Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 20:19:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto 18WATT  (Lida 64315 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« : 01 de Agosto de 2011, as 02:35:45 »

Bom, quem leu o topico sobre como enrolar transformadores, viu que eu to montando um projeto de um 18WATTs (baseado no 18wattSuperliteTMB - que por sua vez é baseado no Marshall 18W)
A modificações que fiz foram:
- Removi o tone stack e coloquei um controle simples de tom
- 1 entrada só
- no Layout, inclui 2 capacitores na placa (era utilizado um duplo de 32uF).

Transformadores:

Força:
275V + 275V - 150ma / 3.15v + 3.15V - 2.5A

Saida (pretendo enrola-lo):
Primario: 8k ohms c/ center tap
secundario: 8 / 4 ohms


Mas ainda me resta uma duvida. No esquema, na saida de 6.3V pros filamentos, tem 2 resistores de 100R, que são ligados ao ponto "E".
Eu ja tinha visto resistores na saida de 6.3V em outros esquemas, mas ligados ao terra. Pior é que no layout original, não tem nem esses resistores.
O que faço? Coloco eles ligados ao terra, ligados aos pinos 3 das EL84 ou não os coloco?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).


« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 03:01:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #1 : 01 de Agosto de 2011, as 10:13:28 »

Liga o ct no terra.
Boa montagem!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 01 de Agosto de 2011, as 11:41:46 »

Oi Kem

Você pode ligar no ponto E ou no terra. A ligação no ponto E é uma técnica que em alguns casos apresenta melhor resultado que ligar direto no terra. Eu já fiz uns testes neste sentido e o que percebi é que se as válvulas empregadas forem boas, não faz diferença. Se forem ruins, o ruído melhora um pouco, mas com válvula ruim o som fica ruim não importa onde você ligue.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 01 de Agosto de 2011, as 12:31:07 »

Fallout e Eduardo. Novamente obrigado aos 2.

Mas... esses 2 resistores são para diminuir ruido então, certo?
Vou experimentar aqui então nas 2 posições e ver qual fica melhor. Tava com receio que ligar ao ponto E fosse um erro de projeto.

O transformador de força ta bem dimensionado? 150ma é com razoavel folga, mas acho que ta bom né? Quando mandei enrolar meu primeiro transformador de força (esse vai ser o segundo Smiley ) quem enrolou disse que essa linha não encarece o transformador (não muda preço de 100 pra 150ma). O que encarece são os 2.5A da linha de 6.3V. Mas ai acho que 2A é pouco (pelas minhas contas 2 x 12AX7 + 2 x EL84 vão consumir 2.12A).
O de saida... bom... vamos ver no que vai dar. Por falta de pesquisa não vai ser.

Acho que vou incorporar a parte da retificação junto na placa principal, pra não ter 2 placas. Algum problema nisso?

E Eduardo, as valvulas são 2 x 6P14P (a EL84 russa). Um amigo tem um Meteoro MSG15. Ele usa 2 Sovtek EL84, e testamos as 6P14P no lugar. Exatamente o mesmo som, e as valvulas tem a mesma forma. Acho até que a sovtek pegou uma 6P14P e renomeou como EL84.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 01 de Agosto de 2011, as 12:36:55 »

Como o Eduardo disse, esse é um modo de se reduzir o ruído de "hum" causado pela diferença de potencial entre o catodo e os filamentos (você tá usando polarização de catodo fixa = 10,13V no seu esquema). Algumas válvulas tem esse problema quando a diferença de tensão entre o filamento (que no seu caso está flutuante e sem CT) e o catodo da válvula é relativamente alto e os 60Hz aparecem no som. Se você igualar o potencial entre o filamento e o catodo, o ruido diminui bastante. Um exemplo são as ECL82 russas, que tem esse problema. Se eu usar umas ECL82 antigas que eu tenho, não tinha esse ruído.

Eu tenho dois amplificadores que usam um circuito semelhante, mas a ligação do enrolamento dos filamentos é ligado com um trimpot (470 ohm ou 1 kohm) no lugar dos resistores de 100 ohm, para ajustar o melhor balanceamento e o meio dele é ligado a um divisor de tensão com dois resistores (calculados para mais ou menos igualar com a tensão de catodo) e um capacitor de filtro, com tensão vinda dos pontos C ou D.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 01 de Agosto de 2011, as 13:08:38 »

xformer, você teria um esquema disso que você falou?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 01 de Agosto de 2011, as 13:23:56 »

xformer, você teria um esquema disso que você falou?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Nessa página:
http://www.freewebs.com/valvewizard/heater.html

Veja a oitava figura misturada com a sexta.  O seu esquema é a sétima figura.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 01 de Agosto de 2011, as 14:26:41 »

Oi Kem

Pode fazer com 150mA que está de bom tamanho. Mais é exagero e menos fica apertado. O filamento eu faria com 2,2A.

E Eduardo, as valvulas são 2 x 6P14P (a EL84 russa). Um amigo tem um Meteoro MSG15. Ele usa 2 Sovtek EL84, e testamos as 6P14P no lugar. Exatamente o mesmo som, e as valvulas tem a mesma forma. Acho até que a sovtek pegou uma 6P14P e renomeou como EL84.

Para ter som diferente, tem que pegar uma JJ, Shuguang, EI ou qualquer outra marca que não seja russa. As Sovtek, EH e Reflector vão todas ter o mesmo som. É tudo 6P14. Quem usa essas, não sabe o que é o som de uma EL84.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 02 de Agosto de 2011, as 14:59:52 »

Eduardo... as 6P3S também não tem som de 6L6?
Você recomenda alguma modificação nesse esquema que eu postei ou posso mandar bala?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 02 de Agosto de 2011, as 15:39:54 »

Sim para as duas perguntas. Manda bala!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 02 de Agosto de 2011, as 15:57:16 »

Eduardo... Você sabe que passei o link do do seu comentaria sobre as sovtek pro meu amigo que tem o Meteoro.
Ele ta pensando em adquirir 2 EL84 de verdade pra experimentar.
Passei um site que vende valvulas...não sei se vc conheçe...um tal de altanatubes.. Wink
A mini-watt que tem usada lá... posso recomendar pra ele? Melhor que a Shuguang? Ele quer experimentar mas não quer gastar muito...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, as 15:58:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #11 : 02 de Agosto de 2011, as 16:11:36 »

Ele quer experimentar mas não quer gastar muito...

Se conseguir fazer isso me ensina o truque? Smiley
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 02 de Agosto de 2011, as 17:10:05 »

Plautz, a miniwatt e a Shuguang estão a um preço otimo na Altana.
Sei que a Shuguang é chinesa, mas mesmo ela daria um som real de EL84 (que as russas não dão, de acordo com o Eduardo).
A miniwatt é usada, mas ja vi o Eduardo citar aqui mesmo no forum que as usadas da altana as vezes são novas sem caixa... Mesmo usada, sei que estara em otimo estado, e pra testar ta bom né?!?
Mas dessas 2 qual melhor opção?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 02 de Agosto de 2011, as 21:23:03 »

Oi Kem

De fato as Miniwatt são fantásticas. Pena eu só ter uma no estoque Sad

O som das válvulas chinesas é equivalente a beber água na torneira do banheiro. Tudo bem que é água limpa e tratada, mas tem coisa melhor. Num momento de sede é uma opção!

Quem compra as chinesas são técnicos reparadores que precisam manter o orçamento baixo e clientes que precisam por o aparelho para fucionar para o show do final de semana, mas estão sem grana.

Eu recomendo as General (são Siemens alemãs), EI, EI Elite e JJ, No meu home-theater eu uso JJ.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 02 de Agosto de 2011, as 21:46:37 »

Oi Kem

De fato as Miniwatt são fantásticas. Pena eu só ter uma no estoque Sad

O som das válvulas chinesas é equivalente a beber água na torneira do banheiro. Tudo bem que é água limpa e tratada, mas tem coisa melhor. Num momento de sede é uma opção!

Quem compra as chinesas são técnicos reparadores que precisam manter o orçamento baixo e clientes que precisam por o aparelho para fucionar para o show do final de semana, mas estão sem grana.

Eu recomendo as General (são Siemens alemãs), EI, EI Elite e JJ, No meu home-theater eu uso JJ.

Abraços

Eduardo
Po Eduardo, pena que voce só tem 1.
Chances de pintar mais? É que é para um meteoro, e que esta funcionando. Ele só ficou curioso com o que voce falou das valvulas russas, e queria experiementar um outra.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal