Ajuda Firefly

Started by fallout, 24 de July de 2011, as 11:08:52

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Este é o problema com o circuito "auto-inversor" que o fire-fly usa. Entre outros problemas, ele é propenso a oscilação. Lembro de já ter discutido isso aqui no fórum. Para quem conhece osciladores, a saída dele é bem parecida com um oscilador Hartley. A realimentação ocorre pela placa da outra válvula, refletindo no catodo comum.

Para eliminar o apito, volte C8 para onde estava! Você pode tentar valores menores de C8 até chegar a um equilíbrio em que o amplificador não oscila e também não fica tão anazalado.

A medida de 600V é fácil de esplicar. Quando acontesse a oscilação, a tensão de pico pode subir para valores muito altos devido ao efeito de fly-back criado.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

bossman

Administrator
DIY Freak
Esse efeito flyback é o mesmo que danifica transformadores de saída Eduardo ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Bossman

Danifica de tudo! Se fosse um transformador com núcleo maior, você iria ver relâmpagos dentro da válvula! Isso se não arrebentar o isolamento do fio esmaltado e colocar o primário em curto. Por isso que oscilações parasitas devem ser tratadas.

Outra forma de atacar o problema é colocar um capacitor de valor pequeno no resistor de catodo da 12AU7. Isso também corta as frequências altas e evita a oscilação. Mas eu teria que calcular o valor com calma.

Tentou voltar C8 para ver se melhora a oscilação?

Abraços

Eduardo

fallout

Guest
Hoje não vou ter tempo de mexer nele Eduardo, estou com muito serviço, amanha eu volto e faço mais testes. Uma coisa que notei que ao inverter o primario do transformador de saida ele para o apito no modo normal, mas dai com o boost ligado fica muito ruim (sera que isso nao resolveria o problema do jcm do nillo?). Você falou que com um transformador de saida parrudo a coisa fica feia, acho que o meu OT é bem superdimensionado pro firefly, é de GO e a area do nucleo é de 2,5x2,5 cm como mensionei reaproveitei um transformador do 18w apenas coloquei outro secundario por cima de toda a bobina.

Eduardo

Hand MasterMind
Taí a origem da oscilação!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Eduardo on 28 de July de 2011, as 13:36:42
Oi Bossman

Danifica de tudo! Se fosse um transformador com núcleo maior, você iria ver relâmpagos dentro da válvula! Isso se não arrebentar o isolamento do fio esmaltado e colocar o primário em curto. Por isso que oscilações parasitas devem ser tratadas.

Abraços

Eduardo

Já passei por isso ! Esqueci de conectar os capacitores de filtragem da fonte eliguei o amplificador algumas vezes assim e não percebia o erro, o resultado disso foi uma válvula de saída e um transformador com o primário queimados como você descreveu!  Na certa era oscilação.

fallout

Guest
 Bom mexi mais um pouco nele hoje, voltei o capacitor C8 mas os problemas permaneceram, o que notei foi ao inverter os fios do primario do transformador de saida com o boost desliga é uma maravilha, sem ruidos apitos etc... Só alegria! Mas ligando o boost aparece o apito e ele so some com o volume normal um pouquinho aberto, dai tanto faz a posiçao do volume do boost o apito nao aparece mas ao aumentar o volume master o apito aparece.

Bom, vou aguardar seu veredicto Eduardo, qualquer coisa encomendo um transformador para ele, como esse transformador é pequeno creio que seja barato. Alguma recomendação para este transformador Eduardo?

fallout

Guest
Bom a lider me respondeu, o preço do transformador nao ficou muito barato mas tambem nao saiu tao caro! mas inviavel para um projeto de 1W, com um pouco a mais da para pegar um transformador para um projeto com mais wattagem, mas como o som do Firefly mesmo ruim me agradou... Eduardo você não teria um transformador desse em seu estoque?

Eduardo

Hand MasterMind

fallout

Guest
Ele vai trabalhar legal com os 22500 ohms de impedancia do firefly? Esta bem mais barato que na lider! Metade do preço s/ o frete!

Obrigado.

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: fallout on 07 de August de 2011, as 16:58:49
Ele vai trabalhar legal com os 22500 ohms de impedancia do firefly? Esta bem mais barato que na lider! Metade do preço s/ o frete!

Obrigado.

Você pode usar um falante de 4R, ou associação de falantes que dêem 4R, ligando isso no secundário pra 8R... isso vai reduzir a impedância do primário pra 22k.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: blackcorvo on 08 de August de 2011, as 01:44:48

Obrigado.

Você pode usar um falante de 4R, ou associação de falantes que dêem 4R, ligando isso no secundário pra 8R... isso vai reduzir a impedância do primário pra 22k.

Bela sacada corvo!

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: bossman on 08 de August de 2011, as 01:54:19
Quote from: blackcorvo on 08 de August de 2011, as 01:44:48

Obrigado.

Bela sacada corvo!

É uma sacada dessas que to usando pra testar minha versão "BabyWonder", que nem parece nada com o original, mas se baseia na mesma idéia de um valvulado de baixa potência.
Meu transformador de saída é na verdade um de 12v/500mA que tava aqui jogado, e eu liguei ele e to usando um falante de 16R no secundário. No primário, tenho algo perto de 5K, que é o mais próximo que vou conseguir dos 4,5k que minha válvula de saída (6AS5) pede no datasheet.

Aprendi esse "truque" nesse site: http://diy-rbt.tripod.com/
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

fallout

Guest
 Problema é que vai me limitar muito! Me obrigando a usar sempre 2 falantes ou comprar outro, bom vou esperar a opinião do Eduardo antes de bater o martelo, mas mesmo se for para usar com 4 ohms no secundario é tentador pelo preço! Metade do preço da lider.
E aproveitando o topico. Eduardo que marca de 6l6 custo beneficio você recomenda? Para usar no meu HighOctane.

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Fallout

Para o Hi Octane, pode usar uma 6P3 russa que dá bem conta do recado.

Sobre a impedância do transformador para o Firefly, isso não é tão crítico assim. Dá para usar qualquer coisa superior a 20K que vai funcionar legal.

Abraços

Eduardo