Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 20:45:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transferencia  (Lida 14821 vezes)
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #30 : 23 de Fevereiro de 2012, as 19:58:22 »

Como a idéia é socializar, vou compartilhar com vocês o meu método, até porque eu muito gozo do conhecimento de vocês,
querem uma dica para dar um ótimo acabamento sem muito custo?

SIMPLES! Já ouviram falar de Plotter de Corte?

Pois bem para os que não conhecem, é um tipo de impressora que trabalham cortando vinil,
facilmente encontrada nas empresas de propaganda, já viram aqueles adesivos que não são
serigrafados mas sim as letras recortadas em seu contorno por assim dizer?
Esses são os adesivos "plotados"... Por ventura meu pai é publicitário aposentado e temos
aqui em casa uma plotter antiga, que na época nos custou a bagatela de U$ 1600,00,
era lançamento e uma das maiores do mercado com sua gigante capacidade de corte lateral
de 16 cm:


Pois bem a história não vem muito ao caso, mas existem várias aplicações para a plotter no handmade:

1º Eu uso adesivo plotado para fazer minhas PCB's, eu desenho a arte em corel, recorto o adesivo colo na placa,
coloco no percloreto e "vuala" o adesivo isola a corrosão e para aqueles que acham que que fica comido nas beradinhas,
porque o adesivo penetra, estão enganados, testei com vários tipos de vinil que tinha em casa até achar um de boa aderencia!

Ex.: Essa foi a primeira que fiz, eu queria testar o método então usei o rastreio automático de bitmap automático do corel,
por isso as ilhas ficaram meio deformadas, nos desenhos atuais eu me dou o trabalho de redesenhar mesmo,
estou para montar um tutorial atualizado desse método alternativo, com as trilhas melhor desenhadas,
mas não me sobra tempo com a faculdade:

Adesivo colado:


Corrosão no Percloreto:


Placa Pronta:


Como disse foi a primeira placa que eu fiz, vetorizei automaticamente e fui fotografando na ingenuidadade,
de que acertaria de primeira, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Um doce pra quem sacou o layout do Viagem Mental!  Smiley


2º Da pra plotar a arte do pedal e colar direto nele, então envernizar por cima, fica muito bonito também!

3º Da pra plotar vasado (o que seria a sobra), colar no pedal usando como isolante para pintura, depois pinta tudo,
espera um pouco e arranca o adesivo vai ficar só as letras devidamente pintadas;

4º Ou ainda podem colar a sobra do adesivo como na 3ª dica, usando ela como isolante na tela de serigrafia virgem,
Assim você estampa e a tinta só passa onde não tem adesivo, dai em diante é só usar a criatividade...

Queria abrir essa idéia na mente dos que não conhecem ou nunca pensaram, alias os adesivos plotados pequenos são hiper baratos,
eu sei que a gente cobrava uma tira plotada de 16 cm de altura por 1 m de largura uns 20 30 reais plotada sem o serviço de colagem!

Espero ter ajudado,
Abraço e Boa sorte!



Te juro que já pensei em fazer isso mas o cara que mostrei o layout ele coloco 1001 dificuldades para fazer
onde vc fez?
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #31 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:03:13 »

Fiz em casa mesmo, como disse meu pai era publicitário e tenho uma dessas em casa,
nesse da foto ai eu dei um print no layout do viagem, colei no corel, recortei ao redor do layout,
então cliquei com o botão direito do mouse na imagem e fui em "Rastreio Rápido" uma ferramente do corel,
que desenha automaticamente imagens BMP por isso as ilhas (bolinhas) e algumas trilhas estão meio mal feitas,
hoje em dia eu redesenho a arte, uso muito a ferramente soldar do corel, depois mando imprimir na plotter e ta pronto!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:23:56 »

A dica n°3 ja usei.
E afirmo que fica muito bom.
Usei para pintura de pedal, e paineis.
Pensei em usar para fazer as placas.
Mas tive o mesmo problema que o t2guitarra, o cara  da grafica fala que a maquina nao corta bem os detalhes e itens tão pequenos, como as finas trilhas e pequenas ilhas...
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #33 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:38:49 »

A dica n°3 ja usei.
E afirmo que fica muito bom.
Usei para pintura de pedal, e paineis.
Pensei em usar para fazer as placas.
Mas tive o mesmo problema que o t2guitarra, o cara  da grafica fala que a maquina nao corta bem os detalhes e itens tão pequenos, como as finas trilhas e pequenas ilhas...

Acontece que pra eles não é "viável" ($$$) se é que os amigos me entendem,
mas pensa a minha plotter foi comprada em 1996, usada até hoje, unica manutenção,
foi trocar um dos motores, o cara mandou de sampa e ensinou meu pai a trocar por telefone,
naquele tempo eu não sabia nem o que era estanho direito tinha 6 anos, ela consegue cortar as trilhas,
imagina as máquinas mais novas que tem regulagem de intensidade (o tanto que a faca abaixa no adesivo para cortar)
e controle de velocidade!
     
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #34 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:47:16 »

Verdade que na gráfica os caras só querem fazer de 1000 para cima, ai quebra a banca.

Com uma maquina dessa dava para fazer um "negativo" e só mandar spray por dentro, acabando assim com a escravidão dos waterslide decals.
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #35 : 23 de Fevereiro de 2012, as 21:02:43 »

Verdade que na gráfica os caras só querem fazer de 1000 para cima, ai quebra a banca.

Com uma maquina dessa dava para fazer um "negativo" e só mandar spray por dentro, acabando assim com a escravidão dos waterslide decals.

Essa foi a dica número 3, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, mas a idéia é essa mesmo!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
alanteruel
Visitante
« Responder #36 : 23 de Fevereiro de 2012, as 21:40:23 »

Lista de materiais para o nosso futuro diy-space

1º - Plotter de recorte (sem sombra de dúvida)  Legal!
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #37 : 23 de Fevereiro de 2012, as 22:05:07 »

Queria passar um macete pra quem pretende usar o adesivo pra fazer PCB,
as trilhas realmente são finas e difíceis de serem depiladas**, mas o segredo
é colar o adesivo chapado na placa e depilar depois de colado assim não estraga nada e fica mais fácil!

**Depilar = Tirar o negativo depois do corte e deixar as letras ou vice versa!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #38 : 23 de Fevereiro de 2012, as 22:38:45 »

Lista de materiais para o nosso futuro diy-space

1º - Plotter de recorte (sem sombra de dúvida)  Legal!

isso é verdade _
uma dica que melhorou meus layouts 100% eu passo uma lixa bem fina até ficar o cobre bem brilhante,assim sai perfeito já testei com glossy couche e  papel de revista todos perfeitos!!!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #39 : 23 de Fevereiro de 2012, as 23:07:59 »

Que legal! Muito bom!
 Legal! Legal! Legal! Legal! Legal! Legal! Legal!

Só uma coisa errada que você fez, usar uma pinça metálica para pegar a placa no percloreto... use algo de madeira!

Abraço!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 23:10:04 por Lamer » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #40 : 23 de Fevereiro de 2012, as 23:11:34 »

Você tem toda a razão, eu uso dois grampos de roupa geralmente pra tirar ela,
mas dai precisa das duas mãos e como queria fotografar sacrifiquei a pinça  Batendo Cabeça
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal