Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:55:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda erro no pedal (Mini Fuzz)  (Lida 13776 vezes)
.arc
Visitante
« : 29 de Julho de 2011, as 17:48:36 »

E ai galeraa!
Eu estava querendo fazer pedais handmade então para começar escolhi o mais facil, porem nao menos eficiente o Mini Fuzz do Bertola.
Eu fiz a placa, corroí , perfurei e soldei os componentes.
Fiz a ligaçao com a chave Dpdt e quando fui testar o pedal nao deu sinal de vida, com a dpdt ligada ele nao funcionava ou ficava com um chiado e um som limpo bem baixo ao fundo. Porem com a chave desligado ele funcionava como som limpo e sem ruidos.
Apos isso eu retirei a chave dpdt e fiz a conexao direta para descobrir qual era o erro.
O mesmo aconteceu, mas o estranho é que independente de eu ligar a bateria ou nao ligar ele funciona com o som limpo e se mecho no potenciometro ele da um ruido ate ficar limpo o som (potenciometro no maximo).
E se eu inverto os cabos da guitarra no in e no out ele fica do mesmo jeito, com som limpo.
O pedal no geral ficou bem porco sabe? Primeira vez acredito que seja assim mas ja refiz umas soldas, mudei umas conexoes e ja pesquisei em varios topicos as ligaçoes para ver se fiz corretamente.
Uma ajuda seria muito bem vinda, mais tarde vou postar fotos do pedal
Obrigado desde já
Eduardo Roqueiro
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #1 : 29 de Julho de 2011, as 20:49:51 »

Verificou se os componentes estão em suas posições corretas?
A posição do diodo por exemplo, se estiver invertido não vai funcionar como se deve.
Verifica também o valor de cada componente e acima de tudo faz com calma, quando você menos esperar vai ouvir o "choro" do bebê...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Passei dois dias lutando com  um phaser 90 e verificando com calma eu tinha usado um valor de diodo zener diferente, alterei e o pedal não funcionava como deveria, fui verificar os componentes e um resistor estava sem funcionar, foi trocar por outro e o efeito surgiu. Então é calma e paciência, você chega lá!
Registrado

Long live the King!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 29 de Julho de 2011, as 22:31:06 »

Saudações,


Vê os terra, in e out. Vê a alimentação do circuito. Usa um multímetro, escala DC 20V. Ponta preta no Gnd. Ponta vermelha no Coletor. Anota. Depois ponta vermelha na Base. A medida C/Gnd deve ser pelo menos o dobro da B/Gnd. Caso não, troque o transistor. Vê a orientação dos capacitores e diodo. Vê se a placa tem curto. Refaça as soldas.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #3 : 29 de Julho de 2011, as 22:34:53 »

Posta fotos dele ai que rapidinho o povo resolve

e sobre tempo pra arrumar pedais... hoje mesmo acabei de fazer um dr. boogie funcionar perfeitamente (depois de quase um mês), não tenho muito tempo pra mecher, mas peguei pra mecher umas 4 vezes (ou seja 4 tades inteiras) até funcionar direito
Registrado
.arc
Visitante
« Responder #4 : 30 de Julho de 2011, as 12:54:36 »

Ae pessoal obrigado pela ajuda
Eu verifiquei todos os componentes e esta tudo certo, só que o Capacitor 1 que era 0.47uF eu to usando um de 0.22uF como o outro capacitor, mas isso foi uma mod que eu  tinha lido nao me lembro onde. Séra que é esse o pau?
Vou postar as fotos, olhem por favor nas ligaçoes com os jacks p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)  eu acho que deve tar errado apesar de sair som na hora de ligar o pedal.

http://imageshack.us/g/856/30072011615.jpg/
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #5 : 30 de Julho de 2011, as 14:08:53 »

Saudações,


A ligação do jack me parece estranha. O que são ou o que deveriam ser aqueles fios vermelho e azul? Parece que tem alguma coisa ligada junto com a entrada ou saída do efeito. Coloca fotos do circuito inteiro bem como o  layout que você usou. As soldas também não parecem legais mas antes verifica a questão desses fios. Quanto ao capacitor "pode usar qualquer valor". Desde que esteja ok a diferença é a frequência que entra ou sai do circuito. Não é por causa disso.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
.arc
Visitante
« Responder #6 : 30 de Julho de 2011, as 14:21:58 »

Então , eu nao sabia muito bem qual era o positivo do jack. Ai os fios azuis são os terras que eu liguei no terra do jack in, ai sao dois fios um vai pro terra do jack out e outro vai pro GND do circuito e o preto é o negativo da bateria
e no meu jack ou (mono) tem 3 saidas 1 é pro positivo e as outras 2 nao sei bem se é o neutro
Valeu pela ajuda, abraçao

Aproveitar e fazer um edit aqui para perguntar, na foto : http://imageshack.us/photo/my-images/155/30072011618.jpg/
Tem 3 pinos , o do fio branco é o positivo certo?
Agora qual é o neutro? O primeiro ou o do meio?
Abraço!
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, as 14:25:24 por .arc » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #7 : 30 de Julho de 2011, as 14:44:43 »

Saudações,


Mono: 2 conexões (tip e ring). Stereo: 3 conexões (tip, ring e sleeve). Ligue assim: Jack in (stereo): tip-in, sleeve-fio preto da bateria, ring-terra. Jack out (mono): tip-out, ring-terra. Procure gráficos no google.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
.arc
Visitante
« Responder #8 : 30 de Julho de 2011, as 16:06:06 »

Ah agora entendi Victor, minha ligaçao esta mesmo errada, meu terra estava ligado no sleeve!
Vou arruma ai eu posto aqui se deu certo!
Agora só uma coisa , o meu jack macho do cabo da guitarra ele é mono, só tem uma fitinha tem que usar outro cabo para conectar no pedal? um estereo?
Valeu ai , abraçao
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #9 : 30 de Julho de 2011, as 16:17:52 »

Saudações,


Os "macho" regra geral são mono. Quanto a ter ligado o fio preto direto no ring, esse também não é o problema. Ligado no sleeve o circuito só é alimentado ao colocar um jack mono pois o terra do ring fecha curto com o sleeve. Se ligar no ring o circuito ficará ligado direto. Se as conexões estiverem corretas segue os passos que postei logo no começo.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
.arc
Visitante
« Responder #10 : 30 de Julho de 2011, as 17:37:50 »

Ainda nao troquei as soldas do jack mas dei uma olhada aqui com um multimetro nos componentes e em todas as soldas deu contato testei uma por uma, verifiquei se o diodo e os capacitores estao certos e ta tudo em ordem.
uma coisa que notei é que tem uma parte da trilha que ta bem fina mas mesmo assim tem um caminho de cobre sera  que é isso? e tem uma parte que o cobre ta meio fosco mas testei com o multimetro e eles estao em contato sim
em relaçao ao valor medido no in out gnd nao tem como que esse multimetro é dos vagabundao
vo la solda
valeu

-----
Agora fui testar o pedal e ele ta morto, nao sai som algum nem o limpo mais
Eu usei o multimetro com o preto no Gnd e o vermelho nos terminais do potenciometro em 1 deles deu medida nos outros dois nao, talvez esteja ai o problema nao é?

Detalhe quando coloco o multimetro no gnd e no terminal do potenciometro que via pro out ele da mo chiado, nao sei se isso ajuda em algo.
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, as 21:24:00 por .arc » Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #11 : 01 de Agosto de 2011, as 11:29:26 »

o fio preto da bateria vai no pino do meio do jack de entrada ali e o stereo se vc nao fizer isso a bateria nao vai ligar
Registrado
.arc
Visitante
« Responder #12 : 01 de Agosto de 2011, as 12:13:29 »

Acabei de mudar e mesmo assim nao funcionou!
Eu acho que deve ser a placa e as soldas elas ficaram péssimas.
Vo fazer outra placa e soldar tudo denovo só que com mais atenção desta vez!
Valeu ai galera que ajudou, quando eu acabar posto aqui denovo!
Abração
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #13 : 03 de Agosto de 2011, as 00:21:02 »

Saudações,


Como falei não é o fato do negativo da bateria ligado no sleeve ou no ring. A única dierença é que de um jeito a bateria fica ligada direto (ring) e do outro como expliquei acima  a bateria só é ligada ao inserir o plug. Verificou o transistor como te falei? Que leituras você teve?


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
.arc
Visitante
« Responder #14 : 03 de Agosto de 2011, as 13:16:53 »

Eu to sem multimetro aqui!
Mas eu to achando que é a placa ou as soldas, eu vo  refazer elas e resoldar!
Ai se nao der provavelmente são os componentes, ai eu troco o transistor !
Quando ficar pronto posto aqui!
Valeu a todos que ajudaram!
Abraçao!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal