Falante pra mini-ampli

Started by kem, 23 de July de 2011, as 23:44:35

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Quote from: Júnior_01 on 10 de August de 2011, as 14:42:11
A essa altura do compeonato os falantes devem estar com ele já 8), e mandei 3 e não 1 ;)

Abraços
Junior... Você conseguiu enviar?
[]s.
I don't want to die young...
I want to diode!

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Boa noite,

Pesquisando, achei esse tópico, e decidi postar aqui uma dúvida, ressuscitando o tópico.

Vou montar o HG-1, e em conjunto, vou montar o gabinete.

Decidi fazer uma brincadeira estética, e montar uma miniatura de um full stack da Marshall, e inicialmente usaria 1 falante de 10" de 20 watts, em cada uma das caixas (é muito?).

Lendo esse tópico, me veio a idéia de construir essa miniatura, usando esses mini falantes, fazendo assim a configuração de 4x (y)" e cada uma delas, tanto a angulada, quando a reta.

Minha dúvida é, primeiro a qualidade sonora, penso que os de 10" me darão melhor resultado, estou certo?

A minha idéia, no caso dos de 10", seria fazer uma ligação em paralelo dos falantes, para que possa usar uma ou as duas, observando o casamento dessa impedância com a da saída do amplificador.

Caso faça o esquema dos falantes pequenos, penso em fazer associações em série paralelo, mas ainda vou quebrar a cabeça com isso, provavelmente pedirei ajuda na questão das saída multiplas (se for possível para esse projeto, o HB-1), mas penso ser matéria de outro tópico, não?

Qualquer ajuda será bem vinda!

Matec

Hand MasterMind
Olá rodrigo_amaral

A sua ideia não é nova. Que eu saiba, a própria Marshall começou a fazer esse tipo de caixa com falante menor com o Lead 12 MicroStack:

Depois veio o MG15cfx MS

Tem também o Silver Jubillé MS

Imagino que todos tenham falante de 10", que são ligados em paralelo.

:)

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Quote from: Matec on 23 de May de 2018, as 01:07:38
Olá rodrigo_amaral

A sua ideia não é nova. Que eu saiba, a própria Marshall começou a fazer esse tipo de caixa com falante menor com o Lead 12 MicroStack:

Depois veio o MG15cfx MS

Tem também o Silver Jubillé MS

Imagino que todos tenham falante de 10", que são ligados em paralelo.

:)

Salve Matec,

Foi vendo essas linhas da Marshall que me inspirei. Acho que vai ficar legal e todos os sentidos. Peças minhas pesquisas, a Marshall usa 10" e 12", sendo na linha MG15SII, me parece que não é possivel usar as caixas separadas, em outras como a Haze, existe no head duas saídas de 8 OHMS e uma de 16 OHMS. [beer]

marcao_cfh

Handmaker
Uma opção é ter uma saída de 8 ohm e uma de 4 ohm. Compre dois falantes de 8 ohm, e em uma das caixas coloque dois jacks em paralelo. Ligue um cabo conectando um desses jacks à outra caixa. Assim você tem os dois falantes em paralelo, resultando em 4ohm, e a conexão é feita através do outro jack da caixa com os dois jacks. Caso queira usar uma caixa só, conecte-a à saída de 8ohm. Acho melhor do que ter 3 jacks no amplificador.

rodrigo_amaral

*
Iniciante
Quote from: marcao_cfh on 23 de May de 2018, as 03:33:38
Uma opção é ter uma saída de 8 ohm e uma de 4 ohm. Compre dois falantes de 8 ohm, e em uma das caixas coloque dois jacks em paralelo. Ligue um cabo conectando um desses jacks à outra caixa. Assim você tem os dois falantes em paralelo, resultando em 4ohm, e a conexão é feita através do outro jack da caixa com os dois jacks. Caso queira usar uma caixa só, conecte-a à saída de 8ohm. Acho melhor do que ter 3 jacks no amplificador.

Marcão, essa é a idéia, mas pelo esquema que tenho do HB-1, ele só tem saída de 8 OHMS...

MARFU

*
Iniciante
Faça uma saída especial.
Que pode usar dois falantes de 8 ohms, de forma individual ou paralela (4ohms)

Assim:

1) Utilize um transformador de saída de 4 e 8 ohms.
2) Identifique a saída principal e a saída de expansão.
3) Utilize 01 jaque com duplo switch, para chaveamento dos tapes e associação dos falantes.

Assim podes utilizar 01 caixa de 8ohms ou duas, sem problemas.

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: rodrigo_amaral on 23 de May de 2018, as 12:19:02
Marcão, essa é a idéia, mas pelo esquema que tenho do HB-1, ele só tem saída de 8 OHMS...
O esquema só manda mesmo até a parte da indutância refletida no primário do transformador de saída. O fabricante pode adaptá-lo para ter qualquer impedância no secundário, mantendo a impedância correta no primário. A Schatz, por exemplo, oferece o transformador do HB-1 com saídas de 4 ohm e 8 ohm.