Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:55:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM3886  (Lida 27551 vezes)
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« : 26 de Julho de 2011, as 15:04:56 »

Ola, já procurei resposta relacionada no forum e não encontrei. Por este motivo estou abrindo este topico
Creio que seja, a alimentação com pouca amperagem pois já esgotei as minhas possibilidades de pesquisa.

Utilizo o pré clean aqui do site versão 1.6, além de outros prés, e fiz o power LM3886 com o layout do general gageds, e neste lauout, já utilizei varios valores de componentes de outros esquemas já coloquei capacitor de acoplamento de 1uF na entrada do power, já modifiquei o resistor na saida de 10R para 0,22R ambos com a bobina de 12 voltas de fio 18. já coloquei um buffer entre ambos.

PS. Com o pré eu sei que esta tudo ok pois já testei na entrada return de um Marshall.
Alias qualquer pré que colocar no power acontece o mesmo defeito.

A fonte do power é com transformador de 18+18 3A, retificada com uma ponte de 10A, a filtragem é composta de 5 capacitores de 2200uF em paralelo para a tensão de 25 volts negativa, assim como para a tensão de 25 volts positiva. em torno de 10.000 uF para cada valor da fonte simetrica

O que acontece é o seguinte, depois de algum tempo ligados em torno de um minuto ou menos a fonte negativa começa a ter ruidos (ripple) e diminuir de valor, e na saída do power a tensão que deveria ser 0v começa a ficar negativa, se eu deixar chega a 10 volts negativos e então a proteção do LM3886 atua.
Já coloquei varios tamanhos de dissipadores e o LM nem esquenta muito quando utilizo falantes de 8 ohms sendo que a mesma situação acontece quando utilizo falantes de 4 ohms porém é claro eo que ocorre é que o LM esquenta mais.
Alguém já viu este problema? agradeço desde já 
 
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 26 de Julho de 2011, as 17:36:40 »

Vaoms por partes.

Estou suspeitando de algo relacionado a fonte.

Faça o seguinte teste.

Ligue a fonte sem estar conectada ao amplificador, mantendo os cabos afastados, logicamente, e com o multímetro contectado no rail negativo.

Ligue e verifique se o problema ocorre.

Ocorrendo o problema, descontecte o transformador da placa de retificação e filtragem (ponte e diodos).

Mantendo os fios do secundário do transformador afastados, ligue-o e meça com o multímetro (em AC!!!) seus braços (terminal central + uma das pontas, de cada vez). Verifique se após algum tempo o problema ocorre.

Aconteceu? Ótimo, seu transformador está baleado (e sim, 3A dá um bom som).

Se o sintoma não apareceu pode ser problema em algum (ou alguns) capacitores. O ideal é que você tenha um capacímetro. Mas como quase ninguém tem, vais ter um trabalho: re-ligue o transformador na placa de retificação / filtragem e teste os capacitores de 2 em 2 (um no rail negativo e um no positivo), verificando se o problema ocorre.

Digamos que ao colocar os dois primeiros capacitores você notou que o problema ocorreu no rail positivo. Desligue, descarregue o capacitor, e troque-o por outro. Repita o teste até descobrir se algum capacitor é responsável por isso.

Outro ponto muito importante: você usou isolador entre o 3886 e o dissipador? (tem o LM3886-TF, se bem me lembro, que não precisa). O LM3886T precisa de isolante (mica) entre ele e o dissipador, pois a lapela metálica está em contato com o V- e normalmente o chassi é aterrado (GND), o que, no caso do não uso do isolante, vai provocar um curto (CABUM mesmo!).

Para finalizar, pra que  TANTO capacitor assim? Eu tenho um layout que juntei o LM3886, Pré Clean do site e fonte (tudo na mesma placa, layout não divulgado) e uso 2.200uF em cada rail, com um transformador de 4A, e dá um baita som. Acredito que 2 capacitores de 2.200uF sejam mais que suficientes.

Sim, se você puder postar o esquema que utilizou, poderá ajudar.

Lembre-se que com 10.000uF você tem energia por um baita tempo. Cuidado e lembre-se sempre de descarregar os capacitores antes de mexer neles.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 17:41:30 por Plautz » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 26 de Julho de 2011, as 17:56:42 »

Qual a tensao de trabalho dos capacitores?
O Plautz esqueceu de mencionar sobre a retificaçao.
Entao de uma olhada nela.

O transformador desconectado da retificacao, por nao ter corrente fluindo, pode nao ocasionar o sintoma, entao coloque uma pequena carga na saida do transformador. Pode ser uma lampada incadescente, ou uma resistencia de chuveiro.

Uma coisa nao entendi, pela descricao faz parecer que o problema seja fonte, ate ai certo.
Mas a proteçao do LM é acionada, e nem esquenta!   Undecided
De uma conferida tambem nos demais componentes que fazem parte do power.
Registrado

Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #3 : 26 de Julho de 2011, as 18:36:41 »

Vou analisar e posto os resultados ok!

-----
Ola, abaixo esta o esquema original do projeto!

Plautze e GRAmorin obrigado por responder!
Somente para constar tenho capacimetro, medidor de ESR e osciloscopio de 40MHZ duplo traço além de multimetro!

Analisei a fonte separadamente inclusive com carga (analisei inclusive tudo em separado transformador, ponte retificadora e filtros e as tensoes não apresentaram quaisquer alterações inclusive nenhum ripple.
Anteriormente estava pensando que 3 amperes poderiam ser corrente insuficiente para o projeto, e tenho que declarar que estou até um pouco pasmo pois é um circuito relativamente simples e estou apanhando dele!

Montei este circuito na propria PCB do site, as alterações que fiz de acordo com outros esquemas foram.
Coloquei mais capacitores de filtro na fonte todos de 2200uF x 35v, antes eram somente dois de 2200uF x 35V.
Coloquei um capacitor de acoplamento bipolar de 1uF x 50v depois do trimpot de volume e antes de R3.
Mudei o capacitor C3 de 10uF x 50v para 22uF x 50V
Mudei R1 e R4 para 22k
A titulo de teste desliguei o pino 5 que também não adiantou (religuei)!
Mudei o valor de R5 de 10R x 5W para 0.22R x 5W em ambos enrolei a bobina com 12 voltas de fio 18.
Monto minhas experiencias em uma base de madeira antes de coloca-las definitivamente em outro local.
O LM3886 foi substituido por outro ambos comprados na Farnell, e não possuem isolação por este motivo mesmo sendo montado na base de madeira eu os isolo.
Como já citei foram colocados varios tipos de dissipadores para verificar se era problema de aquecimento, o LM3886 esquenta sim mas nada além do normal de qualquer saida, inclusive coloquei ventilação no LM3886 para testar se não era aquecimento.

O que pude observar como já citei é que a tensão da saida vai ficando cada vez mais negativa se deixar vai subindo e quando chega aos -15v aparece um grande ruido.
Quando desligo a tensão negativa dos capacitores da fonte descarregam rapidamente enquanto a positiva se mantem por muito mais tempo.
Por incrivel que pareça o circuito funciona bem, com um som limpido no começo depois de aproximadamente dois minutos ocorre o problema!
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 19:46:26 por Luis_RP » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 27 de Julho de 2011, as 11:47:21 »

Somente para constar tenho capacimetro, medidor de ESR e osciloscopio de 40MHZ duplo traço além de multimetro!

Que ótimo! um rato de oficina (no bom sentido, claro).

Citar
Analisei a fonte separadamente inclusive com carga (analisei inclusive tudo em separado transformador, ponte retificadora e filtros e as tensoes não apresentaram quaisquer alterações inclusive nenhum ripple.

O que pude observar como já citei é que a tensão da saida vai ficando cada vez mais negativa se deixar vai subindo e quando chega aos -15v aparece um grande ruido.
Quando desligo a tensão negativa dos capacitores da fonte descarregam rapidamente enquanto a positiva se mantem por muito mais tempo.
Por incrivel que pareça o circuito funciona bem, com um som limpido no começo depois de aproximadamente dois minutos ocorre o problema!

Uma coisa que você não mencionou: a tensão vai ficando negativa e o ripplle aparece com o 3886 ligado ou desligado?

Ainda, o fato da tensão negativa se esvair rapidamente enquanto a positiva se mantém por mais tempo, é com o 3886 ligado ou desligado?

Veja que esse circuito tem dois capacitores grandes (2200uF), C5 e C6, perto do LM3886. Eles servem para estabilizar mais a tensão, e devem ser colocador o mais próximo possível do CI (isso se a fonte não for montada próxima na placa, o que neste caso estes dois capacitores podem ser dispensados). Em qualquer caso verifique esses dois (C5 e C6).

Citar
Montei este circuito na propria PCB do site, as alterações que fiz de acordo com outros esquemas foram.

A placa do GGG funciona. Já montei uma ha muito tempo atrás.

Citar
Coloquei mais capacitores de filtro na fonte todos de 2200uF x 35v, antes eram somente dois de 2200uF x 35V.

Como tinha dito, apenas um capacitor por rail é suficiente. (Inclusive para testes acho que facilita usar apenas um em cada rail).

Citar
Coloquei um capacitor de acoplamento bipolar de 1uF x 50v depois do trimpot de volume e antes de R3.

Se o intuito é usar o 3886 com o pré, é desnecessário tanto o trimpot quanto o capacitor de 1µF.

Citar
Mudei o capacitor C3 de 10uF x 50v para 22uF x 50V
Mudei R1 e R4 para 22k

Não vejo grandes problemas nesses valores (até porque estão no datasheet)

Citar
Mudei o valor de R5 de 10R x 5W para 0.22R x 5W em ambos enrolei a bobina com 12 voltas de fio 18.

Essa é uma mudança muito radical. Volte com o resistor de 10R x 2W que é suficiente. Não precisa ser 5W.

Esse tá complicado.

Como você disse que a tensão negativa se esvai rapidamente, talvez possa haver um curto em algum lugar. Eu ja sofri com curtos invisíveis. Com a fonte descarregada, passe um estilete entre as trilhas / ilhas e depois limpe bem com uma escova embebida em álcool. Depois de secar, veja se continua com problemas.

Eu montei o 3886 do GGG (sem modificações) bem como outros layouts e sempre funcionou.

Faça novos testes, e nos diga o que encontrou.

Abraços.
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #5 : 27 de Julho de 2011, as 14:59:54 »

Ola,  Legal! solucionado!
Que bom que acontece destas coisas, por mais velho que sejamos em bancada é otimo as vezes apanhar de um circuito para aprender!

Plautz somente para responder as suas questões:
Sim o ripple aparecia com o LM3886 ligado assim como a tensão negativa sumia no mesmo estado.
Fiz o circuito do General Gageds original, com os dois capacitores de filtro proximos ao LM e somente coloquei este excesso de filtragem da fonte depois que retirei os dois originais.
Quanto ao capacitor de acoplamento e a mudança no resistor da saida foi por puro desespero mesmo. nas mudanças de componentes ia analisando o circuito e vendo o seu comportamento.

Voltei o resistor original de saída e retirei o capacitor de acoplamento.

Porém o defeito era somente creio eu, capacitancia parasita. O que fiz para sanar de vez o defeito foi somente foi pegar a mini retifica e com todo cuidado aumentar o espaçamento entre algumas trilhas. porque tenho certeza de que curto entre as trilhas não havia e nem trilhas rompidas e ou soldas frias ou componente mal colocado revisei o circuito varias vezes a este respeito.
Por este motivo o circuito funcionava por um perido pequeno perfeito e somente depois aparecia o problema. Fica aqui a resposta talvez sirva de dica para outrem!

Agradeço mais uma vez pela atenção de voces.ok
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #6 : 27 de Julho de 2011, as 15:28:55 »

Olá Luiz.

Parabéns pela descoberta e extermínio do problema.

As vezes acontecem problemas que realmente nos deixam de cabelo em pé. Olhe esta mensagem sobre um problema que tivemos na fonte do TSW.

Um outro problema, bem parecido com o seu, foi o que enfrentamos nas montagens do HG-1 (um pedal que estamos* fazendo e não foi lançado). Como a placa é densa e dupla face, qualquer descuido já era.

No último protótipo montado com placa feita em casa (por mim) tive o maior cuidado. Antes de soldar conferi todas as trilhas e ilhas com o multímetro procurando curtos ou falhas. Nada de anormal. Depois de soldar cada ilha, também repetia o teste.

E mesmo assim quando ligamos o pedal o som tava estranho. Muito estranho.

Então peguei uma daquelas chaves de fenda pequenas, de relojoeiro, e fui raspando entre as ilhas e trilhas. Voilá! Eis que o problema sumiu.

Já aconteceu também de esquecer de soldar peças, soldar com valor errado (encapsulamento igual), e outras mais.

É isso ai. Espero que curta seu novo amplificador.

* Quando digo estamos, me refiro ao Alex Frias, Haroldo Gamal, Roberto Alves e eu.

Um forte abraço e parabéns mais uma vez.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 27 de Julho de 2011, as 18:50:28 »

Tambem ja apanhei com coisas... digamos... "bobas".
Uma coisa que acontece, nem parece, me se consegue analisar com instrumentos, sao as conduçoes entre trilhas.
Residuo de solda pode ser condutivo as vezes.
Algumas pessoas costumam a usar verniz de breu nas placas, tal verniz pode ser condutivo as vezes.
A um tempo atras, consertando um digital delay tive um problema causado por estas conduçoes invisiveis.
Ao limpar a placa, um leve residuo restante (aquelas manchas brancas) que ficou sobre um CI fazia o efeito ficar com um ruido de fundo, tipo tic tic.
Registrado

Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #8 : 23 de Maio de 2012, as 10:35:01 »

Esse é o legal da coisa: montar, não funcionar de primeira, e aí você corrige os erros.
Tive alguns problemas também com capacitâncias parasitas entre uma trilha ou outra no pré clean.
Resolvi com uma lupa e um bisturi.
Registrado
mzorrer
Visitante
« Responder #9 : 12 de Fevereiro de 2013, as 19:06:10 »

Minha dúvida foge um pouco do assunto, mas sendo simples, faço neste mesmo tópico, sem necessidade de abrir um novo !

Sobre estas duas: LM3886T e LM3886TF

T - guia dissipador noninsulated (você precisa de guia mica entre IC e dissipador de calor)
TF - guia dissipador de calor de isolamento (que você pode montá-los diretamente para o dissipador de calor)

Correto afirmar isso ?

Acontece que comprei a Lm3886T , e não tenho a Mica, apenas a pasta termica, tenho que sucatear de um aparelho velho aqui........

Qual o problema que poderia acontecer se eu montar o CI direto no disssipador sem  MICA Huh?

É realmente necessário ?

Registrado
fovb
Visitante
« Responder #10 : 12 de Fevereiro de 2013, as 19:10:04 »

Se você não encostar o dissipador em nenhum "vivo" não tem problema algum usar o final T sem Mica, eu mesmo uso sem, amanhã posto uma foto!
Registrado
mzorrer
Visitante
« Responder #11 : 12 de Fevereiro de 2013, as 19:15:33 »

OK, quer dizer "choque elétrico" melhor usar a MICA então ! Também não poderei encontar o dissipador no chassi GND, terrei problemas, melhor isolar !
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 12 de Fevereiro de 2013, as 20:54:58 »

OK, quer dizer "choque elétrico" melhor usar a MICA então ! Também não poderei encontar o dissipador no chassi GND, terrei problemas, melhor isolar !

Nem tanto por choque elétrico; mas pelo fato de que além de não ser isolado, a parte traseira do dissipador  térmico (parte metálica) é ligado internamente ao (-V), terminal negativo da fonte (pino 4) do CI, isto segundo o PDF de informações da Texas Instruments.

E como na maioria das vezes o dissipador é aparafusado diretamente na caixa metálica do amplificador, que normalmente é GND (terra), isto provocaria um curto na fonte.   Então você têm duas opões; ou monta sem mica, e neste caso isola o próprio dissipador do restante do chassi, como sugeriu o fovb, ou usa mica e bucha isoladora, desta forma o dissipador pode ser aparafusado no chassis.

Em sucata de fonte de PC você encontra aqueles isoladores cinza (não sei que material é aquele) e nem precisa de pasta térmica; nunca esquecer da bucha quando a escolha for isolar.

OBS: Você pode verificar a continuidade com o multímetro entre a parte metálica e o pino 4 do CI, em alguns casos (quando o CI não é fabricado pela Texas Instruments) a conexão pode ser com outro pino


« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, as 21:34:49 por Alfredo Padrao » Registrado

ApAcHe*
Visitante
« Responder #13 : 12 de Fevereiro de 2013, as 21:26:02 »

O segredo é só um:

Caso queira montar o LM3886T DIRETO no Dissipador, sem mica ou isolante parecido, se precaveja de 2 coisas:

1 - O dissipador não deve ter contato com NADA que faça parte do circuito, nem no chassi, nem em nenhuma outra parte, e para isso, certifique-se com o multímetro! O que fiz foi: Usar bastante fita isolante para separar os parafusos que seguram o dissipador, de uma forma que ele ficou sem tocar em nada, e coloquei bastante apertado, isso eu não recomendo, pois qualquer problema que tenha nessa fixação, o dissipador encosta no chassi, que foi pintado justamente para isolar esse contato e cria um curto entre o V- e o GND, torrando seu LM3886

2 - Verifique se entre o Pino de V- e V+ estão em curto, ou tem um curto com o GND antes de ligar, perdi um LM3886 nessa brincadeira


Cuidado com isso, pois pode envolver queima de mais componentes!
Registrado
mzorrer
Visitante
« Responder #14 : 19 de Fevereiro de 2013, as 20:42:34 »

Boa noite !

Estou uma dúvida ao montar o power c/ lm3886T , segundo o layout do Biglouis, para o resistor R6: 10R/2w deve-se enrolar 10 espirais de fio esmaltado !

A questão é , qual fio usar AWG 28, 26 ? Não tenho este fio, posso descascar de alguem cabo, que tenho o mesmo fio, qual diametro de fio utlizar ?


Gostaria de comentar que terminei o meu TSW e esta perfeito, meus agradecimentos a todos que participaram do projeto deste excelente pre-amp ! Obrigado !
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal