Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:46:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: multimetro  (Lida 10920 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #15 : 11 de Julho de 2011, as 14:11:53 »

como testa o transistor usando aquela bolinha do canto???

Testar transistor com multímetro digital é tenso, prefira testar com o analógico.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
iron_man
Visitante
« Responder #16 : 12 de Julho de 2011, as 03:06:35 »

No mês passado encomendei um multímetro igual ao sugerido pelo Scorpion,
mas agora estou ansioso aguardando a entrega.
Registrado
gabrielperes95
Visitante
« Responder #17 : 12 de Julho de 2011, as 09:34:22 »

como testa o transistor usando aquela bolinha do canto???
Tem que se saber quais sao os terminais do transistor (coletor, base, emissor), deve se saber se é PNP ou NPN.
Apos isso, apenas basta encaixar cada terminal em seu respectivo local.

Mas lembrando, este recurso mede aqpenas o HFE do transistor.
O que seria HFE Huh?
isso pelo menos mostraria se ele esta funcionendo ou não?Huh?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #18 : 12 de Julho de 2011, as 13:35:17 »

como testa o transistor usando aquela bolinha do canto???
Tem que se saber quais sao os terminais do transistor (coletor, base, emissor), deve se saber se é PNP ou NPN.
Apos isso, apenas basta encaixar cada terminal em seu respectivo local.

Mas lembrando, este recurso mede aqpenas o HFE do transistor.
O que seria HFE Huh?
isso pelo menos mostraria se ele esta funcionendo ou não?Huh?

O fator de multiplicação da corrente na base (iB), mais conhecido por Beta do transistor ou por hfe, que é dado pela expressão iC = iB x ß

fonte:wikipédia
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 12 de Julho de 2011, as 13:38:57 »

Estava respondendo e o Bossman terminou a resposta primeiro, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
HFE é o fator de multiplicação, ou "ganho".
Testar transistor com multímetro digital é tenso, prefira testar com o analógico.
Concordo com esta citacao.
O util que se mede em transistor é ver se nao esta em curto ou aberto.
Registrado

gabrielperes95
Visitante
« Responder #20 : 13 de Julho de 2011, as 10:58:09 »

 Palmas Palmas Palmas Obrigado todo mundo, aprendi como funciona e o que não fazer com ele  Cheesy Cheesy Palmas Palmas Palmas Brigadão
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #21 : 12 de Dezembro de 2018, as 09:00:04 »

Olá, colegas :

A Keycomércio está vendendo os excelentes multímetros autorange, true rms RM102 da Richmeters.

https://www.keycomercio.com.br/multiteste_richmeter_RM102
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #22 : 12 de Dezembro de 2018, as 09:59:08 »

Olá, colegas :

A Keycomércio está vendendo os excelentes multímetros autorange, true rms RM102 da Richmeters.

https://www.keycomercio.com.br/multiteste_richmeter_RM102

Você já comprou nessa loja? Não encontrei muitas informações sobre ela.
Estou achando estranho, pois só aceita o pagseguro na forma de pagamento e quando clica vai para uma tela do pagseguro e tem que digitar os dados do cartão. Geralmente, quando uso o pagseguro, abre uma tela na qual tenho que fazer meu login.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, as 10:01:06 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #23 : 12 de Dezembro de 2018, as 11:17:12 »

Olá.

Total segurança. A loja é de um ex-aluno meu e os multímetros foram trazidos para suprir os alunos do curso de Eletrônica, proporcionado a eles um instrumento de maior qualidade e praticidade do que os azuizinhos/amarelinhos.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, as 14:08:29 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 12 de Dezembro de 2018, as 17:46:59 »

Seguindo a boa recomendação do A.Sim sobre esse multímetro RM102, eu consegui comprar um quase novo, de segunda mão, e realmente é um aparelho muito bom. Pequeno, compacto e com muitos recursos não encontráveis em modelos mais caros.

A única coisa ruim, é o manual, um folhetinho com letras minúsculas, que precisa de lupa pra ser lido (mais para ver as especificações do que as instruções de uso, que são bem simples e intuitivas).  

Apesar de a especificação de medida de capacitor ir até 9,999mF, ele mediu um capacitor com 12mF !  O frequencímetro mediu bem, mesmo sinais de 4MHz.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #25 : 12 de Dezembro de 2018, as 17:57:58 »

Esses novos multímetros ( há uma série deles, em vários níveis de sofisticação ) vão sepultar os tradicionais multímetros com ICL7106 e bateria de 9 V. E não há como competir; um RM102 a 130,00 com todas as suas qualidades contra um azulzinho de R$ 60,00 ( aqui o pessoal compra o Minipa ) dá de dez a zero. E não usa bateria de 9 V...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #26 : 12 de Dezembro de 2018, as 18:59:46 »

Eu tenho um RM101. A diferença do 101 para o 102 é que o 101 não tem medida de temperatura, preferi o 101 porque não preciso medir temperatura e seria um cabo a mais para eu perder Cheesy.

Sobre o multímetro, ele é excelente. Me serviu muito bem para tudo o que precisei. A função hold é bem útil para fazer medidas e anotações de tensão. E ele desligar automaticamente após um tempo sem uso é ótimo, usei o meu a quase uma semana e só hoje percebi que havia esquecido de desligar Cheesy.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 12 de Dezembro de 2018, as 19:37:47 »

Nós preferimos trazer o RM102 porque os alunos têm de montar uma "superfonte" num dos semestres, e a possibilidade de medir a temperatura dos transistores de passagem acaba sendo um diferencial importante.

O termopar tem uma junta bem pequena, que facilita introduzir em um furo do dissipador junto ao transistor. E vou falar sério; a escala de temperatura é a que mais uso nesse multímetro. Deu até para conferir as temperaturas de abertura da válvula termostática e de acionamento do termostato da ventoinha do sistema de arrefecimento do meu carro. Eu introduzi o termopar diretamente no fluxo de água, passando-o para dentro do sistema através de um dos flanges onde a mangueira do radiador era encaixada.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, as 19:43:15 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #28 : 18 de Dezembro de 2018, as 08:35:48 »

Meu multímetro chegou hoje. Foi bem rápido o envio. Muito obrigado pela dica Alexandre! Legal!
Registrado

Guitar Craft
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal