolist voltou, graças a Deus!

Juptera

Acesse esse link:

http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_eletr_diy_4.htm

O o tópico todo é muito bom e ilustrativo, mas eu diria que o "core" é a resposta do Edu em "27/08/03 20:43", la tem todo o procedimento para modificar a capsula de eletreto e melhorar o desempenho, e em "qua 21:18" ele sugere onde instalar no violão.





Riqueza!!! Palmas
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #7 : 21 de Junho de 2011, as 12:25:55 »

Viva!!!

O audiolist voltou, graças a Deus!

Juptera

Acesse esse link:

http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_eletr_diy_4.htm

O o tópico todo é muito bom e ilustrativo, mas eu diria que o "core" é a resposta do Edu em "27/08/03 20:43", la tem todo o procedimento para modificar a capsula de eletreto e melhorar o desempenho, e em "qua 21:18" ele sugere onde instalar no violão.





cara era isso que faltava pra eu fazer um talkbox  Smiley
Valeu!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 21 de Junho de 2011, as 12:29:46 »

talkbox com eletreto?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 21 de Junho de 2011, as 16:41:10 »

Olha... tudo tem que ser testado, o microfone de eletreto é extremamente sensível pode ser que fique legal na captação do som modulado na boca.

http://www.hartnollguitars.co.uk/products/Spares-and-Parts/2452/2452-175657.jpg

Acho que neste estilo da Danelectro seja bem fácil de fazer com aquelas mangueiras de pedreiro e paciencia...
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #10 : 21 de Junho de 2011, as 19:24:53 »

[off ]
Eddie
valeu pela ideia, faz tempo que to planejando esse tal "talkbox" e to compilando material.
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 02 de Julho de 2011, as 07:50:57 »

Consegui fazer meu captor, com apenas um microfone de eletreto.
Adicionei um circuitinho simples, potenciômetro para controlar e uma fonte de 9 volts.
Colocarei fotos [mais tarde].
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, as 10:37:31 por Jupterra » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 24 de Setembro de 2011, as 21:43:17 »

Vejam este link com microfones "handmades" com eletretos: http://www.scotthelmke.com/microphones.html
Registrado

Jupterra
Visitante
« Responder #13 : 26 de Setembro de 2011, as 22:39:45 »

Alfredo, o artigo é bem interessante e também informativo.
Quem quer aprofundar-se nessa área... está aí um bom site.
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #14 : 05 de Novembro de 2011, as 16:11:52 »

Caso alguém já tenha experimentado: Com esse tipo de captador proposto dá pra distorcer o timbre do violão? Suponho que não deva ser uma "Bass Tramp", mas dá pra usar com os pedais de guitarra?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal