Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 03:12:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recomendações / Software legal para layout eletrônica, porém de preço razoável?  (Lida 15150 vezes)
Rafael O Leite
Visitante
« : 03 de Agosto de 2011, as 19:00:00 »

Pedi um orçamento do multissim, o funcionário da National Instruments me vende pela "bagatela" de: onze mil reais!!!  Huh?  Alguém recomenda algum outro? (relativamente barato, e legal)
Estou usando "CircuitMaker" gratuito, mas não dá pra fazer layout.
Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #1 : 03 de Agosto de 2011, as 19:43:22 »

Eu estou começando a me aventurar com o Kicad, é um software open source (GPL). To em fase de aprendizagem ainda, mas é um programa muito bacana, várias funcionalidades.

Segue link: http://www.lis.inpg.fr/realise_au_lis/kicad/

Abraços

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 03 de Agosto de 2011, as 21:14:25 »

Eu e o Plautz estamos engajados na ideia de apenas fazer projetos com o Kicad. É um software estável, sem limitações e grátis. O eagle, na minha opinião, é o melhor deles, mas a limitação do tamanho da placa é muito grande. Não gosto da ideia de craquear o programa para usar.

É multiplataforma (eu uso Linux e o Plautz Windows)

Aconselho a todos o uso do Kicad. Passada a fase de aprendizado, ele é capaz de realizar bons projetos.

Quem quiser se aventurar, os fontes, no Kicad, do Baby Wonder estão disponíveis no forum para quem quiser pegar.

Eu e o Plautz temos um esquema de compartilhamento de projetos com controle de versão e tudo, baseados em SVN e Kicad. Como os documentos do Kicad são todos legíveis, na forma de texto, os gerenciadores de versão de software se adaptam muito bem ao trabalho de controle de versão. É simples descobrir quanto um arquivo mudou de uma versão para outra. Coisa que com os arquivos binários do eagle fica bem difícil. Você sabe que mudou, mas não consegue avaliar quanto.

Sem falar nos scripts perl que já fiz para alterar besteiras no arquivo Kicad.

Acho que é uma obrigação nossa, usar este tipo de software. Estaremos estritamente dentro da lei e não perdemos muito em funcionalidade. Sem falar que podemos abrir o fonte do programa, mudar e melhorar, sabendo que isso reverterá em benefício a todos.

Kicad e Handmades juntos pessoal.

(quem quiser eu modifiquei, para melhor, o script eagle que converte esquemas eagle para kicad)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #3 : 03 de Agosto de 2011, as 21:25:27 »

Acho que é uma obrigação nossa, usar este tipo de software. Estaremos estritamente dentro da lei e não perdemos muito em funcionalidade. Sem falar que podemos abrir o fonte do programa, mudar e melhorar, sabendo que isso reverterá em benefício a todos.

Kicad e Handmades juntos pessoal.

Concordo em gênero, número e grau!

(quem quiser eu modifiquei, para melhor, o script eagle que converte esquemas eagle para kicad)

Hgamal, se poder liberar ficaria muito grato. A minha maior dificuldade é converter a biblioteca, na verdade não consegui nada  Bufando

Um forte abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 03 de Agosto de 2011, as 21:40:43 »

Aqui os conversores padrão:

http://www.cadsoftusa.com/downloads/user-language-programs/

Aqui a minha correção
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #5 : 04 de Agosto de 2011, as 12:13:29 »

Muito obrigado Hgamal. Vou testar hoje mesmo!  Wink

Abraços
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #6 : 04 de Agosto de 2011, as 12:46:40 »

Eu tenho o Kicad instalado aqui e também o Eagle.
O Kicad parece um pouco complicado no início, mas depois que se pega a forma de trabalho com ele é uma baita ferramenta, o legal também é já ter um módulo em 3D junto com o programa para visualização da placa pronta.
Recomendo os dois, mas se pretendes fazer placas sem tamanho limitado (O hgamal já disse tudo) vá de Kicad que é um software livre.
Registrado

Long live the King!
plautz
Visitante
« Responder #7 : 04 de Agosto de 2011, as 13:24:05 »

Kicad Rules!

Apesar de no início ele parecer ser complicado, não o é na verdade.

Após passar algumas horas trabalhando com ele, tive que abrir o eagle para ver alguma coisa, e intuitivamente fui usando as teclas de atalho do Kicad. Ou seja, ele vicia...

Junior, o que você quer (converter as bilbliotecas do eagle) não é com essa ULP que o Gamal te passou. Explico.

Na internet tem o conversor que (diz que) faz a conversão do projeto do eagle para o formato do Kicad. A intenção da ULP é criar um arquivo .pro (projeto do Kicad) e seu esquema ("mas e a placa?", perguntarão. Calma que chego lá). Por que eu disse "(diz que)":

1) A ULP não corrige os timestamps dos componentes, nem os coloca em um grid correto. Ao abrir o esquema no Kicad e colocar os componentes e trilhas no  grid correto, vai aparecer um monte de erro de timestamp quando rodar o DRC (Design Rules Check);
2) Este conversor não converte a placa;
3) Este conversor não converte as bibliotecas para o formato do Kicad (tanto no formato .lib, para os componentes, quanto para o formato .mod, dos módulos).

A solução é simples, mas com uma pequena mão de obra.

1) Roda-se o conversor do eagle para o kicad para que ele crie o arquivo .pro;
2) Apaga-se o esquema criado por ele;
3) Converte-se o esquema com a ULP corrigida pelo Gamal (que coloca no grid correto e corrige os timestamps dos componentes;
4) Converte-se a placa (com outra ULP);
5) Converte-se a (s) .lbr(s) do eagle para o formato do kicad (tanto .lib quanto .mod).

Após isso, é abrir no Kicad e, tanto no esquema quanto na placa, indicar a biblioteca a ser utilizada.

Eu faço um pouco diferente em relação as bibliotecas. Crio uma específica com todos os componentes para um determinado projeto.

Por exemplo, o Baby Wonder. No diretório do projeto ficam os seguintes arquivos:

- Esquema: .sch
- Placa: .brd
- Projeto: .pro

E, apenas durante o desenvolvimento, os seguintes arquivos:

- Associação de componentes e módulos do CVPcb: .cmp)
- Arquivos de netlist: .net

Tirando isso, há duas pastas, com os nomes de lib e mod.

Na pasta lib tenho um arquivo chamado Baby Wonder.lib e na pasta mod tenho um arquivo Baby Wonder.mod.

Assim tudo fica mais enxuto, e torna o Kicad também mais leve (lembram da cacetada de lbr que o eagle tem que carregar? Esqueçam...).

Eu vou preparar um pequeno texto e disponibilizar.

Como exemplo, as imagens em anexo são do TSW convertido para o Kicad e vistos através do visualizador 3D embutido nele.

Abraços.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2011, as 13:25:44 por Plautz » Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #8 : 04 de Agosto de 2011, as 14:29:20 »

Junior, o que você quer (converter as bilbliotecas do eagle) não é com essa ULP que o Gamal te passou. Explico.

Na internet tem o conversor que (diz que) faz a conversão do projeto do eagle para o formato do Kicad. A intenção da ULP é criar um arquivo .pro (projeto do Kicad) e seu esquema ("mas e a placa?", perguntarão. Calma que chego lá). Por que eu disse "(diz que)":

1) A ULP não corrige os timestamps dos componentes, nem os coloca em um grid correto. Ao abrir o esquema no Kicad e colocar os componentes e trilhas no  grid correto, vai aparecer um monte de erro de timestamp quando rodar o DRC (Design Rules Check);
2) Este conversor não converte a placa;
3) Este conversor não converte as bibliotecas para o formato do Kicad (tanto no formato .lib, para os componentes, quanto para o formato .mod, dos módulos).

A solução é simples, mas com uma pequena mão de obra.

1) Roda-se o conversor do eagle para o kicad para que ele crie o arquivo .pro;
2) Apaga-se o esquema criado por ele;
3) Converte-se o esquema com a ULP corrigida pelo Gamal (que coloca no grid correto e corrige os timestamps dos componentes;
4) Converte-se a placa (com outra ULP);
5) Converte-se a (s) .lbr(s) do eagle para o formato do kicad (tanto .lib quanto .mod).

Após isso, é abrir no Kicad e, tanto no esquema quanto na placa, indicar a biblioteca a ser utilizada.

Agora estou começando a entender, eu tenho aqui as seguintes ULP's:

1- A que o Haroldo passou: "eagle2kicad_sch-0.3g.ulp" para converter o esquema;

2-  Uma segunda para converter a placa: rsmegl2kicad_20080521r.ulp

O que me falta então são os passos 1 e 5?

1) Roda-se o conversor do eagle para o kicad para que ele crie o arquivo .pro;
5) Converte-se a (s) .lbr(s) do eagle para o formato do kicad (tanto .lib quanto .mod).

Eu to apanhando um pouco para entender como tudo funciona, mas com toda essa ajuda as coisas vão clarear  Smiley

Mas adorei o programa, estava brincando com a placa do Baby Wonder que você disponibilizou e é super fácil, coisas que eu levei meses para aprender no Eagle, no kicad fiz em um dia. Fazer zonas, edições de tamanho, enfim, tudo é mais fácil e prático.

Eu vou preparar um pequeno texto e disponibilizar.

Já disse que ficarei ansioso aguardando hehehe  Tongue

Como exemplo, as imagens em anexo são do TSW convertido para o Kicad e vistos através do visualizador 3D embutido nele.

Muito bom, as opções de poder virar a placa pra tudo quanto é lado, zoom, por e tirar componentes. Muito bom mesmo. E é super legal a idéia de poder facilmente agregar uma peça 3D ao seu respectivo módulo.

Abraços.

Outros
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #9 : 04 de Agosto de 2011, as 18:14:59 »

 Legal! Obrigado turma! Pareçe que vou economizar um bocado. "Quem têm boca vai a Roma"
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #10 : 04 de Agosto de 2011, as 18:29:22 »

Interessantíssimo!

Eu também uso linux, inclusive participo do time de tradução do Fedora Linux e apoio demais qualquer iniciativa Open Source. Começarei minhas aventuras no kicad em breve.

Muito boa dica, galera.
Muito obrigado.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #11 : 06 de Agosto de 2011, as 15:47:08 »

Pra facilitar a instalação usuários Windows

 http://iut-tice.ujf-grenoble.fr/cao/

Escolha:
08/07/2011    10:32    122262009 KiCad-2011-07-08-BZR3044-WinXP_full_with_components_doc_install.exe
Baixe e instale

-----
Testando o programa, constatei que ele é bem intuitivo. Porém apanhei um pouco. Pelo que entendi o programa possui, 4 ferramentas independentes, pelo menos não consegui fazer um "EEschema" passar para "Pcbnew". Me parece que: Ou se faz esquema, ou se faz layout; não dá pra fazer esquema e transformá-lo automáticamente em layout.

-----
Pra se fazer layout no "Pcbnew" a dificuldade que superei foi a seguinte:
Não conseguia ligar os componentes, aparecia a mensagem de falha "muito próximo da ilha".
(Padrão que eu mudaria se fosse o criador)
Resolve-se assim:
No lado esquerdo, embaixo,  clicar em "Mostar barra de gerênciamento de camadas"
Ela aparecerá do lado direito.
Nesta nova barra clicar no lado direito, em cima, em "Desenhar", deixar sem ticar a opção "Não conectados"

Depois disso ficou um "chuchu"
Dá pra fazer o mundo com ele.
Ainda quero aprender à baixar bibliotecas...
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, as 16:01:34 por Rafael O Leite » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #12 : 06 de Agosto de 2011, as 16:01:17 »

E pra Mac, eu uso o quê?
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #13 : 06 de Agosto de 2011, as 16:03:49 »

Primeiro um CD de instalação do Windows (brincadeira). Não sei.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #14 : 06 de Agosto de 2011, as 17:42:28 »

Pelo que entendi o programa possui, 4 ferramentas independentes, pelo menos não consegui fazer um "EEschema" passar para "Pcbnew". Me parece que: Ou se faz esquema, ou se faz layout; não dá pra fazer esquema e transformá-lo automáticamente em layout.

É justamente isso: são módulos independentes que se comunicam através de um arquivo de netlist.

Ele não é que nem o eagle que depois de desenhar o esquema é só clicar em board que já tá tudo lá.

Após desenhar o esquema no Eeschema, tem que gerar a netlist (tem um botão na barra de ferramentas para isso).

Depois de gerar a netlist, tem que abrir o Cvpcb (que é quem associa o componente do esquema ao módulo físico na placa), que lerá a netlist. Depois de feita a associação dos módulos pelo Cvpcb, salve o netlist (com o mesmo nome), e abra o PcbNew.

Se for uma placa nova, ele vai dizer que não encontrou nada. Então é só clicar no botão netlist, clicar no botão procurar, selecionar a netlist e mandar ler.

Pronto. Os componentes estão no canto da placa.

Procure no youtube por "kicad tutorial" que você vai achar um monte de coisa.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal