Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:14:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Layouts para Valvulados  (Lida 36956 vezes)
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« : 03 de Julho de 2011, as 23:49:10 »

Olá meus queridos!

Olha só, muito se fala sobre a complicação em fazer pcb para amplificadores valvulados, por conta de ruidos, interferencias, capacitancia, etc...

Eu finalmente me decidi e resolvi entrar nessa onda dos valvulados...

Estava vendo na Altana Tubes os kits para 5E1 e 5E3, com preços muito convidativos, e foi onde meu interesse despertou.

Inicialmente pensei em comprar o kit pra montar aqui, mas particularmente, não gosto de montagens ponto a ponto, acho muito bonitas de se ver, mas tenho certeza que eu não conseguiria lidar bem com elas, sempre fui do time das placas de circuito impresso ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Por isso, estou querendo entrar no mundo dos "valvuletas" e ainda mais, pode contribuir com layouts para montagem dos mesmos, porém, preciso da ajuda dos "Tube Masters", por que não simpatizo muito ainda com o sistema dos valvulados, então seria bom ter uma orientação acerca de qual a melhor disposição dos componentes, o que deve ficar perto do que, longe de onde, etc.

Quero começar com o mais simples, o 5E1... o famoso Champ...

http://www.freeinfosociety.com/electronics/schematics/audio/pictures/fender5e1.gif

Ja estou com os componentes no Eagle, traçando o esquemático!

Fico no aguardo do apoio de vocês.

Abraços
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, as 23:32:56 por biglouis » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #1 : 04 de Julho de 2011, as 00:30:04 »

Olá BigLouis... desistiu do layout do Baby Wonder??

Abraços
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #2 : 04 de Julho de 2011, as 00:41:00 »

Não desisti não... só não achei as lbr das valvulas dele.... rs
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #3 : 04 de Julho de 2011, as 09:43:56 »

Big, no caso de válvulas de potência é complicado fazer PCB por conta do calor gerado por elas. Vários amplificadores industriais usam PCB no potência, eu acho complicado a não ser que você saiba exatamente quanto calor está sendo gerado e quanto a placa aguenta, e tem que ser fibra, fenolite não aguenta.

Eu estou concluindo a nova versão do GTO e estou montando o protótipo. Eu estou testando algumas soluções nesse layout que acredito serem padrão pra maioria dos layouts de PCB para válvulas, principalmente na questão da alimentação e aterramento. Estamos aí pra ajudar.
Registrado

Salto - SP
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #4 : 04 de Julho de 2011, as 10:36:05 »

Pois é Fernando, se for o caso, da pra deixar as de potencia fora, acho que não seria grande incomodo na montagem!

Mas pensei em montar com aquelas de fibra de vidro da mais grossa, 1.6mm se não me engano. Acho que aguenta bem.

Umas trilhas mais largas devem ajudar também
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 04 de Julho de 2011, as 10:49:59 »

Oi Pessoal

BigLouis, ficaria muito contente em ajudar no projeto. Se precisa de bibliotecas de válvulas para o Eagle, é só falar que eu crio para você.

Colocar válvulas de potência em fenolite não é nada complicado. Se for uma 6V6 como no Champ ou uma EL84 como no Vox AC5, está fácil. Elas não esquentam mais que uma ECL82 e podem ser postas em fenolite sem maiores cuidados.

O receio do Bello é verdadeiro se você pensar em uma EL34 ou 6L6. Mesmo assim é possível usar fenolite. Os televisores valvulados da Telefunken usavam fenolite. A peça que trazia problema era o amplificador de saída horizontal, normalmente uma EL36, 6DQ6B, EL509 ou 6KD6. A solução era usar um soquete com terminais longos, de modo a deixar a peça longe da fenolite. Apenas 5mm de colchão de ar é o suficiente.

Layout para valvulados não tem muito mistério. O próprio tamanho dos componentes te obriga a deixar as coisas um pouco afastadas. O mais complicado é traçar o circuito para os filamentos, caso você opte por deixá-lo na placa. Isso vai necessariamente criar uma cerca para o circuito. Acredito que a melhor opção é deixar de fora da placa, usando jumpers de fio transado para fazer a ligação.

Eu gosto de montagem ponto a ponto, pois me dá a liberdade de alterar o circuito conforme a inspiração do momento. Mas para quem está começando, não recomendo este estilo. Placa fica muito mais fácil de controlar.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, as 14:12:44 por Plautz » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #6 : 04 de Julho de 2011, as 10:52:40 »

Valeu pela disposição Eduardo!

Pra esse projeto de agora ta tranquilo... mas eu não consegui bibliotecas para as valvulas do Baby Wonder... se puder fazer essa gentileza.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #7 : 11 de Julho de 2011, as 01:19:01 »

Passei o esquema para o Eagle, e ficaria muito feliz se pusessem suas impressões a respeito.

OT-P = Primario transformador de saída

OT-S = Secundário transformador de saída
« Última modificação: 11 de Julho de 2011, as 01:39:58 por biglouis » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #8 : 11 de Julho de 2011, as 08:46:29 »

Big, uma idéia legal para a PCI de power, pode ser "apenas" com os componentes nela [placa] e a válvula com soquete ligada por fios.
Eu também estou entrando nessa "febre" de válvulados e interesso-me, cada vez mais pelo assunto.
Um abração e seguirei teu post.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 11 de Julho de 2011, as 09:22:19 »

O layout com tudo on-board é certamente um facilitador, principalmente para quem é novato e está montando pela primeira vez. Mais fácil de testar, uma vez que o conjunto fica mais rígido.

O problema que eu vejo neste aspecto, é que é menos flexível na hora de montar o gabinete.

A placa acaba por ficar maior e oferece menos possibilidades de montagem.

Achar um bom layout "tudo on board" também não é fácil. Já tivemos muitas más experiências nesta questão.

Fico sempre com uma dúvida enorme nestas questões.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #10 : 11 de Julho de 2011, as 11:16:18 »

Pois é Haroldo, sei bem como é esse problema de acertar um layout para esses circuitos, mas estou disposto a tentar.

Por isso to contando com a ajuda do pessoal aqui.

Se estiver tudo ok com esse esquemático, ja vou traçar o layout, ai gostaria, se possível, que vocês que são mais intendidos me passassem algumas recomendações sobre a disposição de certos componentes, espessura das trilhas, etc.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 11 de Julho de 2011, as 12:34:04 »

Oi BigLouis

Eu já acho que o melhor é fazer tudo onboard, principalmente em um válvulado como o 5E3. Deixar fios para um montador novato ligar a válvula é pedir para ter problemas. Deixando onboard, nada impede que alguém puxe os fios para ligar em um chassis.

Sobre as trilhas, elas devem ter espessura mínima para que a placa possa ser feita por transferência térmica. Como as correntes são baixas, não há necessidade de trilhas largas. Pode ajustar para 0,7mm.

O espaçamento entre as trilhas já é algo mais preocupante. Estamos falando de 350V! Um espaçamento de 2mm mínimo entre trilhas é desejável.

Preciso localizar onde deixei a biblioteca das válvulas do Baby Wonder. Assim que achar, posto lá.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #12 : 11 de Julho de 2011, as 12:40:58 »

Big mesmo você sendo muito mais experiente que eu pra fazer layout
vou dar palpite  Cheesy
la vai
tente implementar o "star ground" no layout
e evitar aquela malha gnd, eu acho que pra valvulado fica perigoso!
e também da pra espelhar a valvula para que seja soldado do lado cobreado
acho eu que fica mais facil montar no chassi.
da pra fazer também o tonestack "meio offboard", ta bom eu explico  Cheesy
faz o stack numa placa separada com pots onboard e deixa somente pads in e out e gnd dai da pra ligar com fio blindado na placa principal.
Cabe aos mais experientes em valvulados dizer se esse palpite é viavel.
Abraço!
« Última modificação: 11 de Julho de 2011, as 12:47:39 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
rafammbass
Visitante
« Responder #13 : 11 de Julho de 2011, as 12:48:03 »

A idéia é a retificadora ficar na placa, também?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 11 de Julho de 2011, as 12:48:37 »

Boa, Big! Eu sou fã dos single ended como o Champ, quem sabe esse PCB passa a ser o starter kit de muitos novatos assim cpomo o BW e o Iall3.5. Nada mal, poder escolher, né?

Um problema que enfrentei no projeto de PCB do Epi Valve Jr que comprei do Bello foi o "hum" advindo das trilhas dos filamentos. Eu retifiquei a alimentação de filamento, preguiçosamente em vez de puxar fios e colocar "por fora" diretamente nos soquetes, acho que o Gamal nunca me perdoará por isso, mas funcionou muito bem. Esse problema foi resolvido já no projeto de PCB, tanto no Iall 3.5 como no Pré Fender que fizemos, mnas depois de alguns protótipos serem descartados. Os PCB´s deles agora estão livres de problemas desse tipo. Aliás, se puder, dê uma olhada nos ampezinhos SE como o Valve Jr eo Champ feitos com PCB. Acho bom ponto de partido para julgar acertos e erros em ambos os projetos. No site www.sewatt.com há coisas bem legais!

Quanto ao "tudo onboard" não acho que deva ser a coisa mais importante, mas pensar bem em como funcionar a arrumação do gabinete é mais importante.

Se eu puder ser de alguma ajuda é só chamar!
« Última modificação: 11 de Julho de 2011, as 12:50:26 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal