Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:55:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida: Pode isso?  (Lida 4761 vezes)
FRED
Visitante
« : 13 de Dezembro de 2009, as 15:16:27 »

Pesquisando no ML, achei este anúncio aqui, de um cara que faz placas para pedais. Logo na foto, percebe-se que o layout é do tonepad.com. Como eu não sei como funciona direito esses lances de verder placas, layouts, etc, peço que tirem minhas dúvidas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123529820-circuito-impresso-para-pedal-de-guitarra-_JM

Desculpem qualquer engano da minha parte, mas eu acho que isso não pode...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 13 de Dezembro de 2009, as 17:47:04 »

Segundo a licença escrita no site da tonepad, isto não poderia ser comercializado. Veja o que o site a tonepad diz:

Citar
Legal Notices and Terms of Use

All material presented on tonepad.com is exclusively for private, non-commercial use. If you download or save material from this website for the purpose of creating the projects described within, your use is limited to three (3) units per project.

Schematic drawings and physical layouts are copyrighted by the creator of the drawing or layout. You are permitted to retain local copies of files presented on tonepad.com, but reproduction, retransmission, and republication of said files is expressly forbidden.

The layouts and materials presented by tonepad.com are offered with no guarantees as to accuracy or completeness of the information contained within.

Some of the projects presented by tonepad.com involve working with potentially fatal voltages. We are not responsible for any damage to person or property caused by using the materials presented in support of our projects.

All of the information presented on this website is presented with the implicit understanding that no outstanding copyrights or patents are being violated. When an original manufacturer's name or trademark is presented, it remains the property of the current owner (if any), and no connection between tonepad.com and said manufacturer is implied.

If you feel that any information on this site is presented in violation of existing copyrights or patents, please let us know and we will work with you to address the situation.

Mas como dificilmente alguém da tonepad irá reclamar, não acredito que o sujeito no mercado livre seja incomodado.

Resta aos usuários a pensar na questão e agir segundo suas consciências. Pois devemos lembrar que o sr. Francisco Peña (o responsável pela maioria dos layouts da tonepad) fez grandes avanços e ajudou muitos de nós, publicando de boa fé seus layouts.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #2 : 13 de Dezembro de 2009, as 21:46:20 »

Tem um cara no ML que vende a placa do Krank do Plautz...

O Rogério na TC Tech vendia kits com layouts feitos por mim sem nunca ter sequer perguntado ou avisado...
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Essas coisas acontecem...
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 14 de Dezembro de 2009, as 14:46:52 »

Pelo menos pela imagem presume-se que o rapaz não escondeu que o layot é do tonepad. A questão é delicada. Acredito (isso partindo do princípio que o cara assume que ele não fez o layout, mas somente confecciona a placa) que ele está cobrando somente o serviço de transferência do layout e a confecção da placa, que é uma coisa que qualquer um de nós poderia fazer para algum amigo, Esse mesmo tipo de serviço já foi anunciado várias vezes aqui no nosso fórum´, e segundo amigos aqui do fórum (já que eu nunca vi nenhuma) a tctech vendia placas do tonepad em seus kits. Não sei se estou certo quanto a lei (se estiver errado me corrijam), mas não podemos clonar nenhum efeito que tenha menos de 10 anos, pois ele não virou domínio público.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #4 : 14 de Dezembro de 2009, as 19:25:04 »

Pra mim a questão é mais ética do que legal...

Sei lá...

Particularmente, não ligo de venderem layouts feitos por mim, mas eu ficaria muito grato em saber que isso está acontecendo...

Ja teve várias pessoas que vieram falar comigo pedindo "autorização" pra vender pedais usando layout meu... sem crise...

O duro é quando você ta lá, de boa, e de repente vê um negócio que você que fez, sendo vendido na net por alguém que você nem sabe quem é, muitas vezes por preços nada atrativos...

É complicado... mas ja sei de uma coisa, não tem como evitar...

O jeito seria não fazer mais layouts, hehehe... mas não cheguei nesse ponto ainda...

Por hora, a alegria de ver que alguém montou um projeto com um layout meu e teve sucesso, compensa a raiva de ver gente faturando em cima disso...
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #5 : 16 de Dezembro de 2009, as 23:08:47 »

Mas, pelo que eu vi no anúncio, não é vc que dá o layout pro cara fazer a placa, vc pde um pedal e o cara pega o layout e aí faz a placa, é o que me pareceu.
Registrado
Rikkitow
Visitante
« Responder #6 : 17 de Dezembro de 2009, as 14:04:23 »

Mas, pelo que eu vi no anúncio, não é vc que dá o layout pro cara fazer a placa, vc pde um pedal e o cara pega o layout e aí faz a placa, é o que me pareceu.


sim, ai é que se encontra o problema; ele comercializa a placa de alguém.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 17 de Dezembro de 2009, as 21:00:15 »

A dúvida que fica rondando a minha cabeça é a seguinte: será que o Chico Peña pediu licença para a roland, para a electro harmonix, para a mxr, para a dunlop, e etc, para clonar e disponibilizar na rede os circuitos deles? Como eu escrevi anteriormente, a questão é delicada e possui muitos lados. Eu da minha parte fico muito feliz que ninguém tenha pedido licença a ninguém para clonar pedais, pois eu jamais teria os pedais que eu tenho se não fossem os queridos clonadores.

Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Julian Leno
Visitante
« Responder #8 : 22 de Dezembro de 2009, as 23:11:34 »

Pois é isso vai longe...
a questão é?
se o cara da Tonepad não pediu autorização pra clonar, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a gente tem que pedir a ele?
mas, contudo! se ele é autorizado (o que eu acho dificil) é diferente
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #9 : 30 de Dezembro de 2009, as 22:19:45 »

Acho que a patente de todos os pedais que tem lá são vencidas há um tempo, viu
Registrado

Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2009, as 08:15:55 »

Nesse link aí tem explicações das leis de patentes nos eua. Trata somente do aspecto legal.
http://www.muzique.com/clones.htm
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal