Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 13:28:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recomendações / Software legal para layout eletrônica, porém de preço razoável?  (Lida 15153 vezes)
alfredo
Visitante
« Responder #15 : 06 de Agosto de 2011, as 17:59:29 »

Eu uso o Kicad, achei que era o unico ehehhe fiz um layout do bb preamp a muito tempo atraz, dalta uns detalhisinho, e então larguei... eheheh
Se eu dia eu termina-lo coloco aqui para o pessoal ver...  (desencanei de montar esse pedal), já existe um layout aqui, mas ele não cabia no caixa do tamanho original (MXR)

[]´s
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #16 : 07 de Agosto de 2011, as 13:02:39 »

 Legal! Obrigado Plautz, deu certo. Apenas uma nota pra quem estiver iniciando com o Kicad, antes de gerar esta lista "*.net", é necessário realizar o procedimento: "anotação do esquemático", caso contrário a lista não é gerada. Estou gostando muito do programa. Consegui baixar alguns modelos de componentes 3D, mas ainda não consegui importá-los para a biblioteca do Kincad. Porém, eles abrem com o programa complementar "wings 3D". O "library modules" padrão, já possui acervo pra colocação de todo tipo de componente no layout, só têm a nomenclatura um pouco diferente do habitual. Pra se adequar, no "Cvpcb", clique em "PDF", imprima as doze folhas, poderá consultar em tamanho real a referência desejada para a colocação de um componente no layout. Minhas próximas metas são, importar desenhos 3D para o Kincad, e aprender a desenhá-los no wings 3D. Sugestões são bem vindas...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, as 14:12:59 por Rafael O Leite » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #17 : 08 de Agosto de 2011, as 07:12:15 »

Legal! Obrigado Plautz, deu certo. Apenas uma nota pra quem estiver iniciando com o Kincad, antes de gerar esta lista "*.net", é necessário realizar o procedimento: "anotação do esquemático", caso contrário a lista não é gerada.

Negativo.

Não é necessário fazer a anotação se você o fizer manualmente.

A anotação, no Kicad, é a numeração dos componentes (R1, C2, etc). Uma particularidade do Kicad é que tudo o que vai no esquema tem que terminar com um número, diferentemente do Eagle, que você pode colocar o nome, por exemplo, de "P1 - Volume". Para contornar isso, o que eu faço é nomear o componente corretamente (no caso P1), editá-lo e, na caixa de campos dele, criar um novo campo e indicar a função (no caso "volume"). Marco a checkbox "Mostrar" e pronto.

Citar
Estou gostando muito do programa. Consegui baixar alguns modelos de componentes 3D, mas ainda não consegui importá-los para a biblioteca do Kincad. Porém, eles abrem com o programa complementar "wings 3D". O "library modules" padrão, já possui acervo pra colocação de todo tipo de componente no layout, só têm a nomenclatura um pouco diferente do habitual.

É fácil.

Coloque os arquivos 3D em uma pasta qualquer (eu coloquei na pasta que o Kicad criou na instalação, porém separados dos originais).

Na placa, edite o componente (botão direito, edit footprint), clique na aba "Configurações 3D", clique no botão "Adicionar modelo 3D", navegue até a pasta onde salvou os modelos e clique em um. É só sair dando ok.

Você poderá ter que ajustar os tamanhos (offsets) em alguns modelos.

Também pode usar mais de um modelo em um componente. Um exemplo é a placa do TSW que postei. Nos potenciômetros são usados dois modelos 3D, um para o potenciômetro em sí e outro para o Knob.

Citar
Pra se adequar, no "Cvpcb", clique em "PDF", imprima as doze folhas, poderá consultar em tamanho real a referência desejada para a colocação de um componente no layout.

Para evitar isso, sempre converto as bibliotecas que uso no Eagle.

Citar
Minhas próximas metas são, importar desenhos 3D para o Kincad, e aprender a desenhá-los no wings 3D. Sugestões são bem vindas...

Boa sorte na empreitada.

Abraços.
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #18 : 08 de Agosto de 2011, as 19:23:48 »

 Grin "Intelligentia cerebro outrem, rephrescorum est!"


-----
Sad  Os módulos que baixei (do site do próprio criador) possuem ao invés de  "*.mod", as extensões  "*. wings"  e  "*.wrl" (não adicionáveis). E o 3Dwings ao abrir a extensão "*.wings" não dá a opção de "salvar como... *.mod". Vejo que terei de adquirir bibliotecas do eagle fazer o mesma migração que estão fazendo...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, as 22:26:17 por Rafael O Leite » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #19 : 09 de Agosto de 2011, as 09:32:36 »

Sad  Os módulos que baixei (do site do próprio criador) possuem ao invés de  "*.mod", as extensões  "*. wings"  e  "*.wrl" (não adicionáveis). E o 3Dwings ao abrir a extensão "*.wings" não dá a opção de "salvar como... *.mod". Vejo que terei de adquirir bibliotecas do eagle fazer o mesma migração que estão fazendo...

Arquivos .wings e .wrl não são modelos de componentes. São modelos 3D, apenas para serem visualizados com o módulo de visualização 3D do kicad.

Os arquivos do kicad são:

.lib: bibliotecas para usar no eeschema (criação de esquemas);
.mod: módulos para serem usados no pcbnew (criação da placa);
.wings e +.wrl: para serem adicionados aos módulos no pcbnew (não é pra ser usado no pcbnew e sim na janela de edição do footprint)

O que você tá querendo são os módulos. Procura no google que tem um monte de página (inclusive uma de um brasleiro).

Abraços.
Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #20 : 10 de Agosto de 2011, as 20:26:29 »

Plautz,

Desculpe a pergunta besta, como eu faço um jumper?

Abraços

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #21 : 10 de Agosto de 2011, as 20:45:58 »

Plautz,

Desculpe a pergunta besta, como eu faço um jumper?

Abraços

Maneira mais fácil.

Aperte X para iniciar a trilha. Vá desenhando-a com o mouse. Ao chegar no ponto em que você quer que o jumper inicie, clique com o mouse (apenas uma vez, para indicar que naquele ponto tem uma parada, na falta de palavra melhor) e aperte V (de vias).

Automaticamente passará a rotear na outra face.

Continue desenhando o "jumper". Ao chegar no ponto do fim do jumper, novamente clique apenas uma vez com o mouse e aperte V, o que irá transferir você novamente para a face de origem.

Continue desenhando a trilha até terminá-la.

Dê um duplo clique para terminar a trilha.

Voilá! Seu jumper está criado.

Abraços.
Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #22 : 10 de Agosto de 2011, as 20:51:18 »

 Tongue Grande Plautz, testei aqui e é um doce X V V

Muito obrigado pela dica, um forte abraço!
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #23 : 16 de Agosto de 2011, as 12:22:37 »

Outra dúvida:

Tentei bastante, mas não consegui imprimir (via kicad) outras camadas sem ser a superior e inferior + ilhas. Ex: Não consigo imprimir a camada "stamp". Se alguém souber... (?)


Alteração posterior:

A escolha mais importante na hora de imprimir é "uma página simples" ou "por camadas"
Recomendo selecionar "uma página simples" e escolher as camadas
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, as 14:12:16 por Rafael O Leite » Registrado
evenme
Visitante
« Responder #24 : 16 de Agosto de 2011, as 12:43:43 »

Ontem passei a tarde tentando aprender a usar o kicad, mas vi que o binário para OSX é problemático. Em várias ocasiões ele crasha o programa (principalmente o pcbnew ao tentar mudar o clearance). Vou testa-lo direto no Linux para tentar melhorar. Ainda vou rastrear os problemas principais, mas ao tentar fazer o tutorial dele, no pcbnew quando importo a netlist os componentes vem sem nenhuma conexão (linhas de rastnest?), isso é normal ou é mais um bug?
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #25 : 17 de Janeiro de 2012, as 17:33:55 »

Vi uma sugestão por aí de "Altium Designer". Alguém teria uma crítica pra ele?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #26 : 25 de Janeiro de 2012, as 23:15:58 »

Gostei da sugestão de Software... vou baixá-lo e indicar para o pessoal da faculdade, pois a faculdade está com uma campanha para migrarmos para softwares abertos!

Valeu!
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #27 : 26 de Janeiro de 2012, as 11:06:18 »

Meus problemas com o Kicad eram os de iniciante mesmo. Depois peguei o jeito, hoje só uso ele. Foi uma ótima dica do pessoal  Legal!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 17:04:51 por Rafael O Leite » Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #28 : 18 de Fevereiro de 2012, as 19:27:07 »

Galera baixei o Kicad hoje e fiz o esquema, depois criei a netlist e abri no CvPcb, salvei e ao tentar ler no Pcbnew não funciona, anuncia "Some footprints are not found in libraries" e em baixo nas mensagens aparece uma lista com vários componentes dizendo que cada um não foi encontrado, ex: Módulo [C1] não encontrado. Alguém poderia me dar uma luz? Obrigado.
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #29 : 18 de Fevereiro de 2012, as 21:18:07 »

Tento aqui simplificar o que entendi:

Com o EESchema você cria esquemas em *.sch ; mas também gera uma netlist em *.net (pra utilizar os dados em outros aplicativos)

Com o Cvpcb você importa essa netlist *.net e então utiliza o aplicativo para associar os componentes do EESchema (coluna da esquerda) aos componentes da biblioteca do Pcbnew (na coluna da direita). Depois de editado você salva uma nova netlist, podendo substituir a original. O Pcbnew importa esta nova netlist, mas não distribui automaticamente os componentes, eles ficam num canto. Você deve dispor os componentes um por um,  depois clique no botão "ler netlist/reconstruir conexões". Edite sua placa e corra pro abraço. Dependendo do banco de dados que você tem na biblioteca do Pcbnew, será possível visualizar perfeitamente toda a placa em 3D.
Também no Cvpcb você pode salvar em paralelo o "arquivo de materiais" *.stf ; no EESchema você clica em Editar/Backannotate; as novas nomenclaturas resultantes da edição feita no Cvpcb é assim atualizada para o EESchema.
Não estou muito habituado às nomenclaturas dos módulos padrão do Kicad, por isso ao fazer a associação dos componentes utilizo os desenhos impressos em tamanho real. Mas o Plauts  aludiu à posssibilidade de baixar bibliotecas mais fáceis de utilizar, e às possiveis conversões...

-----
Galera baixei o Kicad hoje e fiz o esquema, depois criei a netlist e abri no CvPcb, salvei e ao tentar ler no Pcbnew não funciona, anuncia "Some footprints are not found in libraries" e em baixo nas mensagens aparece uma lista com vários componentes dizendo que cada um não foi encontrado, ex: Módulo [C1] não encontrado. Alguém poderia me dar uma luz? Obrigado.
Isso aconteceu comigo quando eu tentei importar para o Pcbnew a 1ª netlist (do SSChema), esse detalhe de selecionar a 2ª netlist ( a editada do Cvpcb) faz toda a diferença.
Pode ser aí a dificuldade.

-----

Tutorial interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=Txgsil3Q43A
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, as 18:41:39 por Rafael O Leite » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal